Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet Lenta - Dicas e Soluções - Consulte AQUI o que fazer!


Posts recomendados

Será que minha internet tá lenta? como saber????? Você ja deve ter se perguntado mais de uma vez como, mas porquê?

Os arquivos do seu computador e os que pretende fazer downloads na internet são medidos em MEGABYTES, GIGABYTES, TERABYTES, mas as operadoras de telefonia fornecem o link de banda larga em MEGABITS, e como o nome MEGA é muito chamativo comercialmente, ele denota a ideia de grande quantidade, o bit na medida "informática" e 1/8 do byte (ou seja, 8 pedaços de um bit formam um byte, então o valor é oito vezes MENOR), sabendo disso meus caros, ao dividir o valor do link de conexão contratado por 8 temos como resultado a taxa de download máxima, assumo que isso fica muito confuso de se assimilar, a pessoa pensa fielmente que está sendo lesada se decepcionando com o serviço, ter uma calculadora pra saber isso não seria uma preocupação inicial pra quem quer navegar na internet ou está adquirindo seu link de banda larga pela primeira vez por exemplo.

Por exemplo, o link de 512 kbps ou meio mega, se divirdirmos por 8 teremos um total de 64, então a taxa máxima de download que essa conexão vai chegar é 64kbps, esse valor máximo raramente se chega, e ao longo da leitura vão entender o porquê disso. Um link de 2 MEGA (2048 MEGAbits) equivale a 256 kbps sua taxa máxima de download.

Agora lembrando a conexão discada de 56kbps, máximo que ela chegaria seria 7 kbps, valor de sonho, quem como eu varava a noite navegando sabe o quão era difícil conectar a 4 kbps, 5 horas da manhã de domingo conectando a 6kbps, era uma diversão a parte ver tópicos com prints de conexão mostrando a quanto conectou.

Segue uma tabelinha de velocidade máxima atingida para servir de guia, como referência peguei os planos vendidos e a disposição em seus respectivos sites:

300= 37.5 kbps

500= 64.5 kbps

1 mega = 128 kbps

2 mega = 256 kbps

4 mega = 512 kbps

8 mega = 1024 kbps

10 mega = 1280 kbps

20 mega = 2560 kbps

A taxa de upload pelo que pesquisei não engloba esse cálculo de dividir por 8, os valores dependendo do link são fixos: 50, 100, 150, 300, 600, 900 kbps, quem tiver uma explicação melhor pra questão do upload por favor me reporte pra atualizar melhor essa parte, download traz arquivos pra você, upload manda os arquivos ok?

Agora que vocês entenderam na prática velocidades, não é porque um arquivo na internet tem 15 mega que eu com link de 2 megas baixaria ele em 7.5 segundos, 15 MB são 15728640 bytes numa conexão perfeitade 2 mega (256kbps) equivalente 4 a 5 minutos de download. (quem quiser depois falar o tempo correto nos comentários a vontade), espero que tenha desfeito essa confusão, é rápido mas não na velocidade da luz...rs, muitas pessoas se confundem nisso, acredito que agora não mais.

ADSL é sinonimo de banda larga no brasil, Speedy, BRturbo, Velox e afins a tecnologia atrás disso seria a ADSL que em inglês significa Assymmetric Digital Subscriber Line, em bom português seria uma Linha Digital Assimétrica para Assinante, linha digital eu até faço ideia do que seria (que por exemplo é melhor que uma coisa analógica...rs) mas uma coisa assimétrica o que significa? como o prefixo A na frente da palavra significa negação (como assexuada, ateu, analfabeto, acéfalo), então abaixo um link explicando o que é uma coisa simétrica: http://migre.me/ke5M, justamente o contrário meus caros, uma coisa sem simetria é uma coisa assimétrica.

Saindo da aula de português, as principais caracteristicas do ADSL seriam: Divisão da linha telefônica em dois canais: um de voz e outro de dados, por isso a linha telefônica fica livre, como falava uma propaganda: não é feiticaria, é tecnologia, quem faz essa divisão são os microfiltros instalados na linha e uma frequência acima da linha comum que já sai da central telefônica habilitada, veja um aqui, uma taxa de download (baixar coisas) e de upload (enviar coisas) diferentes, assim como um pendrive, leitor de cd/dvd ele vai ler mais rápido e escrever mais devagar, outra característica é a oscilação de sinal, em momentos voa e tem horas que ela cai de performance, não se esqueçam é assimétrico, uma coisa sem simetria não vai ficar fixa , não tem como negar essa característica principal. Mas porque tem hora que baixa a tanto e depois menor, é assim mesmo, você contratou isso, não terá um valor x fixo.

