Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus Rampage Formula. Tópicos importantes sobre overclock. Visitem.


Ribeiro

Posts recomendados

Boa tarde galera.

Li todo esse topico e mesmo assim nao entendi quase nada dos termos tecnicos tirei todos os prints que foram pedindo vamos ver no que vai dar.

Meu computador é:

-e7200

-asus rampage formula

-1 pente corsair dominator 2GB 1066Mhz

-2 pentes kingston 2gb 800mhz

-Placa de video 8800GT

-Fonte SL-8600 EPS

http://imageshack.us/photo/my-images/43/img0091ny.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/191/img0092pg.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/851/img0093cs.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/27/img0094ea.jpg/

Olá! Bom dia?

Desculpe a demora e provavelmente você já deve ter executado o trabalho, mas, antes tarde do que nunca.

Sim, seria muito interessante você desmontar os dissipadores e verificar a pasta térmica e os contatos.

A minha Rampage tinha contato ruim, tanto no NB como no SB, e dei um jeitinho brasileiro para corrigir. O NB e SB abaixaram as temperatiras depois da brasileirada que aprontei.

Boa sorte.

Opa ribero

Agora que tenho tempo gostaria de voltar a esse assunto do overclock vamos lá

Coloquei o

FSB em 370 X 9.5 = 3.515 GHz

PCI = 100

CPU Voltage = 1,33

o resto deixei tudo automatico gostaria de saber o que mais eu tenho que tirar do automatico e deixar em um certo valor, pra nao estragar minha maquina.

O computador estava ligando normal e as temperaturas estão por volta de 38 - 45 nos núcleos mas depois de um tempo acabava dando blue screen eu nao sei mais o que mudar pra deixar estabilizado

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa noite!

Ribeiro, você ainda acompanha este tópico? Espero que sim, pro meu bem! :)

Venho lendo-o faz uns meses. Estive me preparando para overclockar meu sistema (de 2009, mas que ainda aguenta muito bem qualquer tranco). Troquei meu cooler para o Hyper 212 Evo faz algumas semanas e agora só falta mesmo overclockar. Quero coisa pequena, só para tirar um possível pequeno gargalo que posso vir a ter quando substituir minha HD5750 por um HD7850. Minha meta é aumentar o FSB para míseros 400 MHz, para atingir o clock de 3.4 GHz.

Bom, antes de tudo, minha configuração:
- Core 2 Quad Q9550
- Rampage Formula
- Fonte OCZ 500W
- 8 GB DDR2 G-Skill
- HD 500 GB Seagate
- VGA Sapphire HD5750

A pergunta que queria fazer antes de começar a "brincar" aqui é sobre as voltagens. Eu estou em dúvida para saber qual seria a tensão "stock" do meu processador. Pois quando vou no CPU-Z, a tensão varia levemente quando o processador está trabalhando e quando ele está parado (estou com o Intel Speed Step desligado). Eu gostaria de começar este overclock com tensão "stock". Mas qual dos dois valores eu devo pegar? Em outras palavras (caso não tenha ficado claro), quando ajustamos uma tensão para o CPU na BIOS, estará a CPU o tempo TODO sobre esta tensão ou tal tensão seria apenas a tensão em FULL LOAD (e neste caso, o próprio computador abaixaria ligeiramente a tensão quando a CPU estivesse em idle) ?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Ribeiro, você ainda acompanha este tópico? Espero que sim, pro meu bem! :)

Venho lendo-o faz uns meses. Estive me preparando para overclockar meu sistema (de 2009, mas que ainda aguenta muito bem qualquer tranco). Troquei meu cooler para o Hyper 212 Evo faz algumas semanas e agora só falta mesmo overclockar. Quero coisa pequena, só para tirar um possível pequeno gargalo que posso vir a ter quando substituir minha HD5750 por um HD7850. Minha meta é aumentar o FSB para míseros 400 MHz, para atingir o clock de 3.4 GHz.

