Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionando uma Placa Solar + Pilhas Recarregáveis + 6 LEDS


Max Carnage

Posts recomendados

Fala Galera ! É com muito prazer que venho participar e acima de tudo querer aprender com a experiência de vocês. Este é meu primeiro tópico mas ja frequento o fórum e pude aprender muito e ser ajudado com a dúvida dos outros, mas vamos lá:

Sou estudante de Engenharia de Produção, e como um trabalho na faculdade decidi desenvolver um produto que posteriormente pode ser algo mais grandioso e aplicar dentro da empresa onde trabalho.

Gostaira de dimensionar uma placa Solar de 5V (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.17441), que durante o dia, carregue um determinado número de pilhas recarregaveis, e durante a noite, estas pilhas possam alimentar 6 LEDS. Como meu conhecimento em eletrônica é escasso, preciso da ajuda de vocês. Primeiro pensei em dimensionar os LEDs e determinar o número necessário de pilhas recarregaveis. Vou utilizar 6 LEDs de alto brilho. Pelo que li no fórum, é aconselhavel que seja ligado todos em Série Certo ? Considerando 3V para cada LED (3x6= 18V) Ou seja, em série, precisarei de pelo menos 18V para ligar os 6 LEDS ? E considerando uma corrente de 20mA para que os 6 possam acender com uma intensidade legal, como dimensiono a corrente e o resistor ? Outro detalhe: A bateria tem que ter uma autonomia de no mínimo 7horas. Para conseguir 18V usando pilhas terei que colocar muitas pilhas, pensei em colocar os LEDs em paralelo, assim, com 2 pilhas de 1,5V em série ja tenho 3V, a única coisa a se preocupar seria com a corrente total do sistema para que a mesma consiga ter uma autonomia de pelo menos 7h. Como faço os cálculos para dimensionar a quantidade de baterias necessárias, assim como o resistor para limitar a corrente ?

Depois disso, vou precisar dimensionar a placa solar para recarregar as pilhas. Alguem poderia me dar uma ajuda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se reparou a placa solar fornece 5V 13omA logo nao pode carregar a 18V salvo se usar varias em serie

nao precisa de fazer isso com 18V se usar os diodos em ligaçao paralela ou co driver como dito abaixo

deve verificar exactamente a tensão dos leds com a corrente que deseja pois isto pode ser determinnte

mas se usar baterias carregaveis pode usar 3 por exemplo e estas serem carregadas directamente pela placa solar

o ideal seria depois usar um cI de drive para alimentar os leds e a funcionar a partir das baterias e minimizava as perdas

como deve ter ter mais de 7 horas de sol por dia julgo que nao teria problema

e as baterias por exemplo de 1200mAh deviam ser suficientes

-------------------

ja agora porque nao pensa em usar supercondensador em vez das baterias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que esses valores na placa (5V, 100mA) são medidos com sol a pino, e não há a informação se isso é com o circuito aberto ou se é com carga.

Partindo do principio que o vendedor sempre informa o valor com circuito aberto, como media você pode pegar uns 70% dessa potencia (Daria pouco mais de 0,5W com sol, pegue a media de 0,35W, ou seja, em 10 horas somaria 3,5W acumulados). Daria então uma soma de hipotéticos 750mA em 5V.

Daria então pra carregar de 3 em 3 celulas NiMH em serie (Já que alguem relatou ter medido 5,5V). E por sinal leds de alto brilho, com um resistor de 10R em serie, funcionam tranquilo com 3 celulas nimh (Sem o resistor pode queimar algum depois de uns meses).

Como somente pouco mais de 60% da carga é armazenada efetivamente, se no dia somar 750mA circulando, uns 450mA serão armazenados, pra essa capacidade qualquer pilha barata de 900mA resolve (Não recomendo as de camelô não apenas pela capacidade pessima mas também porque duram pouco mesmo, no comprare.com.br você encontra a preço bom celulas boas).

Cerca de 450mA daria então pra 2 leds de 30mA, ou 3 de 20mA, pra durar mais de 7 horas (Se já mediu o consumo dos seus leds ok, mas lembre que vendedor costuma falar em '20000mcd' em led de 9000mcd efetivamente, que diz consumir 30mA mas quando você mede (Depois de ter comprado os leds), dá 15mA... claro que a luminosidade é menor).

Pra 6 leds então precisaria 2 conjuntos desse.

