Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Regra das 24 horas" e "Abandonware"


macsei

Posts recomendados

Meus caros amigos...

Penso que essa é uma discussão válida e sadia, pois assim vamos nos enriquecer de conhecimentos a respeito e gostaria de dar minha opinião.

Pirataria ou contrabando?

As empresas de videogames e programas fazem, sim, um tipo de contrabando legal, pois apenas traduzem os programas e suas embalagens. O Windows, o Office e outros produtos da Microsoft são os mesmos em inglês, português, klingon... Assim o que é feito é simples: chama-se um programador e pede-se para o mesmo traduzir o software, depois faz-se uma capa, um manual e vende-se. Mas, o governo, como se sabe, onera os custos com impostos excessivos para proteger a indústria nacional, imaginemos então se a patente do software fosse quebrada: teríamos várias distribuições Windows, Office e outros, assim como os remédios. Mas quem garante que seriam confiáveis? Quem garante que seriam seguras? Será que usaríamos Windows genéricos? Ou seriam distribuições mais baratas e mais seguras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Esta é uma discussão riquíssima e não posso deixar de apresentar minha opinião. Li um artigo (desculpe não citar o site e o autor mas não lembro) onde era dito que direito autoral, da forma como é concebido atualmente, e democratização da informática não são compatíveis. Concordo com ele, e acho que esta questão vai até mais longe: direito autoral e democracia, da forma como os dois conceitos são usados em nossa sociedade, são incompatíveis.

A informática é um dos meios mais eficientes para o exercício dos direitos de um cidadão, seja tendo acesso a educação, informação, a entretenimento, ou mesmo trabalho. Já escutei o argumento de alguns que é possível muito bem viver sem computador, mas sem comida não dá. Aí é que se enganam: muitos "sobrevivem" apenas comendo nossas "sobras", mas viver dignamente significa ter acesso a muito mais do que comida ("a gente não quer só comida \ a gente quer comida, diversão e arte...").

Mas onde entra o "direito autotal"? Neste mesmo tópico foi citado alguns preços que servirão de exemplos. Um computador mais básico custa por volta de 1.300,00 reais, o sistema operacional windows xp 700,00 e o pacote de programas office custa 1.000,00, ou seja, os programas mais básicos para a utilização do equipamento custam mais caro que o próprio equipamento. Isso faz sentido?

Agora vamos pensar no perfil das pessoas que vão comprar este computador de configuração mais básica. Normalmente é alguém que demorou muito tempo para juntar este dinheiro, pois ganha pouco, ou então vai demorar mais tempo ainda pagando suaves prestações "infinitas". Esta pessoa vai conseguir comprar um sistema operacional de 700,00 reais? Tenho um amigo que trabalha com arte gráfica e digamos que ele não ganha lá aquelas coisas que deveria. Ele precisa optar entre comprar o photoshop original ou sustentar sua família. Qual das duas alternativas ele deve escolher?

Para encerrar (quem conseguiu ler até aqui já disse "ufa") afirmo: quando as leis que regem o direito autoral e os direitos sobre a comercialização de serviços e produtos permitem a formação de uma verdadeira "máfia" legalizada, onde cada um cobra o que bem entender (e quando não podemos consumi-los por falta de dinheiro o problema é nosso, quem mandou nascer pobre) ele é sim, incompatível com a democracia. Por isso inventaram as ditaduras (todas as formas possíveis, inclusive a do capital, das legislações que atendem interesses particulares e não coletivos, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por rasxr3@24 de novembro de 2005, 18:25

Alguns pontos podem ser levantados sobre essa polêmica. Sobre qualquer coisa pirata, o MEU ponto de vista é o seguinte. Se eu fizer um trabalho, seja ele qual for, vou querer receber por ele (a menos que diga o contrário) não vou trabalhar de graça. Se eu uso alguma coisa pirata, não estou pagando a quem trabalhou naquilo o que lhe é de direito. Isso é fato, assim como é fato que eu não compro jogos para o meu Playstation 2 originais pagando no mínimo 10x mais! Ou seja, pelos meus princípios eu estou errado. porém acho que da mesma forma, eu não tenho as mesmas condições que um jogador dos Estados Unidos ou Japão têm e oprtanto U$50 pra mim é bem diferente de U$50 pra eles. E ai eu me pergunto, será que é justo que eles tirem 1% do salário pra comprar um jogo e eu 50%...

Outra coisa interessante é que o Linux hoje é uma realidade. Não só ele como a ideia do software livre em si; vejamos um exemplo. Você se depara com a seguinte situação:

Compra um micro novo pra usar em casa e pede que este venha com office, ai o vendedor te dá as seguintes opções:

1) Office original com suporte técnico e atualizações por R$1000,00

2) Office piratão por R$10,00

Acho que o único ser humano que optaria pelo original seria o prórpio Bill Gates.

