Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquario Ap Router de 400mV + antena de 15dbi: só alcança 250 metros


misterjunior

Posts recomendados

:(Bom é uma satisfação em participar do clube.

Bem venho enfrentando alguns probleminhas com uma rede wireless externa que criei pra alimentar outros computadores da redondeza. Comprei um Aquario Ap Router 54Mbps com potência de 28dbm e 400mW, e tenho uma antena bastão externa de 15 dbi.

Tenho um problema, só consigo alcançar uns 250 metros aproximadamente, sendo que comprei estes aparelhos por recomendação, no qual eu poderia alcançar até 2.5km. Manos me ajudem, se isso é real ou não postem aqui, ou coloquem informações necessárias para que eu possa atingir essa capacidade ou até mais. Sem mais, Obrigado.:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Amigo

Primeiramente vamos fazer uns cálculos rápidos.

1-Comprimento de Onda (banda 2400MHz):

lambda = 300 / 2400 = 0,125 m

2-Perda/Atenuação no espaço livre:

Ao = 20log(4xPIx2500/0,125) = -108dB

3-Sensibilidade aproximada em 2500m:

Sr = 26dBm + 15dBi - 108dB = -67dB

4-Sensibilidade em 250m:

Sr = 25dBm + 15dBi - 88dB = -47dB

Considerando que o transmissor está instalado próximo da antena, portanto a perda nos cabos e conectores é desprezível.

O sinal a curta distância, i.é, 250m é 100x maior do que em 2500m

Ou seja, os receptores deverão possuir uma sensibilidade mínima de -67dB @ 2500m.

Sugestão: meça o nível do sinal a uma distância de 1m da antena e a 250m e verifique os resultados. Depois meça a 2500m e verifique. Se for o caso diminua a potência do transmissor e/ou reduza a antena. Verifique os novos resultados. Nem sempre a potência máxima garante bons resultados. Não podemos esquecer que ao amplificarmos o sinal tb amplificamos os ruídos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezado Amigo

Primeiramente vamos fazer uns cálculos rápidos.

1-Comprimento de Onda (banda 2400MHz):

lambda = 300 / 2400 = 0,125 m

2-Perda/Atenuação no espaço livre:

Ao = 20log(4xPIx2500/0,125) = -108dB

3-Sensibilidade aproximada em 2500m:

Sr = 26dBm + 15dBi - 108dB = -67dB

4-Sensibilidade em 250m:

Sr = 25dBm + 15dBi - 88dB = -47dB

Considerando que o transmissor está instalado próximo da antena, portanto a perda nos cabos e conectores é desprezível.

O sinal a curta distância, i.é, 250m é 100x maior do que em 2500m

Ou seja, os receptores deverão possuir uma sensibilidade mínima de -67dB @ 2500m.

Sugestão: meça o nível do sinal a uma distância de 1m da antena e a 250m e verifique os resultados. Depois meça a 2500m e verifique. Se for o caso diminua a potência do transmissor e/ou reduza a antena. Verifique os novos resultados. Nem sempre a potência máxima garante bons resultados. Não podemos esquecer que ao amplificarmos o sinal tb amplificamos os ruídos.

Parabéns Arruda, muito boa sua explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
:(Bom é uma satisfação em participar do clube.

Bem venho enfrentando alguns probleminhas com uma rede wireless externa que criei pra alimentar outros computadores da redondeza. Comprei um Aquario Ap Router 54Mbps com potência de 28dbm e 400mW, e tenho uma antena bastão externa de 15 dbi.

Tenho um problema, só consigo alcançar uns 250 metros aproximadamente, sendo que comprei estes aparelhos por recomendação, no qual eu poderia alcançar até 2.5km. Manos me ajudem, se isso é real ou não postem aqui, ou coloquem informações necessárias para que eu possa atingir essa capacidade ou até mais. Sem mais, Obrigado.:confused:

Meu amigo, comprei esse ap da aquarios q é o primeiro e único da empresa e me dei mau, troquei 2 vezes e veio com defeito, ele simplesmente nao funciona o botao defaut q é o reset, sem contar q eu também tive esse problema com a distancia de 250 metros, cara troquei por um ap que custa só 10 reais mais caro que esse da aquario, troquei por 1 da ap router WR254 e resouveu de vez o meu problema, se puder faça o mesmo. meu msn é [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante, o ap router WR254 e o aquario ap 54Mbps tem o mesmo chipset RealTek RTL8186, já achei um fórum onde se elogiavam muito o aquario router APR-2426 (é esse q está dando problema?)