Bom, antes de tudo, minha configuração:

- Core 2 Quad Q9550

- Rampage Formula

- Fonte OCZ 500W

- 8 GB DDR2 G-Skill

- HD 500 GB Seagate

- VGA Sapphire HD5750

A pergunta que queria fazer antes de começar a "brincar" aqui é sobre as voltagens. Eu estou em dúvida para saber qual seria a tensão "stock" do meu processador. Pois quando vou no CPU-Z, a tensão varia levemente quando o processador está trabalhando e quando ele está parado (estou com o Intel Speed Step desligado). Eu gostaria de começar este overclock com tensão "stock". Mas qual dos dois valores eu devo pegar? Em outras palavras (caso não tenha ficado claro), quando ajustamos uma tensão para o CPU na BIOS, estará a CPU o tempo TODO sobre esta tensão ou tal tensão seria apenas a tensão em FULL LOAD (e neste caso, o próprio computador abaixaria ligeiramente a tensão quando a CPU estivesse em idle) ?

 

Obrigado!

Boa noite Lele.

Ainda acompanho este tópico e continua com a mesma configuração!!!

Bem, desde novembro de 2010 utilizo meu Q9550 em 3.8GHz sem problemas, se você viu na pagina anterior,

a tensão esta em 1.18 V, como pode verificar.

A tensão stock do meu, se não me engano, de 1.2 V.

Sobre a tensão variar, não lembro se isso tem haver com o load line calibration (LLC), mas em stock, sempre terá esta variação

com a tensão em "auto" na bios.

Tente uma tensão baixa e depois vai testando. Lembrando que se sua CPU for da revisão "E0", vai ser fácil colocar uma baixa tensão.

Tem este documento que possui as configurações que utilizo no meu este tempo todo.

Ah, não esqueça de salvar depois de pronto o overclock no Asus OC Profile na BIOS.

Qualquer coisa, dá um grito.

 

Abraço,

Luiz Rehné

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Luiz Rehné, muito obrigado pela resposta!

 

 

a tensão esta em 1.18 V, como pode verificar.
A tensão stock do meu, se não me engano, de 1.2 V.

 

Você quer dizer então que mudando na BIOS apenas o FSB (ou seja, mantendo a tensão em stock), você conseguiu atingir 3.8 GHz ?!? Uau, isso realmente me impressiona!

 

 

Lembrando que se sua CPU for da revisão "E0", vai ser fácil colocar uma baixa tensão.

 

Sim, meu processador é revisão E0!

 

 

Sobre a tensão variar, não lembro se isso tem haver com o load line calibration (LLC), mas em stock, sempre terá esta variação
com a tensão em "auto" na bios.

 

Sim, você tem razão, estando tudo em Auto, eu devo esperar tal variação mesmo...

 

 

Tente uma tensão baixa e depois vai testando.

 

Seguindo então sua experiência com seu overclock, eu provavelmente devo conseguir atingir meu objetivo mantendo a tensão em 1.2 V e mudando na BIOS simplesmente o FSB, certo?

 

Algo que vi agora aqui.. o Core Temp acusa minha tensão stock como 1.275, o CPU-Z acusa 1.224 e o Everest 1.22. Acho a diferença grande dos dois com o Core Temp. Normal isso? (ou seja, o Core Temp manda mal em medir tensão?)

 

Bem, vou fazer isso então, manter em 1.2V e simplesmente mudar o FSB na BIOS. Pelo que entendi de tudo que li até agora, para overclocks simples, basta mudar FSB e mexer de leve na tensão do processador (ou no meu caso, nem mexer). Não preciso mexer em quaisquer outros valores, como tensão na Northbridge ou coisa assim, certo? Depois, vou deixar o Prime95 rodando umas 10 horas...

 

Qual a temperatura máxima da Northbridge considerada aceitável ?

 

O barramento das memórias eu pretendo deixar em 1066 mesmo (quando vou na BIOS e subo o FSB, ele sobe junto o barramento das memórias, mas eu consigo manualmente descê-lo para 1066, que é a frequência na qual elas nasceram para trabalhar e que para mim está ótimo).

 

Enfim, é isso, obrigado pela atenção e agradeço se puder responder as minhas poucas dúvidas acima que restaram!

 

Abraço,

 

Leandro Gomes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Luiz Rehné, muito obrigado pela resposta!

 

 

Você quer dizer então que mudando na BIOS apenas o FSB (ou seja, mantendo a tensão em stock), você conseguiu atingir 3.8 GHz ?!? Uau, isso realmente me impressiona!

