Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico destinado a publicação de temperaturas para avaliação.

Posts sobre qualquer outro assunto serão deletados sem aviso prévio!!

Tópicos abertos com esse assunto fora desse tópico serão apagados sem aviso prévio!!

Esse tópico visa a avaliação da temperatura dos componentes presentes no seu computador medidas através de um dos quatro programas citados abaixo:

Everest: http://superdownloads.com.br/download/134/everest-ultimate-edition/

Hwmonitor: http://hwmonitor.en.softonic.com/

Speed Fan: http://www.almico.com/sfdownload.php

CoreTemp: http://www.alcpu.com/CoreTemp/

Serão aceitos apenas posts que contenham imagens dos programas acima.

Para criar um post neste tópico siga as seguintes instruções:

- Abra o Everest (na aba sensor), Hwmonitor, Coretemp ou speed fan, deixe o PC parado por cerca de 5 minutos e tire uma Screenshot (printscreen) da tela. Desse modo estará medindo a temperatura em idle (computador parado).

tpico2.th.jpg

P.S: Certifique-se e pausar aplicativos como o Folding@Home (como mostrado no canto inferior direito), para que não interfiram nos resultados.

- Abra o aplicativo Orthos, na opção Blend test e inicie-o (com o Everest (na aba sensor), Hwmonitor, Coretemp ou speed fan aberto). Espera cerca de 15 minutos e tire uma Screenshot. Desse modo estará medindo a temperatura em full (computador a todo vapor).

tpico1.th.jpg

P.S: Orthos: http://www.techpowerup.com/downloads/385/ (Recomendado para tem processador com até 2 núcleos)

Prime95: [http://www.baixaki.com.br/download/prime-95-7-0b.htm (Recomendado para tem processador com mais de 3 núcleos)

Poste ambas as telas, juntamente com a sua configuração, ventilação e cooler atual e espere a resposta.

Agradeço ao moderador Blackbird2 por promover a ideia.

Espero que aproveitem o tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas Pedro, ja nao existe outros 2 topicos que os usuarios podem tirar esta duvida?

Como estão fazendo em um que eu mesmo fiz, pessoal pergunta se tal configuração esta boa com tal temperatura e como pode melhorar a refrigeraçao no gabinete.

Nao acha que e topico d+ para um unico assunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ai vai o meu....

Placa mãe : p6t Deluxe

Processador: core i7 920 2.66

Cooler: Noctua NH-U12p

Memorias: 6G (3x2) Corsair Dominator CM3X2G1600C8D

fonte: Corsair 1000w

Gabinete: Cooler Master Cosmos S RC-1100

Coolers: 3 exaustor (1 atras e 2 em cima do gabinete.) e 3 intake(2 frontais e 1 no fundo do gabinete)

p.s. todos os coolers sao Cooler Master R4-L2R-20CK-GP 120mm (:D'>http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/cooler-gabinete-cooler-master-r4-l2r-20ck-gp-120mm):D:D

post-231487-13884951275763_thumb.jpg

post-231487-13884951276076_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tecMarcos

Segue as duas imagens necessárias meu pc é um p4 2.8

estou com duvida porque a pmpin2 fica a 86C e quando esta em processo fica mais baixo, os 61 graus do processador nao me surprendeu mtu ja q é um p4

Bom amigo essa diferença de temperaturas poderá estar ocorrendo por ter um bug no censor do processador ou pode ser que uma atualização da BIOS possa resolver pois estava com um problema igual e logo após a atualização da BIOS as temperaturas ficaram normais.

Bom ai vai o meu....

Placa mãe : p6t Deluxe

Processador: core i7 920 2.66

Cooler: Noctua NH-U12p

Memorias: 6G (3x2) Corsair Dominator CM3X2G1600C8D

fonte: Corsair 1000w

Gabinete: Cooler Master Cosmos S RC-1100

Coolers: 3 exaustor (1 atras e 2 em cima do gabinete.) e 3 intake(2 frontais e 1 no fundo do gabinete)

Bom amigo as suas temperaturas tanto em idle quanto em full estão dentro do nível de aceitação sim, a única temperatura que me chamou a atenção foi a da placa mãe (chipset) que está em 54°C. Quanto as suas temperaturas estão todas ótimas sem sinal de super aquecimento.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Povo,

Gostaria que fosse avaliadas as temperaturas que estou obtendo com o meu sistema.

A minha configuração é:

- Intel Core i7 920 com o Cooler original.

- Asus P6T Deluxe v2

- Gabinete Leadership Gamer II Blue Eye

- Um fan 12cm frontal como intake, um fan 12 cm atrás como exautor, um fan de 13,5 cm na fonte (como exaustor) e o cooler da placa de vídeo jogando o ar diretamente para fora.

