Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatando Netbook por um pendrive (muito rápido e simples)


brunocostinha

Posts recomendados

Após muita pesquisa consegui achar a solução rápida e simples para formatar um NETBOOK (testado no meu netbook positivo mobo 510F http://www.positivoinformatica.com.br/site/educacao/corp_mobo_510f.htm), mais acredito que funcione com qualquer netbook que aceite boot pelo pendrive.

Muitos já sofreram e/ou sofrem com esse problema, pois temos que formatar o netbook com um pendrive, que para muitos é uma missão quase impossível, pois bem vamos ao o que interessa.

1° - Tenha o CD do Windows XP em mãos (foi o que eu usei para formatar meu netbook) e um PENDRIVE (no meu caso só foi usado 571MB) ATENÇÃO: o conteúdo do pendrive será formatado, o que implica na perda de tudo que estiver armazenado nele. Caso você não queira que isto venha a acontecer, insira um pendrive que não esteja utilizando e com o conteúdo em branco ou que possa ser apagado.

2º - Baixe o programa WINTOFLASH (http://www.baixaki.com.br/download/wintoflash.htm), descompacte-o e click no ícone amarelo com o nome WinToFlash.

imagem1er.jpg

3° - Click no quadrado com o V verde (no canto inferior direito click em language e mude para o português).

imagem2kp.jpg

4° - Click em próximo

imagem3ll.jpg

5° - No 1° indique o caminho onde esta o CD do Windows.

No 2° indique o caminho onde esta o pendrive (lembre-se que o pen drive será formatado, então faça um backup antes!)

Depois click em próximo.

imagem4f.jpg

6° - Aceite os termos do contrato e click em continue, Na próxima etapa, o programa informa que os dados de seu pendrive serão apagados e é necessário clicar em “Ok”, para dar sequência ao processo. Feito isto, ele iniciará automaticamente o processo de cópia dos dados para boot e uma barra de progresso informa em tempo real o andamento da operação.

imagem5ef.jpg

7° - O programa informa o final da operação e em seguida exibe uma mensagem explicando que o processo foi finalizado.

8° - Ligue o seu netbook com o pendrive conectado, aparecera uma tela com algumas opções escolha a 1° e faça o procedimento normal de formatação do windows.

p4100031f.jpg

9° - Quando seu netbook reiniciar (ainda com o pendrive conectado) escolha a 2° opção

p4100028c.jpg

Pronto seu netbook esta formatado e pronto para ser usado, não esqueça de providenciar os drives do seu netbook antes de formata-lo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana seu passo a passo; começo a campanha pra fixar o tópico ;) (sempre tem alguèm perguntando sobre isso, com o netbooks sendo comuns hoje em dia).

Só podia ter mandado as imagens pro ImageShack e colado o link dos thumbnails; ficav melhor de visualizar (e nem todo mundo tem conexão rápida).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei fazer a instalação. Criou o pendrive, deu boot direitinho (depois de tantas tentativas que fiz com outros programas), mas após escolher a primeira opção dá a seguinte mensagem:

"Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, reinicie o computador. se a tela for exibida novamente, siga essas etapas:

verifique se há vírus no computador. Remova qualquer disco rígido ou controlador de disco rígido instalado recentemente. verifique o disco rígido para certificar-se de que ele está configurado e legado corretamente. Exxecute CHKDSK / F para verificar se o disco rígido foi corrompido e reinicie o computador.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x0000007B (0xF78D2524, 0xC0000034, 0x00000000, 0x00000000)"

meu netbook é um acer 1410 Core 2 solo e está com Windows Vista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu também to com um problema

tenho aqui um netbook da positivo tambem, mas um arquivo do windows está corrompido

olha amensagen q ele mostra

"O windows não pôde ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido:

\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM

Você podetentar corrigor este arquivo executando o programa de instalação do Windows

por meio do CD-ROM ou disquete de instalação original.

selecione "r" na primeira tela para iniciar a correção."

