Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TP-Link WR941ND: Firmware/Impressões


icefly

Posts recomendados

Tenho um modem DSL-500b ligado na porta WAN do meu TP-LINK WR74ND.

De início funciona tudo normal, mas depois de pouco tempo o Wi-Fi do TPLINK apenas envia o sinal, mas ningém consegue conectar.

Os computadores ligados via cabo no TPLINK funcionam corretamente, mas o Wi-Fi dá problema.

 

Problema que só pode ser resolvido ao reiniciar o roteador e que pouco tempo depois retorna.

 

Ah! O led WLAN fica apenas aceso ao invés de piscar aleatóriamente quando ninguém consegue conectar.

Alguém sabe o que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos sintomas isso parece problema de configuração. Problemas causados por choque de canais ou alguma interferência eletromagnética. Use software tipo wifi analyser e veja se não ta tendo choque de canais.  A interferência e má qualidade do sinal gera uma quantiidade grande de pacotes corrompidos acaba congestionando e obtruindo os buffers do router, talvez a fila do nat e que acaba derrubando o wifi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até ser problema de configuração.

Mas eu tentei de tudo no Firmware stock da TP-Link. Deixei até a configuração original e dava sempre o mesmo problema.

A solucao foi dar flash no ddwrt e setar o Wi-Fino canal 6 que é o unico que a pontencia de transmissao nao é 18dBm e sim 20dBm.

Uma porcaria o 941ND V5.

Recomendo TP-Link a todos, mas nao dei sorte de pegar uma versão boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui onde moro ficava assim, coloquei um no canal 11 e outro no canal 1 depois da análise usando o wifianalyzer e resolver. Fiz isso usando o firmware original mesmo.

 

Geralmente o canal 6 é o mais congestionado, pois a maioria dos roteadores quando estão no automático setam para esse canal. 

 

 

Agora a minha não é a versão 5 é a 3 se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui onde moro ficava assim, coloquei um no canal 11 e outro no canal 1 depois da análise usando o wifianalyzer e resolver. Fiz isso usando o firmware original mesmo.

 

Geralmente o canal 6 é o mais congestionado, pois a maioria dos roteadores quando estão no automático setam para esse canal. 

 

 

Agora a minha não é a versão 5 é a 3 se não me engano.

Sua versão é beleza, tenho um amigo que também nao tem problema com essa versão... hehehe

Eu testei aqui em todos os canais. Mas eu dei sorte que o canal 6 aqui na minha residencia é o menos congestionado.

Raro ver isso acontecer. mas é verdade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É raro mesmo, mas que bom que funcionou.


Agora tem uma coisa eu tenho GVT tV e o powerbox dele vem com wifi, sendo que eu deixo desligado pois quando ligo a rede cai toda. Não dá para saber pois no powerbox não dá para fazer configurações de canal. Então só to usando os tplinks e deixo o wifi da gvt desligado e ligar e cai na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Depois de um tempinho, voltei hehehe.

 

Está tudo funcionando certinho entre os dois roteadores (base: WR941ND / repetidor: TL-WR841N). Olhando nas configurações, encontrei esse ponto no wireless:

 

- Largura de canal: está no automático, sendo que nas opções há 20Mhz e 40Mhz. 

 

Gostaria saber duas coisas:

 

1- Qual a influência de ambas frequências, e qual a mais adequada? No repetidor deixei conectado o PS3, home theater, receptor Sky (HD Plus) e uma tela LED

2- Por exemplo, se mudar um para 20Mhz e o outro para 40Mhz, o WDS continuará funcionando normalmente ou nessa mudança daria alguma incompatibilidade? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Venho notando há um tempo ocorrendo algo: problema na parte do wi-fi. Mas qual seria esse problema? Explico:

 

Quando a luz do 'Sys' ou permanece acesa sem ser intermitente, ou apaga, não consigo conectar pelo wi-fi, muito menos o painel de controle do mesmo. A única solução para quando ocorre isso, é reiniciar 'na mão', ou seja, tirar o cabo de força e religar.

