Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Muito Rápido, Clock do processador, memória errada


Rafaelfc

Posts recomendados

Pessoal meu pc ta muitooo estranho, ele é novo, eu montei ele, a configuração é a seguinte: PHENOM X4 945 AM3, ASUS M4A79-E DELUXE, 4GB CORSAIR DOMINATOR, XFX G FORCE 8800 GTS, FONTE HUNTKEY 450W reais.

Assim o meu cooler está fazendo muitoooo barulho, e to com medo de queimar o processador, eu posso deixar o meu pc apenas ligado que o RPM do cooler não para de subir. Outro problema também é que toda vez que eu ligo ele e vou ver o clock do processador em: meu computador ele nunca está com o clock certo, que seria de 3,00 ghz, muda constantemente 798 mhz, 1.8 ghz, assim e nunca o clock real.

Essa minha placa-mãe é pra socket am2 só que suporta am3 nessa minha configuração, conforme o manual, só que eu to meio perdido não sei o que fazer.

Conversei com um vendedor conhecido meu e ele me disse que eu talvez tenha que fazer uma atualização da BIOS. E também tem a memória que é d 4gb mas quando olho lá em: meu computador, ela sempre está em 3,25 ghz

Por favor alguem pode me ajudar? Assim quero saber também onde eu vejo o clock da memória porque no manual informa 1066mhz e também como faço pra colocar nesse clock sem correr o risco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu pc tá lento? Reiniciando? Se nao, se estiver somente fazendo muito ruido por causa da ventoinha, verifique ela. Esta com uma boa frequencia de rotaçao, ou esta lenta? Talvez seja bom você retirar ela e colocar um pouco de óleo, e se nao resolver, pelo menos pra prevenir, pode trocar a ventoinha, ou o cooler se nao tiver jeito.Agora, quanto ao clock do cpu e da ram, é bom você fazer uma atualizaçao da bios. Mas se tiver varias versões depois da sua, nao faça da mais atual, faça da proxima. Ve se isto pode ajudar.:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOBOGIRL.

Meu pc até que não está lento e também não está reiniciando. Ta fazendo muito barulho no cooler, o RPM dele está muito rápido, ele começa em 2000 e alguma coisa e não para de subir ontem eu deixei e ele foi a mais de 6000 RPM.

Como eu falei o meu pc é novinho, rapaz será que eu coloquei o cooler errado? assim ele ta bem travado mas eu não consigo tira-lo, parece que vai quebrar o processador, sei lá fico com medo. E assim ele não está tão quente a temperatura do processador, o máximo que eu vi foi 38° e o cooler pocando a + de 6000 RPM.

Eu não sei fazer a atualização da bios, a minha placa mãe tem um cd que vem com o programa ASUS UPDATE e da pra fazer por ali, mas é normal? É como instalar um programa? E eu não entendi muito bem, você me disse pra não fazer da mais atual, então qual eu devo fazer?

Obrigado e aguardo ajuda pra tentar resolver esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOBOGIRL.

Eu não sei fazer a atualização da bios, a minha placa mãe tem um cd que vem com o programa ASUS UPDATE e da pra fazer por ali, mas é normal? É como instalar um programa? E eu não entendi muito bem, você me disse pra não fazer da mais atual, então qual eu devo fazer?

Obrigado e aguardo ajuda pra tentar resolver esse problema

Ah é o seguinte, no setup talvez deva ter uma configraçao pra controlar a ventoinha. Já verificou isso?Se nao der, resete a bios e veja o que vai dar.

Quanto a atualização da bios, por exemplo, se a sua for 2.0, baixe a mais próxima disso, tipo 2.5, 3.0 ..... Nao vá logo pulando pros 5.3 etc, etc.E é assim mesmo, em algumas placas, você atualiza dando boot pelo disquete e entra nas configuraçoes da mobo, mas em outras, como a Asus, já é mais, simples, pelo proprio sistema você consegue isto.ok?

Faz o teste e posta aqui, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOBOGIRL

Então como vai? Eu fiz a atualização da Bios pelo cd da minha placa-mãe, lá tem 1 programa que se chama Asus Update, ai conseguir fazer por lá, eu não fiz da versão mais atual fiz de uma anterior. O problema do clock resolveu, porque quando eu vou lá em meu computador ou no Cool n Quiet o processador está a 3.0ghz, só que ainda tenho problemas principalmente com o meu cooler, ele ta rodando muito rápido ontem eu estava jogando e o cooler foi a 6400rpm travou a máquina e eu tive que reiniciar eu to tendo que usar um ventilador do lado pra ele não esquentar tanto, as vezes ele inicia o windows e para ta tenso. Outro problema que eu tenho também desde que atualizei a minha bios é que aquela tela preta que aparece a configuração da placa-mãe, tipo quando aparece Americanmegatrands, algo assim, sumiu. E o clock da memória ainda não mudou está estagnado em 3,25ghz.

Mas a minha preocupação agora é com o processador

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Rafaelfc:

Desculpe entrar nessa conversa mas acho que posso ajudar, visto que, já consertei vários computadores nesse "estado".

1 - Processador: Em certos momentos, você cita "clock" como a capacidade da memória, não confunda as coisas... Existem memórias com a capacidade de 1024MB (1GB), com clock de 667MHz ou de 800MHz. MESMA capacidade, e clocks diferentes... Prosseguindo,SE a capacidade da memória RAM for de 4GB, e a máquina está te dizendo 3,25GB, significa problema de clock da memória, nisso procure os tópicos específicos para alterar o clock da memória RAM (em algum lugar da sua BIOS você vai encontrá-los 100MHz, 133MHz, 166MHz, .... 667MHz até 800Mhz, sem atualizar a BIOS, mas procure no Forum antes disso)

2 - Cooler: Isso acontece por um simples erro: O chip do computador esquenta demais e o cooler acelera (indo até o seus citados 6400rpm) e continua assim por tempo indeterminado. O que acontece é que o computador esquenta, e não volta a esfriar (óbvio!), mas ele não sabe disso...

Na sua BIOS o controle de temperatura está configurado abaixo da capacidade do processador (seu processador vai operar a 45º e o cooler está configurado para manter a temperatura a 35º, por exemplo), e quando a temperatura chegar aos 36º o cooler vai aumentar a velocidade para "esfriar" o bicho até os 35º. Mas como já foi dito, seu computador não volta a esfriar, nem vai conseguir trabalhar a 35º, ok?

Logo no controle de temperatura da BIOS, coloque a temperatura num nível aceitável, por exemplo 50º (Sendo que o mesmo pode operar a 45º). Então o cooler só vai entrar em "estado de controle de temperatura", nesse momento, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...