Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

  • Membro VIP
O que a simples mudança de um cooler, e mudado a apenas alguns cm para baixo e baixei a temperatura em quase 9º da MB e estranhamente baixou ou manteve o da CPU, o cooler em frente o cooler do processador, jogando ar direto para ele e a temperatura ficava mais alta, agora sem cooler na frente dele, mas sim um pouco abaixo e teve um resultado melhor, nunca imaginaria isso.

Bom amigo o que aconteceu é que o seu chipset por ter um dissipador passivo, antes não tinha uma corrente de ar sendo direcionada diretamente ao dissipador, após a mudança e a "decida" da fan de 80mm ela passou a jogar o ar diretamente para o chipset e a VGA, baixando assim as temperaturas do chipset e um pouco da VGA.

Sera que tem problema o cooler ali em baixo, jogando ar no meio da MB e quase em cima da VGA ?

Não tem problema algum, e como você mesmo pode ver só te causou benefícios.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Perguntei se tinha problema, pois no caso o dissipador a função dele é dissipar o calor da mobo ou chipset levando-o para fora, ai jogando ar contra ele não ficaria um contra o outro, ou nada a ver hehe ?

Não amigo como você mesmo falou nada a ver pois como está acontecendo a fan de 80mm jogando ar frio contra o dissipador passivo do chipset e resfriando-o anda mais e melhor é o trabalho parecido com o do cooler do seu processador.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com medo de ter botado pouca pasta termica , gostaria de saber se está tudo ok com a temperatura do meu processador

ai tem a foto da maquina e outra da temperatura

da um help ai galera se n vou ter que tirar o processador e botar mais pasta termica dessa vez !!

OBS: no momennto da foto eu estava instalando um programa , assim que terminar a instalacao eu posto outra foto com a temperatura sem idle

post-66130-13884951506446_thumb.jpg

post-66130-13884951507171_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é como editei em cima , no momento da foto eu estava instalando um programa..

assim que terminar a instalacao eu boto outra foto da temperatura..

mas essa temperatura é normal pro processador ne??

eu tava acostumado com um Athlon 64 3800 que ficava em 36ºC + -.. por isso me assustei hehehe

EDIT: Bom esta ai a temperatura quando eu nao estava mais instalando nenhum programa...

assim que eu instalar um jogo aqui ovu postar

valeu brigadaoo cara pelal ajuda!

post-66130-13884951507587_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bixowp5

Bom amigo as suas temperaturas estão ótimas. Mais seria bom postar as temperaturas em full para que assim possamos analisar melhor as temperaturas amigo. Siga o tutorial do inicio do tópico para poder estressar corretamente o seus hardwares.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Blackbird 2 , ai estão as temperatura em full

fiz o teste de estabilidade do everest por 10 minutos..

as temp em idlle ja postei anteriormente.

está tudo ok com minhas temperaturas? nao preciso me preocupar ?

Obrigado desde ja!!

Bom amigo como o colega acima já falou, essas temperaturas estão ótimas, elm full está em 40°C isso é bom, pois só poderá preocupar-se se passar dos 60°C.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Eu tenho essa máquina há um ano:

Amd x2 5000 / Asus m3a / 2gb ddr2 800 / ecs 9600 gt

placa de tv pixelview -não lembro o modelo mas é velhinha...

hd Samsung 500 gb / hd Samsung 750 gb / fonte zalman 460w

Um cooler frontal puxando o ar do ambiente, outro traseiro retirando e um cooler exaustor- do tipo blower- logo abaixo da placa de video retirando o ar quente

Tive uns probleminhas com essa máquina e reistalei o windows e coloquei mais um hd ( o de 750)

Após essa operção percebi que o computador estava mais esquentadinho...

Abaixo seguem as temperaturas em idle e full conforme as instruções do tópico.

IDLE

imagem2eof.png

FULL

imagem1lzx.png

Não sei porque mas as fotos sairam invertidas....

a primeira está em full e a segunda em idle.

Obrigado a todos pela compreensão e paciência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

gilgalfer

Não sei porque mas as fotos sairam invertidas....

a primeira está em full e a segunda em idle.

Obrigado a todos pela compreensão e paciência

Bom amigo quanto a postagem das fotos eu editei e deixei na forma correta, quanto a isso não tem problema estamos aqui para lhe ajudar.

Já quanto as temperaturas em idle estão normais e muito boas, o que não podemos falar das temperaturas em full que ultrapassa os 60°C o que é preocupante, o que poderá fazer para tentar minimizar essa alteração de temperatura é reaplicar a pasta térmica e ver se os pinos de fixação do cooler estão bem fixos.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, boa tarde!