 

Seria solução tentar uma atualização de firmware, ou é melhor não mexer com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Pode até ser problema de configuração.

Mas eu tentei de tudo no Firmware stock da TP-Link. Deixei até a configuração original e dava sempre o mesmo problema.

A solucao foi dar flash no ddwrt e setar o Wi-Fino canal 6 que é o unico que a pontencia de transmissao nao é 18dBm e sim 20dBm.

Uma porcaria o 941ND V5.

Recomendo TP-Link a todos, mas nao dei sorte de pegar uma versão boa...

Procurei o DDWRT para o 941ND e não tem na página do programa. Como fez então? Grato.

Olha tenho aqui um velho Krazer 254 NG. Ele tem 500 mw de potência, mas é possível dobrá-la. Fiz isso e coloquei uma antena de 20 DBs. Ele chega bem em todos os cômodos da casa. Mas ele é de apenas 54 mbps. Então decidi comprar o TP-link 841 ND, com duas antenas e 300 mbps. Não chegou nem perto do Krazer. Comprei então o TP-Link 941 ND, com três antenas que, no mercado livre, promete longa distância. Não chegou nem perto do Krazer. Coloquei então o 841 ND como repetidor, os dois no canal 10. O sinal ficou forte em toda a casa, mas trava de vez em quando. Como não sei qual dos dois trava, tenho que reiniciá-los, o que é um saco. Alguém tem solução para isso? Eu não recomendo mais nada dessa TP-link. É muito ruim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Odorico, tudo bom? Boa tarde ?

 

 a tplink fabrica equipamento muito bons PARA FAIXA DE PREÇO dela e para o que ela se propões a fazer. O seu Krazer ao contrário da tplink é mais indicado para área externa, embora de baixo custo é uma linha um pouco profissional mais idicado para área externa devido a grande protÊncia do rádio. Potência de rádio não indicada para ambientes fechados por ser muito grande pois ele chega a 1000mw.  Para área interna é recomendado ao invés de um aparelho potente vários com menor potência de saída efetiva. Essa limitação de potência é recomendada e em alguns países é até lei devido as emissões de ondas de rádio.

 

Quanto ao  DDWRT para tplink possue sim no site do DDWRT procure direito, tem lá. Ao menos a ultima vez que olhei tinha, não para todas as versões do 941nd mas tinha para mais de uma,  mas ele não vai aumentar a potência do rádio do seu roteador. O DDRWRT na no 1043nd por exemplo dá para transforma-lo em um pequeno servidor de storage por conta da USB, é interessante.

 

Quanto ao alcance o número de antenas não quer dizer maior alcance, não tem nada a ver. A quantidade de mbps também não tem nada a ver com alcance. Número de antenas e banda em mbps tem haver com throughput da sua rede wifi, se vocÊ não transfere grande volume de arquivos na ou tem muitos usuários acessando a internet não justifica de uma rede wifi de 300mbps não vai fazer diferença para os 150mbps do teu krazer a 500mw.   Você deveria ter pesquisado e estudado melhor antes de comprar.  

 

O 941nd tem 80mw, o seu Krazer tem dois modos, G e N no modo G ele funciona a 1000mw e a 54mbps e no modo N ele funciona a 150mbps e a 500mw se não me falha a memória, isso deve estar no manual dele. Para a grande maioria dos usuários domésticos,  150mbps é mais que suficiente. Mas cada um saber as suas reais necessidade, só to pedindo para ver se realmente precisa de 300mbps de throughput, que na verdade nem chega a isso.

 

Vem a pergunta, você precisa desse throughput mesmo? Se sim, você quiser continuar com os tplink que não são aparelhos proficionais pode comprar uns aps e instalados como repetidores, mas não se esqueça dependendo do modo que configurar cada repetidor adicionado pode diminuir o throughput pela metade. Se puder vocÊ pode ligar um ao outro via cabo e garantir o throughput máximo da seu aparelho wifi eu fiz assim, mas nem sempre é possível. Para cobrir uma área fechada essa é a melhor opção inclusive que colocar apenas 1 aparelho super pontente, eu prefiro colocar mais de um, ao menos no momento tem sido melhor.

