Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistemas 32bits ou 64bits? Entenda a diferença!


Flavio Soares

Posts recomendados

Pessoal, boa noite!

Lendo o tópico pra resolver meu problema com up de memória, fiquei com uma dúvida.

- O problema: A memória do meu note não aceitou up.. antes, tinha 1Gb ddr2 667 e um slot vazio, tentei colocar 2x2Gb, mas nem ligou. Tentei também 1 Gb + 2Gb mas também não ligou. Então, to com um pente sobrando que não consigo usar.

- Dúvida: será o SO de 32 bits que dá essa limitação ou a placa mãe? O chipset é GL960. Não sei como resolver o problema.

Alguém poderia ajudar?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite!

Lendo o tópico pra resolver meu problema com up de memória, fiquei com uma dúvida.

- O problema: A memória do meu note não aceitou up.. antes, tinha 1Gb ddr2 667 e um slot vazio, tentei colocar 2x2Gb, mas nem ligou. Tentei também 1 Gb + 2Gb mas também não ligou. Então, to com um pente sobrando que não consigo usar.

- Dúvida: será o SO de 32 bits que dá essa limitação ou a placa mãe? O chipset é GL960. Não sei como resolver o problema.

Alguém poderia ajudar?

Obrigado!

Fixa as memórias em 533MHz antes de por os pentes novos, assim quando você por o sistema vai faze-la trabalhar em 533MHz que é a frequencia máxima desse chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, boa noite!

Lendo o tópico pra resolver meu problema com up de memória, fiquei com uma dúvida.

- O problema: A memória do meu note não aceitou up.. antes, tinha 1Gb ddr2 667 e um slot vazio, tentei colocar 2x2Gb, mas nem ligou. Tentei também 1 Gb + 2Gb mas também não ligou. Então, to com um pente sobrando que não consigo usar.

- Dúvida: será o SO de 32 bits que dá essa limitação ou a placa mãe? O chipset é GL960. Não sei como resolver o problema.

Alguém poderia ajudar?

Obrigado!

O Fato de não ligar não tem nada a ver com o sistema operacional. Verifique no manual o tamanho máximo de RAM que ele aceita, assim como as frequencias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fixa as memórias em 533MHz antes de por os pentes novos, assim quando você por o sistema vai faze-la trabalhar em 533MHz que é a frequencia máxima desse chip.

Ok. Três dúvidas, então:

1. Como fixo as memórias?

2. Acho (quase certeza) que o meu chipset, na verdade, é o GM 965, de acordo com dados do Hwinfo, e também porque a memória original de 1 Gb trabalhava com 667, se o chipset fosse o GL 960 isso seria improvável, não é?

3. As memórias são de marcas diferentes: supertalento (nova 2Gb); samsung (original 1Gb). O lance todo é que não consigo fazer funcionar em dual channel..

O Fato de não ligar não tem nada a ver com o sistema operacional. Verifique no manual o tamanho máximo de RAM que ele aceita, assim como as frequencias.

Ainda bem que li o seu post antes, Flavio. Já tava indo pra loja hoje comprar meu primeiro windows original de 64 bits (o windows seven), pois não posso mais ficar sem upar a memória. O Photoshop CS4 não tá funfando direito e preciso dele. Agora quanto aceita o chipset, não sei em quem confiar. O manual diz que aceita até 4Gb de RAM, outro usuário aqui do fórum disse que entrou em contato com o fabricante e o informaram que aceita só 2Gb. Já o sandra diz que aceita até 8Gb. Enfim, 2Gb, 4Gb, 8Gb? To perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Três dúvidas, então:

1. Como fixo as memórias?

2. Acho (quase certeza) que o meu chipset, na verdade, é o GM 965, de acordo com dados do Hwinfo, e também porque a memória original de 1 Gb trabalhava com 667, se o chipset fosse o GL 960 isso seria improvável, não é?

3. As memórias são de marcas diferentes: supertalento (nova 2Gb); samsung (original 1Gb). O lance todo é que não consigo fazer funcionar em dual channel.. .

