Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Dica] Recuperando o Grub


pedrinho_sk8

Posts recomendados

Tu tens 2 HD ? Ali no Fdisk informa que teu windows e ubuntu estão instalados no mesmo HD. Na verdade, tu tens algo instalado no SDA, ou seja, no teu HD primário. Na BIOS, ele inicia o boot por qual HD ?

Está assim:

"Boot"

1º Boot Device SATA 3M-ST 3500418A

2º Boot Device CDROM 3S-TSSTCORP

3º Boot Device USB

"MAIN"

Primary IDE Master [sT380011A]

Primary IDE Slave [Not Detected]

SATA1 [sT3500418AS]

SATA2 [TSST corp CDDVDW]

SATA3 [TSST corp CDDVDW]

Não entendo isso de SDA. Vejo que o fdisk mostra em /dev/sdb1 * que o win7 está no disco b e o asterisco, se refere o boot. Diga que modificações devo fazer e se possível as justificativas. Quero aprender. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...

Eu tenho um ultrabook Acer com windows 8 que deu erro, esse erro corrompeu o sistema e o computador não passava da parte depois do login. Depois de um tempo usei um live CD com o Elementary OS e fiz backup de alguns arquivos e criei quatro partições para instalar o Elementary OS, a primeira era o /, outra era a /home, a terceira era o swap e a quarta era para o boot. Quando reiniciei eu entrei no grub rescue, fiz algumas coisas e depois entrei no grub de novo, porém sem erros, quando eu escrevia boot ou linux na linha de comando do grub ele dizia kernel not loaded ou algo assim. Depois disso tentei alguns tutoriais e o grub sumiu, no modo legacy bios eu entro e ele não reconhece somente o leitor de CD/DVD, tentei pelo modo UEFI e ele entra no boot manager do windows, porém esse boot manager diz estar bloqueado. Agora estou tentando arrumar o grub pelo live CD e na primeira tentativa deu nisso:

 elementary@elementary:~$ sudo mount /dev/sda10 /mnt

mount: /dev/sda10 already mounted or /mnt busy
mount: according to mtab, /dev/sda10 is already mounted on /mnt
elementary@elementary:~$ sudo grub-install /dev/sda10
/usr/sbin/grub-probe: error: cannot find a device for /boot/grub (is /dev mounted?).

 

 

Na segunda deu a mesma coisa:

elementary@elementary:~$ sudo mkdir /media/sda10

elementary@elementary:~$ 
elementary@elementary:~$ sudo mount /dev/sda10 /media/sda10
elementary@elementary:~$ sudo grub-install --root-directory=/media/sda2 /dev/sda
/usr/sbin/grub-probe: error: cannot find a device for /media/sda2/boot/grub (is /dev mounted?).

 

 
Na terceira:
elementary@elementary:~$ sudo mount -t ext4 /dev/sda10 /mnt
mount: /dev/sda10 already mounted or /mnt busy
mount: according to mtab, /dev/sda10 is already mounted on /mnt
elementary@elementary:~$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
/usr/sbin/grub-setup: warn: This GPT partition label has no BIOS Boot Partition; embedding won't be possible!.
/usr/sbin/grub-setup: warn: Embedding is not possible.  GRUB can only be installed in this setup by using blocklists.  However, blocklists are UNRELIABLE and their use is discouraged..
/usr/sbin/grub-setup: error: will not proceed with blocklists.

 

a partir da terceira continuou quase a mesma coisa, sempre dando erros. Para maiores detalhes eu tentei recuperar o meu windows 8 pelo DVD de instalação, mas ele diz que é preciso desbloquear a unidade antes de atualizar o sistema. Preciso de ajuda urgentemente, o que devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

quando digito sudo fdisk -l

coloco a senha normalmente mais aí não aparece as partições, aparece assim:

 

 

lairy@note-670Z5E:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for lairy:

AVISO: GPT (Tabela de Partição GUID) detectada em '/dev/sda'! O utilitário fdisk não tem suporte para GPT. Utilize o GNU Parted.


Disco /dev/sda: 1000.2 GB, 1000204886016 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 121601 cilindros, total de 1953525168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x3ce0427e

Dispositivo Boot      Início        Fim      Blocos   Id  Sistema
/dev/sda1               1  1953525167   976762583+  ee  GPT
A partição 1 não inicia em um limite de setor físico.

Disco /dev/sdc: 7948 MB, 7948206080 bytes
256 cabeças, 63 setores/trilhas, 962 cilindros, total de 15523840 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x00000000

Dispositivo Boot      Início        Fim      Blocos   Id  Sistema
/dev/sdc1   *        2048    15523839     7760896    c  W95 FAT32 (LBA)

 

 

alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal, arrumei um problemão pra minha cabeça. Tenho um netbook CCE 320 HD e 2GB RAM, que veio com Windows 7 instalado e instalei o ubuntu. Acontece que  fui querer desinstalar a partição do ubuntu e deu grub error e o sistema não inicia.

 

Já criei um pendrive bootável do ubuntu e do windows 7, mas não incializa.. fica uma tela preta apenas com um _ e não sai disso.

Tentei aqueles códigos (hd0,msdos1).....etc.

Tentei usar aqueles programas "grub recovery" mas o netbook também não reconhece.

A treta é que esta máquina não tem drive de CD, senão poderia tentar dar o boot por lá, mas nem sei se funcionaria pois não está dando boot nem pelo pendrive.

 

Se alguém puder ajudar agradeço muito!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...