 

Outra aterntaiva já que está achando os aparelhos da tplink ruim, é comprar aparelhos de qualidade, procure marcas tipo, por exemplo 3com, hive, Netgear mas compre os modelos top de linha para áreas internas, pois nos modelos mais básicos terás resultados similareas ao tplink um pouco melhor é claro mas pelo que me diz não vão resolver seu problema, pois se como falei para área interna a coisa é diferente. Você poderia também optar aon invéz de 2.4ghz por o padrão mais novo de 5.6ghz. 

 

Se lembre alcance é potência efetiva de saída. :)

 

Há várias alternativas, mas tem que estudar para não correr o risco de comprar algo que seja voltado para outra finalidade que não a sua.

 

Eu  não recomendo colocar um aparelho de 1000mw dentro de casa, mas cada um faz as suas escolhas. Eu mesmo tenho dois de 80mw e atende muito bem. MAs cada caso é um caso.

 

Se ainda queres um aparelho potente, procure os da linha da aprouter com 400mw, tem o intelbras WIN 240 que tem 500mw. Mas recomendo ainda que estude as tecnologias e alternativas antes de comprar. Veja antens de tudo se você não está gastando dinheiro em vão e se seu krazer já não estava te atendendo, pois de repende você compra algo novo pensando que vai melhorar em algo, mas como o atual já atendia não vai fazer diferença alguma, ou no teu caso como comprou aparelho para propósito diferente do seu anterior ficou achando que era pior, cuidado para não comprar um tratô para correr o paris daka kkkk.

 

ok amigo?  Consegui ajudar.

 

Outra coisa, esses aparelhos da tplink não dá para uso profissional com grande número de clientes.  É aparelho para uso doméstico. Se quer algo mais parrudo tem que ir para outro segmento, não só os da tplink qualquer aparelho para uso doméstico não aguenta tranco de uso corporativo ou público. Ai lógico que tudo tem um custo. Esses seu da Krazer como os da aprouter, são uma linha mais simples dos aparelhos ditos profissionais, são os profissionais de baixo custo, esse seu modelo inclusive você encontrava duas versões o com a carcaça e o sem a carcaça, ambos eram montados na caixa ermética para ir para as torres dos prédios, a diferença que o com a carcaça era um pouco mais caro e os vendedores diziam que poderia ser usado também para área interna, mas a placa é a mesma. Quando ao uso cada caso é um caso que tem que ser havaliado separadamente.

 

Basicamente é isso. Espero ter contribuído em algo.

 

 

Abraço e

Boa sorte! :)

 

 

 

 

 

 

Procurei o DDWRT para o 941ND e não tem na página do programa. Como fez então? Grato.


Olha tenho aqui um velho Krazer 254 NG. Ele tem 500 mw de potência, mas é possível dobrá-la. Fiz isso e coloquei uma antena de 20 DBs. Ele chega bem em todos os cômodos da casa. Mas ele é de apenas 54 mbps. Então decidi comprar o TP-link 841 ND, com duas antenas e 300 mbps. Não chegou nem perto do Krazer. Comprei então o TP-Link 941 ND, com três antenas que, no mercado livre, promete longa distância. Não chegou nem perto do Krazer. Coloquei então o 841 ND como repetidor, os dois no canal 10. O sinal ficou forte em toda a casa, mas trava de vez em quando. Como não sei qual dos dois trava, tenho que reiniciá-los, o que é um saco. Alguém tem solução para isso? Eu não recomendo mais nada dessa TP-link. É muito ruim!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allbass

 

O firmware original dele tem controle de banda veja se lhe satisfaz. Se não veja o DDWRT.

 

Excelente firmware o dd-wrt.  Mas tem que ter um conhecimento melhorado de configurações senão se perde nos recursos.

 

Uma coisa que observei no 741ND com dd-wrt é que não dá para mudar a classe de IP que está como default do dd-wrt. Tem que permanecer o IP da Lan como 192.168.1.1.

Ele até aceita mudar mas não vai navegar.

E não conecta com chave de criptografia wpa2.