Link da casa comentando como funciona uma conexão ADSL: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-a-Conexao-ADSL-Funciona/2888

Por esse motivo quando abre um site testando a velocidade de conexão ele mostra um valor alto e depois pode mostrar um muito baixo ou em 10 tentativas mostrar pelo menos de 3 a 6 valores diferentes, em contrato algumas das operadoras garantem 10% do serviço, devido a intervenções recentes esse valor aumentou para 20, 30%, para ter 100% de velocidade de upload e download garantido só contratando um link dedicado que não é barato.

Quer fazer o teste?? segue um link com um medidor de velocidade: http://migre.me/keg4, não leve tão a sério o medidor de velocidade, tem muitos tópicos que a pessoa NÃO tem certeza que está lenta sua conexão pois se baseia num dia que usou um teste de conexão e na tabelinha indicava em vermelho conexão ruim, não se baseie em medidores e sim no seu dia a dia como a sua conexão se comporta pra saber se é por causa do micro ou por causa da operadora/provedor de internet o culpado dessa lentidão.

Mas se ainda quer insistir nesses medidores, tenha o bom senso de desligar msn, torrent pra não dar diferença, acreditem, muita gente não faz isso, está baixando arquivo ou jogando e acha ruim que a taxa caia, um teste bom de conexão bem legal e preciso seria este link http://netalyzr.icsi.berkeley.edu/index.html, acabou virando uma busca incessante pela velocidade justa, muitas regiões estão a deus dará com investimento pífio em equipamentos e links melhores, mas é um trabalho de formiguinha.

A não ser claro que sua máquina tenha mais de 6,7 anos de aquisição, muito provavelmente você tenha um micro em condições satisfatórias para navegação a internet, máquinas muito antigas conseguem sim claro, mas não com a mesma facilidade que uma máquina de 2 anos de aquisição teria, principalmente com os programas, muitas páginas ao tentar acessar tendo uma versão muito antiga sugerem que se atualize o navegador por exemplo, olhando a configurações mínima dos programas atuais nota-se que pedem um processador melhor e mais memória ram por exemplo.

Telefones pela casa, quanto menos extensões melhor (pra uma casa simples 3 já são suficientes), o computador tem que ficar o mais próximo possível da extensão que vem da rua, "então tenho que por o micro no poste marcmira?" (sim já me perguntaram isso) obviamente que não, vai que alguem rouba ou faz de alvo atirando tênis, pedras, chove eu não recomendo, mas essa parte do cabeamento pela casa você evita dores de cabeça, que tal trocar o cabeamento telefônico da casa? sem muitas extensões e com aparelhos que não chiem enquanto você pensa, mexe, fala ou faz uma manobra mais sofisticada como respirar, e com splitters/micro filtro sem mau contato, muitas companhias telefônicas cobram na conta um valor ínfimo (2 reais) e trocam o cabeamento telefônico sem custo adicional (consulte planos de manutenção estendida ou algo do gênero), e não se gasta mais que 50 reais nisso se fizer por conta própria, a pessoa reclama que a internet fica lenta porque ninguém sai do telefone, ou que cai e quer configurar, formata o micro e não resolve, muitos casos se resolvem vendo o cabeamento. TV por assinatura sendo usada a linha telefonica para comprar filmes e mostrar a grade de programação em tempo real, acontece de algumas vezes ter algum adaptador ligado na rede telefonica que derruba o sinal adsl ou deixa lento, com chiado, reveja o cabeamento telefônico de sua casa, sua conexão agradece.

Mas marcmira meu micro é novo (tá na garantia), ou foi formatado e ainda sim eu percebo que está lento, que antes era muito melhor o acesso, a conexão do meu vizinho é muito melhor (boa parte das vezes não tem os mesmos hábitos ou mora tão perto do reclamante, argumento mais tosco para tentar justificar a sua queixa.) ou eu jogo e meu ping é muito alto, o que posso fazer a respeito de computador para eliminar ele como culpado dessa lentidão de acesso? Vamos agora fazer a lição de casa, espero que esteja munido da pipoca e do seu refrigerante favorito.