Agora veja como o quadro muda com as opções a seguir:

1) Office original com suporte técnico e atualizações por R$1000,00

2) Office piratão por R$10,00

3) OpenOffice de graça, igualzinho ao Office 97 com suporte Online (lembranfo que esse pode ser usado mesmo em máquinas Windows) ...

A propósito:

Mycrosoft abre os códigos do Office

É alem do MR. Microsoft, as empresas tem que usar programas legais. E eu tenho que gastar uma verdadeira fortuna para comprar ou atualizar meus programas :sne: . Sinceramente as vezes chego a ter vontade de ir embora para o Reino-Unido com a minha família. Pois no Brasil a situação esta difícil. Bom dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Muito bons os posts neste tópico.

Só gostaria de fazer alguns comentários. Declaro aqui que não estou fazendo apologia alguma à infrações ou afins.

DOS programas

Pra começar, porque é que um software deve custar uma fortuna?? Deveríamos pagar por algo que nem completo ou plenamente funcional está?

(ou será que existe algum software que não tenha que ser "remendado(patch)". Certo, pode até existir e eu desconhecer, e ficaria grato se me corrigissem; mas pode ser que a interação de determinado software com outro possa causar determinado bug ou precisar de determinado patch e isso comprovaria que algum dos dois não está 100%, certo?)

Equipes inteiras desenvolvem um software e precisam ser pagas. Ótimo, ninguém quer trabalhar de graça. (E garanto que se você fosse desenvolver um software, gostaria de ganhar tanto quanto os caras lá devem ganhar. Agora na hora de pagar, você não quer, né?) E se aparece algum bug, esta mesma equipe tem que continuar o trabalho para aperfeiçoar o que já não estava perfeito, motivo este (penso eu, que curiosamente fui "iluminado" neste exato parágrafo para este detalhe. Juro!) pelo qual tem que reinvestir tempo para fazê-lo, certo? Ok, então já sei porque os programas custam caro! Pra manter o que você adquiriu (software) sempre com "Assistência Técnica" e sempre funcionar "redondo".

Mas espere um momento!!! Aí vem uma outra pergunta. Se eu adquiri um produto (software), ele não tem que estar FUNCIONANDO EM PERFEITAS CONDIÇÕES???? CLARO!!!! Só que como existem vários fabricantes de equipamentos, os desenvolvedores não tem como saber se um produto do fabricante "Zing-zing" vai trabalhar com a placa do fabricante "XYZ". (Embora na minha opinião de teimoso, deveria SIM funcionar sob pena de você estar comprando um produto e sendo lesado, pois não tem como usar o produto para o fim a que se destinava, clasificando-se em PROPAGANDA ENGANOSA!!!!!! Imagine todos os usuários que usam Windows, processando a Microsoft por porpaganda enganosa!!!! Claro que não vai acontecer, pois a grande maioria ainda utiliza-se de software pirata e se o fizesse talvez VOCÊ ainda fosse preso no lugar!!)

Fazendo um contraponto aos meus próprios comentários do 2º parágrafo do texto (o porque do software custar caro), mesmo que o software fosse 100% funcional, se fosse cobrado um preço mais JUSTO pela cópia todos poderiam ter acesso à mesma, o que "traria o equilíbrio ao mundo" [:P]. Brincadeiras à parte, porque milhares de usuários tem que pagar o MESMO preço pela cópia de algo que precisam, mas não têm condições de obter? Por que não fazer um sistema de distribuição onde cada setor ou região tivesse um código específico ou um preço específico de Windows? (desconheço se já existe ou não tal sistema, e pensando melhor até ficasse mais caro :goff: )

Seria muito semelhante às regiões dos DVD players, só que a nível de código ou seja-lá-como-chamassem, e isso seria feito no processo de tradução do software ou "regionalização". Assim o usuário "Gustav Leopold III" que tivesse bastante condições de ter "A-MÁQUINA-ULTRA-TOP-DE-LINHA" pagaria os US$500 dólares por um Windows e a usuária "Mariazinha Sofredora das Dores" com o "PCZINHO-PARA-FAZER-TRABALHOS-ESOLARES-E-ACESSAR-A-INTERNET-DISCADA" poderia pagar os R$50 reais da cópia dela. Também concordo com o Gabriel no ponto de que nem sempre tudo é caro, mas sim, somos nós brasileiros é que vivemos "mal-do-bolso". Talvez uma Reforma Tributária ajudasse imensamente. Cada um é cada um nesse aspecto. Às vezes, o que é caro pra um é barato pra outro e vice-versa. À exemplo disso, precisamos saber o que é LUXO e o que é ESSENCIAL, o que é >> SUPÉRFLUO << e o que é >> PRIMORDIAL << . :ahh::ahh:

DOS LUCROS E POLÍTICAS DAS EMPRESAS

Baseado em tudo isto me pergunto se não seria "auto-protecionismo" das grandes empresas ou "arrogância" mesmo, cobrarem alto sobre determinado produto. Isso me lembra os discursos do Bush. Alguém já parou pra ver algum? Ele só cita "WE, WE, WE..." ou "US... US...US..." (Nós!)

