Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de energia com alternador


Masahiro

Posts recomendados

Boa noite, sou novo no hardware mas venho tirando minhas duvidas a muito tempo!

gostaria mas uma vez pedir um favor, vários topicos falam do assunto, mas não entendi muito bem, portanto vou fazer uma pergunta que alias, os topicos são antigos, e como estamos em 2010, existem varios recursos atualizados

1º quero fazer 1 gerador de eletricidade com os materiais: 1 alternador 12V e 1 bateria.

isso é simples, quero ligar em uma roda d'agua e alimentar lampadas para iluminar o sitio, ok,

2º o que quero saber é o que tenho que fazer para ligar o alternador na bareria e claro, para uso continuo é necessario algum circuito ou placa para que não haja sobre carga na bareria ou algo necessario para que a carga da bateria não volte ao alternador?

3º tenho interesse em coloca independentemente 3 alternadores para usar 1 alternador para lampadas 12v (lampada de farol alto) que é mais eficas do que lampada comum de 60w faixa, quero ligar faixa de 50 a 60 lampadas de farol alto, claro que não ficaram todas ligadas diretamente, faixa de 10 lampadas ficaram acesas, e outros alternadores para outros fins

4º segundo alternador para som, tv com transformadores comprados mesmo de 12v p/ 110 ou 220,

quero saber tambem como colocar varias baterias exemplo: 9 baterias x12v = 108 volts sei que é só colocar em polaridades para resultar na tensão, porém não sei como ligar 1 alternador comum de carro para carregar todas as baterias, caso alguem tem um circuito poderia postar a placa e as peças para que eu faça?

desde já obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa noite, sou novo no hardware mas venho tirando minhas duvidas a muito tempo!

gostaria mas uma vez pedir um favor, vários topicos falam do assunto, mas não entendi muito bem, portanto vou fazer uma pergunta que alias, os topicos são antigos, e como estamos em 2010, existem varios recursos atualizados

1º quero fazer 1 gerador de eletricidade com os materiais: 1 alternador 12V e 1 bateria.

isso é simples, quero ligar em uma roda d'agua e alimentar lampadas para iluminar o sitio, ok,

2º o que quero saber é o que tenho que fazer para ligar o alternador na bareria e claro, para uso continuo é necessario algum circuito ou placa para que não haja sobre carga na bareria ou algo necessario para que a carga da bateria não volte ao alternador?

3º tenho interesse em coloca independentemente 3 alternadores para usar 1 alternador para lampadas 12v (lampada de farol alto) que é mais eficas do que lampada comum de 60w faixa, quero ligar faixa de 50 a 60 lampadas de farol alto, claro que não ficaram todas ligadas diretamente, faixa de 10 lampadas ficaram acesas, e outros alternadores para outros fins

4º segundo alternador para som, tv com transformadores comprados mesmo de 12v p/ 110 ou 220,

quero saber também como colocar varias baterias exemplo: 9 baterias x12v = 108 volts sei que é só colocar em polaridades para resultar na tensão, porém não sei como ligar 1 alternador comum de carro para carregar todas as baterias, caso alguem tem um circuito poderia postar a placa e as peças para que eu faça?

desde já obrigado

Tens muito que burilar essa sua ideia dai, que está carente de simplicidade..

1º) Ligar 1 bateria 12 Volts, alternador de automóvel e algumas lâmpadas de automóvel:

Até ai a coisa fica beirando o exequível, embora fique longe do eficiente..

Uma bateria de carro, digamos de 60 Amperes hora, um alternador de automóvel, vão refazer uma condição típica de um automóvel... Você poderá tomar dai, continuamente, não mais do que uns 150 a 200 Watts, que em lâmpadas de automóvel (se estás falando de farol) daria umas 4 no máximo..

Na hora de carregar, essa sua roda dágua teria que ter muita força, pois para uso com alternador se faz necessário que multipliques a rotação, pois rodas dágua trabalham em baixíssima rotação e alternadores, para gerar energia suficiente, necessitam de rotação muito mais elevada que de rodas d'água.. Baixa rotação convertida por polias ou engrenagens em alta rotação vão carregar o eixo de baixa rotação com elevada carga. Você com uma manivela normal nem conseguiria rodá-la..

2º) Os alternadores tem seus elementos de controle internamente aos mesmos.. Desse modo não se preocupe com retornos e sobrecarga...

3º) Essa confusão de alternadores e baterias só vai lhe complicar.. Sempre pense que um sistema de automóvel poderá lhe fornecer uns 200 Watts contínuos no máximo.. Ligue ai o que couber nesses 200 Watts a 12 Volts..

