Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TP-Link WR941ND: Firmware/Impressões


icefly

Posts recomendados

  • Membro VIP

Ai vão umas pequenas impressões sobre o roteador wireless TL-WR941ND da TP-Link (é uma marca criada em 1996 na China que entrou no mercado internacional em 2005).

Este modelo TL-WR941ND achei no Mercado Livre a partir de R$ 110 com vendedores certificados. O design dele segue o feijão com arroz, nada de extravagante.

wr941nd.th.jpg

As 3 primeiras fotos são apenas pra ilustrar, pois na real o roteador tem um visual diferente, com o logo prateado TP-Link na parte de cima e o botão verde do QSS no lado direito, como visto na 4ª imagem na direita e nesse video www.youtube.com/watch?v=DzkFyVfECck

**********************

**********************

**********************

**********************

O padrão 802.11N:

Segue um pequeno histórico da criação desse padrão e da queda dos preços.

Os preços dos roteadores compatíveis com o padrão 802.11N caíram bastante nos últimos tempos, coincidindo depois da homologação final do padrão N pela IEEE no final do ano passado, depois de uma novela de quase 2 anos (mais detalhes podem ser lidos no

Wikipédia).

Já dá pra achar roteadores desse padrão quase por R$ 100; antes um não saía por menos de R$ 300.

Antes da homologação final do padrão N ocorrida em novembro de 2009, praticamente todas as marcas lançaram roteadores baseados nas primeiras especificações do padrão N, por isso são chamados de Draft, ou seja não é o padrão definitivo.

O WR941ND é um Draft N, mas isso não impede que ele ofereça conexão de até 300Mbps; talvez com uma futura atualização de firmware, ele possa ser transformado num genuíno roteador de padrão N, seguindo as especificações do padrão finalizado, mas enquanto isso não esquento a cabeça com esses detalhes rs.

**********************

**********************

**********************

**********************

O router:

As três antenas omni-direcionais são de 3dbi e rosqueáveis (a maioria dos roteadores do mercado usam antenas de 2dbi); elas podem ser trocadas por outras mais potentes da própria TP-Link, para se conseguir maior alcance e intensidade de sinal.

Para redes domésticas internas, não faz muito sentido trocar por antenas maiores que 8dbi; a própria TP-Link vende uma de 8dbi, com uns 30cm de altura.

Pra começar a configuração dele, deve ser acessada a página de setup dele através do endereço 192.168.1.1 e com o usuário e senha padrão admin.

Não sou expert em configurar redes e por isso apanhei um pouco na configuração do roteador para fazê-lo se entender com meu modem SpeedTouch 510V6 fornecido pela UOL com configurações travadas e roteado.

Mas foi só mudar o IP Adress do roteador na aba Network de 192.168.1.1 para 10.0.0.1 que voilá: já tive conexão com a web.

Mas simples impossível. Depois dessa mudança, o endereço da página de configuração do roteador também muda para 10.0.0.1.

33768018.th.jpg.

* EDIT: O esquema ai em cima, funcionou enquanto o modem SpeedTouch 510V6 estava roteado; depois que consegui desbloquear esse modem e deixá-lo em modo brige, a configuração do roteador wireless ficou com o IP original 192.168.1.1 e o PPPOE ativado, com o nome do usuário e senha do meu provedor.

O esquema da minha rede ficou assim:

finalb.th.jpg

Também, por questões de segurança, é bom mudar a senha que dá acesso ao setup do roteador pois a dupla admin - admin é muito manjada; também é bom ativar a criptografia do sinal wireless, pra evitar que no mínimo peguem carona na sua banda.

**********************

**********************

**********************

**********************

Desempenho:

* Edit:

Em comparação com meu antigo roteador Encore ENHWI-N com uma antena de 5dbi, o TP-Link dá sinal melhor em todas as situações (não poderia ser diferente, por causa da potência maior e das 3 antenas).

* Edit: Tive que refazer todos os testes por causa do programa WirelessMon que usei; ele não faz medições tão boas quanto o Vistumbler que é mais confiável.

Sinal a 2m sem barreiras - 100% nos dois roteadores

Sinal a 5m (passa por uma parede grossa e um corredor) - TP-Link 100% x Encore 65%

Sinal a 10m (passa por uma parede) - TP-Link 100% x Encore 81%

1vertx.th.jpg

Os testes foram feitos com um notebook LG equipado com uma placa wireless Ralink de 300Mbps, compatível com as velocidades de 54Mbps e até 300MBps.

