Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionando uma Placa Solar + Pilhas Recarregáveis + 6 LEDS


Max Carnage

Posts recomendados

Fala Galera ! É com muito prazer que venho participar e acima de tudo querer aprender com a experiência de vocês. Este é meu primeiro tópico mas ja frequento o fórum e pude aprender muito e ser ajudado com a dúvida dos outros, mas vamos lá:

Sou estudante de Engenharia de Produção, e como um trabalho na faculdade decidi desenvolver um produto que posteriormente pode ser algo mais grandioso e aplicar dentro da empresa onde trabalho.

Gostaira de dimensionar uma placa Solar de 5V (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.17441), que durante o dia, carregue um determinado número de pilhas recarregaveis, e durante a noite, estas pilhas possam alimentar 6 LEDS. Como meu conhecimento em eletrônica é escasso, preciso da ajuda de vocês. Primeiro pensei em dimensionar os LEDs e determinar o número necessário de pilhas recarregaveis. Vou utilizar 6 LEDs de alto brilho. Pelo que li no fórum, é aconselhavel que seja ligado todos em Série Certo ? Considerando 3V para cada LED (3x6= 18V) Ou seja, em série, precisarei de pelo menos 18V para ligar os 6 LEDS ? E considerando uma corrente de 20mA para que os 6 possam acender com uma intensidade legal, como dimensiono a corrente e o resistor ? Outro detalhe: A bateria tem que ter uma autonomia de no mínimo 7horas. Para conseguir 18V usando pilhas terei que colocar muitas pilhas, pensei em colocar os LEDs em paralelo, assim, com 2 pilhas de 1,5V em série ja tenho 3V, a única coisa a se preocupar seria com a corrente total do sistema para que a mesma consiga ter uma autonomia de pelo menos 7h. Como faço os cálculos para dimensionar a quantidade de baterias necessárias, assim como o resistor para limitar a corrente ?

Depois disso, vou precisar dimensionar a placa solar para recarregar as pilhas. Alguem poderia me dar uma ajuda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites