Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

Noite galera, PC novo aqui, meu i5 3570 fica oscilando de 45-57 oc em idle, o cooler é do socket fclga 1155, de um pentium g2030(um cooler box), me falaram que não faria diferença pro lga 1155 e aparentemente não fez mesmo, ele tá rodando normal mas sempre a 100% e ainda assim a temperatura continua a mesma. Devo comprar um novo cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Shingxiao disse:

Noite galera, PC novo aqui, meu i5 3570 fica oscilando de 45-57 oc em idle, o cooler é do socket fclga 1155, de um pentium g2030(um cooler box), me falaram que não faria diferença pro lga 1155 e aparentemente não fez mesmo, ele tá rodando normal mas sempre a 100% e ainda assim a temperatura continua a mesma. Devo comprar um novo cooler?

O TDP do Core i5 é maior que o do Pentium.. Imagino que a construção dos dois coolers seja diferente também..

 

Você poderia comprar um Air Cooler melhor.. Seria um investimento que, dificilmente, não seria usado em PCs futuros seus..

 

As siglas FCLGA e LGA são a mesma coisa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

seguinte gente 

eu tenho uma R7 260x, e quando eu estava jogando BF4 ela chegou a 90 Cº(até agora, só o BF4)

e acho que o problema é meu gabinete, ele nem mesmo tem um nome, só tem a marca dele aqui(Kelow), e ele só tem um cooler que joga o ar quente para fora.

e não imagino que a fonte seja o problema (VX450w Power Supply da Corsair)

eu pensei em trocá-lo, mas por agora, eu não tenho muito dinheiro pra investir 

tem algum jeito de esfriar essa VGA por baixo preço, até eu ter dinheiro para comprar um Gabinete decente? 

 

 

EDIT: deixem pra lá, descobri o problema, foi por causa de falta de atenção, o MSI afterburner deixou a ventoinha da VGA em 46% de velocidade por causa que eu esqueci de colocar auto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá pessoal da CDH, tenho um computador todo AMD que anda me dando nos nervos com relação a sua temperatura (novidade). Em jogo chega a registrar 89°C, com o Prime95 marcou incríveis 94°C e, em idle, isso fica em torno de 48 - 51°C. Sendo que aqui em Brasília a temperatura ambiente fica em torno de 19°- 30°C. 

Configurações:

 

- Gigabyte F2A78M-D3H (BIOS atualizada recentemente)

- AMD A10-7700K Quad-Core 3.4GHz  + Cooler Master Blizzard T2

- GPU R7 360 2GB ASUS

- Memória Corsair Vengeance 8GB 1600Mhz DDR3 

- HD SEAGATE 1TB

- Gabinete Multilaser Gamer Warrior GA133

- 2 FANS de 120mm na parte superior - ar para fora.

- 1 FAN 80mm na parte de trás do gabinete - ar para fora.

 

* O gabinete não tem suporte para FAN na parte da frente.

* Uso sem a bandeja do lado.

* Já fiz a troca da pasta térmica diversas vezes e de diferentes modos: Só uma gota; Espalhada por todo o processador; dentre outras.

Meus conhecimentos sobre isso são superficiais e não sei mais o que faço. Desde já agradeço a atenção de quem puder me ajudar.

temp.png

HWMonitor.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eduardo P Ferreira disse:

Olá pessoal da CDH, tenho um computador todo AMD que anda me dando nos nervos com relação a sua temperatura (novidade). Em jogo chega a registrar 89°C, com o Prime95 marcou incríveis 94°C e, em idle, isso fica em torno de 48 - 51°C. Sendo que aqui em Brasília a temperatura ambiente fica em torno de 19°- 30°C. 

Configurações:

 

- Gigabyte F2A78M-D3H (BIOS atualizada recentemente)

- AMD A10-7700K Quad-Core 3.4GHz  + Cooler Master Blizzard T2

- GPU R7 360 2GB ASUS

- Memória Corsair Vengeance 8GB 1600Mhz DDR3 

- HD SEAGATE 1TB

- Gabinete Multilaser Gamer Warrior GA133

- 2 FANS de 120mm na parte superior - ar para fora.

- 1 FAN 80mm na parte de trás do gabinete - ar para fora.

