Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Reparar Setores Defeituosos Em Hd?


Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por rafa besouchet@10 jan 2004, 01:30

meu hd de 80Gb samsung ta com 400Kb em setores defeituosos... ...gostaria de saber como posso fazer para repara-los? é possivel? com qual programa? já passei o scandisk do WinXP e não adianto

Bom, para começar: setores defeituosos são problema físicos nos pratos do HD (causados por diversos fatores, especialmente choques ou pancadas), portanto não podem ser reparados, consertados ou apagados.

Setores defeituosos são substituidos por setores de reserva presentes no HD justamente para esse fim. Isso só pode ser feito com sucesso por programas específicos fornecidos pelos fabricantes.

Geralmente o processo envolve:

1) "preenchimento" do HD com zeros (Zero Fill), o que apaga todos os dados presentes no HD, inclusive as tabelas que o Windows usa para marcar onde estão os setores defeituosos.

2) execução da vulgarmente conhecida "formatação de baixo nível" (Low Level Format), que vai escanear a superfície dos pratos para localizar e marcar definitivamente os setores defeituosos, e substitui-los pelos setores de reserva. Esse processo "esconde" definitivamente os setores defeituosos encontrados, de modo que o sistema operacional que for instalado posteriormente não vai mais detectá-los, daí a impressão de que esses setores foram "apagados".

No seu caso (HD Samsung 80GB), você vai precisar baixar o utilitário HUTIL, no link abaixo:

http://www.samsung.com/Products/HardDiskDr...ities/hutil.htm

Neste link estão todas as informações de como usá-lo. Mas lembre de conferir de o modelo de seu HD está na lista de HDs suportados pelo utilitário.

Para HDs Samsung mais antigos, tem este outro utilitário (ShDiag).

Basta seguir as instruções. Não esqueça de fazer um backup antes.

Boa sorte!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

silva eu usei o HUTIL e ele detectou e "marcou" os setores defeituosos, agora me diz uma coisa, os setores eram 400Kb, isso qr dizer q vou perder somente os 400Kb?mais uma, esses setores determinam a perda de rendimento do HD?a ultima, apos passar o HUTIL, se usa-lo novamente ou qualquer outro software pra detecçao de erro o prog vai detectar falhas no HD?tipo acho q meu HD ta na garantia então vou tentar trocá-lo, vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por rafa besouchet@10 jan 2004, 19:01

1) eu usei o HUTIL e ele detectou e "marcou" os setores defeituosos, agora me diz uma coisa, os setores eram 400Kb, isso qr dizer q vou perder somente os 400Kb?

2) mais uma, esses setores determinam a perda de rendimento do HD?

3) a ultima, apos passar o HUTIL, se usa-lo novamente ou qualquer outro software pra detecçao de erro o prog vai detectar falhas no HD?

4) tipo acho q meu HD ta na garantia então vou tentar trocá-lo, vale a pena?

1) Segundo os fabricantes e os grandes "mestres" do assunto, não se perde nada de espaço pelo fato dos defeituosos terem sido substituidos por setores-reserva. Ou seja, quando for solicitado ao HD gravar ou ler algo em algum setor marcado pelo HUTIL como defeituoso, ele vai desviar as operações para o setor designado como substituto.

2) Teoricamente, não. Na prática, em HDs que eu já recuperei, não notei perda de desempenho. Acontece que a questão passa à ser de confiança, e não de performance. Eu não confiaria mais guardar dados importantes em HDs que já passaram por esse processo.

3) O conceito geral de qualquer software de LLF é que eles marcam definitivamente os setores detectados como defeituosos até o momento da detecção. Se imediatamente após você terminar de rodar o HUTIL, por algum motivo surgir mais um setor defeituoso, outros programas (como o próprio Scandisk) vão detectá-lo, mas aqueles marcados pelo HUTIL não serão mais. Isso já aconteceu comigo, com um HD da Samsung também: precisei rodar o HUTIL 2 vezes para eliminar o problema por completo.

4) Se está na garantia, na minha opinião você nem devia ter tentado consertar: pegue a nota e troque, com certeza é a melhor solução!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Spider_Rap@11 jan 2004, 03:14

Só não sabia que para HD's Samsung se usava o Hutil, acha que era o Clearhdd, que se encontra na página da samsung também.

ClearHDD

Spider, eu indiquei tanto o HUTIL como o SHDIAG pois são mais completos e intuitivos que o ClearHDD. Mas o ClearHDD serve também, se bem que é mais chato de usar...

Bom, você indicou em outro tópico dois bons artigos do Clube do Hardware sobre o assunto, permita-me colocar os links aqui também, para quem tiver mais dúvidas:

Removendo Bad Block de discos rígidos

Recuperando discos rígidos com Bad Block

....

E, já que tem surgido muitas dúvidas à respeito do assunto "bad blocks", melhor fixar esse tópico para todo mundo poder aproveitar.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Bom! Clemente... eu estava lendo aqui algumas coisas que você escreveu e achei muito boa a suas explicações.. Me desculpa estar me entrometento aqui, mas será que poderias dar uma olhadinha lá no tópico que adicionei em Armazenamento: Falha no reconhecimento de HD....

Se você puder me dar uma luz... ficaria muito grato... Já tenti várias coias, mas sem sucesso

OBrigado e mais uma vez desculpe! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A garantia cobre os BAD BLOCKS também?? resumindo eu posso trocar um HD (que esteja na garantia) alegando que ele tá com BAD BLOCK??? Será que na lpja não vão alegar que foi mal uso e tal???

Uma outra duvida pra fechar o assunto?? Dá pra perder o HD usando esses programas?? ou não há risco algum??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente?

Já usei a maioria desses programas para reparar HDs e o máximo que fizeram foi tipo uma cura "momentânea"; depois de instalado o sistema operacional o sistema voltava a dar problema e eu tinha que fazer o processo todo de novo pois os hds estavam recheados de bads por toda a sua superfície e esses programas só servem quando o HD tem apenas alguns poucos bads tipo 400kb/40GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe aonde baixo os programas da SEAGATE??? é que aqui do site não dá em nada, vai pra pagina da seagate mais não dá pra pegar.

To precisando do Recuperador de BAD BLOCKS e do DISK MANAGER deles. Mais do DISC MANAGER.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...