Limpeza de cache, recomendo dois programas para isso: o primeiro é o ATF cleaner, o segundo é o Ccleaner, mais completo fazendo até limpeza no registro do windows, após uma limpeza é normal que as páginas demorem um pouco a mais pra carregar, pois o cache serve justamente pra facilitar o acesso, carregando do micro local ao invés do servidor, aqui fala um pouco mais do cache e porque limpar as vezes:

http://www.tecmundo.com.br/navegador/660-limpe-o-cache-do-seu-navegador-e-esteja-mais-seguro-.htm

No navegador, ele precisa desses plugins para abrir a maioria das páginas: java, flash, shockwave, silverlighte windows media extension, outros que podem faltar o próprio site vai lhe avisar e por um link válido para atualizar, tenham cuidado com plugins que turbinam os recursos do navegador, principalmente os de popup (adblock por exemplo), pois algumas pessoas relatam dificuldades para abrir certos sites e o plugin confunde videos ou frames como propaganda e bloqueia, e nem reinstalando resolve pois fica algum parâmetro ativado, cuidado com alertas de plugins falsos, veja o certificado desse plugin, muitas infecções são contraídas ao sair clicando sem saber o que está vendo, sugiro um programa chamado REVO UNISTALLER para fazer a desinstalação completa sem vestígios não só do navegador mas de outros programas em geral no seu micro, existem muitos tópicos resolvidos que essa ferramenta foi usada em casos de programas que não saem amistosamente ou deixam rastros.

Navegador Considere usar mais de um navegador, não fique restrito a apenas um, o internet explorer quando começa a dar problemas, muitas vezes reinstalando ele não volta como era antes e antecipa aquela formatação, voltando a falar sobre plugins experimente redefinir suas configurações ou usar no modo de segurança e comparar o tempo de acesso, a não ser claro que use sem proxys ou configurações manuais, pode muito bem deixar desabilitada essas opções, nível de segurança médio-baixo, se ainda sim enfrenta dificuldades, pode remover e reinstalá-lo.

Se você compartilha a conexão com um roteador, de primeira reinicie ele e veja se melhorou, não ainda experimente desligar modem e roteador, ligue um, depois o outro, espere os dois sincronizarem e veja como se comporta, MAS JÁ FIZ ISSO e blá blá blá você vai me dizer.

Principais pontos a serem revistos e configurados para ter uma experiência melhor com um roteador:

1. Modelo correto = principal recurso seria o controle de banda (QoS), nem todos os modelos costumam ter, e se sente na prática quando um usa , outro micro chupa o dedo, e claro um alcance bom de sinal, não vou entrar em detalhes sobre marcas e modelos, mas investir num roteador melhor ajuda.

2. MTU = definição aqui: alguns sites via roteador não abrem por estar automático esse valor, mas pode ajustar esse valor e fazer o teste, o máximo é 1500, pode ajustar baixando de 2 em 2 e testar.

3. Liberação de portas = Para quem joga e baixa torrent, pode ser interessante liberar diretamente no roteador as portas que esses programas usam.

4. Configuração de regras/filtros = Semelhante a questão de portas, um pai ao invés de tomar o mouse e o teclado do filho, pode configurar o roteador para bloquear a internet das 9 da manhã até as 10 da noite configurando uma regra no roteador, melhor que instalar programa adicional para fazer isso por exemplo, e se está tendo problemas para navegar reveja esses parâmetros, no começo o cara bloqueou um site e a resposta pode estar num filtro configurado.

