Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre a "clonagem" do MAC Address na NET Virtua


Posts recomendados

Olá pessoal!

Eu adquiri esses dias o plano da NET Virtual e tive o problema já conhecido quando tenta-se rotear o acesso. Ao fazer algumas pesquisar na internet, li que o modem da NET capta o primeiro endereço MAC que recebe e então só permite o acesso à esse endereço MAC.

Acabei resolvendo o problema clonando o endereço MAC do modem no roteador.

Na verdade, não estou procurando a solução para o problema, pois já consegui, mas como sou bastante interessado na área de redes, gostaria de saber se alguém poderia me tirar duas dúvidas...

1) Porque com o roteador não funciona sem clonar o MAC se pelo que conheço de redes o roteador ao redirecionar o pacote sempre o encapsula com o seu próprio endereço MAC?

2) Porque a solução de clonar o endereço MAC do modem dá certo?

É isso... abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na tecnologia de Cable Modens, tudo começa no CMTS. . . .C4.jpg

O CMTS (Cable Modem Terminal System) é a central comutadora do sinal que trafega no cabo da operadora de TV por assinatura (que roteia os pacotes de dados desse cabo através de switches roteadores de núcleo da Juniper Networks ou CISCO).

Pois bem, essa central trabalha diferentemente do DSLAM (xDSL), mas como? Confira neste link o funcionamento do enlace do backbone de uma operadora à Cabo!

Então, na questão do MAC Address o modem à cabo baseia todo o tráfego tendo como referência um único MAC Address (endereço físico) pois sua tabela interna é "programada" dessa forma.

Agora fica mais fácil compreender o porquê da clonagem: no modem você recebe um único IP público, de internet (IP WAN). Este IP esta atribuído ao modem e somente ao modem, que funciona como o bridge entre a central (CMTS) e o seu micro ou roteador.

Como o modem cabo é um bridge e atrelado ao endereço físico nele conectado (neste caso o roteador ou o micro), ele estabelece o vínculo com o dispositivo via tabela ARP e depois de escalonado o MAC Address ele libera o IP WAN (seu IP de internet).

Nesta história toda, o encapsulamento acontece na verdade em instâncias: entre o micro e o roteador (o seu), entre o roteador e o modem/bridge e entre o modem/bridge e o CMTS.

Até onde seu a NET Vírtua (assim como você sabe) libera prontamente o sinal para o primeiro dispositivo conectado ao modem; e caso exista a troca de dispositivo em muitos casos que tenho visto bastou reiniciar o modem para recadastrar um novo MAC Address de qualquer interface de rede conectado à ele.

Agora o lance de clonagem de MAC Address é uma coisa que eu sei como funciona mas não entendi o que você colocou: você clonou o MAC Address do modem? Tem certeza que não clonou o MAC Address do micro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na tecnologia de Cable Modens, tudo começa no CMTS. . . .C4.jpg

O CMTS (Cable Modem Terminal System) é a central comutadora do sinal que trafega no cabo da operadora de TV por assinatura (que roteia os pacotes de dados desse cabo através de switches roteadores de núcleo da Juniper Networks ou CISCO).

Pois bem, essa central trabalha diferentemente do DSLAM (xDSL), mas como? Confira neste link o funcionamento do enlace do backbone de uma operadora à Cabo!

Então, na questão do MAC Address o modem à cabo baseia todo o tráfego tendo como referência um único MAC Address (endereço físico) pois sua tabela interna é "programada" dessa forma.

Agora fica mais fácil compreender o porquê da clonagem: no modem você recebe um único IP público, de internet (IP WAN). Este IP esta atribuído ao modem e somente ao modem, que funciona como o bridge entre a central (CMTS) e o seu micro ou roteador.

Como o modem cabo é um bridge e atrelado ao endereço físico nele conectado (neste caso o roteador ou o micro), ele estabelece o vínculo com o dispositivo via tabela ARP e depois de escalonado o MAC Address ele libera o IP WAN (seu IP de internet).

Nesta história toda, o encapsulamento acontece na verdade em instâncias: entre o micro e o roteador (o seu), entre o roteador e o modem/bridge e entre o modem/bridge e o CMTS.

Até onde seu a NET Vírtua (assim como você sabe) libera prontamente o sinal para o primeiro dispositivo conectado ao modem; e caso exista a troca de dispositivo em muitos casos que tenho visto bastou reiniciar o modem para recadastrar um novo MAC Address de qualquer interface de rede conectado à ele.

Agora o lance de clonagem de MAC Address é uma coisa que eu sei como funciona mas não entendi o que você colocou: você clonou o MAC Address do modem? Tem certeza que não clonou o MAC Address do micro?

Olá Spider... obrigado pela atenção ;)

Interessante o tutorial sobre o funcionamento de uma operadora à cabo, mesmo porque estou mais familiarizado com a DSLAM, pois já trabalhei para a telefônica dando suporte para o Speedy.

Mas ainda estou com as mesmas dúvidas...

Não sei se você entendeu direito a primeira dúvida, mas é o seguinte:

Quando o modem recebe o MAC do meu roteador via solicitação ARP, esse MAC é cadastrado no modem e o sinal é liberado apenas para esse MAC.

Internamente, tenho meu PC e meu notebook. Ao enviar uma mensagem, meu PC envia como endereço lógico de origem seu IP e como endereço físico de origem seu MAC (que não seria aceito pelo modem).