Quanto à navegação na web, ele dá conta folgado até porque minha conexão é um Velox de apenas 600Kbps. Em relação à troca de arquivos entre pc´s, ainda preciso configurar a rede entre os notebooks aqui para poder fazer o teste.

* Edit novo!

Testes de transferência de arquivos e stream de video HD.

Fiz um teste de transferência de arquivos e de stream de filme FullHD pelo wireless do roteador e até que se saiu razoável.

No 1º teste, foi usado uma pasta de 707MB equivalentes ao contéudo de um CD, com 215 arquivos divididos em 23 pastas, dos mais variados tipos de arquivos: .doc, .pdf, músicas em MP3, arquivos simples em .txt, programas portable em .exe, Wallpapers, e filmes em .rmvb, .MP4 e .mkv (inclusive em resolução fullHD).

O resultado foi que levou 2:34 minutos pra transferir tudo isso do notebook A para o notebook B; a velocidade oscilou entre 4,3 ~ 5,5MB/s.

pastau.th.jpg

teste1n.th.png

No 2º teste, foram usados dois filmes curtos de 154MB e 288MB em resolução FullHD, localizados no notebook A e reproduzidos no notebook B; os dois foram reproduzidos sem problemas, sem lags ou travamentos.

teste2c.th.jpg testestream.th.jpg

O anime do 1º screenshot pode ser baixado nesse link Coalgirls - Kanon OP Theme.

Nesses dois testes, foram usados:

- notebook com wireless Ralink de 135Mbps

- notebook com wireless Ralink de 300Mbps

- distância de 6 metros sem barreiras do roteador

Como um dos notebooks tem wireless que conecta só até 135Mbps, esse é a velocidade máxima de conexão do wireless quando os dois notebooks estão conectados ao mesmo tempo.

No lado negativo achei que ele poderia ter saídas Gigabit no lugar das tradicionais Ethernet; ai ficaria quase imbatível, mas isso aumentaria o seu preço, como de fato acontece no novo modelo WR1043, que tem as tais saídas Gigabit e também tem uma saída USB para usar como storage com um pendrive ou hd externo.

Prós:

- Preço

- Alcance

- Antenas de 3dbi

Contras:

- Poderia ter saídas Gigabit ou uma porta USB para storage

**********************

**********************

**********************

**********************

Atualização de Firmware:

Seguem instruções de como fazer a atualização do firmware, preste atenção nos detalhes, pois se algo der errado, o roteador pode ficar imprestável!

Como qualquer atualização de BIOS ou firmware, preste atenção nos detalhes, pois se atualizar com a versão errada ou desligar antes de acabar o processo, o roteador pode ser perdido!

Primeiro cuidado: a atualização é sempre feita via cabo de rede, não é recomendado fazer através do wireless.

Depois você tem que descobrir qual a revisão do seu roteador (não é a versão do firmware!). Existem 4 revisões de hardware do WR941ND: de V1 a V4.

Nessa página aqui na Tp-Link ensina como descobrir qual a revisão de hardware do roteador; basicamente tem dois jeitos de descobrir qual é:

- olhando a etiqueta grudada embaixo dele

- acessando o setup dele

Esse screenshot ai é da minha revisão V2/V3 (deve ser uma revisão em comum, com firmwares em comum)

41943008p.th.jpg

Depois de descoberto esse detalhe da revisão do hardware, temos que baixar o firmware para a revisão correspondente nesse link aqui; se tentar instalar um firmware errado, pode dar problema, como no caso do amigo do tópico que atualizou com um firmware pra revisão v4 o seu WR941 revisão v3.

Pra quem quiser ver como era o tópico original, só clicar no botão Mostrar:

Seguinte: meu roteador Encore, velinho de guerra já tá dando sinais de que vai abrir o bico depois de 3 anos de uso diario e tô pesquisando por um novo.

Na teoria parece ser bom, mas na prática esse roteador Tp-Link WR941ND é bom ou tem reclamações quanto à sua qualidade?

Quem tem dele pode dar umas impressões ai?