DNS, especifique os da sua operadora, embratel no tcp/ip da sua placa de rede ou na configuração do seu roteador, se quer uma lista com algumas opções segue um link : http://www.abusar.org.br/dns.html

Comandinhos de prompt de comando, para resetar e limpar tudo, são úteis e ajudam, e a galera pode se sentir mais avançada...rs, abram o cmd pelo iniciar, executar e digitem esses comandos.

ipconfig/flushdns {ENTER}

netsh winsock reset {ENTER}

Passe antivírus e antispyware em todos os arquivos do seu micro, pode ser que algum malware esteja aprontando com sua internet, recomendo também o uso do bankerfix, distribuído nesse endereço http://www.linhadefensiva.org/bankerfix/, procure por programas desnecessários ou maléficos na inicialização do windows, clique em iniciar/executar e digite MSCONFIG, procure pela tela de inicialização, veja se existe algum programa estranho, programas com esse padrão 00158.exe ou coisas que você nunca viu na pasta c:\windows\system32 e confirmando na internet que são maléficos (bastando pesquisar pelo nome do arquivo) devem ser desmarcados, mas não achou nada, dê um ctrl+shift+esc no seu xp/vista/7 e abrimos o gerenciador de tarefas do windows, veja se existem processos com nome estranhos e tente desabilitá-los com o botão direito/finalizar tarefa, antes de fazer isso, copie o nome do arquivo e visite esse site o process library http://www.processlibrary.com/, site muito bom que tem uma vasta biblioteca de processos e fala pra que eles servem, uma dificuldade recorrente ao não abrir alguns sites pode ser relacionada ao arquivo HOSTS.ini, recomendo que leiam esse link: http://www.linhadefensiva.org/2005/02/hosts/.

Melhor forma de testar a conexão seria abrir sites e fazer downloads em vários horários por alguns dias e anotar o resultados para comparações, ponha sites como terra, uol, google, nasa, disney, walter lantz, motown, você escolhe os seus favoritos, uma pesquisa simples no google e teste abrindo um a um, é totalmente livre como você pode fazer isso, veja quanto tempo demora pra abrir, uma conexão de banda larga deve abrir um site num tempo médio de 10 segundos, cheguei a conclusão desse tempo conversando com várias equipes de desenvolvimento web, lendo em fóruns, com as velocidades de hoje 10 segundos é um tempo excelente comparando com o acesso discado.

O download, experimenta uma iso de linux (kurumin, fedora), demo de jogo no site da microsoft (http://www.microsoft.com/games/flightsimulatorx/downloads.html) ou da nvidia (http://www.nzone.com/object/nzone_downloads_nvidia.html) e preste atenção a taxa de download por uns minutos e veja quanto tempo a taxa se estabiliza e a quantos KBPS está vindo o arquivo, porque esse tipo de site? apenas por serem mais confiáveis, anote num papel ou planilha, por exemplo:

Dia1 07:00

teste de navegação = 10 sites ok

teste de download = iso linux 190 kbps

dia1 13:00

teste de navegação = 9 sites ok , site tal demorou pra abrir

teste de download = demo jogo microsoft , 200 kbps

Sugiro ate 5 medições em diferentes horários, se quiser usar um acelerador de conexão a vontade, se já usa e vai testar, desabilite.

Em 2 megas de conexão que seria o meu link atual, uma taxa entre 150 a 220 kbps está excelente, abaixo de 150 o tempo todo pode ter algum problema com o sinal, mas não se esqueçam desses 2 pontos:

1o= Nem sempre quando um site abre lentamente significa problemas no provedor, mas sim da própria página, o site da receita federal por exemplo, na época de entregar a declaração do imposto de renda costuma ficar lento (no resto do ano uma uva abrir o site...rs) ou sem acesso tanto pra quem quer baixar o receitanet quanto quem quer mandar sua declaração adivinhem por que: ao número grande de acessos ao mesmo tempo. O orkut e twitter também são famosos por esse erro, o twitter tem até aquela baleia quando isso acontece. Uma empresa pode não ter uma estrutura grande como a receita federal mas tem um plano de hospedagem mais humilde, se faz uma atualização de qualquer tipo é possível que fique lento, o fórum faz manutenção e ás vezes fica lento ou fora, como podem ver aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/forum-lento-fora/639069, então na dúvida veja com alguém se a pessoa consegue abrir o site, se ela ter dificuldades, confirma problema com o site.

Dica: é possível via prompt de comando ver a rota que seu ip faz até chegar a um site, se o roteamento da operadora é muito longo, com muitas paradas e um tempo grande de resposta, a tendência é que não venha a toda velocidade, em jogos e p2p é bem comum problemas com isso infelizmente, ocasionando o ping alto e o LAG, o fórum de internet recebe diariamente tópicos com usuários se queixando desse problema especialmente em época de férias.

