Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

Pessoal, queria saber se meu sistema não está bugado. Por que antes de eu instalar 1 fan 120 mm na lateral e 1 80 mm na traseira, ambos ventilando para dentro, as temperaturas ficavam 35ºC na mobo, 38º no CPU e 66ºC na GPU e olha agora:

screennjm.jpg

Será que é bug? A temperatura ambiente era de 17ºC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então mas a temperatura maxima desse Phenom de acordo com a AMD é 62º, e sera que eu devo considerar a temperatura atingida pelo Prime95 ja que ele utiliza 100% da CPU e estressa ao limite, coisa que normalmente, nem em um jogo pesado chegaria, em Crysis por exemplo com tudo no Very-High ela não passa de 54º e Crysis é bem pesado, por isso sera que não é normal com o Prime a temperatura chegar ao limite ja que é essa a função dele ?

Vou ver com o WHMonitor.

Abraço

Amigo, lhe sugiro experimentar a técnica do undervolt, que você pode diminuir a temperatura em até 10ºC reduzindo pouca coisa do Vcore do seu processador, que inclusive está bem alto (acima de 1,4V), apesar de ser a tensão padrão.

Dê uma olhada nesse tópico e veja os resultados de quem já fez (inclusive eu, que reduzi em 12ºC mantendo o mesmo desempenho da máquina):

http://forum.clubedohardware.com.br/undervolt-visao-diferente/621418

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá vai o meu, tô meio desesperado.

O_O

(Tem algumas peças bem lixo, mas em breve (Agosto), vou trocar...)

Placa Mãe: Foxconn A6VMX-K

Processador: Phenom x3 8450 2.1

Cooler: Nem sei direito, é o que já veio no PC.

Memórias: Smart 2gb x2 (Genérica mesmo, depois vou trocar por 2 Kingstom 2gb 800mhz.)

Fonte: Genérica (Também pretendo comprar outra. Seventeam 500W.)

Eu fiquei sinceramente preocupado, enquanto o PC fazia o teste. Medo de que desse um bug doido por causa da alta temperatura...

post-488374-13884951792777_thumb.jpg

post-488374-13884951793363_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá vai o meu, tô meio desesperado.

O_O

(Tem algumas peças bem lixo, mas em breve (Agosto), vou trocar...)

Placa Mãe: Foxconn A6VMX-K

Processador: Phenom x3 8450 2.1

Cooler: Nem sei direito, é o que já veio no PC.

Memórias: Smart 2gb x2 (Genérica mesmo, depois vou trocar por 2 Kingstom 2gb 800mhz.)

Fonte: Genérica (Também pretendo comprar outra. Seventeam 500W.)

Eu fiquei sinceramente preocupado, enquanto o PC fazia o teste. Medo de que desse um bug doido por causa da alta temperatura...

:eek::eek: Nossa! 87ºC???:eek::eek:

Não sei como seu processador não virou carvão. Verifique se pelo menos a ventoinha do processador está funcionando ou se não tem muita poeira aí. Isso não está ruim, mas sim horroroso!:ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador: Core i7 920 2.66 @ 3.2

Cooler: Box intel

placa-mãe: Asus p6t Deluxe

Memoria: 3 x 2gb corsair dominator 1600mhz

Placa de video: Geforce Gtx 295

Fonte: corsair 750w

HD: 500gb Seagate

Fan's: 1 fan cooler master 120mm frontal + 1 igual na parte de traz

IDLE: http://img199.imageshack.us/img199/2733/idleg.jpg

Full: http://img199.imageshack.us/img199/683/fullg.jpg

e ja me tirem uma divida o limite intel de 71º para os i7 é para o processador q ostra ali no everest ou os núcleos?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Processador: Core i7 920 2.66 @ 3.2

Cooler: Box intel

placa-mãe: Asus p6t Deluxe

Memoria: 3 x 2gb corsair dominator 1600mhz

Placa de video: Geforce Gtx 295

Fonte: corsair 750w

HD: 500gb Seagate

Fan's: 1 fan cooler master 120mm frontal + 1 igual na parte de traz

IDLE: http://img199.imageshack.us/img199/2733/idleg.jpg

Full: http://img199.imageshack.us/img199/683/fullg.jpg

e ja me tirem uma divida o limite intel de 71º para os i7 é para o processador q ostra ali no everest ou os núcleos?

obrigado

damasco1011

bom amigo seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware.