Me cadastrei recentemente aqui no fórum, e gostaria do auxilio de vocês.

Montei um PC conforme configuração da assinatura abaixo acerca de (45 dias +-) e até então venho fazendo alguns testes para avaliá-lo, um deles e que vem me preocupando bastante é a questão da temperatura e portanto gostaria da avaliação de vocês, pois sou leigo e estou com uma ligeira impressão que uma das coisas que ficou a desejar na configuração foi a questão da refrigeração.

O meu pc não tem coolers adicionais de gabinete, tendo então apenas o do processador box, da VGA e da Fonte, e aí é que vem a minha duvida se seria interessante ou até mesmo necessário adicionar cooleres para melhorar a refrigeração do gabinete.

Se quiserem ver as temperaturas atuais segue abaixo as imagens..., realizei os testes em idle e full.

as figuras seguem a seguinte sequencia:

- Inciando pc - idle

- 10 minutos apos iniciado - idle

- 20 minutos apos iniciado - idle

- 15 minutos apos o inicios do teste com orthos - full

O que tenho percebido é que o ar quente se concentra todo na parte superior do gabinete, pois quando ponho mão na parte cima esta sempre quente, isto em pouco tempo de utilização, ou seja, em “idle” sem rodar nenhuma aplicação que exija um pouco de stress do PC.

Uma outra questão que estou percebendo é que o cooler do processador esta sempre com RPM alto, ou seja, fica na faixa de 4000 e 5100 “idle” e já chegou aos 5600 “full” conseqüentemente o barulho aqui é muito alto e incômoda bastante principalmente para assistir filmes etc. Parece que o cooler do processador esta sempre trabalhando na alta.

Poderiam avaliar por gentileza e enviarem sugestões caso necessário, tanto para adição de cooler no gabinete ou até mesmo troca deste cooler Box da amd que tá muito barulhento.

Aguardo.

Obrigado!

post-533212-13884951522961_thumb.jpg

post-533212-13884951523714_thumb.jpg

post-533212-13884951524259_thumb.jpg

post-533212-13884951524845_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elaion

olá amigo!!

sempre é bom adicionar coolers extras no gabinete para melhorar a ventilação dos componentes.se possivel coloque um cooler na parte frontal do gabinete,abaixo do hd soprando o ar para dentro do gabinete;coloque tambem um cooler na parte traseira do gabinete,abaixo da fonte tirando o ar quente de dentro do gabinete,e tambem um cooler na parte lateral do gabinete soprando o ar frio na placa de video.

abraços!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Elaion

Poderiam avaliar por gentileza e enviarem sugestões caso necessário, tanto para adição de cooler no gabinete ou até mesmo troca deste cooler Box da amd que tá muito barulhento.

Bom amigo as suas temperaturas estão muito boas pois em idle elas não passam de 43°C e depois do stress (full) chegaram a 53°C o que é bom pois teria que preucupar-se caso estivessa maior que 60°C.

como o amigo acima falou é bom adicionar fans extras no gabinete assim a refrigeração do mesmo só tem a tendência de melhorar sem falar que a vida útil dos hardwares aumentam.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blackbird 2 e All,

Estou de volta para reavaliar as temperaturas do meu sistema após a mudança do Cooler do Processador.

Meu sistema:

Processador: Intel Core i7 920

Placa-mãe: Asus P6T Deluxe v2

Cooler: Cooler Master V8

Gabinete: Leadership Gamer II Blue Eye

Resolvi fazer os testes utilizando os dois programas recomentados (Orthos e Prime95) e obtive diferenças consideráveis :o.

Utilizando o Prime95

Temperatura ambiente 27ºC (dia quente!)

Idle: 39ºC Full: 63ºC

idlesemturbov8.th.jpg

fullsemturbov8.th.jpg

Utilizando o Orthos

Temperatura ambiente 26ºC (noite quente!)

Idle: 36ºC Full: 47ºC

idlesemturbov82.th.jpg

fullsemturbov82.th.jpg

Pelo que eu percebi, essa diferença foi causada devido ao Orthos utilizar somente dois núcleos do processador. Já o Prime95 utiliza todos os disponíveis, que no caso do Core i7, com a tecnologia HT, chega a 8 núcleos!

Como é interessante uma padronização nos testes, qual dos "estressadores" é o mais indicado?