Isto falando em configurar o roteador como cliente. 

 

Se configurar como AP não sei se ocorre a mesma coisa.

Pois na verdade no firmware original da TP-link este modelo o 741nd não tem a opção cliente roteado.

 

Mas deu para constatar que é uma falha do firmware dd-wrt e também não sei se ocorre o mesmo com outro modelos tp-link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Odorico, tudo bom? Boa tarde ?

 

 a tplink fabrica equipamento muito bons PARA FAIXA DE PREÇO dela e para o que ela se propões a fazer. O seu Krazer ao contrário da tplink é mais indicado para área externa, embora de baixo custo é uma linha um pouco profissional mais idicado para área externa devido a grande protÊncia do rádio. Potência de rádio não indicada para ambientes fechados por ser muito grande pois ele chega a 1000mw.  Para área interna é recomendado ao invés de um aparelho potente vários com menor potência de saída efetiva. Essa limitação de potência é recomendada e em alguns países é até lei devido as emissões de ondas de rádio.

 

Quanto ao  DDWRT para tplink possue sim no site do DDWRT procure direito, tem lá. Ao menos a ultima vez que olhei tinha, não para todas as versões do 941nd mas tinha para mais de uma,  mas ele não vai aumentar a potência do rádio do seu roteador. O DDRWRT na no 1043nd por exemplo dá para transforma-lo em um pequeno servidor de storage por conta da USB, é interessante.

 

Quanto ao alcance o número de antenas não quer dizer maior alcance, não tem nada a ver. A quantidade de mbps também não tem nada a ver com alcance. Número de antenas e banda em mbps tem haver com throughput da sua rede wifi, se vocÊ não transfere grande volume de arquivos na ou tem muitos usuários acessando a internet não justifica de uma rede wifi de 300mbps não vai fazer diferença para os 150mbps do teu krazer a 500mw.   Você deveria ter pesquisado e estudado melhor antes de comprar.  

 

O 941nd tem 80mw, o seu Krazer tem dois modos, G e N no modo G ele funciona a 1000mw e a 54mbps e no modo N ele funciona a 150mbps e a 500mw se não me falha a memória, isso deve estar no manual dele. Para a grande maioria dos usuários domésticos,  150mbps é mais que suficiente. Mas cada um saber as suas reais necessidade, só to pedindo para ver se realmente precisa de 300mbps de throughput, que na verdade nem chega a isso.

 

Vem a pergunta, você precisa desse throughput mesmo? Se sim, você quiser continuar com os tplink que não são aparelhos proficionais pode comprar uns aps e instalados como repetidores, mas não se esqueça dependendo do modo que configurar cada repetidor adicionado pode diminuir o throughput pela metade. Se puder vocÊ pode ligar um ao outro via cabo e garantir o throughput máximo da seu aparelho wifi eu fiz assim, mas nem sempre é possível. Para cobrir uma área fechada essa é a melhor opção inclusive que colocar apenas 1 aparelho super pontente, eu prefiro colocar mais de um, ao menos no momento tem sido melhor.

 

Outra aterntaiva já que está achando os aparelhos da tplink ruim, é comprar aparelhos de qualidade, procure marcas tipo, por exemplo 3com, hive, Netgear mas compre os modelos top de linha para áreas internas, pois nos modelos mais básicos terás resultados similareas ao tplink um pouco melhor é claro mas pelo que me diz não vão resolver seu problema, pois se como falei para área interna a coisa é diferente. Você poderia também optar aon invéz de 2.4ghz por o padrão mais novo de 5.6ghz. 

 

Se lembre alcance é potência efetiva de saída. :)

 

Há várias alternativas, mas tem que estudar para não correr o risco de comprar algo que seja voltado para outra finalidade que não a sua.

 

Eu  não recomendo colocar um aparelho de 1000mw dentro de casa, mas cada um faz as suas escolhas. Eu mesmo tenho dois de 80mw e atende muito bem. MAs cada caso é um caso.