- NÓS temos de nos proteger....

- NÓS não podemos permitir....

- NÓS não podemos aceitar....

- NÓS temos que assegurar a liberdade...

Voltando ao assunto, um colega acima citou que se todos deixassem de usar o Windows, a Microsoft quebraria e tal. Eu duvido muito. Na minha opinião, quem banca grande parte dos lucros dela são as outras "MEGA-CORPS" que usam os produtos ORIGINAIS da Microsoft!! Sendo assim, nós usuários comuns seríamos uma fatiazinha do bolo que não seria o "principal mercado". Mesmo com todas as falhas, o Windows ainda seria a opção "número um" das empresas, talvez porque seja um dos mais conhecidos no mercado.

Abro um parêntese aqui para fazer analogia aos carros solares e elétricos do final da década de 80 e ínicio da de 90. Os carros rendiam pouquinho, não tinham conforto, não desenvolviam uma velocidade decente, sendo assim muitos diziam que "não daria certo competir com os carros movidos à combustível líquido/motor a explosão". É engraçado como hoje vemos tanta coisa sob um novo prisma!! Um empresa está fabricando um

(como funciona) e um outro modelo de teste
.

Se houver um interesse por parte de alguém (patrocinador/financiador) que acredite no potencial de um projeto, ele pode "ter futuro", literalmente. Quem sabe um software livre como o Linux não venha a nos surpreender daqui a alguns anos ?

FINALIZANDO

Uma pergunta que gostaria de fazer era para o Gabriel ou alguém que saiba sobre algo deste assunto :

"Como os vendedores de PC estão fazendo agora com essa nova situação dos programas originais, "starter kits" e etc.?

Exemplo: Se eu for comprar meu PC numa loja de informática que seja legalizada e normalmente só venda peças e o dono queira expandir pra micros-montados à escolha do comprador/cliente, que aqui chamo de "nano-empresário", mas esteja entre uma grande empresa que venderia o pc com o windows starter incluído e o "empresário-pirata" que venderia com o pirata mesmo, como o indivíduo deveria se adequar à isso?

Bom, o texto já está enorme. Sintam-se livres para comentar ou corrigir-me.

Espero não ter esquecido nada.

:bandeira:

Saudações!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

não daria certo vender o windows PCZINHO-PARA-FAZER-TRABALHOS-ESOLARES-E-ACESSAR-A-INTERNET-DISCADA e windows pra A-MÁQUINA-ULTRA-TOP-DE-LINHA sendo eles iguais, pois senao o da maquina ultrapotente ia comprar um 286 com windows vista pra pagar o mesmo preço da da maquina pra acessar a net discada, o q a microsoft poderia fazer (e tem mais ou menos só q é muito pouca diferença é o windows xp sp2 e o windows xp 64, mas todos usam o xp sp2 pirata mesmo qm tem proc. d 64bits) seria limitar a velocidade d um pc pelo preço do SO, por exemplo SO VISTA BASIC (aceita processador até 2.6GHz ou atlhon até 2800+ uninucleares, memoria até 400MHz e só 512 q não é tanto pro vista, e placa d video no max d 64mb) por 50 reais e o VISTA PREMIUM USER (aceita qualquer coisa) por 1000 reais, mas o q mais dá grana pra microsoft sao licenças d jogos, só pra ter ideia o ps3 dá 150 US$ d preju pra sony (no brasil ela deve por lucro pelo preço q tá) quanto será q cada jogo dá d lucro pra ela pra compensar os 150 dolares, e no lugar d ficarem falando d pirataria as empresas deviam lançar pacotes com jogos antigos a preços mais acessíveis (tipo 40 reais), q elas iam ganhar e não podiam reclamar, e porque por exemplo eles não lançam emulador d ps3 por uns 50 reais já q o console dá preju, e tentam vender jogos originais no pc, q alias fiquei espantado com a pirataria, ela só representa 53% das vendas, e dos q pegam o pc paratodos e migram pro windows 25% compram original, fiquei espantado, deveriam vender pra o ROM do q reclamar d pirataria, a um preço decente, CUSTO PARA TRADUZIR: VAI FALAR Q JOGOS DA MICROSOFT ELA GASTA PRA TRADUZIR?? quanto 1 CENTAVO?? porque só TEM TRADUÇÃO POR FORA. Os preços no brasil não sao compativeis com o produto nem com o salário, afinal o salario aqui é em torno d 130 reais abaixo do salario do PARAGUAI (isso leu certo PARAGUAI, lá é em torno d 480 reais, variando com a cotação guarani-dolar-real), e os preços nem falo o quanto sao abaixo né?