ainda mais que o APR-2426 tem dissipador pra permitir aumento de potencia, desde que não vá até o limite dele porque aí você queima o bixo (é a maior queixa do pessoal)

vê se com as dicas do pessoal acima dá pra melhorar o refinamento da configuração, +/-200M é o limite sem obstáculos pra esse rádios, vi um cara falando que usou uma dessas antenas no youtube, configurou e teve uns problemas, tem uma questão sobre a visada da antena que influencia

achei uns videos:

a antena do video é para cliente

editado: desculpa, perdi os dados e não sei o k houve reeditei erradamente os links, havia encontrado uns sobre kit provedor de internet com antena 15dbi, mas não acho mais, foi mal e a internet aqui tá ruim pra caramba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá galera.

Sou novato aquí e gostaria de dizer que quanto a queima do AP Aquario eu resouvi, devido a um erro de fábrica esse AP tende a se queimar em grandes potências, não quando está transmitindo mas sim quando os clientes começam a se conectar.

Resouvi depois de ter 6 AP's queimados e trocados "Virando até parte da família da loja em que comprei de tanto ir lá".

Em fim, eu gosto de trocar informações, se alguém quiser saber estamos aí.

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá galera.

Sou novato aquí e gostaria de dizer que quanto a queima do AP Aquario eu resouvi, devido a um erro de fábrica esse AP tende a se queimar em grandes potências, não quando está transmitindo mas sim quando os clientes começam a se conectar.

Resouvi depois de ter 6 AP's queimados e trocados "Virando até parte da família da loja em que comprei de tanto ir lá".

Em fim, eu gosto de trocar informações, se alguém quiser saber estamos aí.

[email protected]

Olá amigo,

Seria interessante você colocar a solução aqui no fórum para que outras pessoas possam ver.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 1 ano depois...

Ola amigo eu comprei um Ap da krazer 1000 mw consigo um alcance de 500 mteros usando uma antena omin de 24 dbi nao passa disso usando a potencia maxima na band b , gostaria de achar uma solução nao sei se porque eu moro numa parte da cidade que baixa mais que fica no centro da cidade,estava pensando em trocá-lo colocar um router 400 mw da edimax usando um cabo pingtail de 10 mestros e a sim dispensando a caixa hermetrica

gostaria de saber se isso resolveria o caso ajude me por favor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde, comprei um roteador 3g da comtac wifi N e coloquei duas antenas aquario tubular de 15db. Isso pra tentar atingir uma área de 250 metros de distância de raio. Mas não sei o que acontece não funciona a mais de 70 metros. coloquei uma antena em cima da outra na vertical e numa altura de uns 5 metros. Já troquei as antenas e o roteador para ver se estava com defeito mas nada resolvido. Tentei colocar uma antena direional parecida com a de uhf e tambem nada. Me ajudem com alguma dica por favor. grato. Giovanni [email protected]:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, comprei um roteador 3g da comtac wifi N e coloquei duas antenas aquario tubular de 15db. Isso pra tentar atingir uma área de 250 metros de distância de raio. Mas não sei o que acontece não funciona a mais de 70 metros. coloquei uma antena em cima da outra na vertical e numa altura de uns 5 metros. Já troquei as antenas e o roteador para ver se estava com defeito mas nada resolvido. Tentei colocar uma antena direional parecida com a de uhf e tambem nada. Me ajudem com alguma dica por favor. grato. Giovanni [email protected]:confused:

Prezados

Esses roteadores com potências até 32mW ou até 400mW não tem como atingir grande áreas. O que ocorre que se formo aumentando a antena não iremos transferir a máxima potência para mesma. Se o fabricante dimensiona a antena do equipamento em 2, 5 ou até 7 dBi é porque mais do que isso o transmissor não suporta. A antena é impedância, portanto deve estar "casada" com o sistema de transmissão para poder ter o máximo alcance.

:cool: Via-de-regra, equipamentos com 32mW, uma antena tipo omni com máximo de 7 dBi de ganho está muito bom. O alcance ficará em torno de 100 a 150m de raio.

Uma solução talvez seja antenas de ganho moderado mas com lóbulo bem fechado, ou seja, o sinal fica concentrado e direcionado (ângulos até 30º). Antenas tubulares funcionam bem mas desde que bem projetadas.

Abraços ! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!