Só que ao chegar no roteador, ele desencapsularia o pacote e o encapsularia com seu próprio MAC para enviá-lo pela sua WAN.

Chegando na porta do modem, ele verificaria que (embora tenha sido o PC que enviou a mensagem) o MAC é o do roteador, que está cadastrado e encaminharia o pacote ao CMTS.

E a respeito da segunda dúvida, eu até tentei clonar o MAC do PC, mas não funcionou. Aí eu conectei o PC direto no modem, acessei-o via browser pelo IP e anotei seu MAC. voltei a conexão para o roteador e inseri o MAC do modem mesmo... e assim está funcionando!!! :confused:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como falei o encapsulamento acontece em instâncias, e você compreendeu isto. Mas o encapsulamento é Ethernet (frame Ethernet) e por isso trafegam como dados quaisquer entre o seu micro, seu roteador e seu modem da NET.

Do modem saem três endereços físicos: da interface USB, da interface Ethernet e da interface coaxial. O MAC Address da interface coaxial é que é registrado no sistema gerenciável da operadora.

Muito provavelmente você cadastrou (intuitivamente) o MAC Address da interface Ethernet do modem no roteador; no seu caso a clonagem pode não ter sido aceita devido ao fato de o modem que você recebeu da NET na sua casa ser em algum aspecto diferente (D-Link, Motorola).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Porque com o roteador não funciona sem clonar o MAC

a Net libera a linha para um PC, com leituira de um MAC par navegar um MAC da placa rede do teu PC , mais o serial do modem , estas tres configuração e o cadatros para navegar, se voce coloca outro PC na rede a configuração fica diferente ai não libera a linha , ai neste caso voce tem que trocar o MAC da placa de Rede , e serial , esta função no roteador ou no ipconfig/all

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como falei o encapsulamento acontece em instâncias, e você compreendeu isto. Mas o encapsulamento é Ethernet (frame Ethernet) e por isso trafegam como dados quaisquer entre o seu micro, seu roteador e seu modem da NET.

Do modem saem três endereços físicos: da interface USB, da interface Ethernet e da interface coaxial. O MAC Address da interface coaxial é que é registrado no sistema gerenciável da operadora.

Muito provavelmente você cadastrou (intuitivamente) o MAC Address da interface Ethernet do modem no roteador; no seu caso a clonagem pode não ter sido aceita devido ao fato de o modem que você recebeu da NET na sua casa ser em algum aspecto diferente (D-Link, Motorola).

Amigo pincello, conseguiu entender a explicação ou achou que ficou muito vago?

Se considerar sua dúvida esclarecida/resolvida não deixe de confirmar no seu tópico:lol:

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Obrigado pela atenção. Mas, infelizmente ainda não consegui entender... :confused:

O filtro pelo MAC é feito onde exatamente? No modem ou na central?

Spider, você quis dizer que com esse encapsulamento o endereço MAC do micro pode continuar no quadro mesmo após sair pelo roteador?

Arildo, mas porque a NET não poderia identificar meu roteador como sendo "meu PC" por exemplo? Tudo o que está interno seria "invisível"...

O que eu consigo entender é que se eu tentasse por exemplo conectar através de dois ou mais PCs por um hub/switch apenas um deles conseguiria, que seria o primeiro a ser reconhecido pelo modem. Aí eu teria que clonar o segundo com o MAC do primeiro... Mas com um roteador é diferente, já que ele troca o MAC de origem, que passa a ser o da interface de saída dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Respondendo:

O filtro pelo MAC é feito onde exatamente? No modem ou na central?
No modem.

Na "central" é feito o controle do MAC Address do modem, da interface coaxial.

Spider, você quis dizer que com esse encapsulamento o endereço MAC do micro pode continuar no quadro mesmo após sair pelo roteador?
Não: o quadro Ethernet é desencapsulado pelo roteador. E o roteador reencapsula os pacotes TCP/IP com o próprio frame (ou quadro) Ethernet.

Arildo, mas porque a NET não poderia identificar meu roteador como sendo "meu PC" por exemplo? Tudo o que está interno seria "invisível"...

Concordo.
O que eu consigo entender é que se eu tentasse por exemplo conectar através de dois ou mais PCs por um hub/switch apenas um deles conseguiria, que seria o primeiro a ser reconhecido pelo modem. Aí eu teria que clonar o segundo com o MAC do primeiro... Mas com um roteador é diferente, já que ele troca o MAC de origem, que passa a ser o da interface de saída dele.
Eu disse que você havia compreendido, só estava um pouco "confuso".

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Porque com o roteador não funciona sem clonar o MAC

a Net libera a linha para um PC, com leituira de um MAC par navegar um MAC da placa rede do teu PC , mais o serial do modem , estas tres configuração e o cadatros para navegar, se voce coloca outro PC na rede a configuração fica diferente ai não libera a linha , ai neste caso voce tem que trocar o MAC da placa de Rede , e serial , esta função no roteador ou no ipconfig/all

Apesar da duvida ja estar esclarecida, deixa eu elucidar o nosso amigo arildo também... ;)

Caro, a Net não faz autenticação em dois níveis como voce está falando, eu sei porque ja perguntei la.

E outra, se fizesse, seria como voce descreveu, cada vez que voce trocasse de placa de rede ou de roteador voce teria que ligar la pra avisar e pedir pra eles trocarem o MAC antigo que estaria cadastrado la.