 

* O gabinete não tem suporte para FAN na parte da frente.

* Uso sem a bandeja do lado.

* Já fiz a troca da pasta térmica diversas vezes e de diferentes modos: Só uma gota; Espalhada por todo o processador; dentre outras.

Meus conhecimentos sobre isso são superficiais e não sei mais o que faço. Desde já agradeço a atenção de quem puder me ajudar.

temp.png

HWMonitor.txt

 

Recentemente eu troquei o cooler padrão que veio com meu FX 8350 por um Cooler Master Hyper 212X. A razão da troca nem foi tanto por causa das temperaturas, mas sim por causa do barulho. Parecia que havia uma turbina de avião dentro do gabinete e mesmo em idle o barulho era alto.

 

Não cheguei a mensurar as temperaturas. Em compensação, a "turbina" desapareceu. Fiz um teste rápido jogando o The Crew e o PC estava sereninho. Estou curioso sobre como meu sistema vai se portar. Em relação ao seu cooler achei um teste feito aqui no CdH e parece que ele não foi bem. https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-blizzard-t2-da-cooler-master/2946/1

 

A máquina chegou a travar ou resetar por causa da temperatura? Pergunto isso por achar que poderia ser bug na leitura dos sensores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, N0625 disse:

 

Recentemente eu troquei o cooler padrão que veio com meu FX 8350 por um Cooler Master Hyper 212X. A razão da troca nem foi tanto por causa das temperaturas, mas sim por causa do barulho. Parecia que havia uma turbina de avião dentro do gabinete e mesmo em idle o barulho era alto.

 

Não cheguei a mensurar as temperaturas. Em compensação, a "turbina" desapareceu. Fiz um teste rápido jogando o The Crew e o PC estava sereninho. Estou curioso sobre como meu sistema vai se portar. Em relação ao seu cooler achei um teste feito aqui no CdH e parece que ele não foi bem. https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-blizzard-t2-da-cooler-master/2946/1

 

A máquina chegou a travar ou resetar por causa da temperatura? Pergunto isso por achar que poderia ser bug na leitura dos sensores.

 

Ele chegou a resetar apenas uma vez, há bastante tempo, quando alcançou 101°C. Desde lá nunca mais e nunca houve travamentos por conta disso. O que mais me incomoda é exatamente o que você disse, o barulho infernal de uma turbina. 

Acabo ficando receoso com relação a compra de outro cooler, me questiono se não seria um problema em que eu conseguiria resolver/melhorar sem ter que trocar a peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Eduardo P Ferreira disse:

 

Ele chegou a resetar apenas uma vez, há bastante tempo, quando alcançou 101°C. Desde lá nunca mais e nunca houve travamentos por conta disso. O que mais me incomoda é exatamente o que você disse, o barulho infernal de uma turbina. 

Acabo ficando receoso com relação a compra de outro cooler, me questiono se não seria um problema em que eu conseguiria resolver/melhorar sem ter que trocar a peça.

Pô, na boa, o barulho que fazia dava a impressão que a hélice do fan poderia a qualquer momento literalmente se desprender do seu eixo e sair voando do gabinete - arrisco dizer que só não aconteceria isso por conta da função ventiladora do fan. Se ela trabalhasse como exaustora...

 

Bom, eu estou fora do mundo de notícias sobre placas-mãe, processadores, montagem e tal já tem uns 8 anos. Mas na época eu sempre li que os AMDs são sensíveis à temperaturas altas por muito tempo. Não vou aqui aconselhar a troca do cooler baseado no meu caso, mas a sua peça parece ser fraca para o processador utilizado de acordo com os testes feitos no link que postei. Outra possibilidade bem remota é um bug na leitura dos sensores. A temperatura "marca" 70° e o fan tem sua rotação aumentada agressivamente, quando na verdade ela deve estar girando em torno de 50°. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Eduardo P Ferreira disse:

O que mais me incomoda é exatamente o que você disse, o barulho infernal de uma turbina. 

 

@Eduardo P Ferreira Você diz que o Blizzard T2 faz barulho? Provavelmente porque ele tem fan de 3 pinos e só roda no talo.

 

Mas você não pode usar esses programas para ver as temperaturas. Só serve o AMD Overdrive, que é um aplicativo que mostra apenas a margem térmica. Talvez para as APUs mude, mas os FX sáo todos bugados nesses aplicativos. Se não passar do limite da margem térmica, tudo bem. Instale aí e veja como fica no Prime.

 

Mas essa coisa do barulho do Blizzard me interessa. Se puder dizer para a gente como ele é, eu agradeceria, porque eu estei o Loki II, com fan de 2800rpm e ele é uma turbina. 

 

Você pode controlar o fan pela tensão, se a sua placa-mãe permitir, mas dizem não ser muito bom, pois a troca de rotação é meio quebrada e dependendo da tensão, se for muito baixa, o fan não vai girar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, marianoazevedo disse:

@vitadeu primeiramente, nos diga qual é o seu gabinete, qual o uso que você mais faz do CPU e quanto você pode investir em um cpu cooler pra resolver seu problema. Outra coisa: o processador é esse da sua assinatura?

@marianoazevedo  Gabinete: Minion IMT 4000. Uso básico: e-mails, navegação, downloads em geral. Sim, Intel Core 2 Duo. 3.00GHz.

 

Outro print sobre a temperatura:

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, vitadeu disse:

@marianoazevedo  Gabinete: Minion IMT 4000. Uso básico: e-mails, navegação, downloads em geral. Sim, Intel Core 2 Duo. 3.00GHz.

 

Outro print sobre a temperatura:

Sem título.jpg

Não estou entendendo essa diferença toda de temperatura entre a medição do SETUP/BIOS e da outra tela que você mostrou... Pra um gabinete com pouca ventilação e nessa época de calor fervente, um core  2 duo a 1.23 de vcore nessas temps de 40 e poucos graus está de bom tamanho.

 

Mas, independente disso, há sempre como melhorar. Tem uma centena de opções de air coolers que podem melhorar bastante a situação. O @Contiusa fez um teste impressionante com o Loki II da Xigmatek. Preço em conta e vai ser muito útil para resolver seu problema. O preço da Pichau é o mais em conta, veja: http://www.pichau.com.br/cooler-cpu-xigmatek-loki-ii-cac-s9hh3-u07-box?gclid=Cj0KEQjwyozABRDtgPTM0taCrKsBEiQATk6xDiawGBC3ajt0cOa9X1osm3HeovgufenjDeXUAgjzcysaAgJC8P8HAQ

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, marianoazevedo disse:

Não estou entendendo essa diferença toda de temperatura entre a medição do SETUP/BIOS e da outra tela que você mostrou... Pra um gabinete com pouca ventilação e nessa época de calor fervente, um core  2 duo a 1.23 de vcore nessas temps de 40 e poucos graus está de bom tamanho.

 

Mas, independente disso, há sempre como melhorar. Tem uma centena de opções de air coolers que podem melhorar bastante a situação. O @Contiusa fez um teste impressionante com o Loki II da Xigmatek. Preço em conta e vai ser muito útil para resolver seu problema. O preço da Pichau é o mais em conta, veja: http://www.pichau.com.br/cooler-cpu-xigmatek-loki-ii-cac-s9hh3-u07-box?gclid=Cj0KEQjwyozABRDtgPTM0taCrKsBEiQATk6xDiawGBC3ajt0cOa9X1osm3HeovgufenjDeXUAgjzcysaAgJC8P8HAQ

@marianoazevedo  Uso dois Coolers adicionais para gabinete. E pasta térmica, qual recomendaria ???

 

Nova leitura da temperatura, somente com o uso do navegador, sem nenhum programa em segundo plano!!!

001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vitadeu Ah, agora sim. (rs) Realmente, amigo, está subindo muito rápido. Tem muitos modelos de fans, mas existem uns bem fortes,  com CFM alto. Tente adquirir dois fans Aerocool Sharks na medida da furação do seu gabinete. Eles ventilam bastante em rotação máxima, só fazem um pouco de ruído, mas nada demais, coisa normal pra quem tá girando rápido. Outra opção são os Cougar da série CFD. Esses são os mais em conta, considerando custo x benefício, mas tem bem superiores, como os Noctua, por exemplo, mas o preço vai pras alturas. Sobre a pasta térmica, procure a Nano Maker da Cooler Master, tá dando ótimos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, recentemente montei um PC com as seguintes especificações:

Gabinete Corsair Spec Alpha

placa-mãe Asus Maximus VIII Hero

Processador Core i7 6700K

8GB Kingston Savage DDR4 2800Mhz

Fonte Corsair 750W CX750M

HD Seagate 1Tb

Cooler do processador: Cooler Master HYPER 212X

Demais Coolers Box do gabinete: 2 Frente - 1 atrás - Ambos 120mm

 

Quanto as temperaturas do processador achei elas um pouco quanto elevadas, isso em nem 5 min no teste de stress do AIDA.