Sendo o GL 960 ele suporta no máximo 2GB de ram, porém pode sofrer UP via bios para trabalhar com mais, entre na web de sua placa e veja se há atualização de bios para isso.

Os asusntos referentes a "Configuração", te convido a abrir um tópico no setor mais apropriado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Três dúvidas, então:

1. Como fixo as memórias?

2. Acho (quase certeza) que o meu chipset, na verdade, é o GM 965, de acordo com dados do Hwinfo, e também porque a memória original de 1 Gb trabalhava com 667, se o chipset fosse o GL 960 isso seria improvável, não é?

3. As memórias são de marcas diferentes: supertalento (nova 2Gb); samsung (original 1Gb). O lance todo é que não consigo fazer funcionar em dual channel..

Ainda bem que li o seu post antes, Flavio. Já tava indo pra loja hoje comprar meu primeiro windows original de 64 bits (o windows seven), pois não posso mais ficar sem upar a memória. O Photoshop CS4 não tá funfando direito e preciso dele. Agora quanto aceita o chipset, não sei em quem confiar. O manual diz que aceita até 4Gb de RAM, outro usuário aqui do fórum disse que entrou em contato com o fabricante e o informaram que aceita só 2Gb. Já o sandra diz que aceita até 8Gb. Enfim, 2Gb, 4Gb, 8Gb? To perdido.

Pessoal, consegui. Sem mexer em nada, apenas testando memórias diferentes nos slots, ficou assim: 1Gb (original) + 2 Gb (kingston) ddr2 667.

Obrigado pela ajuda de vocês! Agora o próximo passo vai ser instalar o windows 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Ótimo tópico.. esclareceu todas minhas duvidas sobre a memória. No dia que instalei o Win 7 64bits aqui estranhei sobre a memoria nao ser toda utilizada, eu possuo 6GB de momoria e está utilizada apenas 5 GB.

Seu chip suporta "Memory Remap", procura essa função na bios e a ative-a, pode ser que você a encontra com outro nome, como "Memory Hole Remmaping"

com isso seus 6GB serão em total liberados para o O.S, se for x64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico.. esclareceu todas minhas duvidas sobre a memória. No dia que instalei o Win 7 64bits aqui estranhei sobre a memoria nao ser toda utilizada, eu possuo 6GB de momoria e está utilizada apenas 5 GB.

Se você tem placa de vídeo on-board e outros dispositivos que consomem recursos de memória pode ser que os 5 Mb sejam aquilo que sobrou desta conta de consumo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio, você me pareceu entender muito bem, pois bem, eu gostaria que você me esclarecesse uma grande duvida que eu estou?

Eu tenho um Notebook JCE que tem a capacidade de memória Ram 4Gb instalada, 320Gb de HD, ele veio de fabrica com o Linux, já instalei varios sistemas operacionais nele, hoje eu estou com o Windows 7 Profissional de 64 bits que na minha opnião pessoal é maravilhoso, gostei muito dele, mas vamos ao que me interessa:

Segue um descriminativo:

Mais detalhes sobre meu computador

Componente Detalhes Subtotal Pontuação básica

Processador Intel® Core2 Duo CPU T6500 @ 2.10GHz 5,6 3,0

Determinado pela pontuação mais baixa

Memória (RAM) 4,00 GB 5,6

Elementos gráficos SiS Mirage 3 Graphics 3,4

Gráficos de jogos 320 Total de megabytes disponíveis na memória gráfica 3,0

Disco rígido primário 250GB Livre(s) (298GB no Total) 5,3

Windows 7 Professional

Sistema

--------------------------------------------------------------------------------

Fabricante Phoenix/SiS

Modelo M730SR

Total de memória do sistema 4,00 GB de RAM

Tipo de sistema Sistema operacional de 64 bits

Número de núcleos de processador 2

Armazenamento

--------------------------------------------------------------------------------

Tamanho total do(s) disco(s) rígido(s) 298 GB

Partição de disco (C:) 250 GB Livre (298 GB Total)

