Cacio J Gazola

Oregano como usar?

15 posts neste tópico

de modo simples, abre a massa, passa o molho e coloca a calabresa e depois o queijo e por ultimo o oregano, certo???

Mas o oregano que eu tenho duvidas é o programa de captura e simulação de circuitos eletrônico, hehe (desculpem a piadinha :lol:)

Meu problema é o seguinte: estou simulando um oscilador Astavel simetrico feito com transistores, mas o programa não dá resposta alguma...

Quando configuro para a simulação para começar do instante 0 s (zero segundos) a simulação vai apenas até 4 s, e neste caso o simulação aparece da seguinte maneira: antes de 0,5 s ocorre uma elevação na tensão para os 5v da fonte, depois cai para algo em torno de 0,14 V e fica assim até 3.8 s quando finalmente o circuito começa a oscilar. Mas a simulação acaba em 4 segundos então não dá para ver quase nada.

Quando eu coloco para o instante inicial ser 4 s, o eixo Y (eixo da tensão) fica numa escala de 0,01 Volt, e assim não consigo ver nada na simulação, pois a onda gerada tem uma variação muito maior do que a tela consegue mostrar, e não consegui configurar a escala dos eixos...

Alguem sabe onde posso encontrar um tutorial para o oregano??? ou sabe de algum outro programa que seja mais pratico de usar???

Grato a ajuda de todos:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o tópico virar uma "salada", prometo que o bloquearemos!:D

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Se me permitem, vou reformular minha pergunta, por que agora me ocorreu que o problema pode não estar no programa e sim nos meus calculos.

Bem, um astável simetrico segue a seguinte equação: 5,8 x Rc < R < Hfe mim x Rc.

Adotei que o Hfe minimo seja 100 e que a corrente de saturação seja 6mA (0,006 Amperes), com 5 volt na fonte. Assim:

Rc = 5 / 0,006 => 820 Ohms (arredondando)

Logo : 4k7 < R < 82k, então eu usei a metade da diferença entre os dois valores para encontrar o valor de R:

82.000 - 4.700 / 2 = 38.650 Ohms (arredondei para 47k)

Como o oscilador deve ser de 1Hz (sim apenas e precisos 1Hz):

T = 1.38 x R x C => 1 = 1.38 x 47000 x C => C = 15 uF

então o circuito ficaria assim:

oscy.jpg%5Durl%5D

oscy.jpg

Alguém que seja melhor em álgebra que eu sabe se eu cometi algum erro? talvez o erro não esteja no tempero e sim na receita (:mellow: as piadas com culinaria não acabam nunca)

grato pela ajuda de todos:lol:

Editado por Cacio J Gazola

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, vocês estão me lembrando dos meus tempos de faculdade ....

Cácio, pelo que eu me lembro de um astável, ele é totalmente simétrico, e só começa a oscilar devido à impossibilidade física de os componentes terem exatamente o mesmo comportamento, não é isso ?

Mas um programa de simulação trata todos os componentes como se fossem exatamente iguais , porisso que ele não se decide , pelo menos acho né ...

Experimente introduzir uma assimetria, por exemplo, mude o modelo de um dos transistores, coloque um ganho maior para um deles, e mude a tensão VBE de um deles, por exemplo, de 0,7 V para 0,71 V.... isso já deve fazer oscilar.

Se não der certo, acrescente um capacitor entre o coletor de um transistor e o terra, apenas para mudar a velocidade de subida do VCE de um deles.

Agora, quanto aos cálculos .... se esse orégano dar como resultado uma bela pizza , igual aquelas de Brasília, eu tento me lembrar deles !!!!

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
Rc = 5 / 0,006 => 820 Ohms (arredondando)
82.000 - 4.700 / 2 = 38.650 Ohms (arredondei para 47k)
Como o oscilador deve ser de 1Hz (sim apenas e precisos 1Hz):

Bem...

Os dois termos que eu destaquei em vermelho inviabilizam a característica desejada que eu destaquei em azul, não é?

Quanto aos cálculos, em princípio, o circuito deveria funcionar (mas não com precisos 1Hz)...

Você pretende apenas simular ou tem a intenção de montar esta encrenca?

Compartilhar este post

Link para o post

vamos por parte (ou fatias???):

O oregano não especifica o transistor, ele tem apenas o 'transistor' PNP e o NPN, não havendo nenhuma outra designação.... achei estranho isso tambem.

Gostei da ideia do Paulo de inserir um capacitor entre o terra e o coletor de um dos transistores, vou fazer isso e ver no que dá. Grato pela dica.

E sim, o arredondamento inviabiliza 'precisão' do circuito, a principio queria fazer a coisa funcionar para então fazer as correções para obter os 1hz, por isso arredondei para depois na simulação 'acertar' os valores.

Sim, pretendo construir a 'encrenca', ela será o gerador de clock para um PC experimental (um PC que processa apenas 1 bit) e para poder visualizar os estados do circuito o clock deve ser bem lento, eu tava pensando até em baixar para 1/2 hertz.

:lol:

Cacio

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe,mas se você está simulando num software,eu ja fiz isso e eles não funcionavam,na vida real sim

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

sim =]

eu estou tentando simular o circuito da figura no software Oregano. Que segundo o desenvolvedor serve para simular circuitos. Na verdade eu nunca usei o oregano, estava aproveitando esse circuito 'simples' para aprender a usar o tempero em questão.

Detalhe, eu uso o Ubuntu linux, não sei se existe oregano para windows ( o windows já é tão sem sal mesmo... duvido que tenha oregano =] )

ok... vou parar com os trocadilhos culinários... =]

Compartilhar este post

Link para o post

Cácio,

Heheheh deixa de falar mal do ruin-dows ........ !!!!!!!!!!!