 

 

Sim, meu processador é revisão E0!

 

 

Sim, você tem razão, estando tudo em Auto, eu devo esperar tal variação mesmo...

 

 

Seguindo então sua experiência com seu overclock, eu provavelmente devo conseguir atingir meu objetivo mantendo a tensão em 1.2 V e mudando na BIOS simplesmente o FSB, certo?

 

Algo que vi agora aqui.. o Core Temp acusa minha tensão stock como 1.275, o CPU-Z acusa 1.224 e o Everest 1.22. Acho a diferença grande dos dois com o Core Temp. Normal isso? (ou seja, o Core Temp manda mal em medir tensão?)

 

Bem, vou fazer isso então, manter em 1.2V e simplesmente mudar o FSB na BIOS. Pelo que entendi de tudo que li até agora, para overclocks simples, basta mudar FSB e mexer de leve na tensão do processador (ou no meu caso, nem mexer). Não preciso mexer em quaisquer outros valores, como tensão na Northbridge ou coisa assim, certo? Depois, vou deixar o Prime95 rodando umas 10 horas...

 

Qual a temperatura máxima da Northbridge considerada aceitável ?

 

O barramento das memórias eu pretendo deixar em 1066 mesmo (quando vou na BIOS e subo o FSB, ele sobe junto o barramento das memórias, mas eu consigo manualmente descê-lo para 1066, que é a frequência na qual elas nasceram para trabalhar e que para mim está ótimo).

 

Enfim, é isso, obrigado pela atenção e agradeço se puder responder as minhas poucas dúvidas acima que restaram!

 

Abraço,

 

Leandro Gomes

 

Olá Leandro.

 

Si, o meu Q9550 está em 3.8 GHz @ 1.18 V, e já faz mais de dois anos.

No seu caso que quer uma over de "levis", o que pode ser feito é aumentar o FSB e deixar a tensão stock. Só recomendo não deixar em "auto",

colocar em "CPU Voltage: 1.200V", que é o que está na minha BIOS, pelo CPU-Z 1.84 V e no Real Temp 1.162 V.

Como sua revisão é a E0, vai ser fácil estabilizar.

Esta diferença entre os programas, acho que se deve ao parâmetro que utiliza.

Veja qual tensão esta no northbridge, pois em auto, ela pode aumentar além do necessário, causando aquecimento.

Até uns 60º é aceitável no northbridge, já que o X48 é meio esquentado mesmo, por isso tem aquele dissipador de ponta a ponta na placa mãe.

Estas são as atuais tensões do meu.

Use como base, e também aquele documento de testo em que esta as configurações usadas por mim.

Sobre as memorias, ao aumentar o FDB a frequencia delas é aumentada  também, mas você pode mexer, de acordo com o overclock. No meu

caso, estão em 1083 MHz, e a opção que tenho abaixo disso é 980 MHz se não engano.

Verifique também as tensões das memorias, deixando sempre próximo ao que o fabricante especifica.

Qualquer dúvida, pode perguntar.

 

Abraço,

 

Luiz Rhené

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá Leandro.

 

Si, o meu Q9550 está em 3.8 GHz @ 1.18 V, e já faz mais de dois anos.

No seu caso que quer uma over de "levis", o que pode ser feito é aumentar o FSB e deixar a tensão stock. Só recomendo não deixar em "auto",

colocar em "CPU Voltage: 1.200V", que é o que está na minha BIOS, pelo CPU-Z 1.84 V e no Real Temp 1.162 V.

Como sua revisão é a E0, vai ser fácil estabilizar.

Esta diferença entre os programas, acho que se deve ao parâmetro que utiliza.

Veja qual tensão esta no northbridge, pois em auto, ela pode aumentar além do necessário, causando aquecimento.

Até uns 60º é aceitável no northbridge, já que o X48 é meio esquentado mesmo, por isso tem aquele dissipador de ponta a ponta na placa mãe.

Estas são as atuais tensões do meu.

Use como base, e também aquele documento de testo em que esta as configurações usadas por mim.