Ele se chama TRACERT , de TRACE RouTe

if4yzn.jpg

Fiz um comando pra traçar a rota do meu ip até o site do Clube do Hardware, percebam que são 20 máquinas o caminho, da contagem 1 até a 5 ele está no meu provedor a requisição de acesso pro site, depois sai pro mundo até chegar no site, percebam que do provedor sai rápido, e ao buscar no mundo que o tempo de resposta aumenta, e como não se tem noção da infraestrutura envolvida, garantir a rapidez é muito difícil, percebam que da quinta pra sexta parada o tempo em ms triplica, de 34 pra quase 130ms, a distância física entre minha máquina e o servidor do site fica nítida nisso, uma forma de investigar problemas em acesso a alguns sites pode ser feita através do tracert.

2o= Sites de compartilhamento de arquivos NÃO SÃO CONFIÁVEIS para se efetuar teste de downloads, situação corriqueira aqui no fórum: cara cria um tópico falando que o download dele não passa de 30kbps e usa a internet de 10 mega, quando pergunta quais sites ele enfrenta dificuldade, você na expectativa de que seja um servidor de verdade ai fala no ressurgido megaupload (agora mega), rapidshare, 2shared e afins, 95% de quem usa opta pelo plano free, e vem lento mesmo porque o servidor da empresa bloqueia, simples contrate uma conta Premium, muitas aceitam cartão de credito e custam coisa de 15 , 20 reais por mês, quem baixa bastante coisa é interessante, melhor que contar com a boa vontade do servidor em ter um slot rápido pra você baixar seu filminho, no começo vem rápido quando se descobre esses sites, mas depois cai com o tempo a oferta de links rápidos para o seu range de ip, algo normal e previsível com o modelo de negócios desse tipo de serviço, pode tentar dar uma "burlada" reiniciando o modem para ver se pega outro ip para baixar o arquivo ou pode usar um gerenciador, um que funciona bem pra muita gente é o MIPONY, basta copiar os links, confirmar para fazer o download e aguardar, outro muito bom é o Free Rapid Downloader.

Programas p2p , esses costumam também ser uma boa fonte de dor de cabeça especialmente quando a pessoa descobre esse tipo de programa, um caso típico: escolhe a dedo os episódios da 1a temporada do agente 86 dublagem em russo e a 5a temporada de lost em HD, entulha a bandeja do programa e vai dormir, dia seguinte veio meia dúzia de arquivos, aí o cara quer ligar pra operadora reclamando que a taxa de download está lenta, que é um absurdo pagar tão caro por um link que tá lerdo, meros 30kbps num link de 10 megas...

A grosso modo o p2p funciona assim: eu tenho um arquivo de 550 mb, crio meu torrent, você me acha nos variados mecanismos de busca e começa, 10% depois uma outra pessoa começa a baixar, pra não me sobrecarregar a terceira pessoa vai pegar o começo do download não de mim mas de você, assim todos tem um pouco do arquivo e com isso são grandes as chances de todos terem o arquivo, uma coisa em segundo plano o tempo todo procurando alguém com um pedaço de arquivo mais próxima pra enviar rápido vai passar em branco na sua conexão ? pensem bem gente, não afeta nada?, existem algumas formas de ser menos penosa essa convivência com o seu cliente de p2p:

*escolha bons torrents= tenha paciência, entre as aventuras de jack e a corporação dharma e as pernas da agente 69 e o sapatofone do maxwell smart em russo, qual tem mais interesse atualmente? pode acontecer de mudar um dia, mas ate lá sem entrar em polêmica de melhor/pior, lost tem chances de vir mais rápido do que agente 86, então escolha bem e tenha paciência, numa conexão mais humilde, baixe três arquivos por vez e pause o resto.

* no programa de p2p que usas configure cotas de download e upload pra que sobre conexão pra você e habilite criptografia na porta de comunicação que o programa usa para que não seja atingido pelo traffic shapping, uma politica de limitar a conexão propositalmente para que todos usem a internet de forma igual e não sobrecarregarem os backbones dos provedores, quem quiser saber mais sobre isso, um tópico bem legal comentando : http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=52202.0

Aqui tem dicas de como acelerar conexão p2p, solução da casa: http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-imperdiveis-acelerar/599300

Se ainda usa o discador da operadora pra conectar no adsl que vem num cd, desinstale e crie uma conexão manual, xp em diante o discador do windows é melhor. Acesse o painel de controle, conexões de rede, e crie uma conexão nova, ponha o nome que quiser, e especifique pppoe que tenha nome de usuário e senha, os coloque na próxima tela e finalize a configuração, teste através dele depois se a velocidade melhorou, obviamente quem já roteou seu modem não precisa fazer isso pois a autenticação está configurada nele.