Unidade de mídia (D:) CD/DVD

Elementos Gráficos

--------------------------------------------------------------------------------

Tipo de adaptador de vídeo SiS Mirage 3 Graphics

Memória gráfica total disponível 320 MB

Memória gráfica dedicada 256 MB

Memória do sistema dedicada 0 MB

Memória do sistema compartilhada 64 MB

Versão do driver de adaptador de vídeo 7.14.10.5200

Resolução do monitor principal 1280x800

Versão do DirectX DirectX 9.0 ou posterior

Rede

--------------------------------------------------------------------------------

Adaptador de Rede Controlador Ethernet SiS191

Anotações

--------------------------------------------------------------------------------

A pontuação dos gráficos de jogos se baseia no adaptador gráfico principal. Se o sistema tiver adaptadores gráficos múltiplos ou vinculados, alguns programas poderão encontrar benefícios de desempenho adicionais.

Minha duvida são 2:

1- Eu tenho memória instalada de 4Gb, mas na pagina de sistema, esta como utilizavel 2,98GB, o por que, eu já alterei os valores e tive que reformatar, pois não foi aceito e a tela do Not ficou identico a uma TV correndo para cima, por que?

2- No boot, se eu colocar a formatação em modo Vista, ele não formata, ele tem a opção de Linux, Mac, XP e Vista, ele só formata com o Windows 7 na opção XP, o por que, seria possivel você me ajudar e me explicar por favor?

Desde já agradeço muito pela atenção.

Outra coisa, consegui o driver de video para 64bits.

A quem interessar:

http://download.cceinfo.com.br/drivers/I40Video7.exe

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rubens,

Você já verificou as configurações na BIOS? Altere a opção MEMORY REMAP para ver se resolve. Vá também no MSCONFIG, na aba INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA, clique em Configurações avançadas, marque a caixa Memória Máxima ecoloque seus 4GB.

Quanto a sua segunda pergunta, eu não entendi do que se trata este MODO VISTA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha duvida são 2:

1- Eu tenho memória instalada de 4Gb, mas na pagina de sistema, esta como utilizavel 2,98GB, o por que, eu já alterei os valores e tive que reformatar, pois não foi aceito e a tela do Not ficou identico a uma TV correndo para cima, por que?

Dê uma olhada em quanto deixou de mamória disponível para o IGP.

2- No boot, se eu colocar a formatação em modo Vista, ele não formata, ele tem a opção de Linux, Mac, XP e Vista, ele só formata com o Windows 7 na opção XP, o por que, seria possivel você me ajudar e me explicar por favor?

Tem como você fotografar essa função, está bem estranha.

me parece que há um RAID instalado via Bios no seu sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dê uma olhada em quanto deixou de mamória disponível para o IGP.

Tem como você fotografar essa função, está bem estranha.

me parece que há um RAID instalado via Bios no seu sistema.

Jonny_br, obrigado, tem sim, na segunda eu vou fotografar e te envio, mas se eu alterar a configuração, ai ele fica louco e nem entra no sistema. Te envio na segunda.

Att.

Rubens,

Você já verificou as configurações na BIOS? Altere a opção MEMORY REMAP para ver se resolve. Vá também no MSCONFIG, na aba INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA, clique em Configurações avançadas, marque a caixa Memória Máxima ecoloque seus 4GB.

Quanto a sua segunda pergunta, eu não entendi do que se trata este MODO VISTA!

Flavio Soares, obrigado pela ajuda,mas me desculpe uma coisa, não entendi essas palavras sua,pois sou novato em informática, tenho conhecimento Ralo(menos que básico), pois aprendi na raça o que sem ninguém me ensinar, e ainda estou aprendendo.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

olá, tenho uma duvida, tenho uma asus p5ld2-x 1333 com um e6550 e 4gb ram ddr2, sempre usei so 32bits (xp) e resolvi testar 64bits (win7). nenhum problema, mas o fato é que aparece assim RAM: 4gb (utilizavel: 2,89).. o fato é que possuo placa de video off (geforce 8600 gt 512mb) e minha mb nao possui video on, logo nao sei qual pode estar sendo o problema... quando eu chegar em casa vou fotografar toda minha bios e postar aqui... espero que posssam me ajudar, ja nao sei mais o que fuçar pra resolver isso

alguem tem algum palpite?

