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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

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shinta_kun

Especificação de rele

13 posts neste tópico

Galera, estou montando um esquema daquele do Torta na cara. Tive um pequeno problema..

Quando fui comprar os reles, pedi um rele simples 12v/10A. Mas pelo que entendi deveria ser um rele de 5 pinos(85,86,87,87A e 30). Realmente tinha o de 5 pinos mas no rele nao tinha nenhuma escritura para identificar os pinos!!

Como vou saber se é o rele certo? e se for, como faço pra saber qual é cada pino para fazer as ligações????

Obrigado!

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Entre no site do fabricante e consulte o datasheet.

18.jpg

Se for parecido com este, a pinagem é padrão.

http://www.tianbo-relay.com/bigimg/18.pdf

http://www.metaltex.com.br/downloads/AT.pdf

Não precisa comprar um relê automotivo para seu projeto, basta ser 12V x 10A (ou menos, dependendo da carga). Estes relês ou similares são encontrados com muita facilidade.

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São muito parecidos com este sim!!

Então, la no esquema os pinos estavam nomeados em 85, 86, 87, 87A e 30. Mas creio que com o desenho lá da pra identificar tudo e montar!

Obrigado!!!

pensando bem... nao nao eu fiquei com duvidas sim kkkkkkkk

nao consigo identificar em qual pino devo conectar o que!.. Veja so o esquema

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=43081&d=1168385323

Editado por Bcpetronzio
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Estes números não tem nada a ver com o relê...são de quem fez o esquema.

87 = contato NA (normalmente aberto)

87A= contato NF (normalmente fechado)

30 = Comum dos contatos

85 e 86 são os terminais da bobina e não tem polaridade.

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Estes números não tem nada a ver com o relê...são de quem fez o esquema.

87 = contato NA (normalmente aberto)

87A= contato NF (normalmente fechado)

30 = Comum dos contatos

85 e 86 são os terminais da bobina e não tem polaridade

Na realidade, esses números são um código padronizado utilizado na parte elétrica de automóveis. O cara fez o esquema pensando em utilizar relés automotivos.

Se você for até uma autopeças (e não numa loja de componentes eletrônicos), os relés vendidos nela terão estes números escritos próximos dos contatos.

2658.jpg

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Porém basta associar os números com os contatos descritos no relê comum.

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Assim, você pode pesquisar alguma coisa sobre relés, tipo, sempre tem algum buraquinho ou alguma coisa indicando qual vem primeiro.

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Amigo, eu já disse tudo, Mostrei o site com os dados do relê que pretende comprar, No esquema tem número que já associei com os contatos. Basta pensar um pouco!

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To montando aqui acho que to fazendo certo!..

Mas uma duvidazinha.. esse pino solto (No seu pdf é o 3) nao serve de nada mesmo ne? é so um pino morto.

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Todos os pinos desse relé de cinco pinos são utilizáveis.

Os três pinos na parte superior (depende do ponto de vista) o do meio é o polo, ou comum da chave do relé. Os dois pinos que ficam ao lado do polo, são para a ligação da bobina do relé, e não tem polaridade, podem ser ligados de qualquer forma (evidente que de qualquer forma significa que para acionar o relé, é necessário uma fonte de alimentação que forneça os sinais positivo e negativo dessa fonte, de acordo com a máxima tensão de operação do relé).

Os dois pinos que sobram na parte de baixo, um deles é o NF (normalmente fechado), e dá contato entre o polo e esse pino, enquanto o relé estiver desativado. Quando o relé é ativado, esse pino abre o circuito.

O outro pino que sobra na parte de baixo, é o NA (normalmente aberto), e conecta o circuito quando o relé é ativado, logo, nenhum dos pinos de um relé de 5 pinos é morto.

Já passaram o datasheet, então é só seguir as recomendações dadas por ele.

[]'s

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