quanto AO MOD DO cara, não SEI SE LEU AO INSTALAR O JOGO MAS tá ESCRITO: PROIBIDO qualquer MODIFICAÇÃO, TRADUÇÃO OU qualquer COISA Q MUDE O JOGO COMO ELE é SEM AUTORIZAÇÃO DA EMPRESA.

Parte de software com bugs: se você vir q o software tem bugs dá até pra pedir dinheiro d volta, pod ser considerado produto com defeito, já q não era pra acontecer, se você tá numa fase e o jogo dá erro (desd q original) foi defeito d fabricação, portanto ao vender um software só conte o dinheiro em sua mao apos a garantia encerrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Interessante o artigo, porém existe algumas consideracoes a fazer... A questao das roms no forum jogos não e regra e sim um lembrete. O usuario toma a decisão de baixar roms ao seu proprio risco. Particulamente acho essa questao muito controversa. E se eu tiver o jogo original? então eu posso ter a rom dele no meu pc para meu uso pessoal? não se tem resposta... O mesmo acontece com as mp3. E se eu tiver o cd? Todo mundo nesse caso diz que não tem problema. Mas a grande verdade e que não pode fazer copia em hipotese alguma, pelo menos se você considerar a lei da forma que ela se encontra atualmente. A internet e algo muito novo, falta leis especificas para esse tipo de coisa.

PS: As leis apontadas acima sao americanas...

enquanto houverem copias, mp3, ou o q sej PARA SEU USO (pois você adquiriu o cd) não ha problema nenhum.

como tambem os programas.

qualquer um que tenha um windows xp pode ter copias backup PARA USO PROPRIO em sua maquina

mp3 é um backup, CDRW é um backup

o que não é backup é você pegar isso e passar pra um amigo

aeeeeeeeeeeeeeeeee muda de historia...

ou seja nessa sua citacao depende do que voce vai fazer com esse cdrw ou mp3 do cd original q você adquiriu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas espere um momento!!! Aí vem uma outra pergunta. Se eu adquiri um produto (software), ele não tem que estar FUNCIONANDO EM PERFEITAS CONDIÇÕES???? CLARO!!!! Só que como existem vários fabricantes de equipamentos, os desenvolvedores não tem como saber se um produto do fabricante "Zing-zing" vai trabalhar com a placa do fabricante "XYZ". (Embora na minha opinião de teimoso, deveria SIM funcionar sob pena de você estar comprando um produto e sendo lesado, pois não tem como usar o produto para o fim a que se destinava, clasificando-se em PROPAGANDA ENGANOSA!!!!!! Imagine todos os usuários que usam Windows, processando a Microsoft por porpaganda enganosa!!!! Claro que não vai acontecer, pois a grande maioria ainda utiliza-se de software pirata e se o fizesse talvez VOCÊ ainda fosse preso no lugar!!)

bom, ai você ta errado num ponto.

não existe e nunca vai existir um software 100% em perfeitas condicoes.

desde unix, solaris, windows, nada

nem software nem hardware, sempre haverá conflitos e 1001 coisas pois a eletrônica não é exata.

portanto sempre terão patchs updates etc... como tambem mesmo se não houvesse isso que falei, haveriam os clientes exigentes que querem personalizar etc.. então perfeito não existe

Fazendo um contraponto aos meus próprios comentários do 2º parágrafo do texto (o porque do software custar caro), mesmo que o software fosse 100% funcional, se fosse cobrado um preço mais JUSTO pela cópia todos poderiam ter acesso à mesma, o que "traria o equilíbrio ao mundo" [:P]. Brincadeiras à parte, porque milhares de usuários tem que pagar o MESMO preço pela cópia de algo que precisam, mas não têm condições de obter? Por que não fazer um sistema de distribuição onde cada setor ou região tivesse um código específico ou um preço específico de Windows? (desconheço se já existe ou não tal sistema, e pensando melhor até ficasse mais caro :goff: )

Seria muito semelhante às regiões dos DVD players, só que a nível de código ou seja-lá-como-chamassem, e isso seria feito no processo de tradução do software ou "regionalização". Assim o usuário "Gustav Leopold III" que tivesse bastante condições de ter "A-MÁQUINA-ULTRA-TOP-DE-LINHA" pagaria os US$500 dólares por um Windows e a usuária "Mariazinha Sofredora das Dores" com o "PCZINHO-PARA-FAZER-TRABALHOS-ESOLARES-E-ACESSAR-A-INTERNET-DISCADA" poderia pagar os R$50 reais da cópia dela.

para isso que existem as varias versões de windows

home, profissional, server etc, isso já seria o resumo do que voce esta falando

apenas que voce está forcando muito, um custar 500 e o outro 50, não é bem assim que funciona no mundo dos negocios lol.

no geral deveria ser mais barato sim, até mesmo para as empresas, ou pelo menos abaixar um pouco mais a licenca home... mas nem tanto, pelos calculos viaveis de manutencao etc, programacao, imprevistos, custos, não ha como chegar num custo que voce comentou.