 

Se ainda queres um aparelho potente, procure os da linha da aprouter com 400mw, tem o intelbras WIN 240 que tem 500mw. Mas recomendo ainda que estude as tecnologias e alternativas antes de comprar. Veja antens de tudo se você não está gastando dinheiro em vão e se seu krazer já não estava te atendendo, pois de repende você compra algo novo pensando que vai melhorar em algo, mas como o atual já atendia não vai fazer diferença alguma, ou no teu caso como comprou aparelho para propósito diferente do seu anterior ficou achando que era pior, cuidado para não comprar um tratô para correr o paris daka kkkk.

 

ok amigo?  Consegui ajudar.

 

Outra coisa, esses aparelhos da tplink não dá para uso profissional com grande número de clientes.  É aparelho para uso doméstico. Se quer algo mais parrudo tem que ir para outro segmento, não só os da tplink qualquer aparelho para uso doméstico não aguenta tranco de uso corporativo ou público. Ai lógico que tudo tem um custo. Esses seu da Krazer como os da aprouter, são uma linha mais simples dos aparelhos ditos profissionais, são os profissionais de baixo custo, esse seu modelo inclusive você encontrava duas versões o com a carcaça e o sem a carcaça, ambos eram montados na caixa ermética para ir para as torres dos prédios, a diferença que o com a carcaça era um pouco mais caro e os vendedores diziam que poderia ser usado também para área interna, mas a placa é a mesma. Quando ao uso cada caso é um caso que tem que ser havaliado separadamente.

 

Basicamente é isso. Espero ter contribuído em algo.

 

 

Abraço e

Boa sorte! :)

OLÁ, Vianney,

 

Ótima explicação. Aprendi muito. Meu conhecimento é bem básico nesta área. Meu objetivo é ter uma conexão estável na casa inteira. Como o local onde fica o Tp-link dista uns 30 metros o meu quarto, acontece que o sinal chega com 2 tracinhos e o smartphone, por exemplo, rejeita como conexão ruim. Então, fiz o seguinte: coloquei o 941 como base e o 841 como repetidor, ambos no canal 13, com o mesmo nome e senha. O sinal está forte agora, mas está ocorrendo quedas de internet, ou seja, sinal forte, mas sem conectividade. Aí tenho que reiniciar os dois para que volte ao normal.

Minha conexão aqui é Velox de 5 mb somente.

 

Grato pela ajuda, foi por demais útil. Tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...

POR FAVOR ME AJUDEM! a dor de cabeça é tanta que ja estou me arrependendo de comprar esse roteador!

 

sempre usei o modem adsl speedtouch 510 roteado ppoe + dlink dir-500b, ambos nunca me deram problema. fácil fácil configurar

pois bem, meu dlink morreu e resolvi comprar esse tp-link

 

o problema: após configurá-lo, nem todos os dispositivos se conectam na rede wifi. o notebook que estou usando agora conecta normalmente, assim como meu celular. porém outros notebooks/celulares de casa não conectam. no caso dos notebooks, o problema é conexão nula/limitada

 

ja re-configurei o speedtouch + tplink várias vezes, ja atualizei o firmware do tplink, ja habilitei/desabilitei DHCP, ja tentei usar ip fixo nos not's que não conectam e nada!

alguém pode me dar uma luz? :( :( :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Nos dê mais detalhes. Por exemplo, qual o IP do seu modem e qual o IP que estás trabalhando na rede do tplink. Nos passe essa informação.

 

Se forem na mesma faixa mude a rede do tplink de 192.168.0.1 para 172.16.182.1

Não sei se esse é o caso, mas é um erro muito comum cometido  pela galera, e isso acontece independente da marca do equipamento, já vi em  diversas marcas.

 

 

POR FAVOR ME AJUDEM! a dor de cabeça é tanta que ja estou me arrependendo de comprar esse roteador!