Sei disso também porque na minha cidade natal (Marília/SP) o serviço funciona desse jeito.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia galera...
Bom dia, pra você também...
Se o modem recebe o quadro sempre com o mesmo endereço MAC (o do roteador), porque existe a necessidade de clonar? Para o modem, o roteador seria o meu "PC", não é?
Você já entendeu que a encapsulação, desencapsulação e reencapsulação acontece em instâncias (momentos): do micro para o roteador, do roteador para o modem e do modem para a central (CMTS).

Para o modem da NET o roteador sempre será o próprio roteador mesmo, sem metaforizações. O pacote TCP/IP reencapsulado sainda da WAN do roteador leva os frames (quadros) Ethernet do roteador, não do micro e nem poderia ser.

A necessidade da "clonagem" do endereço físico (MAC Address) existe porque a solicitação feita pelo roteador conectado ao modem acontece via solicitação ARP, e uma solicitação ARP é baseada no endereço físico de qualquer interface de rede (seja do roteador ou do micro).

Os modens da NET Vírtua (pelo menos os que conheço), liberam o sinal de internet apenas para uma interface de rede (um endereço físico); isso muito provavelmente se deve à alguma limitação de firmware propositadamente feita peça própria NET Vírtua.

É por isso que apenas uma interface por vez consegue tratar os pacotes recebidos. Veja que em outros modens (vide o SpeedStream 4200), que possuem duas interfaces, uma USB e outra Ethernet conseguem administrar naturalmente as duas conexões simultaneamente. O modem da NET também tem essas duas interfaces, mas somente uma pode ser usada por vez devido a limitação do próprio firmware do modem NET; ou usa a Ethernet ou a USB.

O MAC Addres que a NET consegue controlar remotamente, sempre será o MAC Address da interface coaxial, que é a interface por onde chega o sinal de internet. O MAC Address das interfaces USB e Ethernet a NET não controla, mas só porque não quer porque até remotamente ela (a NET) pode habilitar ou desabilitar. Para se ter uma ideia, a NET pode atualizar até o firmware remotamente no modem que instalou na sua casa.

Abrasss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A necessidade da "clonagem" do endereço físico (MAC Address) existe porque a solicitação feita pelo roteador conectado ao modem acontece via solicitação ARP, e uma solicitação ARP é baseada no endereço físico de qualquer interface de rede (seja do roteador ou do micro).

Na solicitação ARP que o roteador faz ao modem, passa seu endereço físico da WAN e essa será gravada no modem, correto? Porque o roteador teria que "fingir" (através do clone do MAC) que seu endereço físico é outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na solicitação ARP que o roteador faz ao modem, passa seu endereço físico da WAN e essa será gravada no modem, correto?

Eu pergunto agora: de qual interface (do modem) você clonou o MAC Address?

Da interface USB, da Ethernet ou da Coaxial?

E qual o modelo/marca do modem que a NET Vírtua instalou na sua casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui onde trabalho (é internet a cabo, mas não é virtua), fazemos como foi citado acima que é feito em Marília (inclusive usamos o mesmo sistema de gerenciamento e DHCP).

è cadastrado o MAC do modem para receber os dados (ip, arquivo de configuração, filtros...)na rede DE MODENS, mas se você plugar qq coisa atras deste modem não vai receber IP do DHCP (IP para efetivamente se navegar pela internet), então tem que se cadastrar o MAC da CPE que vai atrás do modem também, dai sim é liberado o IP para ele, e no caso de se tirar o PC e colocar um router, basta cadastrar o MAC da WAN, e a rede para trás do router fica invisível, como foi citado também acima. Ou, se clonar o MAC de um PC ja cadastrado, para a operadora é como se o PC que estivesse ali...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, pessoal!

Eu pergunto agora: de qual interface (do modem) você clonou o MAC Address?

Da interface USB, da Ethernet ou da Coaxial?

E qual o modelo/marca do modem que a NET Vírtua instalou na sua casa?

Clonei o MAC da Ethernet e o modem é Motorola. O modelo não me lembro e agora não tenho como saber pois estou no trabalho...

Bom, o mais importante é que desse jeito funciona... (só não entendi como ainda) rs

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Certo, acho que chegamos ao sumo da sua dúvida agora.rrsrsrsrs

Eu não tenho absoluta certeza, mas como o MAC Address do roteador passa à ser "o mesmo" do MAC Address do modem (Ethernet), então creio que o encapsulamento não se desfaz na passagem da entrada WAN do roteador para a entrada Ethernet do modem, para simplesmente ter-se o efeito de autenticação (sistema imposto pela ANATEL, de que todas as operadoras são obrigadas à autenticar).

Sendo assim, não existe desencapsulação e reencapsulação na passagem dos pacotes entre o modem e o roteador e vice-versa. Seu modem certamente tem o firmware modificado e o modem atua praticamente e basicamente como um router.

Conclusão: eu acredito que sua conexão esta sendo autenticada no sistema da NET Vírtua diretamente no seu roteador.

No prompt de comando, você consegue visualizar o IP WAN com o comando...

ipconfig/all
?

PS: não deixe de postar se a sua dúvida esta esclarecida ou se de nada adiantou as dicas postadas!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Spider,

Executando o ipconfig /all não consigo visualizar o IP WAN. Tenho apenas os IPs locais e os servidores DNS.