E as minhas temperaturas, estão OK (lembrando que fiz os testes num dia quente)?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

JE

Como é interessante uma padronização nos testes, qual dos "estressadores" é o mais indicado?

Bom amigo editei o post inicial e coloquei a recomendação do para membros que tenham processador com até 2 núcleos usar o Ortho e para membros que tenha processador com mais de 2 núcleos usar o prime95 .

Obrigado pelo alerta amigo.

E as minhas temperaturas, estão OK (lembrando que fiz os testes num dia quente)?

Levando em consideração apenas os testes com o prime95 pois o seu processador tem mais de 2 núcleos, em idle está ótima as temperaturas amigo em média cerca de 43°C os núcleos, mas em full as temperaturas ficam no seu limite ou seja em 63°c em média nos núcleos e você terá que ficar de olho nessas temperaturas pois em full eslas estão no limite aceitável amigo.

OBS: Os cores i7 não podem ter 8 núcleos, na verdade ele tem apenas 4 núcleos físicos e com a tecnologia HT ele passa a ter 8 thread. Que seria a utilização de áreas ociosas para processamento de dados que estão "na fila" a espera de serem processados.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como havia prometido antes eis as imagens do processador em estado "idle"

85353624.jpg

processador em estado "Full"

87168442.jpg

A configuração é a seguinte:

Como consta na assinatura:

Processador: AMD Phenon II x3 710 (stock)

Cpu Fan: Cooler Master Hyper Z600 (c/ 1 fan 120mm Cooler Master R4-S2S-161K-GP) entrando o ar

Mobo: ECS A790GXM-A

VGA: Sapphire HD4850 (fan original)

Memórias: 2x1Gb Corsair XMS2 DDR2 800

HD: Samsung 160Gb

Fonte: Corsair TX650

Gabinete: Cooler Master CM 690 <<<<<< eis o segredo :wub:

Configuração do fans no CM690:

01 fan 120mm na frente (entrando ar)(Cooler Master) com led (R4-L2S-161B-GP )

01 fan 120mm na lateral (entrando ar)( (Cooler Master) preto (R4-S2S-161K-GP)

02 fans 120mm em cima (entrando ar)(Cooler Master) preto (R4-S2S-161K-GP)

01 fan 120mm no fundo - (tirando o ar)(Cooler Master) preto (R4-S2S-161K-GP)

A única coisinha quente na configuração como podem ver as VGA, isso ocorre por causa do cooler da AMD que não é eficiente, mas isto vai acabar, pois comprei um Zalman VF-1000 (porém ainda não instalei)

No momento do teste estava com dois pentes de DDR2 instalados... e com um HD 160Gb (com o Windows 7 RC 64bits) os dois HD de 320 em raid 0 eu uso para o vista 64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JE

Bom amigo editei o post inicial e coloquei a recomendação do para membros que tenham processador com até 2 núcleos usar o Ortho e para membros que tenha processador com mais de 2 núcleos usar o prime95 .

Obrigado pelo alerta amigo.

Valeu! Fico feliz por ter contribuido ^_^.

Levando em consideração apenas os testes com o prime95 pois o seu processador tem mais de 2 núcleos, em idle está ótima as temperaturas amigo em média cerca de 43°C os núcleos, mas em full as temperaturas ficam no seu limite ou seja em 63°c em média nos núcleos e você terá que ficar de olho nessas temperaturas pois em full eslas estão no limite aceitável amigo.

Considerando que fiz os testes numa situação extrema (temperatura ambiente alta e umidade relativa baixa), acredito que os resultados foram satisfatórios. Pode deixar que ficarei "de olho" nas temperaturas.

Outra Sugestão: Seria bom que o pessoal colocasse as temperaturas ambiente no momento do teste, pois 60ºC obtidos num computador localizado no Nordeste no verão é bem diferente de 60ºC num computador no Sul no inverno, não?

OBS: Os cores i7 não podem ter 8 núcleos, na verdade ele tem apenas 4 núcleos físicos e com a tecnologia HT ele passa a ter 8 thread. Que seria a utilização de áreas ociosas para processamento de dados que estão "na fila" a espera de serem processados.

Abraços amigo.

Isso, confundi os nomes (núcleos com thread) :P.

Como havia prometido antes eis as imagens do processador em estado "idle"

Estou usando os Fans da Cooler Master:

03 - Cooler Master Fan 120mm R4-L2S-161B-GP Transparente c/ LED Azul

03 - Cooler Master Fan R4-S2S-161K-GP Preto 120m

leandropalu,

Coloque a configuração do seu computador para explicar o "milagre" das suas temperaturas :eek:.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é algum erro... Sério mesmo, com temperatura ambiente em 20°C, por qualquer processador com cooler a ar rodar abaixo dos 28°C é praticamente um milagre.