 

sempre usei o modem adsl speedtouch 510 roteado ppoe + dlink dir-500b, ambos nunca me deram problema. fácil fácil configurar

pois bem, meu dlink morreu e resolvi comprar esse tp-link

 

o problema: após configurá-lo, nem todos os dispositivos se conectam na rede wifi. o notebook que estou usando agora conecta normalmente, assim como meu celular. porém outros notebooks/celulares de casa não conectam. no caso dos notebooks, o problema é conexão nula/limitada

 

ja re-configurei o speedtouch + tplink várias vezes, ja atualizei o firmware do tplink, ja habilitei/desabilitei DHCP, ja tentei usar ip fixo nos not's que não conectam e nada!

alguém pode me dar uma luz? :( :( :(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, obrigado por tentar ajudar vianney

 

bom, quando se trata de ip fico meio confuso, talvez seja isso que eu esteja errando.

mas eu sempre deixei minhas configurações como ip dinamico/automatico, e, pelo menos no dlink, nunca tive problema

 

bom, fiz o que você falou:

 

resetei o tplink, na configuração WAN deixei como ip dinamico e na configuração LAN mudei a faixa de ip, desabilitei o DHCP e fiz as configurações básicas wireless (ssid e senha). salvei, reiniciei o modem porém o problema ainda persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo, não foi isso que disse para você fazer. :)  Você refez algumas configurações do roteador e do modem  mas não fez nada que recomendei. kkk

Recomendo que chame alguém com mais experiencia na área para fazer isso para você, pelo que to percebendo tudo indica que o problema é esse de configuração mesmo.

 

VocÊ também não disse o que pedi quais ranges de ip está configurado os dois equipamentos para rede interna?  Fica difícil ajudar se você não nos dar mais informação. O que acontece muitas vezes, embora não sempre. É que se a rede interna do seu modem tiver a mesma faixa de ip, por exemplo, a rede interna do seu modem for 192.168.0.1 e a rede interna do seu roteador for também 192.168.0.1 o roteamento não funciona. Algumas operadoras agora tem optado por mudar essa configuração nos modens, por exemplo, já vi modens da GVT com configuração 192.168.25.1 para rede Interna. Eu geralmente quando dá esse problema configuro o IP da rede Interna para 172.16.182.1. Você não precisaria mudar nada no modem só na configuração do IP do DHCP do seu roteador de 192.168.0.1 para 172.16.182.1 caso use o serviço do DHCP.

 

Isso não ocorre sempre, vai depender da configuração padrão dos dosi equipamentos. Não chega a ser uma incompatibilidade. Muitos powerbox da GVT já estão vindo com IP para rede Interna diferente do padrão de fábrica para evitar esse problema.

 

Se tiver dificuldade recomendo que procure alguém que faça isso para você.

 

Abraço

 

opa, obrigado por tentar ajudar vianney

 

bom, quando se trata de ip fico meio confuso, talvez seja isso que eu esteja errando.

mas eu sempre deixei minhas configurações como ip dinamico/automatico, e, pelo menos no dlink, nunca tive problema

 

bom, fiz o que você falou:

 

resetei o tplink, na configuração WAN deixei como ip dinamico e na configuração LAN mudei a faixa de ip, desabilitei o DHCP e fiz as configurações básicas wireless (ssid e senha). salvei, reiniciei o modem porém o problema ainda persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Amigos.

 

Gostaria de ajuda de vocês.

Tenho um D-link DI 524 e minha utilização é a seguinte:

 

1 desktop via cabo

2 celulares

1 tablet

 

Internet da NET - 10mb

 

Quando uso o desktop jogando a navegação nos celulares ou tablet é muito ruim.

Nem aplicativo do facebook abre direito.

 

Quando uso youtube no celular ou tablet, a navegação no PC tb fica prejudicada.

 

A utilização em apenas 1 aparelho é normal.

 

Então, fui recomendado a trocar de aparelho pois ele é bemmmmm antigo e acredito que não esteja dando conta de "tantos" aparelhos juntos.

 

vocês poderiam dizer como é a utilização de vocês nesse modelo da TP-Link?

jogos?

quantos aparelhos ao mesmo tempo?

estabilidade para ver videos em FullHD.

Baixar coisas pelo torrent.

 

Hoje o custo desse aparelho é em torno de 140...150...160 no site Boa Dica aqui do RJ.

 

 

abraços e obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...