Não consegui esclarecer totalmente a dúvida, mas valeu a intenção. ;)

Não posso dizer também que de nada adiantaram as dicas, pois aprendi um pouco de qualquer forma...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Para se fazer a Clonagem do MAC-ADDRESS, vá no Prompt de Comando do

MS-DOS , no Windows XP:

Iniciar / Executar / CMD / <Ok>

No Windows Vista: Iniciar / Programas / Acessórios / Prompt de Comando /

Executar como Administrador <Sim>

digitar: nestat -r <Enter>

ou

getmac <Enter>

-----------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Galera, Boa tarde, Trabalho na net a quase 2 anos, e sinceramente desconheço a tatica de clonar mac da placa no seu router, para que assim funcione o acesso. Meu Deus isso que você esta fazendo é apenas enganando o servidor DHCP falando que seu modem esta com uma identificaçao da placa de rede, resumindo em todas as palavras é só identificação para que os frames possam ser encaminhado para essa interface, idependente da numeraçao "identificação" da interface.

Tudo que eu acho é que vocês estão confusos com uma certa particularidade, 2 endereços fisicos em uma mesma rede não funciona, pois o servidor DHCP não vai te encaminhar um novo endereço para aquele mac que já é existente e esta ativo no nosso servidor dhcp, e sendo assim você nao vai pegar ip por nada na terra e para mudar isso você tem que mudar seu mac address.

Pego problemas assim todos os dias, nesse caso voce clona o mac apenas para mudar a identificação, pois geralmente ja tem alguem na rede com esse mac ativo e você vai acabar não pegando ip, pois voce precisa do ARP como spider falou ai , que seria mac e identificaçao logica(ip) associado para que seus frames e pacotes sejam encaminhados.

É igual correio, mas é um pouco mais complexo, você tem 2 casas iguais com mesmo numero e mesmo endereço, o carteiro vai entragar a carta a onde? ele tema penas 1 carta, vai entregar para 1 casa apenas a outra vai ficar sem a carta, por isso é necessario mudar o numero dessa casa.(falando na forma mais groceira)

Como temos um servidor de DHCP gerenciando isso ele detecta se tem 2 macs iguais na rede e não forcene para outra placa de rede se essa faz a requisção e ja existe uma mesma identificaçao.

Resumindo, Clonar mac na maioria dos casos é apenas quando ja existe um mesmo mac na rede, ai voce precisa mudar esse mac para que assim voce tenha um endereço ip ;)

Das outras, galera não é preciso clonar o mac ta pegando ip ta bala!

Ps. ( se alguem perguntar e ja respondendo a NET não bloqueia acesso do router, a net não fica vendo os 3 bytes para ver qual é o fabricante e depois bloquear, o acesso é livre para qualquer adaptador que tenha um mac address e protocolo TCP/IP ativo e a placa seja ethernet funciona, Só nao funciona quando você tem 2 mesmos endereços fisicos na mesma rede ai o DHCP não fornece ip para esse 2° pois ja tem um igual na mesma rede, sendo assim precisa ser mudado o mac)

Outra coisa que acontece, nosso amigo Jose silva compra um router da loja, e configura ele pega o cabinho rede e liga no router, liga o router e não pegar ip,

o que pode ser?

1° Coisa que sempre acontece: voce não desligou o seu Cable Modem (fez reset pela tomada), por que isso? seu modem ele tem uma tabela arp dentro dele! =) oooo chique né? nem tanto pois essa tabela é burra não atualiza como deveria ser feito a atualização, unica maneira de deletar essa tabela é desligar o modem, então quando voce liga uma nova interface o modem vai achar que é antiga interface que esta ligada e sua nova interface não vai pegar ip.

2° É simples, duas interfaces com mesmo mac na mesma rede, uma interface não vai funcionar,

Lembrando que no CMTS temos um servidor DHCP conectado a ele chique ne? quando voce faz um request é sua placa que faz o request modem pega e modula o sinal, manda pro CMTS, CMTS monta o frame, pacote que seja, ve que é um request de DHCP e ve que ele tem um Servidor DHCP conectado a ele e encaminha os frames e pacote para o servidor DHCP, ele ve seu mac e ve na lista qual ip ta livre, se tem alguem livre ele atribui seu mac(sua interface) a esse endereço ip, caso ja tenha um endereço mac existente e ativo no momento ele não atribui e voce fica sem.

Vejo que clonar mac, quando funciona e naqueles 2 exemplos que falei,

1° o jose silva esqueceu de apagar a "tabela arp" do modem ai quando voce clona o mac funciona.

2° ja existe um mac igual na rede.

Galera falei muito,

Espero que entendam

[]'s

Alrai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal!

Eu adquiri esses dias o plano da NET Virtual e tive o problema já conhecido quando tenta-se rotear o acesso. Ao fazer algumas pesquisar na internet, li que o modem da NET capta o primeiro endereço MAC que recebe e então só permite o acesso à esse endereço MAC.

Acabei resolvendo o problema clonando o endereço MAC do modem no roteador.

Na verdade, não estou procurando a solução para o problema, pois já consegui, mas como sou bastante interessado na área de redes, gostaria de saber se alguém poderia me tirar duas dúvidas...

1) Porque com o roteador não funciona sem clonar o MAC se pelo que conheço de redes o roteador ao redirecionar o pacote sempre o encapsula com o seu próprio endereço MAC?
Algum tempo se passou mas a dúvida ainda é persistente.:D
2) Porque a solução de clonar o endereço MAC do modem dá certo?
Ao que tudo indica, a tabela ARP dos Cable modens pode ficar desatualizada ou demora em se atualizar, mesmo com o reset (desligue-religue do modem) ou por causa de alguma programação do firmware do modem para desativar o DHCP do modem e assim "garantir" que o cliente possa pendurar vários PCs no mesmo modem e sobrecarrega-lo com a função de servidor DHCP e evitar dessa forma problemas no suporte técnico da operadora quando surgirem.