Amigo em IDLE as temperaturas em média 40°C estão normais, mas o que preocupa são as temperaturas em FULL que chega a 78°C, em seu lugar tentaria baixar essas temperaturas e deixa-lás em média 60°C em FULL.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei esse pc da assinatura tem menos de 1 mês, CPU 7750 BE, com Cooler BOX, e adesivo térmico da amd.... Cool n Quiet ativado... Hoje istalei o programinha "PC Probe II" da ASUS no pc, deixei minimizado e fui jogar Assassin's creed (max. settings). Depois de uns 5 minutos levei um susto com um alarme do Probe aqui, mostrando a temperatura da CPU estava à 65º, joguei mais alguns minutos e a Temp. chegou aos 70º (Temperatura ambiente = 27º). Fechei o jogo, fiquei preocupado...

Essa temperatura da CPU é normal? o.O

O que posso fazer pra tentar melhorar?

Em idle a temperatura fica em 44º:

tempidle.jpg

Meu gabinete é este:

am-01-u.gif

Obs.: Do outro lado (q nao aparece na foto), tem um duto exaustor, e em baixo do duto tem uma abertura também (com grade)...

evercool_ev_fox2sb_f2(el)_1.jpg

Tenho esse exaustor instalado atras do gabinete (na parte de baixo), mas ele está desligado por enquanto, porque estava fazendo um barulho agudo que incomoda bastante...

Abraço!

Acabei de ligar o exaustor aqui, agora a temperatura no Assassin's creed não passou dos 68º..

tá normal?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ricardorf1

Essa temperatura da CPU é normal? o.O

O que posso fazer pra tentar melhorar?

Bom amigo em IDLE está normal e aceitável as temperaturas, mas em FULL o ideal seria que na máximo a sua temperaturas estivesse em 60°C, mas como você falou atinge a temperatura de 70°C ou seja 10°C a mais que o recomendado.

É bom que você analise a possibilidade da troca da pasta térmica por uma melhor que contenha Prata ou Cerâmica na formula pois essas são as melhores para essa finalidade.

OSB: Seria bom que você utilizasse o Orthos ou o Prime95 para poder estressar o seu sistrma para que assim possamos ver a temperatura máxima em FULL, após isso poste a Screen Shot.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ricardorf1

Bom amigo em IDLE está normal e aceitável as temperaturas, mas em FULL o ideal seria que na máximo a sua temperaturas estivesse em 60°C, mas como você falou atinge a temperatura de 70°C ou seja 10°C a mais que o recomendado.

É bom que você analise a possibilidade da troca da pasta térmica por uma melhor que contenha Prata ou Cerâmica na formula pois essas são as melhores para essa finalidade.

OSB: Seria bom que você utilizasse o Orthos ou o Prime95 para poder estressar o seu sistrma para que assim possamos ver a temperatura máxima em FULL, após isso poste a Screen Shot.

Abraços amigo.

Ok amigo, usei o Primer95. Para o meu desespero, a CPU chegou aos 71º... Tirei a print e dei "stop" no programa...

stress.jpg

E agora? Q q eu vou fazer? Eu adoro jogar, será que tem perigo essa temperatura?

O que eu faço heim? Dizem que uma boa pasta termica diminui até uns 3 graus... mesmo assim ficaria muito acima dos 60º.. e agora?:(

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ok amigo, usei o Primer95. Para o meu desespero, a CPU chegou aos 71º... Tirei a print e dei "stop" no programa...

E agora? Q q eu vou fazer? Eu adoro jogar, será que tem perigo essa temperatura?

O que eu faço heim? Dizem que uma boa pasta termica diminui até uns 3 graus... mesmo assim ficaria muito acima dos 60º.. e agora?:(

Forte abraço!

Bom amigo não tem o porque se desesperar pois essa temperatura de 70°C é do seu sistema estressado ao máximo, nenhum jogo fará que o seu sistema chegue a esse nível de stress.

Usamos esse tipo de teste para avaliação e controle de temperaturas amigo.

Se conseguir manter a temperatura máxima em menos de 60°C estará numa boa, e sem problemas amigo. Reaplique a pasta térmica e veja a possibilidade de instalação de fans extras no gabinete caso não haja.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo não tem o porque se desesperar pois essa temperatura de 70°C é do seu sistema estressado ao máximo, nenhum jogo fará que o seu sistema chegue a esse nível de stress.

Usamos esse tipo de teste para avaliação e controle de temperaturas amigo.