Estou querendo instalar o XP sp3 nele, ja coloquei o arquivo de instalação no meu pendrive, só que quando vou ligar com o pendrive aparece esta mensagem que mostrei acima.

já fui na bios, só tem as opções normais de ordem de boot: Hard Disk, USB Hard Disk, USB Floppy, USB CD/DVD Rom.

e apenas quero dar o boot pelo pendrive pra poder formatar, só não sei como fazer ele ver o pendrive.

alguem pode me ajudar?

ficarei agradecido.

abs

E o modelo da mobo é um Positivo MOBO White 1050

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu também to com um problema

tenho aqui um netbook da positivo tambem, mas um arquivo do windows está corrompido

olha amensagen q ele mostra

"O windows não pôde ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido:

\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM

Você podetentar corrigor este arquivo executando o programa de instalação do Windows

por meio do CD-ROM ou disquete de instalação original.

selecione "r" na primeira tela para iniciar a correção."

Estou querendo instalar o XP sp3 nele, ja coloquei o arquivo de instalação no meu pendrive, só que quando vou ligar com o pendrive aparece esta mensagem que mostrei acima.

já fui na bios, só tem as opções normais de ordem de boot: Hard Disk, USB Hard Disk, USB Floppy, USB CD/DVD Rom.

e apenas quero dar o boot pelo pendrive pra poder formatar, só não sei como fazer ele ver o pendrive.

alguem pode me ajudar?

ficarei agradecido.

abs

E o modelo da mobo é um Positivo MOBO White 1050

Falou

Va na BIOS e selecione a opção “USB Hard Disk” e faça o procedimento do tutorial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal alguém já viu esse erro que citei acima? O que pode ser?

Quando coloco a opção 2 diz que tem um problema no hall.dll.

Já tentei de todo jeito formatar esse netbook e nada. Nas outras tentativas (com outros programas) nem entrava nessa tela de instalação. Entrava num prompt de comando escrito "grub".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal alguém já viu esse erro que citei acima? O que pode ser?

Quando coloco a opção 2 diz que tem um problema no hall.dll.

Já tentei de todo jeito formatar esse netbook e nada. Nas outras tentativas (com outros programas) nem entrava nessa tela de instalação. Entrava num prompt de comando escrito "grub".

Você seguiu o tutorial ao pé da letra (fez o boot)

Antes do passo 8° do tutorial vai você tem que escolher a primeira opção, ai sim, você continua com o passo 8°!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você seguiu o tutorial ao pé da letra (fez o boot)

Antes do passo 8° do tutorial vai você tem que escolher a primeira opção, ai sim, você continua com o passo 8°!!!

Sim Bruno. Eu escolhi a primeira opção e deu o erro que citei acima:

(Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador)

Depois disso que testei a segunda e deu esse erro de hall. dll. Será que é porque ele tem tem esse tal de grub instalado? Ou será que é porque ele tá com o Vista?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Bruno. Eu escolhi a primeira opção e deu o erro que citei acima:

(Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador)

Depois disso que testei a segunda e deu esse erro de hall. dll. Será que é porque ele tem tem esse tal de grub instalado? Ou será que é porque ele tá com o Vista?

O GRUB

GRUB é a sigla para GRand Unifield Bootloader. Trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU. Entre seus principais recursos está a capacidade de trabalhar com diversos sistemas operacionais, como o Linux, o Windows e as versões BSD, e seu conseqüentemente suporte a vários sistemas de arquivos, como o ext2, ext3, reiserfs, FAT, FFS, entre outros.

Um dos motivos mais óbvios para o GRUB ser usado é sua capacidade de permitir que o usuário escolha um dos sistemas operacionais instalados em seu computador. Em outras palavras, o GRUB é capaz de trabalhar com "multiboot". Além disso, esse gerenciador também é capaz de "bootar" sistemas em discos SCSI ou mesmo carregá-los através de imagens disponíveis em rede.

Desinstalando Grub

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&ei=nc_-S6GzNoH88Aaoh9jYDQ&sa=X&oi=spellfullpage&resnum=0&ct=result&cd=2&ved=0CBUQvwUoAQ&q=desinstalando+grub&spell=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal alguém já viu esse erro que citei acima? O que pode ser?

Quando coloco a opção 2 diz que tem um problema no hall.dll.

Já tentei de todo jeito formatar esse netbook e nada. Nas outras tentativas (com outros programas) nem entrava nessa tela de instalação. Entrava num prompt de comando escrito "grub".