Ou seja, tudo uma questão da atualização ou não da tabela ARP do modem.

Galera, Boa tarde, Trabalho na net a quase 2 anos, e sinceramente desconheço a tatica de clonar mac da placa no seu router, para que assim funcione o acesso. Meu Deus isso que você esta fazendo é apenas enganando o servidor DHCP falando que seu modem esta com uma identificaçao da placa de rede, resumindo em todas as palavras é só identificação para que os frames possam ser encaminhado para essa interface, idependente da numeraçao "identificação" da interface.
Concordo. "Tática" essa utilizada principalmente por brecha na atualização da tabela ARP, ou ainda por alguma característica do DOCSIS, o padrão-base de rede de dados por CATV.

No caso do colega pincello, acredito que seja a atualização da tabela ARP a responsável da necessidade em se clonar o endereço MAC antigamente conectado à interface do modem, o que por lógica dá base para a "clonagem" do endereço MAC, substituindo o novo endereço MAC pelo antigo por causa do delay na atualização da tabela ARP.

Tudo que eu acho é que vocês estão confusos com uma certa particularidade, 2 endereços fisicos em uma mesma rede não funciona, pois o servidor DHCP não vai te encaminhar um novo endereço para aquele mac que já é existente e esta ativo no nosso servidor dhcp, e sendo assim você nao vai pegar ip por nada na terra e para mudar isso você tem que mudar seu mac address.
Vi casos em que alterando-se o endereço MAC para o mesmo em dois (2) PCs da mesma rede, os mesmos PCs adquiram o mesmo IP na rede. É o que também dá base para que o Artigo do PortalADSL peça para instalar o A-Patch para se utilizar simultaneamente duas sessões do MSN ao mesmo tempo na mesma rede:

Para quem desconhece o Artigo citado, vai o link abaixo:

> Compartilhando Virtua através de switch ou hub

Obs.: no próprio Artigo, a Equipe PortalADSL alerta que a utilização de um roteador se faz necessário em detrimento do switch ou hub. Hoje sabemos que isso se deve as inúmeras possibilidades desse macete dar certo ou não: tudo depende dos fatores que compõem a rede.

Pego problemas assim todos os dias, nesse caso voce clona o mac apenas para mudar a identificação, pois geralmente ja tem alguem na rede com esse mac ativo e você vai acabar não pegando ip, pois voce precisa do ARP como spider falou ai , que seria mac e identificaçao logica(ip) associado para que seus frames e pacotes sejam encaminhados.
O modem SBV5121 que eu utilizei quando ainda utilizava dos serviços da NET Virtua, tinha/tem suporte à até 32 IPs LAN na interface Ethernet e i IP LAN na interface USB. A clonagem de IPs em um modem que tem habilitado o DHCP com essa range de IPs realmente pode não dar certo, até mesmo nos casos em que o modem esta programado para apenas liberar um (1) único IP por ack. Mas é fato que, em muitos casos isso não ocorre de fato e os PCs da rede acabam adquirindo o mesmo IP ou IPs diferentes no caso do modem ter suporte à uma range de 32 IPs. Deve ser o caso de vários usuários aqui mesmo do fórum que conseguiram compartilhar a internet efetuando a "clonagem" de endereço MAC para os PCs da rede.

Concluo que deva ser uma falha de programação do firmware que "desobedeceu" a ordem do script do modem em negar mais que um (1) IP LAN no mesmo modem, e "soltou" mais IPs.

É igual correio, mas é um pouco mais complexo, você tem 2 casas iguais com mesmo numero e mesmo endereço, o carteiro vai entragar a carta a onde? ele tema penas 1 carta, vai entregar para 1 casa apenas a outra vai ficar sem a carta, por isso é necessario mudar o numero dessa casa.(falando na forma mais groceira)
A analogia é simplista, mas não grosseira. Parabéns pela comparação.
Como temos um servidor de DHCP gerenciando isso ele detecta se tem 2 macs iguais na rede e não forcene para outra placa de rede se essa faz a requisção e ja existe uma mesma identificaçao.
Essa deveria ser a regra geral, mas aqui mesmo no fórum e pelo visto em outros grandes sites também, a clonagem do endereço MAC na mesma rede deu certo. Por quê? Acredito que pelos motivos citados acima por mim.

Alguns casos que deram certo aqui no FCdH:

> http://forum.clubedohardware.com.br/search.php?searchid=3781963

> http://forum.clubedohardware.com.br/search.php?searchid=3781951

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, Boa tarde, Trabalho na net a quase 2 anos, e sinceramente desconheço a tatica de clonar mac da placa no seu router, para que assim funcione o acesso. Meu Deus isso que você esta fazendo é apenas enganando o servidor DHCP falando que seu modem esta com uma identificaçao da placa de rede, resumindo em todas as palavras é só identificação para que os frames possam ser encaminhado para essa interface, idependente da numeraçao "identificação" da interface.

Trabalhar na net não tem nada a ver com a "tatica" de clonar o MAC no router... eu faço isso a 7 anos.

E eu não estou "enganando" o servidor DHCP.