Se usar pilhas de 1000mA bastaria colocar 3 em serie, e 1 diodo pra diminuir um pouco a tensão limite, e 1 resistor de1 ohm por alguns watts pra dissipar algum excedente de corrente no fim da carga (Coloque a placa vidada para onde o sol é mais forte de manhã). Não irão passar dos 1,8V (Por celula) e se danificar durante 1 dia de sol se forem descarregadas a noite. Não aconselharia comprar pilha de menos de 800mA nesse caso.

(Sim, apesar de medir uma corrente x circulando quando liga a pilha na placa no sol, o sol varia e a resistencia interna da pilha idem, por isso falo em 70% da capacidade como media, e 60% disso armazenado, pelo que sempre testo (Tenho varias placa em casa e já testei alguns sistemas similares) é mais ou menos por aí: Mesmo sem regulagem de corrente as bateria duram bastante, colocando regulagem de corrente você perde muito no regulador, e claro que só é preciso limitar a tensão (Desligar a carga quando a tensão chega no limite da bateria) quando a placa tem capacidade de fazer a tensão exceder esse limite com carga mínima (Normalmente a capacidade com carga razoavel é 75% do que medimos em aberto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu de novo.

Decidi por usar 6 leds em paralelo e 2 pilhas de 1,5V recarregaveis da Sony com 2200mAh.

Vou ligar as 2 pilhas em série para obter 3V. Assim consigo acender os LEDs tranquilamente. Minhas dúvidas são as seguintes:

Supondo uma corrente média de 20mA para cada LED, terei que ter uma saída de corrente na pilha de 120mA certo ? O cálculo para limitar a corrente é U=R.I, sendo R = 25 Ohms ? Esta certo isso ?

Como as 2 pilhas estão em série, a carga total continuará sendo 2200mAh certo ? Não posso somar 2200 + 2200 (Somando a carga das 2), por enquanto é isso ! Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe é que 2 pilhas não acendem um led de alto brilho.

Acende, mas com brilho inutil. Precisa 3 pilhas e precisa limitar com um resistor de 10 ohms, ou 4,7 ohms dependendo da cor.

A resistencia da pilha nesse caso não é uma informação útil, o foco é que não é necessario RESISTOR de 25 ohms pois a tensão nem será maior que a tensão do led (Normalmente 3,4V pra cima, dependendo da cor e tamanho). SE a tensão fosse maior que a tensão suportada pelo LED aí sim precisaria um resistor para dissipar o excedente.

A questão das pilhas em serie, 2 pilhas 2,2A em serie somarão 2,4V x 2,2A (Use sempre 1,2V para pilhas recarregaveis, por mais que elas cheguem em 1,8V quando carregadas a nomeclatura é fixa). Se essas 2 pilhas de 2,2A estivessem em paralelo você teria 1,2V x 4,4A.

Lembrando que a pilha nunca tem 100% de carga, e algo como 15% da carga dela é inutilizável pois a tensão já está muito baixa. Assim, você não pode contar com mais do que 1700mA de uma pilha de 2200mA nesse caso (Se a descarga for mais rápida a capacidade da pilha também diminui, na pratica você não tem uma pilha de 2200mA.h, e sim 2200mA.H/5, digamos, ou seja, a capacidade de fornecer 2200mAé no decorrer de 5 horas, 440mA.H efetivamente. Se forem "sugados" digamos que 880mA.H a capacidade cai para 1900mA.

=================

Edit

Na verdade com um circuito pulsador você consegue acender led de alto brilho até com apenas 1 pilha. Mas já que tem 5V creio que é mais fácil carregar 3 pilhas em serie e utiliza-las em serie do que coloca-las em paralelo e fazer um pulsador (Pode tirar das lanternas de led, se tiver acesso a alguma barata. Ou o circuito com o LM3909. De qualquer forma a perda seria acho que de 40% nesse caso, isso somado a perda da queda de tensão 5,5V > 1,7V no carregador hipotético... que seria maior que a perda na queda 5,5V > 5,1V (3 pilhas em serie, 1,7V por celula).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como vou acender 6 leds em paralelo, vou utilizar 3 pilhas em série, com 1.2, ou seja, terei 3,6V no total. Para deixar com um tensão de 3V e considerando um corrente de saída da pilha de 120mA (posso considerar isso mesmo ? 20mA * 6 Leds = 120 ?) terei que ter um resistor de 5Ohms certo ? E considerando que as 3 pilhas ém série com uma carga de 1700mAh, terei uma autonomia de 14horas (1700/120), certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a conta é a tensão que o resistor deve dissipar, divido pela corrente que circulará nele.