Ele é um 802.11n com velocidade de até 300Mbps e 3 antenas removíveis; achei em minha cidade por R$ 160. As características dele:

* Standards: IEEE 802.11n, IEEE 802.11g, IEEE 802.11b

* Interface: 4 10/100M LAN Ports, 1 10/100M WAN Port

* Antenna: 3dBi Detachable Omni Directional Antenna X 3

* Wireless Signal Rates With Automatic Fallback:

11n: Up to 300Mbps(dynamic)

11g: Up to 54Mbps(dynamic)

11b: Up to 11Mbps(dynamic)

* Frequency Range: 2.4 - 2.4835 GHz

* Wireless Transmit Power (MAX): 20dBm

* Modulation Technology: DBPSK, DQPSK, CCK, OFDM, 16-QAM, 64-QAM

* Receiver Sensitivity:

270M: -68dBm@10% PER

130M: -68dBm@10% PER

108M: -68dBm@10% PER

54M: -68dBm@10% PER

11M: -85dBm@8% PER

6M: -88dBm@10% PER

1M: -90dBm@8% PER

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Fala icefly,

Não conheço esse roteador em detalhes, mas os adaptadores TP-Link que eu comprei até agora são excelentes. Comprei um adaptador USB da Tp-Link padrão N, aqueles de 150mbits e ele pega sinal a uma distancia de 15 metros ultrapassando várias paredes.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tomara Serza, que o roteador seja tão bom quanto às placas wireless; pelo fórum tenho visto que TP-Link é bem recomendada no gerall.

Tô esperando o meu chegar; como vou usar num ambiente pequeno e a até 15m de distância com 2 paredes, acho que não vou ter problemas. Meu atual Encore de 54Mbps já tem uns anos de uso e ficou lento para o tráfego de arquivos da mina rede; por isso decidi comprar esse WR941ND de até 300Mbps; tem dele no Mercado Livre até de R$ 110.

Chegando aqui dou umas impressões sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomara Serza, que o roteador seja tão bom quanto às placas wireless; pelo fórum tenho visto que TP-Link é bem recomendada no gerall.

Tô esperando o meu chegar; como vou usar num ambiente pequeno e a até 15m de distância com 2 paredes, acho que não vou ter problemas. Meu atual Encore de 54Mbps já tem uns anos de uso e ficou lento para o tráfego de arquivos da mina rede; por isso decidi comprar esse WR941ND de até 300Mbps; tem dele no Mercado Livre até de R$ 110.

Chegando aqui dou umas impressões sobre ele.

Não esquece de postar o test driver ;)

Também estou de olho neste ai!!!

Abs,

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala icefly,

Achei que o sinal caiu muito com apenas uma parede.Fiquei um pouco decepcionado.

Instalei um D-Link DIR-320 padrão G com apenas uma antena, a uma distancia de 30 metros com 2 paredes o sinal chega excelente.

De qualquer forma, acho que foi uma boa aquisição.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é também achei uma perda grande para um roteador N, mas acho que tem algum caroço ai; o notebook onde fiz os testes eu troquei a placa wireless dele e não sei se os cabos estão corretamente ligados; vou repetir os testes com outro notebook e depois digo se deu a mesma coisa ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já refiz os testes, dessa vez com o Vistumbler, porque o programa WirelessMon não faz uma leitura fiel do sinal do wireless e dá variações muito grandes nas medições.... fiquei com a pulga atrás da orelha por causa da queda de sinal mostrada no WirelessMon.

O Vistumbler deu resultados mais confiáveis (o Wireless Mon com o notebook do lado dos roteadores o sinal não chegava a 100%).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca tive um roteador desses, com velocidade de 108 ou 125Mbps pra dizer como é na prática.

Na teoria os de 300Mbps são um poucos mais rápidos na transferência de arquivos entre PC`s através da rede wireless.

Quanto ao alcance também não posso dizer nada, mas na teoria pode ser melhor por conta da quantidade de antenas (3 contra 1 geralmente).

Quanto a mais testes, tipo transferência de arquivos entres dois pc´s vou ficar devendo por enquanto porque tive a falta de sorte do meu outro notebook com wireless também N pifar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Galera, saíram duas atualizações do firmware desse modelo WR941-ND versões v2/v3 (tem que prestar atenção pois tem 4 versões desse roteador).