Tudo que eu acho é que vocês estão confusos com uma certa particularidade, 2 endereços fisicos em uma mesma rede não funciona, pois o servidor DHCP não vai te encaminhar um novo endereço para aquele mac que já é existente e esta ativo no nosso servidor dhcp, e sendo assim você nao vai pegar ip por nada na terra e para mudar isso você tem que mudar seu mac address.

Quem está confuso acho que é voce. Nunca se liga o router e o micro com o mesmo MAC diretamente no cable-modem. Não vão existir 2 endereços fisicos iguais na mesma rede pois a LAN do router não é a mesma rede do modem. voce só teria esse problema ligando o router e o micro com o mesmo MAC em 1 hub e ligando o modem no hub.

Pego problemas assim todos os dias, nesse caso voce clona o mac apenas para mudar a identificação, pois geralmente ja tem alguem na rede com esse mac ativo e você vai acabar não pegando ip, pois voce precisa do ARP como spider falou ai , que seria mac e identificaçao logica(ip) associado para que seus frames e pacotes sejam encaminhados.

É igual correio, mas é um pouco mais complexo, você tem 2 casas iguais com mesmo numero e mesmo endereço, o carteiro vai entragar a carta a onde? ele tema penas 1 carta, vai entregar para 1 casa apenas a outra vai ficar sem a carta, por isso é necessario mudar o numero dessa casa.(falando na forma mais groceira)

Como temos um servidor de DHCP gerenciando isso ele detecta se tem 2 macs iguais na rede e não forcene para outra placa de rede se essa faz a requisção e ja existe uma mesma identificaçao.

Resumindo, Clonar mac na maioria dos casos é apenas quando ja existe um mesmo mac na rede, ai voce precisa mudar esse mac para que assim voce tenha um endereço ip ;)

Das outras, galera não é preciso clonar o mac ta pegando ip ta bala!

A net mantem 1 MAC cadastrado para o seu modem e só, se ela fizesse checagem de MAC em mais 1 nível, seria justificavel fazer a clonagem se voce habilitou somente o mac da placa do seu micro por exemplo. Isso acontece por exemplo na cidade aonde eu nasci.

Ps. ( se alguem perguntar e ja respondendo a NET não bloqueia acesso do router, a net não fica vendo os 3 bytes para ver qual é o fabricante e depois bloquear, o acesso é livre para qualquer adaptador que tenha um mac address e protocolo TCP/IP ativo e a placa seja ethernet funciona, Só nao funciona quando você tem 2 mesmos endereços fisicos na mesma rede ai o DHCP não fornece ip para esse 2° pois ja tem um igual na mesma rede, sendo assim precisa ser mudado o mac)

Não teria o menor cabimento uma coisa dessas, eu pago por 1 ponto de internet e não por 1 micro.

Outra coisa que acontece, nosso amigo Jose silva compra um router da loja, e configura ele pega o cabinho rede e liga no router, liga o router e não pegar ip,

o que pode ser?

1° Coisa que sempre acontece: voce não desligou o seu Cable Modem (fez reset pela tomada), por que isso? seu modem ele tem uma tabela arp dentro dele! =) oooo chique né? nem tanto pois essa tabela é burra não atualiza como deveria ser feito a atualização, unica maneira de deletar essa tabela é desligar o modem, então quando voce liga uma nova interface o modem vai achar que é antiga interface que esta ligada e sua nova interface não vai pegar ip.

2° É simples, duas interfaces com mesmo mac na mesma rede, uma interface não vai funcionar,

Lembrando que no CMTS temos um servidor DHCP conectado a ele chique ne? quando voce faz um request é sua placa que faz o request modem pega e modula o sinal, manda pro CMTS, CMTS monta o frame, pacote que seja, ve que é um request de DHCP e ve que ele tem um Servidor DHCP conectado a ele e encaminha os frames e pacote para o servidor DHCP, ele ve seu mac e ve na lista qual ip ta livre, se tem alguem livre ele atribui seu mac(sua interface) a esse endereço ip, caso ja tenha um endereço mac existente e ativo no momento ele não atribui e voce fica sem.

Vejo que clonar mac, quando funciona e naqueles 2 exemplos que falei,

1° o jose silva esqueceu de apagar a "tabela arp" do modem ai quando voce clona o mac funciona.

2° ja existe um mac igual na rede.

Galera falei muito,

Espero que entendam

[]'s

Alrai

Com a net funciona sempre, é só resetar o modem quando trocar da ligação direta do micro para o roteador ou vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhar na net não tem nada a ver com a "tatica" de clonar o MAC no router... eu faço isso a 7 anos.

E eu não estou "enganando" o servidor DHCP.

Você esta enganando sim hehehe esta falando pro servidor dchp que seu equipamento que era pra ser, não é ele, resumindo esta falando pro DHCP que seu d-link ou seu linksys ou qualquer outro roteador SOHO é uma placa de rede da realtek ou via ou que seja =) isso se não é enganar, é o que?

Agora me diga qual a logica de se clonar mac? para que você faz isso? sendo que um roteador funciona sem clonar mac?

Na pratica você só clona o mac para mudar a sua identificação! e com isso voce consegue pegar outro IP, realmente é apenas essa a função para clonar o mac, literalmente enganar o servidor DHCP.

Quem está confuso acho que é voce. Nunca se liga o router e o micro com o mesmo MAC diretamente no cable-modem. Não vão existir 2 endereços fisicos iguais na mesma rede pois a LAN do router não é a mesma rede do modem. voce só teria esse problema ligando o router e o micro com o mesmo MAC em 1 hub e ligando o modem no hub.