Sabe marcmira, percebi que isso começou a ocorrer há duas semanas e tudo que já fiz não resolveu, então vamos voltar seu windows a essa época? isso é possível indo em Todos os Programas / Acessórios / Ferramentas de Sistema / Restauração do Windows. Escolha a data, bem NNF (NEXT NEXT FINISH), seguindo as intruções na tela, ele reinicia e só testar.

Ainda não estou convencido de que é operadora, eu ligo lá e falam que o sinal ta bom, dá pra fazer mais coisas no micro marcmira?

Pense nas opções de acesso a internet em sua cidade, preços e principalmente sua disponibilidade, se mal tem telefone na sua região, o que dirá de internet, se suas opções são: discada, 3g e rádio, lamento, mas se não estão enxergando com bons olhos a sua cidade e não querem melhorar a infraestrutura, sobra pagar um link maior se tiver, aguardar e usar o que tem ou mudar para uma cidade melhor, faça seu poder de cidadão se converter em algo mais positivo que queixas e faça um abaixo assinado, formalize uma reclamação com a Anatel, consulte a câmera dos deputados, cobrar seu vereador, prefeito.

Se você usa 3g, que tal um mapa atualizado de onde pega bem ou mal o sinal: http://www.sinal3g.com.br/, se vai optar pela mobilidade veja se aonde você vai ficar tem sinal 3g ou de fumaça.

É como emprego, namorada, tem que se preparar para uma ruptura e ver opções para não perder o conforto. :D:D:D:D

Que tal reinstalar o driver da lan (placa de rede), procurar por uma versão mais atualizada no site do fabricante ou ainda por uma placa nova offboard se seu micro é onboard? Muitas vezes se tem um ganho razoável de velocidade fazendo isso, se vai abrir o micro (ele está na garantia nem faça, se não sabe fazer pule para o próximo parágrafo), vamos fazer uma limpezinha mais profunda, secador de cabelo no ar frio, retirando a poeira de dentro, tire os cabos, os limpe, pincelzinho, limpe os contatos das placas com uma borracha, troque de slot se possível e teste se a conexão melhorou depois disso, a inclusão de uma segunda placa de rede é quase uma unanimidade na questão de melhorar a navegação com a internet.

Cabo de rede, que tal trocar ou refazer a crimpagem, antes verifique se ele é normal ou cross over, muitas vezes o cabo só funciona por dó de voce...rs, fez tanta coisa e era isso, cabos não são perfeitos, poderia colocar isso de ver o cabo no começo do texto, mas ninguém de bate pronto vai ver porque aparentemente está funcionando, então não te condeno, cabo sacaneia não só o técnico como o leigo, faça o teste com um cabo novo e veja o que acontece.

Que tal por outro micro e ver se o comportamento muda????, Pode acontecer dele navegar melhor, há alguns anos era uma heresia recomendar isso, mas atualmente é cabível ver se seu amigo empresta o note dele por uns dias, se não mudar da água pro vinho só espetando o micro ali descartamos micro de ser problema pela conexão lenta, se acontecer o contrário de navegar bem, é alguma falha do sistema operacional, testar reinstalando, voltar ponto de restauração ou até apelar para a formatação.

Mas ainda não resolveu (cacilda , como tu é azarado...), o que fazer daqui pra diante é ligar pra operadora e repassar seu problema para eles resolverem pois você paga pra usar e quer de forma decente , não é verdade?