Se conseguir manter a temperatura máxima em menos de 60°C estará numa boa, e sem problemas amigo. Reaplique a pasta térmica e veja a possibilidade de instalação de fans extras no gabinete caso não haja.

Abraços.

Cara muito obrigado pela sua ajuda...

Eu estava lendo no site da AMD, esse kuma 7750 trabalha com vcore máximo de 1.325 v

Então observei que, em idle, o Cool n Quiet deixa meu vcore à 1.136 v (1350,00 MHz)

Quando "stressado", o vcore fica entre 1.392 e 1.408 v (2700,00 MHz), ou seja, está ultrapassando o vcore máximo especificado pela AMD..

Pode ser por isso q a temp tá estrapolando né? Se sim, como faço pra "limitar" o vcore no setup?

Abraçoo amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito obrigado pela sua ajuda...

Eu estava lendo no site da AMD, esse kuma 7750 trabalha com vcore máximo de 1.325 v

Então observei que, em idle, o Cool n Quiet deixa meu vcore à 1.136 v (1350,00 MHz)

Quando "stressado", o vcore fica entre 1.392 e 1.408 v (2700,00 MHz), ou seja, está ultrapassando o vcore máximo especificado pela AMD..

Pode ser por isso q a temp tá estrapolando né? Se sim, como faço pra "limitar" o vcore no setup?

Abraçoo amigo!!!

Amigo, dê uma olhada nesse tópico a seguir. Sempre é possível reduzir o Vcore para ter uma grande diminuição da temperatura, sem riscos de danos ao processador.

http://forum.clubedohardware.com.br/undervolt-visao-diferente/621418

Eu mesmo, consegui reduzir ao máximo o Vcore do meu E4500 e reduzi em 17ºC a temperatura em full.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, podem avaliar essas temperaturas, por favor?

1) Comprei o Cooler Master Hyper 212 e ainda não instalei;

2) Qual das 3 temperaturas da VGA devo levar em consideração?

3) Se for a de 75ºC, uma IceQ4 deveria trabalhar melhor, não? Por favor, gostaria que me dissessem pelo menos se está ainda num nível seguro, porque não tô podendo gastar mais em refrigeração :/

Detalhe¹: Esse PC nunca travou.

Detalhe²: O processador já chegou aos 73ºC uma vez.

IDLE:

temperaturasidle.jpg

FULL (jogando Mass Effect ou GRID):

temperaturasn.jpg

Abraços e obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Floyd Sound

Bom amigo em IDLE as suas temperaturas estão normais e aceitáveis, porém em FULL elas chegam a ultrapassar os 75°C no caso do processador e isso é preocupante pois o ideal seria manter em média em 60°C - 65°C.

2) Qual das 3 temperaturas da VGA devo levar em consideração?

Nesse caso é bom sempre analisar a maior pois assim sempre estará prevenido de um superaquecimento.

) Se for a de 75ºC, uma IceQ4 deveria trabalhar melhor, não? Por favor, gostaria que me dissessem pelo menos se está ainda num nível seguro, porque não tô podendo gastar mais em refrigeração :/

Essa VGA é bem esquentadinha mesmo amigo não é raro ter temperaturas de 100°C em seu uso mais mantendo em 75°C está aceitável essa temperatura.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, Blackbird! Mas você considerou a temperatura dos núcleos. Não é pra considerar a do processador, tendo em vista que os núcleos sempre são mais quentes mesmo?

Assim que eu instalar o Hyper 212 eu posto as novas temperaturas pra ver se ficou legal, galera. Será que esse cooler vai segurar o superaquecimento tranquilo?

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Floyd Sound

Bom amigo após a instalação do seu novo cooler o Hyper 212, poste novas SS uma em IDLE e a outra em FULL para que possamos analisar as novas temperaturas.

Abraços e até a próxima.

Blackbird e demais pessoas que frequentam aqui, aí vão as screenshots das minhas temperaturas após a instalação do Cooler Master Hyper 212. Só gostaria de fazer algumas colocações antes:

1) Quando fui remover o cooler box antigo, vi que ele estava frouxo. Acho que isso deve ter sido a grande causa do superaquecimento a 73ºC, né?

2) Agora, com o Hyper 212, em teste de stress de 10 minutos no Everest, o processador não passou de 36ºC, mantendo-se em 35ºC durante 90% do tempo. Isso é normal? O cooler é realmente capaz disso pelo fato de o meu processador estar em stock? Ou os sensores podem ter bugado?