Se os leds precisam 3V, e a fonte de tensão tem 3,6V, o resistor 'fica' com 0,6V, aí você divide pela corrente, de 120mA.h. Ficaria 0,6/0,12, que dá 5 ohms.

porém, como os leds são meio despadronizados entre eles, a teoria e a pratica dizem pra colocar 1 resistor pra CADA led, nesse caso ficaria 0,6/0,02, que dá um resistor de 30 ohms.

porém ², a pratica mostra que não sei porque cargas de H2O o brilho maximo não é atingido com um resistor desse. Usei lanterna com resistor de 33 ohms por quase 1 ano, achava fraco demais, troquei por resistor de 10 ohms e o brilho chegou a 100%, achei que os leds queimariam depois de uns meses, mas isso foi em 2006 e estão bem (Antes também tinha testado sem resistor e durou 2 meses, e com diodo que também tem o problema de pouca luminosidade).

Outra questão é que essa autonomia de 17 horas só será alcançada se a pilha for efetivamente carregada até 100% durante o dia. Preciaria uma fonte então de 5,4V x 2700mA. Se essa placa diz fornecer 5,5V com 130mA.h, levando em conta media de 70% disso, precisaria de 3 placas similares pra durante 1 dia de sol razoavel fornecer cerca de 2700mA somados, pra bateria durante a carga armazenar cerca de 1620mA. Como são pilhas de capacidade maior, repito que acho que nem precisa regulador de carga. Nesse caso seriam 13 horas pros leds descarregarem a bateria, que na prática é o tempo que um LDR costuma ativar um circuito controlado por ele, se for numa area mais ou menos central do brasil em boa parte do ano)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou considerar 1 resistor por LED de 10 ohms então. E para a pilha, vou considerar 2200mAh, mesmo sabendo que não conseguirá ter esta carga, vou considerar apenas para o TCC. Então terei uma autonomia de 17 horas, vamos supor. Agora, para dimensionar a placa solar e a pilha,o que me interessa é a placa solar carregar a pilha durante o dia. Então, é melhor eu observar a corrente da placa solar certo ? Estava pensando em pegar este modelo: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.12389 , pois é quadrado, menor e cabe no desenho do projeto. Mas o detalhe é que é 2V. Mas onde a tensão irá interferir no tempo de carga da pilha, ou é somente a corrente ? E este modelo de 2V tem uma corrente maior do que o modelo de 5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa ter uma tensão maior ou igual a maxima tensão da pilha (1,825V se não me engano). Se for maior precisa um limitador de corrente, porque a pilha tende a tentar dissipar na forma de calor o excedente, se o que ela tentar dissipar for coisa tipo 10mA a pilha sobrevive, mas se ela tentar dissipar digamos 400mA ela esquentará até vazar.

Um problema é que esses paineis não mantem a tensão quando é ligado a eles uma carga tal qual uma pilha descarregada.

A pilha descarregada terá uma resistencia interna pequena de modo que a tensão irá cair pra tensão da pilha, até aí tudo bem. O problema é que se a corrente fornecida à pilha não for grande essa tensão nunca subirá a ponto de chegar na capacidade total da pilha. Se deduz então que teria que colocar varios paineis em paralelo para cada pilha, teria que superdimensionar os paineis a toa, a toa no momento do fim da carga, claro, masaí seria pro caso de buscar 100% da capacidade de carga (No TCC um professor razoavelmente atento lhe perguntaria porque não buscou isso).

Digamos que essa celula dê conta de efetivamente 150mA x 1,2V, ela começará a carrega a pilha, e a pilha demorará, hum, cerca de 20 horas pra chegar em 1,8V. Mas ok, voltei a falar em carga total e você não precisa disso. Bom, em 1 dia de sol teremos cerca de 900mA armazenados numa pilha se ligar essa placa diretamente a ela, fazendo de conta que a informação do vendedor está correta (150mA... a tensão não é problema, se em aberto ela tem 2V, com carga deve cair pra algo tipo 1,2V, que está de acordo com a carga de uma pilha. O problema é que se não tiver 150mA, e sim digamos 50mA aí você terá apenas 300mA armazenados na pilha).