- Duto de ar para o Cooler do processador puxar o ar diretamente de fora do gabinete.

Testei quatro configurações: com e sem um fan extra de 8 cm no duto, como intake, para ajudar o cooler do processador, e com o Intel Turbo Boost (uma espécie de overclock-on-demand) ligado e desligado.

Seguem os resultados:

Duto sem o fan com o Turbo Boost ligado:

Idle:

Processador: 29ºC

Placa-mãe: 41ºC

Full:

Processador: 84ºC

Placa-mãe: 43ºC

Duto Com o fan com o Turbo Boost ligado:

Idle:

Processador: 38ºC

Placa-mãe: 42ºC

Full:

Processador: 87ºC

Placa-mãe: 43ºC

Continua no próximo post...

post-55669-13884951313471_thumb.jpg

post-55669-13884951314226_thumb.jpg

post-55669-13884951314925_thumb.jpg

post-55669-1388495131563_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando o post anterior.

Duto sem o fan com o Turbo Boost Desligado:

Idle:

Processador: 35ºC

Placa-mãe: 42ºC

Full:

Processador: 70ºC

Placa-mãe: 43ºC

Duto Com o fan com o Turbo Boost Desligado:

Idle:

Processador: 36ºC

Placa-mãe: 41ºC

Full:

Processador: 69ºC

Placa-mãe: 42ºC

Lembrando qua já troquei a pasta térmica original por uma da Akasa (condutividade térmica de 3,3 W/mK) e a temperatura ambiente ficou na casa dos 23ºC.

Agradeço qualquer ajuda que vier na avaliação assim como nas medidas para melhorar esses valores.

[]'s

post-55669-13884951316411_thumb.jpg

post-55669-13884951317134_thumb.jpg

post-55669-13884951317928_thumb.jpg

post-55669-13884951318648_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom amigo o melhor resultado foi esse:

Duto Com o fan com o Turbo Boost Desligado:

Idle:

Processador: 36ºC

Placa-mãe: 41ºC

Full:

Processador: 69ºC

Placa-mãe: 42ºC

já que a temperatura em full mantiveram-se em menos de 70°C, mais ainda sim poderá fazer uma instalação de fans extras de 120mm caso ainda haja espaço em seu gabinete, assim as temperaturas tenderiam a baixar ainda mais.

Nesses testes:

Duto sem o fan com o Turbo Boost ligado:

Idle:

Processador: 29ºC

Placa-mãe: 41ºC

Full:

Processador: 84ºC

Placa-mãe: 43ºC

Duto Com o fan com o Turbo Boost ligado:

Idle:

Processador: 38ºC

Placa-mãe: 42ºC

Full:

Processador: 87ºC

Placa-mãe: 43ºC

A temperatura do processador em full passou dos 80°C o que é um mal sinal, forçando você a tomar uma ação corretiva o quanto antes pois as temperaturas em excesso poderá causar danos irreparáveis em seus hardwares.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As temperaturas em full do processador estão muito altas. Tente medir com outro programa. Se der o mesmo resultado, veja se o Cooler do processador está bem fixado, se o problema persistir veja se a base do cooler não está concava/convexa (pegue uma regua, coloque-a a 90° da base do cooler e coloque o conjunto contra a luz. Se passar luz debaixo da regua a base está ruim e precisa ser lapidada (vide tópico fixo)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas

Bom amigo o melhor resultado foi esse:

...

já que a temperatura em full mantiveram-se em menos de 70°C, mais ainda sim poderá fazer uma instalação de fans extras de 120mm caso ainda haja espaço em seu gabinete, assim as temperaturas tenderiam a baixar ainda mais.

OK. Vou usar essa configuração por enquanto.

Nesses testes:

...

A temperatura do processador em full passou dos 80°C o que é um mal sinal, forçando você a tomar uma ação corretiva o quanto antes pois as temperaturas em excesso poderá causar danos irreparáveis em seus hardwares.

Abraços amigo.

Vou estudar mais e depois irei abrir um post sobre o que posso fazer para melhorar a ventilação do meu gabinete.

As temperaturas em full do processador estão muito altas. Tente medir com outro programa. Se der o mesmo resultado, veja se o Cooler do processador está bem fixado, se o problema persistir veja se a base do cooler não está concava/convexa (pegue uma regua, coloque-a a 90° da base do cooler e coloque o conjunto contra a luz. Se passar luz debaixo da regua a base está ruim e precisa ser lapidada (vide tópico fixo)).

Já verifiquei com outros programas e todos eles marcam as mesmas temperaturas. O BIOS da minha placa-mãe está atualizado. O Cooler do processador está bem encaixado. Vou verificar se a base do cooler está reta ou não (lá vou eu desmontar o cooler de novo... (_().

