Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de Energia Caseiro


FXDRAW

Posts recomendados

Ola pessoal gostaria de uma ajuda para montar um gerador de energia caseiro da seguinte forma um motor de serra com ~= 3000rpm + alternador de carro + bateria carro + inversor de DC para AC para alimentar TV, Computadores etc. a minha duvida é a seguinte: a bateria ira distribuir energia para o motor de serra para criar um círculo fechado será que ela agüenta ao mesmo tempo enviar energia para o motor e para os equipamentos eletricos e receber energia do alternador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entenda de motor, ele nunca vai conseguir um rotação para "rodar" o alternador para alimentar ele próprio.

Creio que se usar uma bateria ele consiga. Mas você que economizar energia em casa certo?

Você teria que ter um celula com varias bateraias, e uma belo alternador para geral corrente suficiente para alimentar as baterias.

Creio que isso não seja possível, mas quem sabe um gênio aqui fo rum posso nos explicar, pois eu também estou com um projeto pra economizar enegia aqui em casa. Achei em um forum internacional ( não me lembro qual) tem um projeto para um pequeno sistema eolico.

Mas uma dica antes de começar veja qual a potência todal que você quer suprir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que sim, pois a bateria estará conectada ao inversor que ira fornecer 110v o motor que recebe essa carga e começa a trabalhar girando com uma polia junto ao alternador que ira enviar energia para a bateria que por sua vez ira novamente fornecer 110v junto ao inversor. A minha duvida é: se essa energia armazenada na bateria daria para alimentar o motor e mais os equipamentos que gostaria de utilizar como por exemplo meu PC e um ventilador.

Nessa lógica a bateria iria sempre esta alimentada pelo alternador repondo a perca de carga utilizada pelos equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O alternador consome digamos 1CV.força pra produzir 400W.H, o inversor consome 400W.H em 12V e entrega apenas 320W.H em 127VAC.. Ou seja, para o alternado>bateria>inversor entregar meros 320W a serra consumiria 760W.

O que você quer é um motor contínuo, isso não funciona por mais que na teoria pareça razoavel. Fazendo o que você sugere você descarregaria a bateria mais rapidamente que se essa serra não estivesse ligada (Não perderia os 460W no inversor e alternador).

Inversor tem rendimento ruim, consome 100W em 12V sendo que o consumo na saída 127VAC é apenas 65W, se você quer maximizar o uso de uma bateria tem que usar aparelhos que operem com 12V, alguns são impossiveis de achar, como motores pra eletrodomesticos ou TV's grandes, mas coisa basica (Basica mas que reduz a conta de energia) como iluminação tem opções em 12V, seja leds ou inversores pra lampadas fluorescentes.

Sobre carregar a bateria, carregar ele na rede AC da casa é burrice pois na carga há muita perda de energia, então ao invés de economizar iria gastar mais, o jeito seria carregar essa bateria com fontes alternativas, como placa solar fotofoltaica (Cara), energia eólica (Complicada em pequena escala), rodas d'agua com alternador ou dinamo (Possivel somente na zona rural), ou mesmo motores a base de combustiveis não-fosseis, como oleo de linhaça, oleo de soja, biomassa, serragem, etc.

Se você fizer a conta do custo do KW dessas energias alternativas descobre que o investimento inicial ou manutenção é umas 3 ou 4x mais alto que energia AC da cia eletrica, essas opções servem quando você não tem acesso a rede normal (Zona rural, por exemplo) ou quando já possui alguns itens que barrateiem o custo (Placa solar, catavento, roda d'agua, motor diesel mono-cilindro parado, turbina ou motor a vapor, etc).

Mas motor perpetua é assunto bem debatido no mundo semi-leigo, sempre há quem defenda que isso funciona, só que provar que é bom ninguem consegue, sempre o que há é apenas pouco atrito e uma perda lenta do movimento inicial, mas desde que nenhum uso comercial dessa força seja feita... senão a velocidade cai rapidamente e a "perpetuidade" do motor é um "longo" periodo de 50 segundos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pronto nosso aimgo amigo ai falou o que eu não conseguir explicar.

Eu apoio a sua intenção, tenho uma fazendo cerca de 150km de Fortaleza e temos um açude dentro da propriedade onde estou começando um projeto de uma mini usina de energia com uma roda d'água como mensionou nosso amigo. Mas se você quiser procurar outras formas começa por aqui. Projeto http://www.instructables.com/id/Chispito-Wind-Generator/ . Se você morar em casa é uma boa, e em prédio complica um pouco. mas veja ai se lhe atende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Moto perpétuo é uma ideia que tem sido perseguida pela humanidade já faz um bom tempo... De vez em quando surge alguém questionando isso por aqui.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moto_cont%C3%ADnuo