Voltando ao assunto, um colega acima citou que se todos deixassem de usar o Windows, a Microsoft quebraria e tal. Eu duvido muito. Na minha opinião, quem banca grande parte dos lucros dela são as outras "MEGA-CORPS" que usam os produtos ORIGINAIS da Microsoft!! Sendo assim, nós usuários comuns seríamos uma fatiazinha do bolo que não seria o "principal mercado". Mesmo com todas as falhas, o Windows ainda seria a opção "número um" das empresas, talvez porque seja um dos mais conhecidos no mercado.

bom ai tem outro problema....

uma grande fatia das empresas usam windows original porque o chefão ali, responsaveis, gestores

EM SUA CASA USAM O WINDOWS TAMBEM

é difícil um cara que usa linux em casa ir pra trabalhar e querer implementar windows né?

já viu isso?

normalmente não acontece.

normalmente os responsaveis empresariais, etc querem trabalhar em seu ambiente de trabalho com algo que já é familiar, no caso windows.

claro, é o mesmo que ele usa em casa, manda emails, usa office etc.. pra que por linux??? vou ter q aprender mexer, trabalhoso (ouvi dizer que manutencao é cara [segundo o pensamento do chefão]), vou ficar com windows mesmo

então não é assim, fatiazinha.. essa fatia esta intimamente ligada as corporacoes... se o windows vacilar em algo do tipo e essa fatia comecar usar linux... as empresas vão pro linux RAPIDINHO, pois é automatico as pessoas usarem o que usam em casa.. pelo conhecimento e rotina de usar o mais fácil.

resumo, windows tem que dar atencao pros home users MUITO por sinal, eles já sabem dessa sacada psicologica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Tópico realmente importante! pois é, o assunto não tem fim... "Contras" e "Pros"...

na minha opnião, você sabendo do que se trata a lei, tudo depende do ponto de vista de cada um; se fizer, assuma as consequências...

agora falando de "free" e programas disponibilizados por 24hrs, aqui vão dois sites:

/!\ ATENÇãO NãO é PIRATARIA! /!\

- os produtores de programas house, disponibilizam por um período grátis seus programas, de maneira totalmente LEGAL -

http://pt.giveawayoftheday.com/ | http://game.giveawayoftheday.com/

Adicione aos seus favoritos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

eu não sei se o software é tão caro porq o imposto cobrado é muito caro, não sei quanto de imposto é cobrado por programas, porém, deveria ser adotado o critério (no caso da importação) que é utiliazo no Imposto de Importação que é o da ESSENCIALIDADE, este critério deixa a alíquota do imposto mais baixa para produtos mais essenciais, quanto mais futil e inutil o produto, maior alíquota.

Logo, se pensarmos o quão util é um software como windows, a alíquota deveria ser 1%.

Se alguem souber quanto é cobrado, por favor, me diga, tenho curiosidade para saber.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Esquisita "lei de direitos autorais"!!

Mas e interessante e ao mesmo tempo comico, o assunto....

...A primeira vez q tive conhecimento do termo "abandonware" foi numa revista famosa (veja ou epoca), onde naquelas ultimas paginas sugerem livros, filmes e sites interessantes para o leitor. Ali mesmo explicava o termo, com conviccao de q qualquer um q entrasse nos sites referidos nao estaria infringindo nenhuma lei de direitos autorais. A parte comica disto e q uma revista nacionalmente conceituada estava incentivando a pirataria (de uma maneira geral, pois nestes sites existem tb freewares e sharewares), sem saber (acredito).

Outro ponto importante, diz respeito no q ja foi citado aqui, nos primeiros posts: empresas "abandonadas" falidas, fechadas, etc, sao protegidas pela lei de direitos autorais, mesmo q nao tenham interesse. Por exemplo: Um cara fez um joguinho em 1990, nem se lembra mais, talvez nem ele tenha mais seus codigos mas a lei o protege. Se eu baixar um emulador de console q nao existe mais, estarei infringindo a lei, mesmo em programas "sem chao", pois de q adianta ter um jogo do atari 2600, se nao tenho onde enfiar?? Ou alguem acha mesmo q vai ganhar dinheiro, vendendo emuladores de consoles antigos pra pc???? nesse caso, so birraaaa!!! "O brinquedo e meu, eu nao brinco mais, mas tb ninguem brinca tb!" No caso steam, em relação ao brasil, tb e so birra, pois uma empresa q nao disponibiliza seus jogos fisicamente nas lojas, nao pode reclamar de pirataria, de perda de dinheiro, pois nao esta perdendo nada, ja q o mercado brasileiro nao e reconhecido, nao existe!!

Quanto a rigidez ridicula de algumas empresas, principalmente ate meados dos anos 90, tenho um exemplo pessoal: havia comprado um certo processador de texto brasileiro, q vinha em diskete, daqueles q quase nao existem mais, 1,44. O problema e q se eu tivesse q formatar minha maquina ou desse algum problema nela, teria q telefonar para a empresa pedindo uma nova licença, pois o programa so permitia q você instalasse uma unica vez. O destino deste software, todos sabemos, foi engolido pelo fenomeno microsoft word, q na epoca, o q pode causar espanto para muitas pessoas aqui, nao era lider do mercado. O q a microsoft fez foi incentivar o uso de seu processador em niveis populares (home), o q causava uma massificacao de seu produto, atingindo posteriormente as camadas mais lucrativas (escritorios, universidades, escolas de informatica, esta ultima mais visada, pois ensinava as pessoas a usa-lo, assim monopolizando-o no mercado). so como observacao, o word nao precisava de crack e podia ser copiado livremente. A conclusao e q isso nao fez com q ele tivesse prejuizo, muito pelo contrario, aumentou sua fama, atraves do maior numero de usuarios, mesmo q grande parte fosse pirateado. De um segundo posto, bem atras do primeiro colocado, q na epoca era o wordperfect da corel, acabou invertendo a situacao, e nao so com o processador de texto, mas com o office completo. antes era comum se ouvir nomes como: lotus 123, quatro pro, wordperfect, word, fácil, carta certa... hoje so monopolio, e acreditem, graças a "pirataria" de seus proprios produtos. ironico nao?!? Mais ironico ainda, foi quando bill gates resolveu, depois de anos quieto, se pronunciar sobre a pirataria, anunciando q agiria com rigidez em relação aos seus programas. Claro, isso depois q ele ja estava consolidado no mercado com seu office.

Mas, voltando ao assunto dos games, alguns desenvolvedores resolvem abrir seus codigos, mesmo q "sem querer" para q outros programadores os desenvolvam, como foi o caso do 1º quake, q de acordo com a id software, seu fonte "vasou". Um programador, fa de linux, resolveu adapta-lo para este sistema, devolvendo os codigos modificados ao seu criador, no caso john Carmack, q ao invés de processa-lo, resolveu lançar oficialmente, o quake pra linux. hoje podem ser encontrados os codigos fonte dos jogos doom, doom2, quake, quake2, etc, de graça.

E so um resumo, existem muito mais polemicas sobre esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...

Um tópico bastante interessante, não sabia de várias coisas.

(Ironic mode on) O word não é de graça? O windows não é de graça? Eu não sabia! [:)]

Engraçado, eu tenho eles instalado no meu computador com serial e tudo mais. (Ironic mode off)

Na verdade, acho até engraçado esse pessoal que combate a pirataria. A Microsoft é expertinha, faz distribuições de teste dos seus Windows e as distribui. Daí quando está todo mundo usando o windows a Microsoft lança aquelas atualizações (bloqueadoras de windows pirata) para obrigar você a comprar o Windows original.

Agora convenhamos, Vai dizer que a pirataria não é o melhor comercial que existe?

A internet está longe de ser algo totalmente pago e seguro. Pirataria existe em tudo que é lugar, não só no mundo virtual. Se nossa sociedade não consegue dar conta nem dos problemas do mundo real, vai conseguir proteger o mundo virtual?

Falando em mundo real e virtual, parece até coisa do filme matrix, digimon...mas a realidade é essa. Falar desse assunto é igual a discutir política ou religião, ninguém consegue entrar em acordo.

Obs: Quero deixar bem claro que não sou a favor da pirataria! Inclusive acho que a solução para a "pirataria" seria se todo mundo seguisse as regras e comprassem os programas, sistemas operacionais, televisão a cabo. Mas o problema é que ninguém compra, todo mundo sempre quer "se dar bem" e usar outros meios para conseguir as coisas de forma gratuita. Falando grosseiramente, é igual ao uso de drogas, se ninguém comprasse maconha, crack, não ia existir traficante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
! Inclusive acho que a solução para a "pirataria" seria se todo mundo seguisse as regras e comprassem os programas, sistemas operacionais, televisão a cabo. Mas o problema é que ninguém compra, todo mundo sempre quer "se dar bem" e usar outros meios para conseguir as coisas de forma gratuita. Falando grosseiramente, é igual ao uso de drogas, se ninguém comprasse maconha, crack, não ia existir traficante.