Não estou nada confuso, só estou explicando que o clonar mac não tem muita utilidade. unica utilidade enganhar o servidor DHCP ;)

1° O modem não cria nenhuma rede, ele so modula e demodula o sinal para o CMTS.

2° Sua LANé uma rede, exemplo: 192.168.0.0

Nessa LAN você tem que ter 1 mac para cada interface, se voce tiver mac igual voce vai ter problemas na hora de entregar os frames.

Na saida para Interface da WAN você pega um endereço certo? que seja 200.185.45.3 esse endereço faz parte da rede 200.185.45.0, o que acontece é a mesma coisa se nessa rede sua interface tiver mac igual a interface de outro cliente nessa mesma rede, vai ter problemas para encaminhar seus frames, nem vai pegar ip do DHCP, ele não vai dar um ip para você, voce vai conseguir ate enviar um frame, mas nunca vai receber.

A net mantem 1 MAC cadastrado para o seu modem e só,

Desconheco esse 1 mac cadastrado para o meu modem e só (Você esta confundindo o mac do modem, que não tem nada a ver para voce acessar a internet pela porta WAN (internet no cable modem), o mac do modem faz parte da rede DOCIS para que o modem se comunique com o CMTS é complexo explicar isso, é que os modens tem uma rede só deles tambem, mas a porta WAN não ve esse MAC do modem ok?)

Não teria o menor cabimento uma coisa dessas, eu pago por 1 ponto de internet e não por 1 micro.

Quando o vendedor vendeu o serviço para você ele lhe pediu o mac address da sua placa de rede? Não né? então você pode colocar qualquer interface que tenha um mac valido e unico =)

Acho que voce não entendeu realmente o que eu expliquei acima, pois é o que eu quis dizer, voce pode ligar seu modem em qualquer lugar, sem problemas e nao precisa clonar seu mac para funcionar. apenas resetar o cable modem. ;) a 2° opção que eu falei é quando existe um problema de nao pegar ip ;)

Acho que tambem não estou conseguindo explicar direito, mais isso é um assunto complexo tem que ter inicio meio e fim, preciso fazer um topico só explicando o que é camada de enlace =) ai todo mundo entende e entende a funcionabilidade, no livro do gabriel tenho que tem muitas coisas sobre isso, e tem varias outras literaturas sobre o assunto.

Ultima coisa, por que você clona o mac a 7 anos? me explica qual é a logica de se clonar o mac para seu roteador funcionar na rede da NET?

Ao que tudo indica, a tabela ARP dos Cable modens pode ficar desatualizada ou demora em se atualizar, mesmo com o reset (desligue-religue do modem) ou por causa de alguma programação do firmware do modem para desativar o DHCP do modem e assim "garantir" que o cliente possa pendurar vários PCs no mesmo modem e sobrecarrega-lo com a função de servidor DHCP e evitar dessa forma problemas no suporte técnico da operadora quando surgirem.

Não era para acontecer isso, o que pode acontecer é que a pessoa desligou o emta errado, ou não deixou desligado o tempo suficiente para apagar a tabela, tem gente que desliga e liga quando vai ver o mac ta em pe na tabela. quando desliga deixa uns 10-15 segundos a tabela se apaga.

Ou seja, tudo uma questão da atualização ou não da tabela ARP do modem.

É tudo se gira em torno da tabela mac do modem.

Concordo. "Tática" essa utilizada principalmente por brecha na atualização da tabela ARP, ou ainda por alguma característica do DOCSIS, o padrão-base de rede de dados por CATV.

Ralmente a tabela arp não atualiza sozinha, pode ser um problema com o DOCIS sim, uma pequena particularidade que deveriam arrumar ;) ,tem que desligar o cable modem para assim ela ser atualizada.

No caso do colega pincello, acredito que seja a atualização da tabela ARP a responsável da necessidade em se clonar o endereço MAC antigamente conectado à interface do modem, o que por lógica dá base para a "clonagem" do endereço MAC, substituindo o novo endereço MAC pelo antigo por causa do delay na atualização da tabela ARP.

Isso mesmo, na realidade esse delay não existe, bom existe o delay é ate o tempo que o modem sera desligado ;) quando desliga apaga tudo.

Vi casos em que alterando-se o endereço MAC para o mesmo em dois (2) PCs da mesma rede, os mesmos PCs adquiram o mesmo IP na rede. É o que também dá base para que o Artigo do PortalADSL peça para instalar o A-Patch para se utilizar simultaneamente duas sessões do MSN ao mesmo tempo na mesma rede:

Para quem desconhece o Artigo citado, vai o link abaixo:

> Compartilhando Virtua através de switch ou hub

Obs.: no próprio Artigo, a Equipe PortalADSL alerta que a utilização de um roteador se faz necessário em detrimento do switch ou hub. Hoje sabemos que isso se deve as inúmeras possibilidades desse macete dar certo ou não: tudo depende dos fatores que compõem a rede.

Isso na rede da net?

O modem SBV5121 que eu utilizei quando ainda utilizava dos serviços da NET Virtua, tinha/tem suporte à até 32 IPs LAN na interface Ethernet e i IP LAN na interface USB. A clonagem de IPs em um modem que tem habilitado o DHCP com essa range de IPs realmente pode não dar certo, até mesmo nos casos em que o modem esta programado para apenas liberar um (1) único IP por ack. Mas é fato que, em muitos casos isso não ocorre de fato e os PCs da rede acabam adquirindo o mesmo IP ou IPs diferentes no caso do modem ter suporte à uma range de 32 IPs. Deve ser o caso de vários usuários aqui mesmo do fórum que conseguiram compartilhar a internet efetuando a "clonagem" de endereço MAC para os PCs da rede.