Se a ideia é um gerador de energia, porque não tenta algo como um gerador movido a algum outro tipo de energia (com um motor a combustão, turbina eólica, hidroelétrica, etc.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal pelas as informações e pelas explicações principalmente de rubemll foram muito proveitosas pelo que percebi o problema esta no motor que consome a mais do que se produz, só mais duas duvidas, pois com esse motor se torna inviável: a primeira é estava observando que motores de ventiladores de parede do modelo arge tem uma rotação alta será que ele consumira como o motor de serra? A segunda é quanto tempo uma bateria pode segurar uma TV ou um ventilador? Pois vim uma reportagem na TV (Globo Rural) que o homem fez uma adaptação em uma bicicleta onde uma hora de pedalada carregando a bateria ele ficava oito horas assistindo TV. Será que é possível, já ajudaria muito oito horas assistindo na TV seria ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ter ideia da autonomia faça o seguinte, pegue os dados de consumo da TV, o rendimento do inversor, e a capacidade da bateria.

Vamos a um exemplo:

- Bateria 45A

- Inversor barato de 150W que rende 72%

- TV CRT 14" de 55W

Para um consumo de 55W na saída haverá um consumo de 78W na entrada do inversor.

Como a bateria tem um total hipotético de 540W armazenada, dividindo 540 por 78 teremos um autonomia de quase 7 horas.

O problema é que com consumo de cerca de 6,5A.h a bateria não irá fornecer 45A, e sim cerca de 42A, isso sem levar em conta que alguns inversores não operam abaixo dos 11V (Momento em que a bateria está com cerca de 10% da capacidade), então na prática se o consumo for mesmo de 78W a autonomia será de 6 horas, porém em CRT (TRC) o consumo varia conforme a imagem, então assistir em loop ao "O nome da Rosa" a bateria duraria meia hora a mais que assistir ao "Lunar", devido a diferença no brilho das imagens.

Audio também tem consumo que varia conforme o tipo de som e o volume, o jeito é fazer media. Telas LCD tem o consumo mais constante.

Sobre carregar manualmente a bateria, a energia cinética pra armazenar 540W em 12V seria grande, grande mesmo, talvez equivalente a 2 horas de malhação, mas adaptando diversos modos de carga em aparelhos de movimentos diversos, porque se tiver só bicicleta em meio ano você talvez estaria com cada perna da grossura do quadril (Sem falar que iria perder umas 5 horas pedalando pra essa carga).

Quando a energia é pouca o jeito é usar aparelhos de baixo consumo. Telas LCD pequenas (Menor que 14"), audio de baixo volume e rendimento alto (PWM), evitar ao maximo o uso de inversor pra não perder nada, iluminação com fluorescente T5 de alto-rendimento, ou com led (Incandescente de 40W jamais), usar ventilação bem eficiente (4 fan de 120mm lado a lado (Formando um quadrado) são uma opção de vento pouca mas é o que dá com pouco consumo, daria pra resfriar com peltier mas devido ao alto consumo sairia caro, melhor ficar só na ventilação sem resfriamento do ar.

Morar com energia apenas 12V é possivel, com simplicidade, sem ar-condicionado. Usar 12V pra diminuir a conta de luz é possível, mas se não tiver uma fonte de energia cinética pra aproveitar isso sai caro, se tiver que comprar placa solar a economia na conta pagaria o investimento inicial em 5 a 12 anos.

Sem bateria dá pra otimizar o consumo. Lampadas fluorescentes de alto rendimento, de 100l/w podem ser usadas (Cerca de 1400lm com apenas 14W, suficiente pra ambientes de até 20m² quando se quer economizar), telas LCD e nada de CRT, fonte de PC de alto rendimento e hardware otimizado pra isso (Atom e HD SSD), nada de fontes ligadas a toa (Carregador de celular, de notebook, etc), usar placa de aquecimento solar pra evitar chuveiro eletrico, e o principal, instalação elétrica revisada, porque percebo que instalação mal feita começa a ter problemas de alto consumo em 10 anos, e por mais bem feita que seja a instalação em até 20 anos percebemos que o consumo no medidor é maior que a soma dos aparelhos na residencia.

Sobre o ventilador de teto, o problema não é a serra consumir muito, o problema é que TODO motor consumirá x e terá como resultado uma força que represente 80% desse consumo, e TODO alternador que receber uma força x terá como resultado uma corrente que represente 80% dessa energia, nada nada você sempre perderá quase metade da energia nesse processo motor>gerador. Idem pra armazenar energia em bateria a partir da rede eletrica da casa, você perderá muito no momento da carga da bateria, por isso nobreak é um tiro no pé na hora de 'economizar energia', ele gasta mais ao invés de economizar, a economia só vem se carregar a bateria por outro meio, e usar força humana não produz grandes cargas, logo também não produz muita economia final na conta (Ou "nada" comparado aos outros modos citados de reduzir a conta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...