Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Formatar um Netbook sem Drive de CD/DVD?


cris_Mantovani

Posts recomendados

Boa tarde,

Mestres,

Como posso formatar um Netbook, para instalar Windows, se o mesmo não possui drive de CD/DVD?

Com isto pergunto:

1 ) Tenho como "bootar" o pendrive para fazer a formatação e a reinstalação do Windows? Este processo é possível no Linux também?

2 ) Tem algum outro jeito

Caso precisem de mais informações, favor retornar

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existem diversos tutoriais espalhados pela explicando como criar um pendrive de boot para instalar do XP ao Seven; basta dar uma pesquisada na web por "boot pendrive netbook" que vem um catatau de resultados.

Outra solução é usar um cabo que se conecta num leitor ótico de 3.5" e vai ligado numa porta USB do netbook para dar o boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Oi pessoal to sempre aqui com minhas duvidas e problemas.Comprei um netbookAcer/2gb/250 vem com o hd virgem sem nenhum sistema operacional .com cd linux.Estamos querendo instalar xp ,mas nao consegue dar o booot de jeito nenhum como pendrive .Alguem?seila um tutorial ...aonde estamos errando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Pessoal, a um tempo atrás comprei um adaptador usb -> ide-sata bem simples aonde ligava meus hd's ide e sata através da porta usb. Ficou esquecido algum tempo, acabei comprando um net book e estou usando este adaptador em uma unidade dvdrw ide. Está quebrando o galho. Sendo que uso ele bara boot etc funciona muito bem, so não é nada prático heheheh. O boot pelo usb ( pelo pendrive ainda nao consegui)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Meeu Caso É O Seguintee ..

Estou Com Um Netbook Para Ser FormatadO ... So Que Ele Nao ConteM Nem o Sistema OperacionaL Ainda .. E Detalhe , Sem Dirvee De Cd/Dvd e Tambem Nao Consigo Acessar o Setup , Ta Complicado .

O que Devo Fazer ?

Estou Quebrando Mesmo A Cabeça Aqui .. O Mesmo Procedimento Pelo Pendrive Resolve ?

Se Alguem Puder Ajudar Agradeço e muito!

Abraço a Todos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

:D Pessoal ela quer sabe como efetuar com o XP o sven tem uma facilidade maior para efetuar esse procedimento via oen drive no caso seria a mesma tarefa a executar porém o XP você ter um trabalho maior se não está segura que conseguira seguir os passos consulte um Técnico capacitado para efetuar isso.

segue TUTO: http://forum.clubedohardware.com.br/instalacao-windows-xp/629380

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa tarde,

Mestres,

Como posso formatar um Netbook, para instalar Windows, se o mesmo não possui drive de CD/DVD?

Com isto pergunto:

1 ) Tenho como "bootar" o pendrive para fazer a formatação e a reinstalação do Windows? Este processo é possível no Linux também?

2 ) Tem algum outro jeito

Caso precisem de mais informações, favor retornar

Obrigado

Dando uma forcinha a mais no topic, tem um jeito fácil: é usar o programa WintoFlash, não precisa instalar ele, basta:

- Baixar e rodar o
,

- Ter um pc que tenha leitor de dvd,

- O disco do Windows que vai ser instalado,

- Um pendrive de 4Gb se for instalar Windows Vista ou Seven; pro XP, um pendrive de 1Gb acho que já serve,

- Mudar a ordem do boot no netbook onde vai ser instalado o Windows para que dê boot pela porta USB

- Plugar o pendrive na USB e dar o boot no netbook

Só seguir as instruções para passar o contéudo do disco do Windows (XP/Vista/Seven) pro pendrive, que o programa vai tornar esse pendrive bootável e pronto pra usar. Cuidado com seus dados existentes no pendrive, pois esse processo formata inteiramente o pendrive pra poder receber o contéudo do disco do Windows.