Pro TCC também creio que alguem cobraria uma sobresaliencia pros dias nublados, um controle de carga pro caso dos leds não acenderem e a bateria ser submetida a sobrecarga, etc.

Eu na verdade não fico confortável em falar nas possibilidades dessas placas. Já comprei painel que prometia 500mA e 3,6V, mas que com carga de 500mA a tensão caía pra 2V, e que mantinha os 3,6V com meros 10mA. Os paineis de "12V" são vendidos com base na capacidade de carga efetivamente (Em aberto eles tem 20 a 22V! Com 70% da capacidade passar de 16,2V!), mas esses paineis pequenos são vendidos pela tensão em circuito aberto (Que não é muito útil), e poucas vezes ele dão conta de fornecer a corrente prometida (Nem com 70% da tensão que tem em aberto). Sem ter mais informações sobre uma placa dessa é complicado, e comprar 1 pra medir, e definir "quantas e se vai comprar mais depois", é complicado por causa do frete. O que posso dizer é que se o vendedor não está mentindo muito essa placa carrega 900mA por dia numa pilha, e a placa de 5V x 150mA carrega quase isso em 3 pilhas em serie.

("Quase isso" porque a tensão não está claro se é 5V ou 5,5V em aberto, se for 5,5V então carregará os 900mA também)

Mas tenho a impressão que pela dimensão dessas placas elas não fornecem o que o vendedor promete não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Senhores

Li o tópico, mas minha dúvida é mais efetiva. Que circuito posso utilizar para ligar a placa solar às pilhas. Gostaria de que esse "carregador" possuisse um controle para cessar a carga das baterias quando "completamente" carregadas. As baterias que utilizaria seriam, no meu caso - 1,2 V - 2000 mAh tipo AAA de LiMH.

Encontrei um aplication note

http://www.national.com/an/AN/AN-946.pdf

mas esse projeto é para 3A, o que obviamente a placa solar não supre.

É possível alterá-lo?

Fico grato por qualquer ajuda

Att

Maycon A. Maran

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amplificador operacional fazendo o papel de comparador de tensão (A contraparte das pilhas seria um divisor de tensão com um zener pra ter referencia), poderia acionar um rele. É meio tabajara (Rele, amp op, são retrô) mas funciona. Pode se basear nisso:

http://www.elecfree.com/circuit/battery-charger/auto-charger-battery-12v-with-pcb/

(Se basear no comparador de tensão, claro)

Diga se ai carregar 1 pilha por vez, ou se quer 2 em serie, 3 em serie, que tento calcular os valores mais aproximados dos componentes pra tensão (1 pilha apenas não tem como o op. amp. se alimentar, e pra acionar o rele precisa consumir energia da placa ou da pilha. Ideal seria 4 pilhas em serie pra qualquer op. amp. funcionar e ter rele pra ser acionado)

(Um regulador de corrente dependendo da placa solar é necessario (Se for corrente alta), mas isso significaria desperdício de energia (Por isso não tem deles em placa pequena).

Se a função "Só usar as pilhas quando terminar a carga" for opcional (Não precisa mesmo disso), facilita e muito o circuito (Não precisa rele).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rubemll

Não consigo ver o circuito no link, e se tento dar zoom, borra tudo!

Mas dentro de meu conhecimento básico de eletrônica, o que você sugere e que eu controle a carga da bateria pela por um comparador de tensão feito com o amp op. Esse amp op desliga um relé quando a tensão chega a certo nível

Como estabelecer este nível de tensão para minhas baterias? - 1,2 V - 2000 mAh - LiMH. Já vi uns controles de carga feitos por temperatura.

Gostaria de carregar 3 baterias no mínimo.

Encontrei esse circuito, mas é para bateria de NiCd. Será que teria algum problema em utilizá-lo para baterias de LiMH.

carregadorsolarnicd.gif

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

veja isto:

http://www.datasheetarchive.com/pdf-datasheets/Datasheets-18/DSA-345741.pdf

ele se propõe a desperdiçar muito menos energia. Adicione a saída de seu comparador com ampop no pino 3 LBI pra finalizar a carga + o led indicativo. Hummm. Creio que deve ligar um diodo pra que o v+ não atrapalhe. K-saída do comp, A-pino LBI

Desnecessário relé. Não vejo probl em usar noutro tipo de bat pra este tipo de aplicação não comercial desde que seu comparador limite com certa precisão o Vmáx da bat.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maycon Maran, celula NiMH pode ter o corte/fim da carga em 1,825V.