Concluo que deva ser uma falha de programação do firmware que "desobedeceu" a ordem do script do modem em negar mais que um (1) IP LAN no mesmo modem, e "soltou" mais IPs.

Tu já sabe ne Spider, mais comentando apenas, tem tudo no cable modem , servidor DHCP, ele tem ate roteamento nele se não fosse bloqueado dava para fazer a mesma coisas que os modems da speedy, mas vem tudo bloqueado. Até hoje tenho uma duvida sera que se fosse desbloqueado iria ser bom? até hoje nao sei se iria ser bom ou ruim. bom para o cliente e para operadora sera que iria?

Spider que modem legal, =) Realmente vem bloqueado esse range, ele pega 1 mac de netfone e 1 mac de internet, mas tem como liberar o range, nada impede, só que é na net que da pra fazer isso, realmente não era para funcionar por ai na sua casa =)

Realmente é alguma falha do Firmware do Modem =) é necessario efetuar a troca dele ou fazer o update do firmware ;). liga la ne net ;)

Ultima coisa, nao consegui acessar os links que voce postou Spider =) diz a mensagem

Desculpe - sem resultados. Por favor tente outros meios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você esta enganando sim hehehe esta falando pro servidor dchp que seu equipamento que era pra ser, não é ele, resumindo esta falando pro DHCP que seu d-link ou seu linksys ou qualquer outro roteador SOHO é uma placa de rede da realtek ou via ou que seja =) isso se não é enganar, é o que?

Agora me diga qual a logica de se clonar mac? para que você faz isso? sendo que um roteador funciona sem clonar mac?

Na pratica você só clona o mac para mudar a sua identificação! e com isso voce consegue pegar outro ip, realmente é apenas essa a função para clonar o mac, literalmente enganar o servidor DHCP.

Não estou nada confuso, só estou explicando que o clonar mac não tem muita utilidade. unica utilidade enganhar o servidor DHCP ;)

1° O modem não cria nenhuma rede, ele so modula e demodula o sinal para o CMTS.

2° Sua LANé uma rede, exemplo: 192.168.0.0

Nessa LAN você tem que ter 1 mac para cada interface, se voce tiver mac igual voce vai ter problemas na hora de entregar os frames.

Na saida para Interface da WAN você pega um endereço certo? que seja 200.185.45.3 esse endereço faz parte da rede 200.185.45.0, o que acontece é a mesma coisa se nessa rede sua interface tiver mac igual a interface de outro cliente nessa mesma rede, vai ter problemas para encaminhar seus frames, nem vai pegar ip do DHCP, ele não vai dar um ip para você, voce vai conseguir ate enviar um frame, mas nunca vai receber.

Desconheco esse 1 mac cadastrado para o meu modem e só (Você esta confundindo o mac do modem, que não tem nada a ver para voce acessar a internet pela porta WAN (internet no cable modem), o mac do modem faz parte da rede DOCIS para que o modem se comunique com o CMTS é complexo explicar isso, é que os modens tem uma rede só deles também, mas a porta WAN não ve esse MAC do modem ok?)

Quando o vendedor vendeu o serviço para você ele lhe pediu o mac address da sua placa de rede? Não né? então você pode colocar qualquer interface que tenha um mac valido e unico =)

Acho que voce não entendeu realmente o que eu expliquei acima, pois é o que eu quis dizer, voce pode ligar seu modem em qualquer lugar, sem problemas e nao precisa clonar seu mac para funcionar. apenas resetar o cable modem. ;) a 2° opção que eu falei é quando existe um problema de nao pegar ip ;)

Acho que também não estou conseguindo explicar direito, mais isso é um assunto complexo tem que ter inicio meio e fim, preciso fazer um topico só explicando o que é camada de enlace =) ai todo mundo entende e entende a funcionabilidade, no livro do gabriel tenho que tem muitas coisas sobre isso, e tem varias outras literaturas sobre o assunto.

Ultima coisa, por que você clona o mac a 7 anos? me explica qual é a logica de se clonar o mac para seu roteador funcionar na rede da NET?

Rapaz, eu entendo como funciona a rede da NET. Eu ja desenvolvi sistemas pra NET.

Acho que nossa discussão filosófica sobre o funcionamento de redes não está ajudando em nada no tópico, eu tentando falar a coisa de 1 jeito e voce falando a mesma coisa só que de outro jeito... :D

Quanto a clonagem do MAC no router, eu faço isso por legacy. Na minha cidade natal o provedor de internet a cabo (que por sina a NET comprou o ano passado) fazia a checagem de MAC em 2 níveis, ou seja, ele autenticava o seu modem e depois o seu micro. Quando fiz a assinatura eu não tinha o router, então o MAC cadastrado era o da placa de rede do micro, por esse motivo eu clonei o MAC, sacou? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo que meu tópico tem gerado umas discussões interessantes aí... hehehe

Mas o interessante é que eu preciso mesmo clonar o MAC da interface ethernet do modem no roteador para que eu consiga usar minha rede interna. Isso ainda não consegui entender o porquê. Será que é pelo fato de "enganar" o sistema da NET para que a interface do meu roteador seja identificada como uma placa de rede de um PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...