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Especificação de rele


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12 respostas neste tópico

#1 shinta_kun

shinta_kun
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Neutra

Postado 16 de outubro de 2009 - 18h07min

Galera, estou montando um esquema daquele do Torta na cara. Tive um pequeno problema..

Quando fui comprar os reles, pedi um rele simples 12v/10A. Mas pelo que entendi deveria ser um rele de 5 pinos(85,86,87,87A e 30). Realmente tinha o de 5 pinos mas no rele nao tinha nenhuma escritura para identificar os pinos!!

Como vou saber se é o rele certo? e se for, como faço pra saber qual é cada pino para fazer as ligações????

Obrigado!


#2 cpexpert

cpexpert
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Neutra

Postado 16 de outubro de 2009 - 18h41min

o cara te vendeu um rele automotivo
proprio para os soquetes de carro.


#3 shinta_kun

shinta_kun
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Neutra

Postado 16 de outubro de 2009 - 18h51min

eu nao comprei ainda... quero saber se serve!


#4 xykote

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Excelente

Postado 16 de outubro de 2009 - 19h14min

Entre no site do fabricante e consulte o datasheet.
Imagem Postada
Se for parecido com este, a pinagem é padrão.
http://www.tianbo-relay.com/bigimg/18.pdf
http://www.metaltex.com.br/downloads/AT.pdf

Não precisa comprar um relê automotivo para seu projeto, basta ser 12V x 10A (ou menos, dependendo da carga). Estes relês ou similares são encontrados com muita facilidade.

Experiência e conhecimento devem ser compartilhados... por isso,

não respondo dúvidas por e-mail ou mensagem privada.

 


#5 shinta_kun

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Neutra

Postado 16 de outubro de 2009 - 20h37min

São muito parecidos com este sim!!

Então, la no esquema os pinos estavam nomeados em 85, 86, 87, 87A e 30. Mas creio que com o desenho lá da pra identificar tudo e montar!

Obrigado!!!

pensando bem... nao nao eu fiquei com duvidas sim kkkkkkkk

nao consigo identificar em qual pino devo conectar o que!.. Veja so o esquema

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=43081&d=1168385323

Editado por Bcpetronzio, 17 de outubro de 2009 - 13h40min.
Unir Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção Editar


#6 xykote

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Postado 16 de outubro de 2009 - 21h16min

Estes números não tem nada a ver com o relê...são de quem fez o esquema.

87 = contato NA (normalmente aberto)
87A= contato NF (normalmente fechado)
30 = Comum dos contatos
85 e 86 são os terminais da bobina e não tem polaridade.

Experiência e conhecimento devem ser compartilhados... por isso,

não respondo dúvidas por e-mail ou mensagem privada.

 


#7 cabteixeira

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Boa

Postado 16 de outubro de 2009 - 21h21min

Estes números não tem nada a ver com o relê...são de quem fez o esquema.

87 = contato NA (normalmente aberto)
87A= contato NF (normalmente fechado)
30 = Comum dos contatos
85 e 86 são os terminais da bobina e não tem polaridade

Na realidade, esses números são um código padronizado utilizado na parte elétrica de automóveis. O cara fez o esquema pensando em utilizar relés automotivos.

Se você for até uma autopeças (e não numa loja de componentes eletrônicos), os relés vendidos nela terão estes números escritos próximos dos contatos.

Imagem Postada

Não respondo perguntas por MP. Obrigado!

#8 xykote

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Postado 16 de outubro de 2009 - 23h02min

Porém basta associar os números com os contatos descritos no relê comum.

Experiência e conhecimento devem ser compartilhados... por isso,

não respondo dúvidas por e-mail ou mensagem privada.

 


#9 isakharan

isakharan
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Neutra

Postado 17 de outubro de 2009 - 02h13min

Assim, você pode pesquisar alguma coisa sobre relés, tipo, sempre tem algum buraquinho ou alguma coisa indicando qual vem primeiro.


#10 shinta_kun

shinta_kun
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Neutra

Postado 17 de outubro de 2009 - 03h50min

sim mas então como eu sei onde emendar qual fio????


#11 xykote

xykote

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Postado 17 de outubro de 2009 - 08h40min

Amigo, eu já disse tudo, Mostrei o site com os dados do relê que pretende comprar, No esquema tem número que já associei com os contatos. Basta pensar um pouco!

Experiência e conhecimento devem ser compartilhados... por isso,

não respondo dúvidas por e-mail ou mensagem privada.

 


#12 shinta_kun

shinta_kun
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Neutra

Postado 17 de outubro de 2009 - 10h13min

To montando aqui acho que to fazendo certo!..

Mas uma duvidazinha.. esse pino solto (No seu pdf é o 3) nao serve de nada mesmo ne? é so um pino morto.


#13 Maurício2006

Maurício2006
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Neutra

Postado 17 de outubro de 2009 - 17h50min

Todos os pinos desse relé de cinco pinos são utilizáveis.

Os três pinos na parte superior (depende do ponto de vista) o do meio é o polo, ou comum da chave do relé. Os dois pinos que ficam ao lado do polo, são para a ligação da bobina do relé, e não tem polaridade, podem ser ligados de qualquer forma (evidente que de qualquer forma significa que para acionar o relé, é necessário uma fonte de alimentação que forneça os sinais positivo e negativo dessa fonte, de acordo com a máxima tensão de operação do relé).

Os dois pinos que sobram na parte de baixo, um deles é o NF (normalmente fechado), e dá contato entre o polo e esse pino, enquanto o relé estiver desativado. Quando o relé é ativado, esse pino abre o circuito.

O outro pino que sobra na parte de baixo, é o NA (normalmente aberto), e conecta o circuito quando o relé é ativado, logo, nenhum dos pinos de um relé de 5 pinos é morto.

Já passaram o datasheet, então é só seguir as recomendações dadas por ele.

[]'s

Maurício. "Se emperrar... FORCE !!! Se quebrar.... bom, precisava trocar mesmo !" "A fé? Ora, a fé... A fé é a certeza absoluta, da existência das coisas inexistentes!"