3) Detalhe: não entendi por que um dos núcleos tá marcando uma temperatura maior que a do outro (39ºC). Por favor, digam que é normal! :)

IDLE:

http://img208.imageshack.us/img208/6076/temperaturasidle.jpg

FULL:

http://img35.imageshack.us/img35/2003/temperaturasfull.jpg

Abraços e obrigado desde já pela colaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blackbird e demais pessoas que frequentam aqui, aí vão as screenshots das minhas temperaturas após a instlação do Cooler Master Hyper 212. Só gostaria de fazer algumas colocações antes:

1) Quando fui remover o cooler box antigo, vi que ele estava frouxo. Acho que isso deve ter sido a grande causa do superaquecimento a 73ºC, né?

Sim, o fato dele estar frouxo poderia ser a causa do superaquecimento. Talvez nem fosse necessário comprar Hyper 212. Mas de toda forma, esse é um excelente cooler.

2) Agora, com o Hyper 212, em teste de stress de 10 minutos no Everest, o processador não passou de 36ºC, mantendo-se em 35ºC durante 90% do tempo. Isso é normal? O cooler é realmente capaz disso pelo fato de o meu processador estar em stock? Ou os sensores podem ter bugado?

O Hyper 212 pode fazer isso sim, ainda mais que seu processador está em stock. Por via das dúvidas, monitore as temperaturas usando outros programas.

3) Detalhe: eu registrei as temperaturas IDLE pouco tempo depois de fazer o teste de stress do Everest. Sou meio leigo e não tenho certeza, mas acho que é por isso que um dos núcleos tá marcando uma temperatura maior que o conjunto (39ºC).

Essa grande diferença de temperatura entre os cores é meio estranho mesmo, mas tudo dentro dos padrões. Tente um upgrade de bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, gostaria de saber qual a temperatura normal de funcionamento de uma ASUS M3A78, pois a minha bateu na casa dos 45º jogando FarCry2..

Bom amigo os chipsets normalmente são bem esquentadinhos mesmo, isso se deve ao fato que ele geralmente são resfriados com um dissipador passivo (sem fan), alguns usuários diminuem essa temperatura e obtém um ótimo resultado substituindo o dissipador passivo (sem fan) por um ativo (com fan).

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hyper 212 pode fazer isso sim, ainda mais que seu processador está em stock. Por via das dúvidas, monitore as temperaturas usando outros programas.

SuperrooT, fiz medições idênticas pelo Everest e pelo HWMonitor.

Essa grande diferença de temperatura entre os cores é meio estranho mesmo, mas tudo dentro dos padrões. Tente um upgrade de bios.

A diferença é normal mesmo? Porque as temperaturas ficam sempre cravadas em 29ºC e 39ºC em IDLE, sendo que as duas passam pra 40ºC em FULL, como você pôde ver.

A versão da minha BIOS é F4 e nunca tive problemas. Acha mesmo necessário atualizar pra F9, F10 ou F11? (não sei qual é a última exatamente). Nunca atualizei BIOS, tenho um medo danado de ferrar o PC todo.

Grande abraço, valeu pela colaboração :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é normal mesmo? Porque as temperaturas ficam sempre cravadas em 29ºC e 39ºC em IDLE, sendo que as duas passam pra 40ºC em FULL, como você pôde ver.

A versão da minha BIOS é F4 e nunca tive problemas. Acha mesmo necessário atualizar pra F9, F10 ou F11? (não sei qual é a última exatamente). Nunca atualizei BIOS, tenho um medo danado de ferrar o PC todo.

Grande abraço, valeu pela colaboração :)

Essa diferença grande não é normal. Anteriormente eu disse que, apesar das diferenças de temperaturas, elas estão dentro do limite aceitável para idle.

Recomendo fortemente um upgrade de BIOS, coloque a versão F9 ou F8, eu uso aqui a F9 e não há problemas. Basta ler direitinho como se faz o upgrade e você vai ver que não é nada complicado, basta seguir os passos certos e não tem perigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa diferença grande não é normal. Anteriormente eu disse que, apesar das diferenças de temperaturas, elas estão dentro do limite aceitável para idle.

O fato de em IDLE essa diferença ser de 10ºC e em FULL ser de praticamente nada pode significar o quê?

Recomendo fortemente um upgrade de BIOS, coloque a versão F9 ou F8

Acabei de atualizar a BIOS cheio de medo :D Mas deu tudo certo e agora tenho a versão F9 :) De qualquer forma, as temperaturas se mantêm iguais. Isso ajuda na solução dessa dúvida?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!