Colega... sei que é difícil de acreditar... para eu acreditar demorou também, hehehe.... mas é verdade ... Se fosse um erro todos os programas que usei também estariam confirmando com este erro e eles não estariam sendo confiaveis... coloquei a mão na aletas do CM Hyper Z600 e realmente estava frio...

Seria verdadeiramente um milagre se não fosse pelo principal que é Gabinete Cooler Master CM690 com seu poderoso sistema de ventilação e seus 5 coolers de 120mm... e pelo Cooler Master Hyper Z600 com seu cooler de 120mm...

Acredito que qualquer pessoa com estes dois gigantes (CM690 e Z600) pode fazer milagres na temperatura do PC...

leandropalu

Bom amigo as temperaturas de sua máquina estão ótimas, muito boas mesmo parabéns por manter essas temperaturas. em idle núcleos em 18°C e em full núcleos em 28°C. Perfeito.

Abraços amigo

Obrigado pelos parabéns, mas será que alguém já conseguiu chegar a esta temperatura ou á menor usando coolers a ar ? Penso até em ser defeito do processador...

Será que eu conseguiria chegar a esta temperatura usando water cooler ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AJuda urgente galera olhem as temperaturas no ev erest , e a mesma temp no pc prbe, portanto é isso mesmo nao tem erro !

meu processador é o Q6600 quad core

Pc pegando fogo quase antes de jogar o ventilador em cima e isso com gabinete aberto heim !

com gabinete aberto chegou a 86 graus a temperatura em idle !

com ele aberto e jogando o ventilador em cima e ar condicionado ligado o minimo q chegou foi 64 graus, algo errado tem, e olhem a rpm do cooler , aparentemente normal, eae galera o que pode ser ? ajuda urgente !

o problema começou a aparecer apos instalação da GTS250 da XFX

processadorpegandofogo.jpg

apos jogar o gabinete em cima como esta agora aparecendo so 2 núcleos ( os outros 2 acho q quando ficam acima de 100 graus desaparece a marcação )

2nucleos.jpg

aparecendo 4 núcleos e olha a temperatura e isso com ele aberto e ventilador em cima !

4nucleos.jpg

eae galera ? o que pode estar causando isso nesse processador ? ajuda ai urgente !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
AJuda urgente galera olhem as temperaturas no ev erest , e a mesma temp no pc prbe, portanto é isso mesmo nao tem erro !

meu processador é o Q6600 quad core

Pc pegando fogo quase antes de jogar o ventilador em cima e isso com gabinete aberto heim !

com gabinete aberto chegou a 86 graus a temperatura em idle !

com ele aberto e jogando o ventilador em cima e ar condicionado ligado o minimo q chegou foi 64 graus, algo errado tem, e olhem a rpm do cooler , aparentemente normal, eae galera o que pode ser ? ajuda urgente !

o problema começou a aparecer apos instalação da GTS250 da XFX

apos jogar o gabinete em cima como esta agora aparecendo so 2 núcleos ( os outros 2 acho q quando ficam acima de 100 graus desaparece a marcação )

aparecendo 4 núcleos e olha a temperatura e isso com ele aberto e ventilador em cima !

eae galera ? o que pode estar causando isso nesse processador ? ajuda ai urgente !

Bom amigo pode fazer um teste para ver se realmente é essa a temperatura que está o seu processador ou é um bug nos censores ou na BIOS da máquina.

Ponha o dedo no dissipador do processador e se realmente estiver em 100°C você não conseguirá deixar o dedo lá nem por 10 segundos, mas se você notar que a temperatura não é tão alta poderá atualizar a BIOS e resolver esse problema , como fiz em minha máquina uma vez.

Caso a temperatura esteja alta tente o seguinte:

1- Veja se os pinos de fixação do cooler do processador estão bem fixos pois os 4 deve estar bem fixados a placa mãe sem qualquer folga.

2- Avalie a possibilidade de uma reaplicação da pasta térmica, para isso deverá ter uma pasta térmica de qualidade e de preferência que tenha em sua formula Prata ou Cerâmica.

3- Também recomendo a inalação de fans extras no mínimo 2 fans de 120mm uma frontal jogando ar frio para dentro do pc e a outra na traseira retirando ar quente de dentro do gabinete.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...