A distribuição de energia a 12 Volts em corrente contínua será um caos tanto para a fiação, que terá que ser grossa, muito grossa a fim de evitar perdas, e das chaves que, em corrente polarizada se oxidarão com muito maior facilidade por efeito da eletrólise que se dará nos contatos...

Eficiência em lâmpadas envolve a adoção de flourescentes, quer de tubo longo, quer eletrônicas, e nesse caso há que buscar trabalhar com tensão além de alternada na distribuição, de valor mais elevado, digamos 115 Volts AC..

A ligação de diversas baterias em série para se chegar aos 110 volts por exemplo, cria um problema de não mais poderes trabalhar com alternador de automóvel, pois terás que gerar tensão maior que a soma das tensões das baterias.. Além disso não resolve a questão da corrente contínua na distribuição, o efeito eletrolítico nos contatos e fiação..

Ou seja, a coisa é por demais complicada mas tem solução sim, não custa barato entretanto.. Sugiro leres muito sobre o tema, principalmente em fóruns europeus, onde esse assunto energia é muito melhor tratado..

Procure por sites "green", por geração de energia a partir da água, coisas do tipo..

Sedimente um conceito do que se pode e deve fazer e, principalmente, o que jamais se deve fazer.. Assim vais poupar muito tempo e dinheiro..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pelo esclarecimento Faller,

bom

eu vi na tv que por mais ou menos 3 mil reais da para fazer um gerador pequeno com um certo tipo de imã gurando no meio de circuitos para gerar eletrecidade, o suficiente para gerar 110 ou 220

sera que posso fazer algo que seja barato e que seja eficas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diria que o praticável seria usar uma placa solar pequena, que efetivamente daria toda a carga numa bateria 12V 150A, e usar um dínamo na roda d'agua que manteria a tensão na bateria durante a noite quando houvesse consumo.

A partir de 12V existem muitos inversores para lampadas fluorescentes, dá uma olhada no Mercado Livre, acho que por fluorescente 12V, ou inversor 12V, terá bastante. Lembrando que inversor pra 127 ou 220VAC é diferente de inversor pra lampada fluorescente, usar inversor 12VDC > 127VAC e aí usar lampada compacta é anti-produtivo, desperdiçaria mais energia.

Lampada fluorescente tubular tem rendimentos diferentes, com T8 de 16W você desde 600lm até 950lm, dependendo da marca da lampada, as chinesas de R$ 2,50 são bem ruinzinhas.

Se não que em hipotese alguma gastar com placa solar, nem bateria, aí só veria jeito se fosse uma roda d'agua grande, digamos as de 40cm de largura, 2m de altura, pra rodar dinamo ou algum gerador qualquer. As rodas bem pequenas, aquelas de plastico ou material similar, pra bombar agua resolvem, mas devido a falta de inércia ela quase param quando colocamos qualquer peso maior. As de aço tamanho medio, coisa de 15cm de largura, 1,6m, tinhamos dessa, dá conta de uma relação de polias pra um giro em torno de 500rpm num dínamo, pra esse giro só fazendo alguma modificação porque nenhum alternador comercial ou dinamo opera até o fim da carga de uma bateria (Sim, você teria que deixar o dinamo carregando a bateria durante digamos 18 horas, e usar a bateria por digamos 6 horas, ou carregar durante a semana e descarregar no fim de semana, mas 150A pra um fim de semana é pouco demais a meu ver).

Uma solução meio termo é não usar roda d'agua, e sim turbinas Pelton, que tem mais rotação e exigem menos agua, uma turbina de digamos 40cm, com cano de 40mm com fluxo tipo 1000l.hora, deve dar torque suficiente pra uma relação (Correia e polias) dar uns 900rpm num alternador automotivo normal. Se você googlar sobre as turbinas Pelton verá que até que são de fácil fabricação (Talvez não pra você que precisaria comprar soldador e adquirir prática, mas pra um serralheiro sim).

A partir de 12V armazenados numa bateria você pode usar quase tudo, exceto geladeira e ar-condicionado porque gastam demais, mas o resto dos eletroeletronicos normais numa casa vai tranquilo. Lampada fluorescente, TV LCD pequena, parabolica, ventilador pequeno, radio, CD, alimentar notebook, alimentar roteador sem fio, tudo isso é bem práticavel a partir de 12V com um nível apenas mediano de dificuldade. Há ainda inversores baratos hoje, pra 150 ou 300W, que dariam conta de notebook, TV LCD 21", carregadores pequenos tipo celular ou de pilhas, mas com inversor o rendimento, ou o aproveitamento, da energia é sempre piorado, e usar aparelhos maior como TV 20" ou mais significa gastar uma bateria de 12V 150A em 4 horas.