Só mais algumas dúvidas:

- Se melhorar a ventilação do gabinete tem-se um impacto grande na temperatura do processador?

- A pasta térmica que usei foi a Akasa pro-grade 460 (condutividade térmica de 3,3 W/mK). É uma boa pasta? Ela precisa de um período de cura? É que fiz as medições no mesmo dia que apliquei essa pasta.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

JE

Se melhorar a ventilação do gabinete tem-se um impacto grande na temperatura do processador?

Com certeza amigo melhorando a ventilação interno do gabinete a tendência é que as temperaturas baixem.

- A pasta térmica que usei foi a Akasa pro-grade 460 (condutividade térmica de 3,3 W/mK). É uma boa pasta? Ela precisa de um período de cura? É que fiz as medições no mesmo dia que apliquei essa pasta.

Também uso essa pasta térmica amigo e desde que apliquei as temperaturas são as mesmas ou seja esse "período de cura" provavelmente não faz-se necessário, uma vez que uso essa pasta térmica e desde que apliquei, desde o mesmo dia até hoje as temperaturas não mudaram.

Abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha configuração:

Asus M3a78-EM

PhenomII X3 720 BE 2.8Ghz @ 3.0Ghz

4GB DDR2 800Mhz

GeForce 9800 GTX+

Fonte Zalman 460W

HD 320 SataII

2 Fans Gabinete

o que acham dessas temperaturas? estou achando muito quente, ele em stock fica a mesma coisa, muda 1 ou 2 graus no maximo.

imagem007.png

Desde de já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chin@

o que acham dessas temperaturas? estou achando muito quente, ele em stock fica a mesma coisa, muda 1 ou 2 graus no máximo.

bom amigo considerando que as temperaturas em idle é minimum e as temperaturas em full são as maximum podemos analisar o seguinte:

Em idle as temperaturas estão normais e diria até um pouco abaixo da média o que é ótimo pois os cores estão em 31°C em média e o chipset em 38°C também está muito boa a temperatura.

Em full as temperaturas dos cores do processador não passaram dos 52°C o que também é ótimo pois terá que preocupar -se caso as temperaturas venham a passar dos 60°C ai terá que procurar uma solução para o resfriamento, mas não é o seu caso no momento atual.

Abraços amigo e parabéns pela manutenção das temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite. Recentemente troquei meu Atlhon x2 4800, por um X2 5600 fiquei com o mesmo Cooler. Mais desde então notei que a Temperatura subiu demais. Deixava o Vcore em Auto mais notei que ele oscilava muito. Deixei ele em manual na Bios em 1.325, notei que assim ele oscila bem menos antes passa do 1.41. Na Bios tem a opção de deixar ele em Auto, 1.325, 1.350, 1.375... Também habilitei o Cool n Quiet na Bios.

Minha Config é: Atlhon x2 5600

Mb Asus M2N-X

3 Gb ddr2 800 mhz

HD 160 Sata II Samsung

8500 GT XfX (em breve HD 4770)

Fonte Extreme Power Plus 460w (Aquela recomendada pelo Clube do Hardware)

idley.jpg

fullc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

jean_nascimentoo

Bom amigo primeiramente seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware!!!

Bom amigo as temperaturas em IDLE dos cores 0 e 1 são 38°C e 42°C respectivamente, estão dentro do limite ou seja essa temperatura está boa não tem com o que se preocupar, porém em FULL as temperaturas do cores 0 e 1 são 52°C e 46°C estão "próximo" do limite aceitável que é de 60°C poi isso fique sempre de olho nessa temperatura em full e se caso passe dos 60°C tente uma reapliacação de pasta térmica, olha também o cooler para ver se está bem encaixado.

Mas no geral não tem com o que se preocupar amigo as suas temperaturas estão boas.

Abraços amigo e seja bem vindo mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal olhem minhas temperaturas e voltagens, no Everest esta muito estranho as voltagens, no Probe estão normais ( eu acho), por que isso ???

As temperaturas ai estão normais em estado normal, como internet...etc ???

screenhunter02may071318.jpg

Não sei o que esta ocorrendo, meu PC possui 1 cooler de 120mm na frente puxando ar para dentro, 1 de 120mm atrás retirando o ar e 1 de 80mm na lateral jogando ar em cima do processador.

Config na ass.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jean_nascimentoo

Bom amigo primeiramente seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware!!!

Bom amigo as temperaturas em IDLE dos cores 0 e 1 são 38°C e 42°C respectivamente, estão dentro do limite ou seja essa temperatura está boa não tem com o que se preocupar, porém em FULL as temperaturas do cores 0 e 1 são 52°C e 46°C estão "próximo" do limite aceitável que é de 60°C poi isso fique sempre de olho nessa temperatura em full e se caso passe dos 60°C tente uma reapliacação de pasta térmica, olha também o cooler para ver se está bem encaixado.