De certo modo concordo mas a solução seria se os preços de certos produtos não fossem tão ORBITANTES. porque não são todas as pessoas que tem dinheiro o suficiente para conseguir os produtos nessesarios para ela.

Ex:vou precisar do Office XP...

ganho R$350,00 (exemplo) por mês.

Office custa R$:80,00 (exemplo) sai quase um terço do salario.

COMO a microsoft espera vender Office se o preço é tão alto...

porque existem freewares semelhantes (mas não tem todos os recursos) e adivinha...

NÃO CUSTA NADA!

as empresas deveriam deixar seus produtos mais acessiveis e não apenas "combater" a pirataria.

Olha só se o windows fosse vendido por R$50,00 (ORIGINAL) os camelos venderiam por R$10 (ai valeria para as pessoa comprar o original porque tambem os camelos não teriam lucro pois venderiam menos assim desistindo da pirataria)

Isso é apenas uma ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom primeiro gostaria de agradecer pelo tópico altamente ilustrativo, responsável e coerente.

Segundo gostaria de tecer alguns comentários acerca do que foi dito aqui em especial em relação ao preço dos livros e programas.

Sim, o valor cobrado por livros e programas são em geral caros e por vários motivos que não podem ser desconsiderados (desculpas ao nosso benfeitor Gabriel Torres,por discordar de suas afirmações quanto a relação preço x salários no Brasil J ).;)

a) Carga Tributária (No Brasil é absurdamente maior do que 99% dos países, independente do PIB, Média salarial, IDH etc). Isto nada tem a ver com salários já que impostos incidem em praticamente tudo.

B) Windows up anytime: Disponibilizar esta função para o Brasil não seria interessante no combate à pirataria?Não acham que é um contra senso vincular baixos salários a preços mais altos?Isto na verdade não favorece a pirataria?Com certeza se tivéssemos esta função disponível teríamos melhores condições de andar na legalidade.

c) Tenho 5 Pc’s em casa e em cada um deles gastei uma grana para obter programas originais ...Até meus aplicativos como Everest (paguei à época $15 pela versão full),hoje sai por U$40 são originais mas e ai???

*Nos utilitários eu tenho a possibilidade de comprar a versão com 3,5 ou10 licenças, mas e os SO’s?Porque somente lá fora existe esta possibilidade?

Em relação a preço de livros, venhamos e convenhamos , poderíamos baixar sensivelmente os custos se as próprias editoras optassem por uma encadernação e editoração mais simples preservando o mais importante (conteúdo) o que infelizmente não ocorre nos países que não têm preocupação a contento com a educação. Digo isto com conhecimento de causa já que em Cuba (somente para citar um exemplo), livros podem ser comprados por qualquer pessoa, independente da nacionalidade custando um valor irrisório e sabe por quê?

Simples, o papel é de terceira qualidade, as capas não são duras e a tinta utilizada não é starbrite :lol: No entanto o conteúdo é exatamente o mesmo...Simples não?

Vivo este problema porque estou sempre comprando livros de direito (sabidamente caros) além de já ter cursado E F o que notoriamente aumenta drasticamente os custos de formação...

Quanto custava há dez anos um Atlas anatômico Sobbota?

Ontem mesmo deparei-me com o mesmo titulo absurdamente mais barato e adivinhem o que mudou? PAPEL e Insumos... Somente isto -_-

Mas o mais irônico mesmo é a caça aos piratas empregada pela Microsoft...Steve Jobs deve achar isto muito engraçado em se tratando do que fez Bill Gates (aliás,faz até hoje) no mundo dos negócios...Para Bill Gates compor seu visual faltaria somente um papagaio no ombro e um tapa olhos,além de muito óleo de peróba na cara.

Grande abraço e mais uma vez obrigado pelo tópico e pela oportunidade em poder participar.:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

cara, aniquilar a pirataria é quase impossivel, ainda mais se voce ver os "demos de 1 hora"

nunca viu? voce baixa do site distribuidor uma versão do jogo com tudo que o original tem, a diferença é que após um certo tempo(normalmente 1 hora) o jogo fexa e nao abre mais, nem reinstalando.