Devido ao custo que uma roda d'agua ou turbina pode ter, veja as placas solares. Se já tem a roda d'agua, pode medir a rotação dela, alguma energia você conseguirá extrair dela com certeza mediante polias, mas pode ser tão pouco que não compense. Usando aqueles 'rare earth magnets' da DealExtreme tentei fazer um dinamo com bobinas fixas, girando 12 desses magnetos, presos num centro de 20cm, com resina, com os polos intercalados, usando 6 trafos AC de 110V em serie, conseguia uns 50V em aberto com 400RPM (Parafusadeira), mas aplicado numa bateria 12V 7A circulavam apenas 200mA, quase nada, num dia juntaria 4,8A, é pouco demais, 2 fluorescentes de 8W de 350lm cada consumiriam isso em 4 horas, mas o que são 700lm? Quase nada, o mesmo que um lampião a gas. Precisa uns 20W pra iluminação decente de cada ambiente.

Dia desse no supermercado ví lamparina por R$ 20, peguei uma, já gastei tanto tempo com luz de emergencia, e fluorescente 12V, que esses R$ 20 seria o que você gastaria por ano pra cada ponto de luz, vou testar se o modo old-style gasta menos :-)

obrigado pelo esclarecimento Faller,

bom

eu vi na tv que por mais ou menos 3 mil reais da para fazer um gerador pequeno com um certo tipo de imã gurando no meio de circuitos para gerar eletrecidade, o suficiente para gerar 110 ou 220

sera que posso fazer algo que seja barato e que seja eficas?

Dá uma pesquisada na alterima.com.br , eles tem geradores mais baratos que isso, mas claro que depende da potencia. Mas são do tipo dinamo, ou seja, aumenta o volume de agua aumenta a rotação e aumenta a tensão, e conforme o consumo a rotação do gerador cai e a tensão cai junto ficando baixa. Pra represas pequenas esses geradores são meio chatos por isso.

Veja uma turbininha Pelton com polia ligada a um dinamo, carregando bateria 12V, como a opção mais barata. Talvez mesmo preço que placa solar de potencia similar, com a vantagem da bateria se carregada inclusive a noite com a turbina, por isso digo que ideal é conjugar ambos, solar fotovoltaico e hidroeletrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola rubemll,

obrigado por me ajudar, estou vendo sobre turbina pelton e tambem a placa solar,

aqui no sitio tem 2 nascentes, e tambem um lago onde passam o rio com a vasão continua, (não medi a vasão da agua ainda) mas a vasão é feita por um cano de 6 polegadas porém com a redução do cano para 4 polegadas provavelmente a presão é maior, referente a roda ou turbina, estarei testando com conjunto de polias para uma rotação maior porém

vou teste com gerador aeolico, usando motor de passo da impressora hp e se der certo, fazei um gerador eolico e um com roda d'agua, entretanto, a placa solar não é muito cabivel, pois não terei energia natural igual ao vento e agua.

referente a lampada, vou verificar no mercado livre e dando certo, vou comparar com leds de alto brilho, que por sinal são mais economicos, dando certo postarei aqui o resultado, e tambem os circuitos da placa, e o esquema todo, vou testar o conjunto eolico com com roda d'agua

obrigado por ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A estória de alto brilho ser mais economico é meio falaciosa na prática.

Por exemplo, lampada fluorescente T5 de 14W 1400lm na elbran.com.br por R$ 15, somado a inversor 15W da Dupliluz no ML a R$ 11,90, digamos que comprando mais de 1 o frete fique em R$ 9 pra cada, somemos R$ 18, mais uns R$ 6 dos soquetes. Dá R$ 51 por 1400lm, e 1400lm são mais que suficiente pra ambiente de até 20m² sem incomodo.

Já led, o que tenho como referência no brasil são os leds de 2,5W da neonlight, por R$ 40-45 tem 150lm. 6 deles dariam 900lm, bom pra um ambiente, mas 6 deles dariam R$ 240 então nem vou fazer conta de frete ou regulador pwm pra eles. Led menor, de 5, 8 ou 10mm não tem rendimento tipo 60 ou 80lm/W nunca, sem falar no problema do foco fechado deles. Pra ter iluminação multidirecional precisaria montar um bulbo de 36 leds de 8mm 40cd, que consomem 50mA cada em 3V, daria 0,15W cada ou 5,4W, mas daria só 300 lm, pra ter 900 lm precisaria então pouco mais de 100 leds, como led desse custa mais de R$ 1 no brasil, nem faço a conta do regulador pwm nem frete.