A primeira de 24/08/2009 adicionou várias coisas e funcionou perfeitamente:

Added PPTP/L2TP support

Added Advanced Security Settings, DoS pretection

Added No-IP support

Added IP QOS support

Added Auto Detection for wireless channel, default setting is Auto

Fixed a problem that the router can not access Internet after used for some hours when the WAN Connection Type is Dynamic IP

Fixed a problem that can not open some web sites on PPPoE mode

Fixed some problems on Access Control and URL Filter feature

oldv.th.jpg

Já a segunda, mais recente de 23/02/2010, adicionou poucas coisas, como o Dual Access, mudou o visual da página de setup, mas não consegui ter acesso a web com ela, mesmo mudando o IP Adress para 10.0.0.1 (macete que funciona com o firmware anterior). O link pra download dos firmwares para o WR941ND versões v2 e v3 é esse aqui.

Add Dual Access support

Improve L2TP throughput

Add DHCP Host Name option

New style web UI

newla.th.jpg

Se alguém conseguir fazer funcionar com o firmware mais novo, deixe a dica ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso este roteador wireless tp-link tl-wr941nd 300mbps, logo quando comecei a usa-lo, o sinal dele chegava em 100%, e agora mesmo perto dele, so fica em 99%, será alguma configuração a ser refeita ou desfaze-la? Uso uma conexão Oi VELOX 1GB, compartilhada com minha sobrinha que bem pouco usa.

voce poderia me ajudar, gostaria de saber o porque da queda de sinal, sim eu ate troquei as tres antenas por esta, segue o site abaixo:

http://www.fcshop.com.br/ecommerce_site/produto_8739_4049_Antena-Omnidirecional-Air-Live-WAI-101-10dBi

Eu lhe agradeceria muito se voce desse uma olhada e me desse um retorno, será que é atualização do firmware.

Desde ja fico-lhe muito agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No setup dele tem uma opção que permite ajustar o nivel de potência entre low - middle - high.

Se quiser, atualize conforme a versão do seu 941ND (v1 a v$), isso você vê na etiqueta grudada; depois é seguir os passos que estão explicados no site da TP-Link, mas não tem mistério (apenas se não sentir se seguro a fazer, chame alguém ou um técnico pra fazer por você).

Ter trocado por antenas de 10dbi foi péssimo negócio; essas antenas são pra redes externas, não pra redes internas; no máximo colocava uma de 5dbi da própria TP-Link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É dei um fora com estas antenas, depois corrigo isso com as de 9dBi o que voce acha? O meu TP-LINK é um v2.0, eu não vi esta opção no setup dele que permite ajustar o nivel de potência entre low - middle - high? voce poderia me indicar o caminho correto se possivel for? Meu firmware atual é,

Versão 3.3.5 Build 080509 Rel.52177n vou ter que atualizar ele?.

Sim eu atualizo para qual versão o firmware? E qual o caminho que voce me falou para ajustar o nivel de potência entre low - middle - high voce poderia me enssinar se possivel for?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O caminho é Wireless >>> Wireless advanced.

Para redes internas, dentro de uma casa/apto, no eu usaria até antenas de 5dbi; no máximo 7dbi e de preferência da própria Tp-Link.

Essa ai é a página onde tem atualizações de firmware do 941; pra v2, tem duas.

Com a versão datada de 2/23/2010 meu roteador ficou sem acesso a web, eu não consegui fazer ter acesso, por isso voltei a versão anterior de 8/24/2009 que funciona normal (aqui aparece como 3.9.7 Build 090821 Rel.38819n).

http://www.tp-link.com/support/download.asp?a=1&m=TL%2DWR941ND

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ice fiz á atualização do firmware, verifiquei aquela opção da velocidade que voce me falou, ela so apareceu depois da atualização, sendo que meu sinal continua mesmo com o notebook perto do roteador com 99%, e quando eu o instalei o sinal era de 100% e com uma net de 600Kbps, e agora estou usando a net de 1GB velox, o que pode esta acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o "Xirrus Wi-Fi Inspector" o sinal ta oscilando muito tenho também u gdget que serve so pra mostrar o sinal e ele marca correto, agora mesmo tava em 99% caiu para 80% e depois 79% e retorna p/ 99%, será que também pode ser o fato de ter ocorrido uma queda grande do sinal da velox aqui em varios bairros ante ontem dia 20 e ainda não se normalizou direito?

Dê uma olhada nesta foto veja qual ficou melhor, voce verá o sinal do wireless e depois ele foi para 99%:

http://img338.imageshack.us/img338/4721/semttulocm.png

http://img35.imageshack.us/img35/7738/semttuloij.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...