Pro XP lembre que se o HD for SATA vai precisar ajustá-lo no BIOS (setup) pra que ele funcione como IDE; se não tiver como fazer isso, vai ter que obrigatoriamente modificar o Windows XP com o NLite pra incluir os drivers da controladora SATA da placa-mãe. Pra Windows Vista e Seven não precisa disso tudo não, pois já eles já tem um driver nativo básico.

Com isso ai é batata, dá pra instalar Windows a partir de pendrive ou de um HD externo (gaveta USB), sem problemas e acho que até mais rápido do que se instalasse pelo dvd.

Outra opção é o Unetbootin, mas esse ai ainda não decorei os passos, é fácil também com ele, aqui eu usei esse programa pra rodar um livecd de Linux e transformar o pendrive em um "livependrive" (nem sei se o nome existe eheheh).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa Para todos,

preciso de ajuda, por favor.

o Netbook samsung nc10, que tenho, veio com windows 7, zerei para instalar o xp. consegui toda a parte de criação do pendrive e coisa e tal, porém, quando o instalador do xp entra no gerenciamento de partições, o flash hd assume a letra D e o pendrive assume a C, ou seja, no momento da instalação, o xp diz que o drive c está corrompido e por isso não consigo prosseguir com a instalação. Não sei mais o que Fazer, por favor aceito idéias.

Desde já Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Você vai precisar de...

  • pendrive de 4 GB.
  • Imagem ISO do sistema operacional desejado.
  • MBRWizard, para tornar seu pendrive bootável.
  • Virtual CloneDrive, para simular a imagem ISO.

Bom, agora chega de conversa, é hora de começar a trabalhar. Vamos lá?!

1. Depois de conectar o pendrive na porta USB do seu computador será preciso formatá-lo. Para isto, acesse a pasta “Meu Computador”, clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e escolha a opção “Formatar”. Em seguida é só clicar no botão “Formatar” e aguardar.

824706383.jpg

2. Agora será preciso utilizar o prompt de comando do sistema. Através do atalho ‘tecla do Windows+R’, abra a opção “Executar” do Windows. Na tela que abrir digite “cmd” e pressione “Enter”.

3. Na famosa “tela preta”, digite o seguinte comando:

convert E: /fs:ntfs (no lugar deE:coloque a letra correspondente ao pendrive)

4. Feito isto, é hora de “montar” a imagem do CD que contém o sistema operacional. Um ótimo programa para realizar esta tarefa é o Virtual CloneDrive, veja como é fácil utilizá-lo:

a. Após instalar o programa, escolha quantos volumes deseja montar, colocando o valor na caixa de mensagem presente na tela do programa.

b. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone presente na Barra de Tarefas, ao lado do relógio, e escolha a opção “Drive X: -> Mount”.

685634040.jpg

c. Agora é só abrir a imagem com o Virtual CloneDrive e deixar que o programa faça o resto.

5. É hora de usar o prompt de comando novamente, mas desta vez será preciso acessar o diretório no qual o programa MBRWizard foi salvo. Para isso, utilize os comandos ‘dir’ (lista todos os arquivos e pastas) e ‘cd’ (acessa pasta).

6. Agora que você já conseguiu acessar a pasta pela linha de comando, digite a seguinte sequência de comandos:

mbrwiz /list (anote o número correspondente ao pendrive).

mbrwiz /disk=X /active=X (Substitua o X pelo número anotado no passo anterior)

exit

913652800.jpg

7. Abra outra janela do prompt de comando e acesse o volume que foi montado no passo 4 deste tutorial. Vale lembrar que, para acessar um drive, basta digitar a letra correspondente à unidade (C:, D:, E:, A:, etc.).

8. Agora, digite os comandos:

cd boot

bootsect /nt60 E: (no lugar de E: coloque a letra correspondente à unidade do pendrive)

576099802.jpg

9. Para finalizar este processo, copie e cole os arquivos presentes no volume montado no passo 4 para dentro do pendrive (o bom e velho Ctrl+C, Ctrl+V).

10. PRONTO! Agora é só reiniciar o computador, acessar as configurações de inicialização (que são diferentes em cada computador) e solicitar que o boot da máquina seja feito por meio do pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...