• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
ivan dourado

cálculo de horas/minutos/segundos

17 posts neste tópico

É o seguinte: até a v. 2.4 (equivalente ao staroffice 8) podia-se efetuar calculos diretos de horas. Ex.: colocando =12:30-11:40 em uma célula teríamos um resultado de 00:50:00

A partir da versão 3.0 e até a versão 3.2 RC2 recem lançada, continuamos a receber como resposta nesse tipo de operação, "Erro 502".

Ainda não pirei porque tenho uma versão do StarOffice *.0 licenciada, que não me desfaço dela, mas é bem lenta e não tem motivos para terem tirado uma funcionalidade desse tipo.

Alguem tem alguma ideia do que fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, obrigado pelo link, mas meu problema não é resultado de operações entre células mas sim, operação dentro da célula. Por exemplo, eu uso muito efetuar cálculo usando o formato de horas: =12:00-10:55 resulta em 01:05 (obviamente que a célula onde estou fazendo a operação está formatada [HH]:MM. Tenho planilhas bastante complexas nesse sentido e por isso, apesar de usar o openoffice 3 para a maior parte das tarefas, ainda mantenho uma versão do StarOffice 8 para poder fazer meus cálculos, mas ele é bem mais lento que o atual 3.0. Já tentei inclusive (porque ja tinha licenciado a versão do StarOffice 8 e recebi uma cópia da SUN) o Staroffice 9, mas infelizmente ele veio com o mesmo problema do Openoffice 3. Quando uso essa operação ele retorna Erro 502.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuo não entendendo onde está o seu problema. Somar horas, subtrair horas é possível. Basta você escolher que tipo de formato de horas você quer trabalhar (HH:MM:SS ou HH:MM).

Poderia ser mais claro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, não sei como está o seu cálculo de tempo dentro da célula, mas você pode tentar a função

= ... texto(valor_horas_fracionarias; "HH:MM:SS") ...

Por exemplo:

=TEXTO( VALOR.TEMPO("12:30") - VALOR.TEMPO("11:40"); "HH:MM:SS" ) --> 00:50:00

Observação: =12:30 - 11:40 não pode ser feito, mas ="12:30" - "11:40" pode!

exemplo: =TEXTO( "12:30" - "11:40"; "HH:MM:SS") -> 00:50:00

ou simplesmente ="12:30" - "11:40" com a célula no formato de hora.

A forma final depende de como o tempo é calculado e exibido dentro da célula

Editado por marllos
correção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tinha conseguido ver o seu link por causa de restrições de acessos a sites aqui na minha empresa. Me desculpe, respondi meio no escuro. Você mencionou alguma coisa em ter problemas de cálculo com datas dentro de uma célula. Entendi que você estava não fazendo a operação direta como =A1 - A2; que funciona sem problema, mas fazendo cálculos de datas junto com outros cálculos dentro da mesma célula. Se você quiser falar o problema de novo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marllos,

Eu não tenho qualquer problema. Aparentemente quem tinha problemas e resolveu foi o nosso amigo que abriu o tópico. Apenas coloquei para ele, assim como para você que o Br Office 3.1 faz sim soma e subtração de horas desde que você formate as colunas com este formato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Francisco Meyen,

OK, me desculpe.... Não percebi que estava postando com você, minha intenção era responder ao ivan dourado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, eu não desapareci do circuito não, apenas não tive tempo durante a semana de entrar na internet devido a muito trabalho, e como esse é um problema meio crônico que surgiu a partir do openoffice 3 e eu nao me desfiz da versão velha, continuei trabalhando normalmente mas sempre tentando na medida em que posso trocar ideias nos foruns, tentar solucionar o problema, porque afinal, é algo que funcionava corretamente e simplesmente deixou de funcionar.

Eu estou sendo mal entendido, formatar células é coisa muito simples e desde o inicio eu fui claro que meu problema não é fazer operações com datas entre duas células. meu problema consiste em fazer operações com datas dentro de uma formula e nesse passo até o marllos passa uma saida que funciona mas onde eu teria que complicar demais transformando numeros em textos, etc...