Na dealextreme.com, digamos que pegue o sku.5834, 6W e 200lm, a US$ 7,43. 4 deles dariam 800lm, 24W de consumo, e US$ 29,72, ou R$ 54, sem contar que como ele opera em ATÉ 12V, precisaria um buck-converter pra regular a tensão da bateria (Que chega a 13,8 ou 14,4V), um LM2575T 12 na cinestec.com.br deve estar R$ 7, digamos que com frete fique por R$ 15 com mais alguns componentes menores (Diodos, bobinas) e frete, daria uns R$ 70 por 800lm, e 24W de consumo.

Se pegar o sku.27811, 9W, 800lm, US$ 6,66, 2 deles US$ 13,32, 900lm, 18W, já fica bom. Mas segundo os comentários sabe-se lá se tem 400lm mesmo. R$ 24,50 por 18W 800lm está ótimo, mas 'la garantia soy yo' que tenha isso, sem falar que pra 1400lm precisaria diramos 3 e meio, digamos que 3 com 1200lm já fica bom (800lm pra mim é pouco), ficaria R$ 36, com 27W, e 27W acho demais. No comparativo com a fluorescente de alto rendimento fica mais barato, mas vale lembrar que tem fluorescente T8 de 1200lm com 20W, que custa R$ 4 ou 5, na sua cidade, ficando a conta desse inversor + lampada + soquetes uns R$ 31, mais barato com menos consumo e mesma luz. Sem falar que do jeito que a receita/alfandega está agora em 2010 dependendo do que você pedir ela tacha, 60%!

O sku.13286 tem melhor rendimento, 60lm com 1W, a US$ 2,74. Pra 900 lm precisaria 15 desse, ou US$ 41, e aí já paro a conta.

O sku.1105, pacote com 10 leds por US$ 1,53, fica caro, então o sku.1107, mesmos leds de 14cd, mas a US$ 5,67, na nossa conta antes tinha dito 108 leds, mas era led maior, os de 8 ou 10mm que tem 40cd, esse tem 14cd, então digamos 4 kits desse, 200 leds, a US$ 22,68, mas com o rendimento de 40lm/W (Sim, eles rendem bem menos que super-led), teriamos algo tipo 18W de consumo, e 720lm, mas ainda teria custo de algum pwm pros leds renderem e consumir no todo só 30mA.h por led, porque se usar resistor e o modo tradicional o rendimento cai pra 30lm/W já que uma quantia importante de corrente é dissipada nos resistores. Digamos que com simplicidade e sucata, 555 + IRF840, gaste R$ 9 (se tiver pratica com eletronica), ficaria R$ 41 + 9, R$ 50 por 720lm, metade da iluminação que teria com R$ 51 e fluorescente de alto rendimento, e 60% do que teria com R$ 31 com fluorescente barata de 20W.

Uma coisa que achei que nem valia a pena, mas quase vale, são as compactas 12V, tipo essas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129171572-lmpada-fluorescente-12v-econmica-13w-para-energia-12-volts-_JM

Tem 650lm, com 13W, acho pouco, então se contar 2 dá R$ 30, mais uns 15 de frete, R$ 45 pra 1300lm e 26W, tá bom. Mas se se contentar com 650lm, por economia, teria que refazer a conta dos leds acima porque o de 9W 800lm de US$ 6,66 (R$ 12,5) também serviria em tese, apesar de eu não acreditar que aquilo tenha 800lm mesmo, nem que consuma 9W (Só o que comprei foi os de "14cd" que acho mais fracos que os de 9cd vendidos no brasil, e o de 1W 60lm, que pra começo de conversa consome 0,6W, então nem sei se terá 60lm mesmo.

-------------------

Sobre os geradores, se usar motor de passo de impressora lembre o seguinte: O maximo que irá gerar é o que o motor consome, e olhe lá. Um motor de ventilador de carro, de 12V 2A, gera uns 1,5A em alta rotação, (1000RPM de furadeira), com uns 15V que até seria ideal pra carregar bateria... mas manter 1000rpm só com roda d'agua grande, ou com uma beeeeeela torre pra turbina eolica.

Vento é inconstante, precisa muito armazenamento, mas agua também não é constante. Digo, agua tem sujeira que entope cano, e tem estiagem que faz reduzir a vazão. Vento precisaria mais baterias, porque existe a possibilidade de muitos dias sem vento suficiente, e alguns dias com vento por longas horas quase todo dia, talvez se estiver na costa (Proximo ao mar) a coisa seja melhor (Ou pior, pela maresia).