No circuito do link, e no do josedasilva0, apenas 1 parte da sua duvida é abordada: A carga. E essa realmente acho que é a parte mais simples, se for placa solar pequena digo que nem precisa controle se tiver pilhas com capacidade maior que a placa.

A parte complicada da sua duvida é: Usar as pilhas somente quando a carga chegar em 100%. Não sei qual a vantagem prática disso mas sigo ao pé da letra. A única forma que vejo de fazer isso é com rele, de contato duplo, que num contato desligue a carga e noutro ligue a pilha já carregada ao sistema que irá consumi-la.

Então repito: é mesmo totalmente necessario que a pilha só entre em uso quando estiver carregada?

Tem varios circuitos que abordam somente a parte da carga (E controle), cito:

http://www3.telus.net/chemelec/Projects/Charger/Charger.png

http://electronics-diy.com/electronic_schematic.php?id=735

http://electronics-diy.com/electronic_schematic.php?id=678

http://www.talkingelectronics.com/projects/PowerSupply5vSolar/PowerSupply5vSolar.html

NiCD e NiMH podem compartilhar o mesmo tipo de carregador, baseado na tensão final. Controle termico seria necessario se fisesse carga com corrente alta (>30%).

================

Edit

Esses circuitos com CI's dedicados eu sempre descarto. Por melhor que seja a eficiencia e os controles, não adiante ter um circuito perfeito no papel, mas não achar o CI a venda. A Maxxin faz centenas de CI's dedicados a carga ou conversão dc-dc fantasticos, mas você simplesmente não encontra nem 2% da linha de produtos da maxxin nas lojas a seu alcance. As vezes até tem... mas você descobre que custa R$ 50 (1 CI)... sendo que um 741, rele, resistores, capacitores e zener não somam mais de R$ 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não preciso de carga completa

Provavelmente ela fique o dia inteiro carregando.

voce me indicaria algum painel solar? Estou pensando em adquirur aqueles bt2 - 5 V 200 mA

Gostei desse circuito que você indicou.

http://electronics-diy.com/electronic_schematic.php?id=735

Poderia ignorar a parte da retificação e conectar as células na parte de 12V DC?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

desculpe, não havia prestado atenção ao item que diz que as pilhas iriam ser utilizadas e carregadas no mesmo sistema. Pra mim era apenas pra carregar. Neste caso sim, o relé é uma opção fácil se comparada a algum fet (que tornaria o circuito mais elegante). Mas creio que a abordagem prática do amigo rubem de não se usar componentes “mosca branca” foi muito bem colocada e faz todo o sentido pro caso de utilidades made in home o que creio eu ser o propósito do autor do tópico. Realmente não precisa muita frescura pra carregar uma bat recarregável. Sabe como carrego as minhas?

+10V...[10R]---led---led--- [4batnicd]. (na verdade são conjuntos de leds em paralelo)

+10V vem de um rádio relógio que fica 24H ligado. E a própria resist do secundário do trafo limita a corrente. Já cheguei a usar parte da tensão que ia pra geladeira pra carregar uma bat automotiva pra posterior aproveitamento de sua carga. (não recomendado p/ inexperientes)

Voltando a tua célula solar e visando um sistema minimalista feito em casa, creio então que apenas um diodo em série pode dar conta do recado.

Portanto desconsidere se quiser a dica do post anterior e baseie-se preferivelmente em experiências práticas.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltamos ao que já tinha escrito noutros posts deste thread, placa solar de 5V dará mais de 5V o dia todo pra completar a carga em 3 pilhasd em serie? A placa forncerá mesmo 200mA com tensão suficiente pra?

Digamos que se em circuito aberto a tensão seja x+25%, nessa placa será 6,25V, então ela poderia fazer uma carga completa em 3 pilhas nicd/nimh em serie. Mas E SE o vendedor mediu essa tensão da placa com o circuito em aberto, e com carga a tensão cai para 3,7V? Nesse 'E se' poderiamos então carregar só 2 pilhas em serie.

Chutar assim sem ter um placa dessa em mãos pra projetar o circuito não dá, a não ser que queira fazer um conversor DC-DC pra usar qualquer placa de 2V a 7V, aí além dos 30% perdidos na carga tería mais 30% perdidos no rendimento do conversor DC-DC, e no fim uma placa de 5V 200mA seria capaz de carregar menos de 900mA em 3 pilhas em serie num dia de bom sol. Somente se usar pilhas de 1000mA ou menos precisará realmente de controle pro fim da carga.