Sobre as memorias, ao aumentar o FDB a frequencia delas é aumentada  também, mas você pode mexer, de acordo com o overclock. No meu

caso, estão em 1083 MHz, e a opção que tenho abaixo disso é 980 MHz se não engano.

Verifique também as tensões das memorias, deixando sempre próximo ao que o fabricante especifica.

Qualquer dúvida, pode perguntar.

 

Abraço,

 

Luiz Rhené

 

Olá Luiz Rhené,

 

Valeu pelas dicas cara! Fiz aqui as modificações na BIOS seguindo suas orientações, rodei o Prime95 por 10 horas e não tive quaisquer sinais de problemas. Minhas temperaturas estão ótimas também (o núcleo mais quente do processador oscilava entre 53 e 55, a NB de 53 a 57 e o resto tudo bem frio). No Prime95, executei o teste chamado "BLEND". Espero que tenha feito certo.

E confesso que minha mão já está coçando para aumentar esse over para estes 3.8 GHz que você conseguiu estabilizar! :D  mas vou deixar para depois do upgrade da VGA..

 

Em suma, muito obrigado cara!

 

Abraços,

 

Leandro Gomes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luiz Rhené,

 

Valeu pelas dicas cara! Fiz aqui as modificações na BIOS seguindo suas orientações, rodei o Prime95 por 10 horas e não tive quaisquer sinais de problemas. Minhas temperaturas estão ótimas também (o núcleo mais quente do processador oscilava entre 53 e 55, a NB de 53 a 57 e o resto tudo bem frio). No Prime95, executei o teste chamado "BLEND". Espero que tenha feito certo.

E confesso que minha mão já está coçando para aumentar esse over para estes 3.8 GHz que você conseguiu estabilizar! :D  mas vou deixar para depois do upgrade da VGA..

 

Em suma, muito obrigado cara!

 

Abraços,

 

Leandro Gomes

Olá Leandro Gomes.

 

Fico feliz que tenha conseguido realizar o seu overclock.

Com 10 horas no Prime95 em "BLEND" ( este testa memoria e CPU e tenda a dar erro se tive algo errado), temperaturas dentro do

esperado, pode-se dizer que está estável e confiável.

As temperaturas do NB estão aceitáveis, mas se quiser diminuir um pouco, pode tentar colocar um pequena ventoinha, ou quela ventoinha que

vem com a placa mãe, a minha está espetada bem em cima do NB. :(-*: Quando estiver com a câmera, tiro uma foto (o celular ainda é só para ligação e mensagem).

Esse é o problema do overclock, cada vez se quer mais hahaha

Agora, pode colocar tranquilo uma HD7850.

Também estou penado em upgrade de VGA e uma aumento de memoria. ^_^

 

Um forte abraço,

 

Luiz Rhené

post-417029-0-57988200-1402942512_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Bom, vim desenterrar este topico. Ia abrir um novo mas li sobre a instrução de não abrir novos topicos sobre este mesmo tema. Então segue a minha receita e gostaria da opnião, critica ou sugestão dos amigos que manjam muito mais de OVER do que eu.

E eu sei que minha config esta beeem velhinha. A maioria tinha um SETUP desse a 5 ou 6 anos atras e hoje brincam em i7 e DDR4 por ai, rs, mas por enquanto é o que eu tenho e queria fazer o melhor possível dele.

Bom segue a minha config e dps meu setup do over. Vou anexar algumas fotos com infos pertinentes

 

- Intel Core2 Quad Q9550 E0 2.83GHz (Yorkfield)

 

- Asus Rampage Formula  X48 (1001 BIOS) é a ultima lançada até hoje

 

- 8gb (4x2gb) G.Skill PC2-6400 F2-8500CL5-2GBPK

 

- EVGA Nvidia GeForce GTX970 4GB FTW ACX2.0 DDR5 256 bits 4K Ready PCI-E 3.0 04G-P4-2978-KR 

 

- 2x HDS SATA Samsung 500gb RAID 0

 

 

- Cooler Master V10 (não consigo colocar mais o fanzinho da ASUS sobre o dissipador da placa mãe porque esse cooler é grande demais)

 

- SevenTeam ATX 750W V-Force ST-750Z AF (80 Plus Bronze)

 

- NZXT 410 Phantom - CA-PH410-B1 (Fans: 2x 140mm TOP + 1x 120mm REAR + 1x 120mm FRONT)

 

 

- Tudo montado com pasta térmica Prolimatech PK-3 (inclusive desmontei todos os dissipadores da Rampage Formula e troquei as pastas velhas pela PK3 e troquei os elastomeros termicos dos reguladores de tensão tambem por novos.