Eu já me decepcionei com placa solar e com leds pra falar a verdade, mas não deixe de fazer a conta, eu sempre contabilizo iluminação normal pra fazer os calculos, se deseja apenas uma luz mínima a coisa talvez melhor pro lado das placas fotovoltaicas e leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o alternador, pra gerar a contento, exige altissima rotação.

No seu caso, como vai usar numa roda d´agua, é possivel obter tal rotação, utilizando diversas polias, e fazendo reduções até a rotação desejada.

O problema é que os alternadores automotivos não possuem imãs fixos, e dai necessitam de energia para induzí-los, para só então começarem a gerar energia.

Dá uma olhada no link abaixo e vai encontrar o que precisa e muito mais.

http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=27

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um projeto desses uma vez..

O cara disse q pra gerar com certa satisfação teve que modificar o alternador..

É o seguinte..tem q dobrar o número de espiras do estator, retirar as espiras do induzido e nele fazer sulcos (rebaixos) e fixar imans permanetes..

Porém disse também que motores de indução são mais eficientes por terem mais bobinas..po'rem todos tem q colocar imãs..

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que existe pronto pra isso é dínamo automotivo, não sei se são fabricados ainda em escala consideravel os de automovel. Em ferro-velho deve ter.

Naturalmente precisaria controlador de carga, só um amp. op. comparando tensão basicamente, pra abrir o rele quando a tensão chega no limite. Mas seria bom botar uma lampada no contato do rele oposto a bateria, pro dinamo não rodar sem carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

ola

recentemente fiz uma descoberta na area da mecanica que vai revolucionar o fornecimento de energia.

nao usa combustivel de maneira alguma, nem energia solar nem dos ventos.

trata-se de um aparelho relativamente simples que multiplica a energia mecanica,e o melhor é que pode-se conectar um aparelho em outro e multiplicar de novo a energia e assim sucessivamente, tenho um prototipo que prova isto na pratica....estou montando um que fornece energia.....preciso de uma informaçao.....vou usar um motor de ventilador para gerar energia. como faço para controlar a energia que vai sair para usar em outro motor que funciona em 117 v....

obrigado a atençao

se quiserem mais informaçoes sobre o aparelho entrem em contato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega olli, post para nós um esboço deste seu circuito mecânico que multiplica a "força" mecânica de um gerador!

preciso de uma informaçao.....vou usar um motor de ventilador para gerar energia. como faço para controlar a energia que vai sair para usar em outro motor que funciona em 117 v....
Geralmente os motores de ventiladores são por indução, eles não possuem imãs permanentes!, portanto, são incapazes de gerar energia!...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, uma dica, para alternador de carro em uso continuo, você precisa retirar o induzido e trocar por imã permanente, porque ele tem escovas e com o uso continuo, você vai trocar um par por mes, se você substituir você precisa só manter os rolamentos corretos e a limpeza, de uma pesqueisada no google você encontra como fazer isso, tem até video no youtube!

Use lampadas fluorecentes, os reatores você encontra no mercado livre, são relativamente baratos, uma lampada de 20W fluorecente ja ilumina muito!

Eu tenho algo semelhante, só q fiz menor usando uma roda de bicicleta um um moptor de passo, e bateria de nobreak, uso em acampamentos, tem funcionado bem, alimento 1 fluorecente de 20w, e 2 de 8W, e um radinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá

amigo já vi várias pessoas tentar de tudo para colocar energia nos sitios

mais todas eram ineficases a unica ideia para aquelas pessoas que querem

colocar energia eletrica nos sitios sem o axilio da cemig que eu tive e que

funcionou e funciona té hoje é:

comprei duas baterias de 12v 150a MOURA ligei elas em série e utilizei um

inversor de energia de 2000w e um gerador antigo de 950w funciona assim:

um ciclo o inversor transforma a energia das baterias em 127v que ta ligado a

rede da casa e o gerador está ligado a um carregador de bateria que quando ligado carrega a bateira e um periudo de trez horas ele carrega as baterias que duram uns 4 dias no sitio sem recarregar.

OBS:

no sitio não ha cuveiros eletricos e nem ferros de passar roupas, apenas

geladeira, tv e luz flo...

até+

att.

Luiz Souza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, tenho alguma ideia que poderá te ajudar,você deverá usar um alternador para motor AP vw pois ele já vem com reguladorde carga eletrônico, como vce vai usar roda dágua use uma bateria grande, use inversores 12v para lampadas fluorecentes ou lampas 12v comledes auto brilho que são muito economicas e para algum aparelho 11Ov como TV computador, som use um nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...