Também passei por esse problema aí amigo. E após estudar muito descobri que o problema estava nas partições. Apaga as partições que tiverem que vai dar certo. Posta aí o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ainda não consegui resolver.

Leeson eu entrei no windows Vista que já estava instalado nele e criei uma nova partição no gerenciamento de disco. Coloquei ela como ativa e joguei os arquivos do pendrive de boot nela. Mas depois disso, nem no Vista ele entra mais.

Agora dá erro de disco.

Queria pelo menos que ele entrasse no DOS, mas nem isso.

Vou continuar tentando, buscando novas dicas.

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ainda não consegui resolver.

Leeson eu entrei no windows Vista que já estava instalado nele e criei uma nova partição no gerenciamento de disco. Coloquei ela como ativa e joguei os arquivos do pendrive de boot nela. Mas depois disso, nem no Vista ele entra mais.

Agora dá erro de disco.

Queria pelo menos que ele entrasse no DOS, mas nem isso.

Vou continuar tentando, buscando novas dicas.

Obrigada.

Por um acaso você não tem instalado o "Grub", caso tenha desentala, caso não tenha instalado o torque o CD de instalação do Windows!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por um acaso você não tem instalado o "Grub", caso tenha desentala, caso não tenha instalado o torque o CD de instalação do Windows!!!

Acho que tem sim. Pois quando usei outros programas de boot ele entrava num prompt escrito GRUB.

Quanto ao CD acredito que esteja bom, pois é o mesmo que eu instalei no meu PC há pouco tempo. Fiz até uma cópia dele.

Vou tentar desinstalar esse GRUB. O negócio é que nunca tinha visto esse programa. Eu sempre formatei pelo DOS, normalmente

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Olá,

Fiz o procedimento de passar o XP para o penrive como foi ensinado, porém ao ligar o net com o pendrive nele, simplesmente o Windows XP inicia normalmente!!

Pode me ajudar??

antes de entrar o windows quando tiver ligando o computador, fica apertando f12 e ve se entra em alguma tela depois vai em usb drive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de entrar o windows quando tiver ligando o computador, fica apertando f12 e ve se entra em alguma tela depois vai em usb drive

Caro pedepanoxp, agradeço sua atenção, porém neste modelo que estou mexendo, um ASUS Eee 1000H, não possui essa opção de escolher boot...

Tentei todos os F, do F1 ao F12 e nenhum deles abre o popup de escolha de boot.

Na BIOS coloquei como primeiro boot midia removivel, pois também não possui a opção USB no boot, mas nada....

Pra facilitar minha vida, tirei o HD e fiz a fomatação utilizando o meu PC mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei fazer a instalação. Criou o pendrive, deu boot direitinho mas não instalou nada. Voltei para o velho CD do Windows XP SP3, ele vai até um certo ponto, depois aparece a mensagem abaixo.

"Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, reinicie o computador. se a tela for exibida novamente, siga essas etapas:

verifique se há vírus no computador. Remova qualquer disco rígido ou controlador de disco rígido instalado recentemente. verifique o disco rígido para certificar-se de que ele está configurado e legado corretamente. Exxecute CHKDSK / F para verificar se o disco rígido foi corrompido e reinicie o computador.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x0000007B (0xF78D2524, 0xC0000034, 0x00000000, 0x00000000)"

meu notebook é um Positivo 1321 com Processador Intel Pentium T4500 Dual Core está com Linux Mandriva instalado.

Não sei mais o que fazer, não consigo ter acesso as 4 partições criadas pelo Linux.

Alguém se habilita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá estou com um problema também, é o seguinte eu fiz o processo pelo wintoflash para fazer o pendrive bootavel até ai sem novidade agora quando inicia com o pendrive aparece a tela igual a que esta na imagem escolho a primeira opção ai ele entra na tela azul a de formatar começa a ler as informaçõe s e vem para opção para formatar é aqui que estou com problema pelo o que entendi ele esta tentando instalar o xp no meu pendrive porque ele não reconhece o HD só mente o meu pendrive que fica com a Letra W e se tento colocar na opção converter para NTFS da erro não consigo selecionar o hd para formatar o que devo fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...