Rodando agora a 3842.0 MHz ( 8.5x452.0)

Pics:

 

1_zpskxfwaeoy.jpg

6_zps1bl0jeyb.jpg

7_zpsrbf69qfn.jpg

8_zpszlq4pm4s.jpg

 

Como esta o over:

*Extreme Tweaker*
Ai Overclock Tuner [MANUAL]
OC from CPU Level Up [CRAZY]
CPU Ratio Setting [8.5]
FSB Strap to North Bridge [AUTO]
FSB Frequency [450]
PCIE Frequency [100]


DRAM Frequency [1081]
DRAM Command Rate [2N]
DRAM CMD Skew on Channal A [AUTO]
DRAM CMD Skew on Channal B [AUTO]
DRAM CLK Skew on Channal A [AUTO]
DRAM CLK Skew on Channal B [AUTO]

DRAM Timing Control [MANUAL] - Mas não mudei nada daqui
1st Information
CAS# Latency [5]
RAS# to CAS# Delay [5]
RAS# PRE Time [5]
RAS# ACT Time [15]
RAS# to RAS# Delay [AUTO]
REF Cycle Time [AUTO]
WRITE Recovery Time [AUTO]
READ to PRE Time [AUTO]
2nd Information
READ to WRITE Delay (S/D) [AUTO]
WRITE to READ Delay (S) [AUTO]
WRITE to READ Delay (D) [AUTO]
READ to READ Delay (S) [AUTO]
READ to READ Delay (D) [AUTO]
WRITE to WRITE Delay (S) [AUTO]
WRITE to WRITE Dealy (D) [AUTO]
3rd Information
WRITE to PRE Delay [AUTO]
READ to PRE Delay [AUTO]
PRE to PRE Delay [AUTO]
ALL PRE to ACT Delay [AUTO]
ALL PRE to REF Delay [AUTO]

DRAM Static Read Control [AUTO]
Ai Clock Twister [AUTO]

Ai Transation Booster [AUTO]

CPU Voltage [1.26250V]
CPU PLL Voltage [1.60V]
North Bridge Voltage [1.27V]
DRAM Voltage [2.10V] 
FSB Termination Voltage [1.30V]
South Bridge Voltage [AUTO]
SB 1,5V Voltage [AUTO]
Loadline Calibration [ENABLED]
CPU GTL Voltage Reference [AUTO]
NB GTL Voltage Reference [AUTO]
DRAM Controller Voltage REF [AUTO]
DRAM Channel A Voltage REF [AUTO]
DRAM Channel B Voltage REF [AUTO]

CPU LED Selection [CPU VOLTAGE]
NB LED Selection [NORTH BRIDGE VOLTAGE]
SB LED Selection [sOUTH BRIDGE VOLTAGE]
Voltiminder LED [ENABLED]

CPU Spread Spectrum [DISABLED]
PCIE Spred Spectrum [DISABLED]
CPU CLOCK SKEW [AUTO]
NB CLOCK SKEW [AUTO]



ADVANCED

CPU Ratio Setting [08.5]
C1E Support 
[DISABLED]
CPU TM Function 
[DISABLED]
Vanderpool Technology [DISABLED]
Execute Disable Bit [ENABLED]

Max CPUID Value Limit [DISABLED]



Queria opiniões de como esta o OVER, se da pra diminuir alguma tensão (apesar de eu achar que estão bem de acordo e bem baixas) e se existe mais alguma coisa que se possa tirar dele (talvez 4.0ghz?)

Não sei quanto beneficio vai me trazer 4ghz em comparação com esse over atual que parece bem saudável

O que mais me desanimou é que nao consegui fazer a RAM rodar mais do que ja esta, nem colocando 2.2V nela. Dicas?

Valeu pessoal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não manjo muito e estou a mais de 1 semana lendo muita coisa na net e tentando entender o que cada coisa faz. E demorei pra chegar nessa estabilidade do sistema.