obs, a memoria NÃO esta limitada no msconfig

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, tenho uma duvida, tenho uma asus p5ld2-x 1333 com um e6550 e 4gb ram ddr2, sempre usei so 32bits (xp) e resolvi testar 64bits (win7). nenhum problema, mas o fato é que aparece assim RAM: 4gb (utilizavel: 2,89).. o fato é que possuo placa de video off (geforce 8600 gt 512mb) e minha mb nao possui video on, logo nao sei qual pode estar sendo o problema... quando eu chegar em casa vou fotografar toda minha bios e postar aqui... espero que posssam me ajudar, ja nao sei mais o que fuçar pra resolver isso

alguem tem algum palpite?

obs, a memoria NÃO esta limitada no msconfig

infelizmente chipset 9**** só dão suportam Adress Range de 36Bits a partir do 97**. O restante só conseguem alocar o equivalente a 2^32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não entendo porque os fabricantes de programas ainda distribuem sistemas de 32bits se a mais de 4 anos os computadores desk ou note já vem com processadores de 64bits. Vejam o exemplo de quando se mudou dos 16 para os 32 bits, em questão de 2 anos os sistemas já não vinham mais em 16 bits e com aa entrada do windows xp foi decretado o fim dos aplicaticos de 16 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não entendo porque os fabricantes de programas ainda distribuem sistemas de 32bits se a mais de 4 anos os computadores desk ou note já vem com processadores de 64bits. Vejam o exemplo de quando se mudou dos 16 para os 32 bits, em questão de 2 anos os sistemas já não vinham mais em 16 bits e com aa entrada do windows xp foi decretado o fim dos aplicaticos de 16 bits.

Bem vindo ao forum colega!!

A diferença é que de 16 para 32 os ganhos em performace foram enormes, no entanto de 32 para 64Bit os ganhos maiores foram para usuários profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente chipset 9**** só dão suportam Adress Range de 36Bits a partir do 97**. O restante só conseguem alocar o equivalente a 2^32.

nao entendi nada :S

da pra falar de um outro modo? nao vou conseguir utilizar os 4 gbs por causa do chipset da minha placa-mãe é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

tópico muito bem produzido e explicado, porém para meu azar um dos meus PCs está em cima da linha entre 32 e 64 e ai complicou pra escolher...é um x3 435 2.9ghz + m4a77td + 2gb ddr3 1333mhz kingston + hd5670 512MB, e meu irmão passa o dia jogando o que pode e o que não pode. Embora ele não seja um GAMER PARRUDO, acho que pra sistemas operacionais ele é sim muito qualificado, porém, a RAM do bichinho é 2gb, e ai? tasco o seven 64 ou mantenho o 32?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tópico muito bem produzido e explicado, porém para meu azar um dos meus PCs está em cima da linha entre 32 e 64 e ai complicou pra escolher...é um x3 435 2.9ghz + m4a77td + 2gb ddr3 1333mhz kingston + hd5670 512MB, e meu irmão passa o dia jogando o que pode e o que não pode. Embora ele não seja um GAMER PARRUDO, acho que pra sistemas operacionais ele é sim muito qualificado, porém, a RAM do bichinho é 2gb, e ai? tasco o seven 64 ou mantenho o 32?

A diferença de performance em relação a RAM não sorfrerá quase nada, games não ultilizam tanto a RAM e a maioria deles são apenas estendidos para x64, ou seja, apesar deles rodarem em x64 o seu executavel continua rodando em x86. Alguns games ganharão performance e outros sofrerão insignificantes perdas de performance.

Dado interessante: qualquer software que roda em x86 não pode ultilizar mais que 2GB de RAM e não vejo necessidade de se jogar ou deixar carregado dois jogos ao mesmo tempo.

Ou seja, a escolha é sua, eu já fiz a minha, x86 never more!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...