Passo a seguir um exemplo de calculo dentro de uma formula que uso para apurar um determinado valor:

=SE(R1870="";"";((T1870/0,0364583333333333)*0,0416666666666667))

obviamente, não digitei esses infinitos numeros mas sim a seguinte formula:

=SE(R1870="";"";((T1870/00:52:30)*01:00:00))

no momento em que eu digito <enter> automaticamente o staroffice 8 e o openoffice até a versão 2.4, fazem a conversão para números dentro da fórmula como mostrado na primeira acima.

A partir da versão 3 do openoffice e obviamente a versão 9 do staroffice (porque são iguais) não tem essa funcionalidade, retornando Erro: 502.

Essa é a minha dúvida. penso que aqgora fui bem claro nas minhas explanações. se alguem souber como resolver o problema, agradeço pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ivan,

Desculpe as tentativas anteriores mas realmente não tinha ficado claro para mim o que você queria fazer (e ainda quer). Só mais uma coisa, na célula R1870 tem o que? um número simples, um valor (R$) ou horas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as células da coluna R (inclusive a 1870) contem o fim do horário noturno quando ele existe (pode estar vazio se o trabalho foi diurno somente) em formato de horas também.

obrigado pela pronta ajuda.

Editado por Flavio Soares
Não poste em sequencia, use a função EDITAR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ivan,

Obrigado pelo posicionamento. Acho que você deveria procurar o fórum do Br Office e colocar sua dúvida lá também. Afinal, eles desenvolveram, modificaram uma ferramenta que nos é útil mas, pelo que parece, tem algum "defeito" no seu desenvolvimento. Coisa normal para quem sabe o que é desenvolver alguma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, "reabrindo" a discussao sobre calculo envolvendo tempo no BrOffice eu tenho o seguinte problema que nao consigo resolver:

Estou tentando montar uma planilha para controle de um banco de horas. Para isso estou inserindo nas colunas as horas (com celulas devidamente formatadas para hh:mm:ss) de entrada e saida de cada turno e calculo o total de tempo trabalhado em um dia.

O problema aparece quando eu calculo a diferenca entre o que foi efetivamente trabalhado e a jornada ideal de trabalho. Se a jornada trabalhada é superior a jornada ideal, tudo ok. Agora quando é o inverso, o BrOffice calcula o tempo levando em consideracao a troca de dia. Alguem tem uma ideia de onde estou errando?

Abaixo um exemplo pratico {entre colchetes é comentario}:

A1 = 8:00:00 {entrada manha}, A2 = 12:25:30 {saida manha}

A3 = 14:00:00 }entrada tarde}, A4 = 19:00:00 {saida tarde}

A5 = (A2-A1) + (A4-A3) { = 9:25:30, jornada do dia}

A6 = 8:00:00 {jornada ideal}

A7 = A5 - A6 {ok, resultado é 0:25:30}

porém se eu fizer

A8= A6 - A5

o resultado será 22:34:30

quando eu quero que ele me apresente o resultado -1:25:30.

Tem como fazer isso no BrCalc????

Grato.

------

Respondendo eu mesmo o topico:

Acabei usando uma solucao "meio gambiarra", pois fiz uma celula com um teste "=se(A6>A5; A6-A5; A5-A6)

desta forma eu consigo o que quero.

Queria fazer de forma simples como o MSW faz, mas os dois programas nao funcionam exatamente da mesma maneira.

----------

Editado por CTEng
Topico resolvido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

=SE(A5>A6;A5-A6;A6-A5)

="24:00"-(A6-A5)

Duas fórmulas para não dar o erro que você falou....

Resultado de valor negativo não existe, senão poderíamos voltar no tempo.... heheheh

Espero ter ajudado

Até mais!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grandin,

no caso como é uma planilha de banco de horas, sim, eu posso tratar o tempo como negativo pois significa que houveram horas a menos de trabalho efetivo do que as que deveriam ter sido feitas. Quando o tempo for positvo, então é porque o funcionario trabalhou mais tempo do que a jornada contratada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0