Paciência acima de tudo, prepare-se pela demora em ser atendido, a linha cair, você já vai estar tenso pois está rodando alguns dias testando uma penca de coisas, primeiramente vai ser difícil conseguir que venha um técnico na sua casa então provavelmente fará de novo algumas coisas que pode já ter feito, como uma limpeza de cache, testar ping, então mais uma vez paciência, o atendente só atende, não é obrigado a saber de forma explícita suas desventuras até então, nem que você sabe e ganha mais que ele, então revisando, atendente só atende, não está correlacionado que vai conseguir resolver seu problema, mas vai tentar ao máximo, Paciência redobrada em finais de semana, feriados e datas comemorativas, pouca coisa vai poder ser resolvida de imediato

Anote sempre datas, nomes, horários, o que foi dito/prometido, e claro o número de protocolo, se ficar enrolado seu caso você tem uma reclamação com fatos, não com achismos. A telefônica (vivo-speedy) por exemplo dispõe de onbundsman http://pt.wikipedia.org/wiki/Ombudsman, só use o mesmo caso o atendimento telefônico não esteja indo de acordo, vale a pena acioná-lo se está crítico seu caso, apesar de ruim o atendimento telefônico ainda é efetivo em alguns casos e primordial para outros, se o caso não ter solução, esses dados anotados servem de prova pra acionar seus direitos e acionar anatel e procon, um serviço semelhante se chama ouvidoria, a ser acionado após ter tentado o atendimento de primeiro nível.

Técnico foi na sua casa prepare-se para mais alguns testes no seu micro, ele pôr um notebook, testar o download, pode ser que manobrando o sinal na central telefônica aonde está o seu sinal consiga resolver seu problema, pois de uma coisa você sabe bem: o problema NÃO É MICRO! se ainda não resolver procure formas de compensar os danos entrando em contato com a ouvidoria da operadora e veja se te dão desconto para um link maior ou na assinatura, ou agiliza outro serviço e cancela a assinatura, vai ficar sofrendo a toa?

Se pretende mudar de operadora, LEIA COM MUITA ATENÇÃO O CONTRATO, alguns planos tem cotas de download e após essa mesma estourar o link cai a velocidade (planos 3g tem muito disso), e não adianta reclamar muito de uma coisa que assinou/contratou sem saber o que comprou.

Agradeço a você ter lido tudo, gostou, não gostou, use os comentários.

Espero que ajude a muita gente e se for divulgar/copiar, por favor cite a fonte, é chato você ler seu texto em outro lugar e não citarem a fonte, é de muito mal gosto, tive um problema com esse tópico e veja como existem pessoas sérias que se preocupam com isso:

http://www.portaladsl.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=93787#93787

mais uma vez , obrigado pela sua leitura, Compartilhe esse link no seu facebook ou twitter, todos curte! rs

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, tudo bem?

cara, parabens!

está otimo o tópico!

eu tenho uma duvida.. aqui na empresa temos um link dedicado de 512kb ..

tem servidor linux com VPN, que acessa o DB da matriz, em outra cidade.

são 32 computadores.

Você acha que esse link é pouco? tem alguma forma de eu calcular mais ou menos quanto vou precisar? pra não ficar lento.Estava com um problema aqui de lentidão, que chegou a travar tudo, parou todo o sistema.E o pessoal da OI/BRT teve que trocar a fiação externa deles, voltou a 80% do que era antes.

Os cara são ****, ai agora vem me dizer que esse link era pouco.Antes de trocar essa fiação disse que depois que colocasse toda a fiação nova, iria voltar a 100% ... agora vem dizer que se continuar assim, travando, teria que trocar o link.

Então, teria como eu calcular de alguma forma o quanto vou precisar?

Desde já agradeço!

att,

Anderson Rotta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu colocaria no minimo o dobro , 32 micros mesmo controlados em nivel de acesso pode gargalar , mesmo que direcione um proxy ou algo assim , por exemplo.

bom dia..

pois é, tem controle de acesso.Parte deste link é usado somente pelo sistema, porém isso é controlado pela operadora, e eu não tenho controle disso.

pra testar, estou bloqueando a internet.Ela não é liberada para todos, somente para 4 micros.E tem alguns sites que são liberados tambem.. O mais interessante é que de vez em quando trava, mas depois volta ao "normal" ..

tem até umas horas do dia que isso acontece..