Minhas duvidas são
- queria alguma ajuda pra chegar aos 4.0ghz
- vale a pena esses poucos mhz a mais? porque vai precisar de muito mais tensão provavelmente (apesar de que eu comecei com 3.8 com bastante tensão e vim tirando ate achar o minimo, que foi o q esta ai acima)
- queria fazer as memorias rodarem mais rápido do que isso. Acho que essas g.skill, apesar de velhinhas, aguentam pelo menos um pouco mais de over do que onde ja estão. Mas o que mudar pra conseguir a estabilidade delas? Apenas a tensão delas não, correto?

enfim.. dicas pra melhorar ainda mais o que ja esta bacana. Estou rodando muitos jogos em ultra (COD: Ghosts, Wolfenstein The New Order, Assetto Corsa, Zombie Army Trilogy, Dying Light)

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem li mais um pouco e fiz algumas alterações, todas estáveis tambem, e parece que ajudaram um pouco mais no ajuste fino. São elas: (vou citar apenas os itens que mudei pra nao ficar difícil de acompanhar a evolução do processo)

FSB Frequency [451] - Só pra arrendondar a velocidade pra 3.85ghz kkkkk

DRAM Frequency [1083] - Mudou por culpa do FSB obviamente

DRAM Timing Control [MANUAL] - Agora mudei aqui nesse setor

REF Cycle Time [45 DRAM Clocks] - Li que isso poderia fazer algum beneficio na velocidade da memoria

Ai Transation Booster [MANUAL]

Common Performance Level [07] - Foi o minimo que consegui chegar, menos que isso nem aparece o POST. Também entendi que quanto menor esse numero, melhor o desempenho da RAM

CPU PLL Voltage [1.50V] - Aceitou baixar um pouco mais

DRAM Voltage [2.04V] - Esse aqui também aceitou baixar 

Todo o restante que não esta aqui em cima está idêntico ao primeiro setup

To no caminho certo? Proximo passo ainda esta entre chegar a 4.0ghz com temperaturas e tensões boas e fazer a RAM chegar a 1128mhz....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sei sobre isso realmente. Concordo

O que eu tinha em mente é: se o meu subiu a 3.85ghz com essas voltagens baixas (pelo menos eu acho que são baixas, mas sou leigo em over ainda) e temperaturas controladas, achei que poderia conseguir chegar a casa dos 4 com a mesma condição e, nessa situação, não faria diferença, mas teria ainda uma condição muito favoravel de uso. 

E como igual nos carros, Cavalos de mais, nunca são de menos, apliquei a mesma teoria nos ghz, rs. Claro que quando alcançado num nivel bom de temperatura e tensão

Mas pelo visto não vai ser tão moleza assim. Fiz uns testes aqui e não foram promissores. Nao sei se estou fazendo algo de errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
-O problema é que nos motores dos carros, quando adiciona CV a mais, há sempre a necessidade de aumentar a mistura que o alimenta e, as vezes, melhorar o sistema de resfriamento também. 

-Melhore a alimentação do seu motor para 1.3v e aumente para 1.65v~1.7v o CPU PLL e veja se consegue estabilidade em 4GHz. Nesse FSB a sua placa mãe tira de letra. 

-Eu já fiz alguns testes com esse tipo de processador, usando a mesma placa mãe, e sempre fiquei barrado na temperatura. Mas como cada peça tem sua particularidade, quando o assunto é overclock, o negócio é teste e mais teste.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não consigo passar disso. Fiz vários testes pra subir mais a memoria ram, ou pra aumentar o Q9550 pra 4.0ghz. Falhei em todos e cheguei a corromper a inicialização do windows.. kkk

Formatado e de volta já.

Ou estou comendo bola e preciso de uma afinação de quem conhece muito mais, ou esses componentes já tem uma idade avançadinha e, apesar dos bons números que consegui de temp, tensão e temperatura (que me permitem um over estável e jogar muita coisa em ULTRA) não suportam mais muitas modificações.