 

O que vocês acham?

 

Temp CPU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam duas coisas a serem consideradas:

 

Primeiro, desmarque tudo nesse teste e só deixe CPU e FPU. Do que eu fiz aqui, as temperaturas da CPU vão aumentar um pouco, então fique ligado. Você só precisa testar se a CPU está sendo refrigerada direito. Provavelmente com tudo marcado a CPU deve dividir a carga e trabalhar menos.

 

Podia abrir também o HWmonitor para anotar as temperaturas.

 

Segundo, a impressão é de que o Hyper 212X está muito mal instalado. Existe um padrão de temperatura dos núcleos. Sem usar o vídeo integrado (IGP), os dois núlcleos externos precisam ficar mais frios do que os internos. Em stock, geralmente a diferença é de 3-4ºC. Com o vídeo integrado sendo usado, precisa ficar em escadinha. Um dos lados (onde fica o IGP) vai esquentar mais. Mas o núcleo da outra extremidade precisa estar mais frio do que o do meio de qualquer jeito. 

 

Repare como estão as temperaturas do seu processador:

 

(lado provavelmente onde fica o IGP)

Core #0 - 77ºC - deveria estar um pouco mais baixo do que o core 1 (por estar do lado do IGP).

Core #1 - 75ºC

Core #2 - 70ºC - deveria estar próximo da temperatura do core 1 (por ser um core central)

Core #3 - 74ºC - deveria estar de 3-4ºC mais frio do que o core 2

 

Sentiu a bagunça? Isso pode estar relacionado à uma má instalação, ou mal preso ou com a pasta térmica toda bagunçada. Por falar em pasta térmica, qual você usou? Aplicou a gota? Espalhou?

 

Abaixo está um print do meu i7-3770K no mesmo AIDA64.

AIDA60_test.jpg

 

Repare que o primeiro teste, com tudo marcado (inclusive o IGP), as temperaturas ficam em escadilha. O core #0 mais ou menos na mesma temperatura dos dois do meio e o último mais frio do que os do meio e do que está ao lado do IGP.

 

Também não sei se o Skylake mudou a posição do IGP, mas acredito que não.

 

No segundo teste, só com CPU e FPU marcado, repare que os dois cores da estremidade estão mais frios e os dois do meio estão mais quentes. Tudo com uma diferença de apenas 1ºC (os dois do meio e os dois da extremidade).

 

O que isso indica? Aplicação correta e uniforme da pasta térmica e que a CPU tem a pasta TIM bem aplicada dentro do IHS. Isso é interno, então, se o processador vem com essa pasta mal aplicada, não tem jeito. Tem quem faça o delid, mas parece que depois do Haswell ficou mais difícil de abrir o processador (arriscado também).

adicionado 2 minutos depois
 

-----edit-----

Ah, tem que ver o Vcore também. Use o CPU-Z para ver o Vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Espalhei a pasta térmica, uma fina camada que cobriu toda a parte superior do processador.(Ou você recomenda a gota?).

Vou remover a ventilação do processador e montar novamente para ver como fica, em seguida posto os resultados como você indicou.

 

Obrigado!

 

 

Obs. Usei a pasta térmica que veio junto com o cooler e dissipador da Cooler Master.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam ah, onde está escrito "FPS" no print é "FPU" no AIDA64. Também concertei a numeração dos cores que eu mencionei do seu resultado.

 

Se puder, não esqueça de anotar o Vocre pelo CPU-Z durante os testes.

 

A temperatura está um pouco alta, mas mas pode ser o Vcore. Caso contrário, seria melhor aplicar a gota de pasta térmica. A questão é que esse Hyper 212X é um inferno para instalar, então a pasta térmica fica toda bagunçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...