Então, uns hackers espertinhos perceberam que os jogos com "trava de tempo" de uma certa distribuidora tinham alguns arquivos similares entre si, e que suas versões originais(sem limitação de tempo) nao tinham.Uma hora eles acharam o "algoritmo" da "trava de tempo" e distribuiram por ai um programa que o remove, e voce poderia jogar o jogo o quanto quisesse, sem pagar. As pessoas entram no site e fazem a festa, assim que descobrem onde baixa

Portanto, tem uma base aquilo de "proibido modificar", os caras modificaram a versão teste e obteram a completa de graça, alem dos que hackeiam jogos MMO e depois estragam com o jogo

[zuando]se alguem achar esse programa, me passa link[/zuando]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Um computador mais básico custa por volta de 1.300,00 reais, o sistema operacional windows xp 700,00 e o pacote de programas office custa 1.000,00, ou seja, os programas mais básicos para a utilização do equipamento custam mais caro que o próprio equipamento. Isso faz sentido?

Agora vamos pensar no perfil das pessoas que vão comprar este computador de configuração mais básica. Normalmente é alguém que demorou muito tempo para juntar este dinheiro, pois ganha pouco, ou então vai demorar mais tempo ainda pagando suaves prestações "infinitas". Esta pessoa vai conseguir comprar um sistema operacional de 700,00 reais? Tenho um amigo que trabalha com arte gráfica e digamos que ele não ganha lá aquelas coisas que deveria. Ele precisa optar entre comprar o photoshop original ou sustentar sua família. Qual das duas alternativas ele deve escolher?

Para encerrar (quem conseguiu ler até aqui já disse "ufa") afirmo: quando as leis que regem o direito autoral e os direitos sobre a comercialização de serviços e produtos permitem a formação de uma verdadeira "máfia" legalizada, onde cada um cobra o que bem entender (e quando não podemos consumi-los por falta de dinheiro o problema é nosso, quem mandou nascer pobre).

Só tenho a dizer parabéns pelo texto, digo também que a pirataria será irreversível no Brasil enquanto houver desigualdade social!

Leia tudo para entender...

Vários sociologos, e até mesmo o nosso governo, "com o plano CDI" (aquele que cadastra lan hause para participar do programa de inclusão digital) e outros estudiosos ou curiosos interessdos no assunto já reconheçeram o fato inegável: o crescimento das lans hause e cyber cafés como provedora de um avanço no sentido da democratização da informática/internet em nosso país.. Sabe-se, todos, que o preço para acessar uma hora de internet num cyber ou lan (em comparação com outros países da europa ou EUA), em alguns lugares de nosso país chega a ser redículo de tão barato que é! (na minha cidade natal vários pontos ( e como tem pontos de acesso ) cobram 1 real a hora!

Não desconsiderando que essa realidade não é presente em muitos pontos do país, e quando acontece a mesma toma de proporções diferentes, pois depende da região! Por isso posso responder por Londrina e região metropolitana, assim como maringá e região metropolitana que também conheço, ou seja, (praticamente todo o Norte do paraná).. mas as "lans e cybers" estão se espandindo...

O interessante é que " também conheço alguns donos de lan hause " e ainda nunca vi elas com sistema operacional original! o pior é que, segundo termo de contrato da Microsoft, os produtos Office jámais poderiam ser utilizados em Lan ou Cyber se não pagassem uma taxa a empresa americana pelo uso...

O mesmo acontece com games! jogos em rede como o Couter Strick em cada máquina tem que ter 1 (um) cd original instalado! Sem contar os aplicativos e Roms que eu cansei de jogar... antes de ter o meu próprio PC, ( Q irônicamente não tem emulador!) hehehe..

Com tudo isso quero apontar um fato, se não fosse a pirataria a "sonhada" inclusão digital seria ainda mais inalcançável..... EM Q SE PESE O NORTE DO PARANÁ! mas dúvido que o grande restante do país segue de forma diferente!

Sem contar os Games " Q para o Windows tem muuitos" tem preço convidatível nas lojinhas de esquina..

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

É bem simples, se você tem consciência, do quanto de trabalho foi realizado no desenvolvimento daquele software, dinheiro, tempo, estudo, profissionais. Você vai sim ver que o correto é pagar pelo soft original, assim como eu faço um serviço e recebo por ele, até porque se eu desenvolvo algo para determinada coisa eu vou querer receber por isso.

E tem quem sempre quer tirar vantagem, do tipo pra que eu vou pagar se tem de graça na internet.

 

Nos casos das rom´s cara é mais delicado, porque você não tem como comprar um cartucho de AlexKid, para poder ter uma rom, e veja o quanto varios estudantes e interessados são agradecidos por ter as rom´s, quando eu imaginei pegar uma rom de Final Fantasy 2 que jogava no meu nintendo, ter essa rom e português, algo que não era comercializado, e quando a turma avançou estudando esses casos modificando rom´s fazendo emuladores, servido até de base de estudos.

No caso dos mod´s desde que você tenha o jogo original não vejo problema. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...