BTW, meu conjunto + overzinho leve na GTX 970 estão me permitindo jogar Project Cars com tudo que tem de opção no Ultra liso entre 40 a 60 fps. Feliz p caramba!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pintou duvida aqui

Ainda estou lendo e estudando p caramba esse lance de over e tentando entender o que linka com o que nessa brincadeira. E me peguei muito no lance 1:1 entre a FSB e a RAM

Nao precisaria fazer over na RAM. Entendi que compensa mais a latência baixa do que uma velocidade muito alta. 

Então se eu puder manter 1066 a 5-5-5-15 e as configs que eu passei acima - REF Cycle Time [45 DRAM Clocks] e Common Performance Level [07] (esse da pra chegar a 06 se deixar em 1066mhz e , melhorou muito o desempenho dela), o BUS dela seria de 533 mhz CORRETO?

Se eu pudesse fazer o FSB chegar a 533, eu estaria rodando ela a 1:1 certo? OK

Comecei a fazer testes. Como o Q9550 nao tem RATIO desbloqueado como os QX, a minha ideia era subir o FSB e baixar o Multiplicador (RATIO)

Ok.. com FSB em 400 eu coloco o RATIO onde eu quiser. Mas dps disso a coisa muda de figura

Tentei deixar em 500 o FSB e o RATIO em 7 (3.5ghz, mais baixo do que eu tenho hj) com todas as tensão em AUTO e a RAM na menor frequência possível (nesse caso, 1000mhz) = POST ok, um pouco mais demorado, mas nao sobe o WIN7. 

por curiosidade, se eu deixar o RATIO em 8.5 (max) e 400 FSB (3.4ghz) e todas as voltagens em AUTO, ele sobe tudo liso, roda windows, tudo perfeito. Achei estranho esses 100mhz atrapalharem o BOOT mas.....

..... então fui mexer nas voltagens, imaginando que ele nao estaria sendo bem compensado pelo AUTO. 
 
Não cheguei a colocar nenhum valor de tensão nas casa AMARELAS (mentira, o FSB eu cheguei a colocar 1,36v) e nem assim chegou ao POST

Durante o POST a 500 x 7 em tudo AUTO, consegui entrar na BIOS pra verificar a tensão que foi atribuída de forma automática e tentar criar uma referencia. Fiquei um pouco assustado em como ele sobe a tensão no AUTO:

500 x 7 - Voltagens em AUTO

Vcore - 1,36
PLL- 1,68
FSB - 1,48
DRAM - 2,19
NB- 1,664
SB- 1,072
SB 1.5V - 1,552
DRAM REF - 1,088


Lembrando que ele deu POST mas nao subiu windows nessas configs AUTO

Agora queria saber dos mais experientes. Se as referencias dizem que a RAMPAGE FORMULA chega ate 600 FSB, e eu estou rodando o meu over a 451 x 8.5 (3,8335 ghz) com um vcore bem baixo. Por que carambas eu não consigo fazer ele rodar a 500 x 7, ja que é um FSB que a MOBO aceita, que eu ja estou bem próximo com um RATIO bem maior, e com uma tensão BEM maior. Porque não sobe? 

Outra coisa. Pelo que entendi, é muito contraditorio o lance dos 500 de FSB. Uns dizem que é demais, outros usam 24/7 sem problemas. Eu so estava buscando chegar aos 1:1 de RAM porque isso, pelo que entendi, é a melhor coisa entre estabilidade e performance


Aguardo os amigos

Valeu!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Renanvti,

Só por precaução, você está usando o conector ATX 12V de OITO pinos para ligar a Rampage Formula ?

Opa! Estou sim! Na vdd acabei de procurar fotos do pino de energia porque nem sabia que podia usar 4 ou 8 pinos. A minha placa nao veio com a capinha dos 4 pinos.

Fui verificar e esta OK. 8 pinos sendo usados sim!

Acho q se.estivesse usando apenas 4 nao conseguiria ter alcancado 3.85ghz, correto?

20150518_001604_zpsgikrtfch.jpg

20150518_001633_zpse8sfxo8y.jpg

20150501_111944_zpsce2febdy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai? Mais ninguem? Alguem pra tirar a minha duvida do FSB e multiplicador que postei acima?