Mas no geral não tem com o que se preocupar amigo as suas temperaturas estão boas.

Abraços amigo e seja bem vindo mais uma vez.

Muito obrigado pela sua ajuda, È um prazer participar do melhor fórum do Brasil nesse segmento.

Bom vou comprar um Evercool Bufalo mesmo encontrei por R$40,00 aqui. Espero que abaixe um pouco a Temperatura, ai quem sabe eu faço um Over ^^

Quanto as voltagens estão normais? Vou deixar o Vcore manual mesmo. Agora não sei se deixo em 1.325 ou 1.350, irei pesquisar mais sobre isso.

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rickxb360

Bom amigo em IDLE as suas temperaturas estão ótimas, mais falta analisar elas em FULL posta uma SS das temperaturas em FULL para que assim posamos analisa-las.

Bom amigo quanto as linhas de voltagens terá que postar a sua duvida na área correta que é a fontes e energia. Leia o comunicado de lá e depois der ,uma olhada nos tópicos fixos para poder postar a sua duvida no local correto.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rickxb360

Bom amigo em IDLE as suas temperaturas estão ótimas, mais falta analisar elas em FULL posta uma SS das temperaturas em FULL para que assim posamos analisa-las.

Bom amigo quanto as linhas de voltagens terá que postar a sua duvida na área correta que é a fontes e energia. Leia o comunicado de lá e depois der ,uma olhada nos tópicos fixos para poder postar a sua duvida no local correto.

Abraços amigo.

É que eu vi a temperatura de alguns e estava bem abaixo das minhas, como CPU e MB em 36 graus e a minha esta bem acima disso, então está tudo OK, pelo menos em IDLE ?

você saberia me dizer +ou - as temperaturas adequadas ou aceitaveis em Full para meu processador,MB e GPU ?

Qual o melhor metodo de verificar as temperaturas em Full, seria em um jogo mesmo ? Pois utilizando um programa de stress aquele GPU Viewer minha GPU atingiu 98 graus no pico maximo, mas acho que em um jogo é diferente né, não é tão estressante como nesses programas... ?

Config. na assinatura.

valeu

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rickxb360

É que eu vi a temperatura de alguns e estava bem abaixo das minhas, como CPU e MB em 36 graus e a minha esta bem acima disso, então está tudo OK, pelo menos em IDLE ?

As suas temperaturas em idle estão ótimas amigo.

você saberia me dizer +ou - as temperaturas adequadas ou aceitaveis em Full para meu processador,MB e GPU ?

Para o processador o melhor em geral é não ultrapasse os 60°C, mais isso é relativo depende muito do processador e se ah overclock. Por isso poste as temperaturas e as configuração por completa.

Qual o melhor metodo de verificar as temperaturas em Full, seria em um jogo mesmo ? Pois utilizando um programa de stress aquele GPU Viewer minha GPU atingiu 98 graus no pico maximo, mas acho que em um jogo é diferente né, não é tão estressante como nesses programas... ?

Leia com atenção o inicio do tópico que tem um tutorial explicando como estressar o seu sistema.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete é o Cooler Master Elite 335, ele possui 1 cooler frontal 120mm jogando ar para dentro, 1 de 120mm atras retirando o ar de dentro, e na lateral ele possui um encaixe junto a um duto para colocar um cooler de 80mm jogando ar em cima do processador e logo mais em baixo, quase em cima da VGA tem uma janela retangular com furos, sem encaixe para cooler nem nada, apenas uma abertura mesmo para ventilação.

Antes estava com esse de 80mm jogando ar em cima do processador com o duto, e as temperaturas estavam :

screenhunter02may071318.jpg

Tirei o duto de ar e deixei somente o cooler la de 80mm jogando ar em cima do processador, mas como era de se esperar não deu resultado algum, afinal sem o duto o ar entra e é rapidamente retirado pelo cooler traseiro.

Ai tive a ideia de tirar esse cooler de 80mm lateral la de cima, de frente do processador,e coloca-lo em baixo, na abertura,quase em cima da VGA e jogando ar para dentro, mas tive que usar uns grampinhos para prender ele na abertura ja que ali não tem encaixe para cooler, e vejam só o resultado:

screenhunter02may082338.jpg

O que a simples mudança de um cooler, e mudado a apenas alguns cm para baixo e baixei a temperatura em quase 9º da MB e estranhamente baixou ou manteve o da CPU, o cooler em frente o cooler do processador, jogando ar direto para ele e a temperatura ficava mais alta, agora sem cooler na frente dele, mas sim um pouco abaixo e teve um resultado melhor, nunca imaginaria isso.

Sera que tem problema o cooler ali em baixo, jogando ar no meio da MB e quase em cima da VGA ?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...