O controle para o fim da carga pode ser feito com mosfet, por elegancia como o josedasilva0 citou, é mais prático que relé (Falei em rele devido a necessidade inicial de usar as pilhas somente depois de 100% de carga, nesse "usar" entendo que elas se manteriam no mesmo lugar mas passariam a alimentar algum circuito). Mas agora imagino que esteja querendo só um carregador de pilhas, como sou adepto da simplicidade ao invés da elegancia, sugiro isso:

imagem.th.png

(O transistor numa placa hipotética de 200mA poderia ser até um BC548, mas sugiro mesmo um TIP135)

Baseado nisso dá até pra colocar um led pra avisar que a carga terminou:

imagem2.th.png

(Led de 1,2V, resistor acho que de 10 ohms)

A teoria do circuito é que quando a tensão na bateria chega em cerca de 3,6V o transistor conduz e o resistor passa a dissipar a tensão em demasia. Se quiser usar outras tensões é só mudar o zener e os diodos abaixo dele (Some 0,6 ou 0,7V em cada diodo).

A placa escreví "No mínimo 3,6V", mas devido ao diodo em serie seria no mínimo 4,3V.

Não recomendo esse circuito em outro tipo de carregador, nesse serve porque a energia desperdiçada no resistor não ia ser usada pra nada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Fala Galera ! É com muito prazer que venho participar e acima de tudo querer aprender com a experiência de vocês. Este é meu primeiro tópico mas ja frequento o fórum e pude aprender muito e ser ajudado com a dúvida dos outros, mas vamos lá:

Sou estudante de Engenharia de Produção, e como um trabalho na faculdade decidi desenvolver um produto que posteriormente pode ser algo mais grandioso e aplicar dentro da empresa onde trabalho.

Gostaira de dimensionar uma placa Solar de 5V (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.17441), que durante o dia, carregue um determinado número de pilhas recarregaveis, e durante a noite, estas pilhas possam alimentar 6 LEDS. Como meu conhecimento em eletrônica é escasso, preciso da ajuda de vocês. Primeiro pensei em dimensionar os LEDs e determinar o número necessário de pilhas recarregaveis. Vou utilizar 6 LEDs de alto brilho. Pelo que li no fórum, é aconselhavel que seja ligado todos em Série Certo ? Considerando 3V para cada LED (3x6= 18V) Ou seja, em série, precisarei de pelo menos 18V para ligar os 6 LEDS ? E considerando uma corrente de 20mA para que os 6 possam acender com uma intensidade legal, como dimensiono a corrente e o resistor ? Outro detalhe: A bateria tem que ter uma autonomia de no mínimo 7horas. Para conseguir 18V usando pilhas terei que colocar muitas pilhas, pensei em colocar os LEDs em paralelo, assim, com 2 pilhas de 1,5V em série ja tenho 3V, a única coisa a se preocupar seria com a corrente total do sistema para que a mesma consiga ter uma autonomia de pelo menos 7h. Como faço os cálculos para dimensionar a quantidade de baterias necessárias, assim como o resistor para limitar a corrente ?

Depois disso, vou precisar dimensionar a placa solar para recarregar as pilhas. Alguem poderia me dar uma ajuda ?

aqui vai um boa solução:

1 painel solar de 6v e 400mah

4 pilhas recarregaveis de 1,2v e 2000mah ligadas em serie

o que dara 4,8v e 2000mah

9 leds brancos de 3,6v

ligados em paralelo

e 9 resistores de 50ohms e 1/8w um em cada led

a corrente sera de 216mah - 24mah para cada led

2000/216 = 9hrs duração da bateria com o sistema ligado

2000/400 = 5hrs para carregar totalmente a bateria

voce acha todos os itens acima no mercado livre,

tambem montei uma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

boa noite ...não aguentei ..vou ter um ataque...por que não usa plaquinha 12 v por 1w e coloca resistor limitador entre 1k ou 1k2 ate 2k teria tensão x corrente dai alem de carga rapida, liga leds e ate bem mais que isso..so para ter uma ideia estou esperando a minha chegar vou testar em um Drone ..em quanto esta em voo ou parado recarga na bateria  

 

sou inventor do SAR-D alarme rural que usa arames do alambrado para monitorar propriedade rural....e do indicador de vagas garagem para shoppings e garagens de estacionamento privados  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...