Pra ajudar, meu over esta assim hj

*Extreme Tweaker*
Ai Overclock Tuner [MANUAL]
OC from CPU Level Up [CRAZY]
CPU Ratio Setting [8.5]
FSB Strap to North Bridge [AUTO]
FSB Frequency [454]
PCIE Frequency [100]

DRAM Frequency [1091]
DRAM Command Rate [2N]
DRAM CMD Skew on Channal A [AUTO]
DRAM CMD Skew on Channal B [AUTO]
DRAM CLK Skew on Channal A [AUTO]
DRAM CLK Skew on Channal B [AUTO]

DRAM Timing Control [MANUAL] 
1st Information
CAS# Latency [5]
RAS# to CAS# Delay [5]
RAS# PRE Time [5]
RAS# ACT Time [15]
RAS# to RAS# Delay [AUTO]
REF Cycle Time [50 DRAM CLOCKS]
WRITE Recovery Time [AUTO]
READ to PRE Time [AUTO]
2nd Information
READ to WRITE Delay (S/D) [AUTO]
WRITE to READ Delay (S) [AUTO]
WRITE to READ Delay (D) [AUTO]
READ to READ Delay (S) [AUTO]
READ to READ Delay (D) [AUTO]
WRITE to WRITE Delay (S) [AUTO]
WRITE to WRITE Dealy (D) [AUTO]
3rd Information
WRITE to PRE Delay [AUTO]
READ to PRE Delay [AUTO]
PRE to PRE Delay [AUTO]
ALL PRE to ACT Delay [AUTO]
ALL PRE to REF Delay [AUTO]

DRAM Static Read Control [AUTO]
Ai Clock Twister [AUTO]
Ai Transation Booster [Manual]

Common Performance Level [07]

CPU Voltage [1.26875V]
CPU PLL Voltage [1.60V]
North Bridge Voltage [1.27V]
DRAM Voltage [1.92V] 
FSB Termination Voltage [1.30V]
South Bridge Voltage [AUTO]
SB 1,5V Voltage [AUTO]
Loadline Calibration [ENABLED]
CPU GTL Voltage Reference [AUTO]
NB GTL Voltage Reference [AUTO]
DRAM Controller Voltage REF [AUTO]
DRAM Channel A Voltage REF [AUTO]
DRAM Channel B Voltage REF [AUTO]

CPU LED Selection [CPU VOLTAGE]
NB LED Selection [NORTH BRIDGE VOLTAGE]
SB LED Selection [sOUTH BRIDGE VOLTAGE]
Voltiminder LED [ENABLED]

CPU Spread Spectrum [DISABLED]
PCIE Spred Spectrum [DISABLED]
CPU CLOCK SKEW [AUTO]
NB CLOCK SKEW [AUTO]


ADVANCED

CPU Ratio Setting [08.5]
C1E Support [DISABLED]
CPU TM Function [DISABLED]
Vanderpool Technology [DISABLED]
Execute Disable Bit [ENABLED]

Max CPUID Value Limit [DISABLED]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Olá Renanvti.

 

Ainda tem brincado com este tema?

Há alguns dias fiz finalmente um Upgrade de VGA e para compensar estou overclockando meu Q9550.

 

Eu consegui aqui "relativa" estabilidade com a 4.0 GHz .... lí que até na inicialização do Windows os seus testes deram pau. Aqui isso não rolou. O porquê de eu dizer "relativa" é porque não consigo fazer o teste Blend do Prime95 rodar por mais de 2 horas até que a tela congelou...

Neste exato momento vou para minha 4a tentativa, após modificar um pouco o CPU PLL Voltage (estava a 1.50V, agora coloquei 1.60V).

 

Enfim, vou postando aqui os meus avanços.

 

Abraços!

 

[Editando]

 

Eu estou com a impressão que ainda não vai rolar, mas estou realmente desconfiado de que a culpa seja das memórias. Eu insisto em colocar latências 5-5-5-15 mesmo a 1130 MHz e acho que é aí que está o problema. Se não rolar essa 4a tentativa, irei subir para 5-6-6-18, mas a contragosto... como você mesmo postou lá em cima, para as memórias vale muito mais a pena ter latências menores do que uma frequência maior.... alguém saberia alguma forma de contornar isso? Estou pensando seriamente em descer a frequência delas só para manter a mesma latência. Perderia muito desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!