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

correiamaia , agradeço seu elogio

crow , ja providenciei a correção

tenho ja um texto falandod e 3g , preciso de um pra realmente ter uma nocao menos periferica e mais real do assunto , se bem que meu cosnelho pra 3g e o seguinte: leia bem o contrato antes de assinar , pra nao ter dor de cabeca...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Parabéns pelo tópico, muito bem explicado...

muita gente realmente acha que com 2mega o cara baixa 1 CD (700m) em 7 minutos uieasheuiahisuesh >)

no meu caso que uso 2 Megas nunca alcansei os 256 KBps :/ hehe

só uma vez com o Orbit totalmente editado e baixando um arquivo da Microsoft, chegou nos 250, mas foi o MAX hehe

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Muito bom mesmo, tem vários pontos importantes antes de reclamar do serviço de banda larga, mesmo sabendo que o mesmo é uma porcaria neste país, principalmente longe dos grandes centros.

Se consegue resolver pelo micro ótimo, a pior parte é envolvendo a operadora, raramente alguem relata contatos amigáveis com o atendimento, é fato que o primeiro nível deles pode-se assim dizer é fraco: a mesma pessoa atende discado , adsl , cobrança e cancelamento, então muitas obrigações numa estrutura semi canibalista com tmo , tem que atender, se não resolve despacha, a rotatividade dos atendentes é grande pois ninguém aguenta 6 horas por dia ouvindo reclamações sabendo que não tem como resolver pois não tem respaldo suficiente do bendito sistema que tem na sua cara desde os processos do provedor, é difícil não se envolver e chegar em casa sabendo que sacaneiam os clientes por exemplo.

Há muito tempo atrás em 2004 escrevi um texto semelhante com dicas pra conexão discada que se encontra aqui http://forum.clubedohardware.com.br/conexao-discada-ruim/113595 , eu fazia diariamente esses procedimentos pois trabalhava na época num provedor de internet , e fiquei devendo uma versão banda larga.

Voltando a acessar regularmente o fórum via as mesmas reclamações , e monitorando muitos tópicos montei a sequência de explicações o mais parecido que uma pessoa na frente do micro se questionaria o que fazer.

Promessa cumprida , versão banda larga pra todos se guiarem e saber o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde meu amigo, li seu tópico, mais não me ajudou porque tenho um not em casa e a internet é via radio, são 300kbps, mais o problema dela é que funciona perfeitamente até o moemento que preciso passar io antivirus ou abrir algum programa como jogos instalados no not. daí em diante tenho que desligar o not e esperar pelo menos uma hora para reiniciar ele e a internet voltar...o meu problema está ai...muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde meu amigo, li seu tópico, mais não me ajudou porque tenho um not em casa e a internet é via radio, são 300kbps, mais o problema dela é que funciona perfeitamente até o moemento que preciso passar io antivirus ou abrir algum programa como jogos instalados no not. daí em diante tenho que desligar o not e esperar pelo menos uma hora para reiniciar ele e a internet voltar...o meu problema está ai...muito obrigado

como assim , passar um antivirus e esperar uma hora pra voltar a usa-lo , nao parece ser problema de sinal , e sim do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não o problema é o seguinte, toda vez que uso o antivirus a internet cai, ou mesmo se eu usar um jogo, pensei que poderia ser virus nos jogos e nos antivirus modfiquei todos e continuou o mesmo problema. muito legal seu tópico, apesar de não ter me ajudado. muito obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se compartilha a coenxão , teste com apenas um micro na antena.

atualize o antivirus , desconecta o cabo , e passa em todos os arquivos do micro , veja se pega alguma coisa , e aproveita e deixa pra ele atualizar manualmente a sua database , nao resolvendo , teste com outro antivirus.

instala o malwarebytes , e passe ele atualizado também.

usa o ccleaner e limpa o cache todo do windows , com a máquina limpa , veja se o jogo melhora , muitas vezes conexão a radio e jogo online não combinam por ter problema de queda e ping alto.

nao resolvendo experimente voltar um ponto de restauração do seu micro e teste pra ver se melhora .

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho muito bom o tópico. Li ele todo (Os 3 :D) e ajudará muita gente, parabéns!

Uma dúvida, eu uso o Free Download Manager para da uma pequena ajuda nos download´s.

Tipo, você tem algum gerenciador de sua escolha e que seja melhor?

Parabéns novamente pelo tópico!

grato pelas palavras , eu gosto do jdownloader e o mipony , pra baixar as coisas pelo megaupload .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...