Meu, se não tiver como alterar o modelo, tem que desequilibrar mesmo o circuito.

Mas olha, que tal usar um 555 ........ ele sempre funciona hihihihihih !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

também pensei no 555, mas o problema é que esse projeto é para um amigo meu (professor de escola estadual) que quer dar uma aula de fisica aos seus alunos sobre os princípios da fisica no PC (daí o PC de um bit, que na verdade é um PC onde o processador vai ser um fli-flop JK).

Teremos que construir 40 (ou pelo menos 20 ) unidades, daí a importancia de baratear o projeto ao maximo (estamos usando principalmente componentes de sucata).

Por isso preciso usar esse oscilador no lugar do 555 (que nao achamos nas sucatas por aqui..)

enfim, vou desequilibrar o circuito e posto o resultado.

Bem se os amigos acham que os calculos estão certos... deve ser o oregano mesmo. Coloquei o capacitor entre o coletor de Q1 e o GND e nada, não deu resposta alguma... que pena.

Vou tentar outros programas simuladores, e deixar o oregano de lado, uma vida com menos tempero, que pena =].

(pelo menos foi a ultima piada sobre o oregano....)

Compartilhar este post

Link para o post

o multisim10 simula o seu circuito

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Olha...

Se você pretende montar este circuito, vou acompanhar o colega aphawk: monta com o 555. Apesar de ser um Circuito integrado, ele deve custar praticamente o mesmo que os teus dois transistores... Aliás, o 555 é um circuitinho tão comum e versátil que deve ser vendido inclusive em padarias!

E quanto a frequência, não espere de nenhum circuito com frequência tão baixa que não utilize cristal uma precisão boa... Mesmo comprando todos os componentes na mesma loja, do mesmo lote e do mesmo fabricante, com certeza você não vai ter dois deles operando na mesma frequência! Até neste ponto o 555 leva vantagem, pois você pode colocar um trimpot pra calibrar a frequência.

Bem se os amigos acham que os calculos estão certos... deve ser o oregano mesmo. Coloquei o capacitor entre o coletor de Q1 e o GND e nada, não deu resposta alguma... que pena.
Experimentou alterar o hfe de um dos transistores? Tipo um deles com 100 e o outro com 105 ou 110? Editado por cabteixeira

Compartilhar este post

Link para o post

dei uma olhada no mulisim e ele faz o que eu quero, mas só tem versão para windows (meu wine não tá rodando muito bem... que pena). Mas valeu a dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Cabteixeira,

mudar o hfe de um deles é a mesma coisa que desequilibrar .... mas esse programa ORÉGANO não permite isso.

Eu ainda acho que um lote de 555 vai baratear bastante, pois economiza capacitores e resistore, e voce tem razão, resolve as diferenças com um simples trim-pot.

Mas ... se usar um Multisim, ele consegue simular o circuito numa boa, mas só roda em Windows ( aiiii.... agora comprei briga ! ), infelizmente essas empresas não fazem programas para Linux, vai saber qual o motivo....

Bom, sei que a intenção do uso do Orégano com Linux é das melhores possíveis, mas sugiro a troca do circuito em questão por um outro tipo, para que os alunos tenham uma boa experiência.

Cácio, por que não simular um pequeno amplificador de áudio, com uns 3 ou 4 transistores ???? isso pode ser montado também com um custo muito baixo, e a meu ver permite muito mais conhecimentos do que um simples astável !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

^^ a ideia é boa, mas o astavel é só o oscilador de um projeto 'maior'. Vou contar a historia toda: Esse meu amigo é professor de escola publica que usa o sistema modular (todas as aulas de uma mesma materia são dadas em sequencia, até acabar a carga horaria). Ele dá aulas de matematica e fisica, e me pediu alguma ideia que pusesse aplicar na sala de aula para explicar Lógica (para matematica) e alguns conceitos de fisica.

A principio pensei em algo microcontrolado, mas como teremos que construir pelo menos 20 unidades (dois alunos por unidade, o ideal seria constuir 40 unidades) então comecei a bolar alguma coisa que pudesse ser 'programada' pelo aluno, e com isso aprender lógica e matematica (os conceitos de fisica ficam por conta do meu amigo)

pesquisando internet afora eu encontrei um projeto do Cefet de Minas gerais (link abaixo) em que usam um Flip-Flop JK para 'processar' um bit. O mais estranho é que quando vi o projeto pensei que não daria para monta-lo em função das memoria, mas eu consegui um monte de memoris EEPROM com um amigo que concerta aprelhos de FAX.

Já tenho tudo para montar o projeto, só falta um circuito para gerar o clock (por incrivel que pareça, as memoria foi moleza conseguir, mas não consegui um unico 555 em sucata) daí minha ideia de construir um astavel (também consigo os transistores, capacitores e resistores em sucata)... =]

A necessidade do 1hz, é mais para facilitar os moleques ( digo, alunos) na hora dos calculos...

O custo da construção disso vai ser bancado pelo meu amigo, que é apenas um professor tentando dar uma 'incrementada' na aula. Não vou cobrar pela montagem, só o material gasto (as placas da PCI e os flip-flop que tive que comprar). POr isso a necessiade do 'quanto mais barato melhor'... =]

E viva a sucata de eletronica.... minha velha salvadora =]

Link do projeto:

http://academicos.cefetmg.br/admin/downloads/2088/Computador%201bit%20Ago%202006.pdf.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora