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As doenças Elétricas e seus Remédios


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Pessoal seguinte, sou muito "iniciante" nessa área de fonte e, gostaria de uma resposta de vocês.

Esses tempos eu comprei uma fonte da Cooler Master de 400W; meu pai me questionou a respeito da potência do estabilizador; ele perguntou assim:

"A sua fonte é de 400W, mas e o seu estabilizador que é 300W..."

Esses valores são nominais, principalmente o do "desestabilizador".

Minha pergunta é essa: Pelo fato do meu "desestabilizador" ter supostamente 300W e meu micro provavelmente puxar mais que isso, quais os sintomas que meu pc começará a mostrar?

Esses dias estava jogando FEAR com tudo no maximo com minha 7300gt (O.C 525mhz GPU; 425mhz Vram) e eu escutei um "TEC" no estabilizador, e meu jogo fechou na hora, mas o pc não desligou.

Essa é uma dúvida que até hoje ninguém me respondeu claramente...

Desde já agradeço.

Seu pai tem razão (na grande maioria das vezes eles tem). Seu estabilizador que nem deve ter a capacidade de 300 Watts e sim de 300 VA pode não aguentar sua fonte, em algumas condições, por exemplo..

Imagine que seu PC exija tudo que sua fonte (provavelmente uma eXtreme Power Plus RS-400-PCAR-A3) for capaz de entregar, que são aproximadamente 23 Amperes nas linhas de 12 Volts agregadas de uns 60 Watts que é o que as configs modernas demandam nas outras linhas, somando um total de 23 x 12 + 60 = 336 Watts.

Pois imagine que seu PC necessite de todos esses 336 Watts. A eficiência dessa fonte gira em torno dos 70%. Desse modo a fonte exigirá da tomada da parede, ou do no-break, ou do estabilizador, uma potência aproximada de 336 Watts / eficiência dela = 336/0,70 = 480 Watts..

Como sua fonte não tem PFC ativo, seu Fator de potência será o fator de potência natural, em torno dos 0,65.

Para converter Watts (potência real e útil) em VA (potência aparente) há que se dividir pelo fator de potência.

A real potência em VA que sua fonte nessas condições exigiria do estabilizador seria 480 Watts / fator de potência = 480/0,65 = 738 VA.

Claro que se seu estabilizador tem a capacidade de fornecimento de 300 VA sim ele certamente se essa condição fosse válida estaria trabalhando com uma sobrecarga de 738/300 = 2,46, ou seja, uma sobrecerga de 146%..Estaria pegando fogo...

Tem uma notícia boa no meio disso tudo.. Seu PC não exige a capacidade final da fonte... todos os 336 Watts ...

Como você usa uma 7300GT, vou chutar uma config para você pois você não a colocou...

CPU E8400

7300GT

HD

DVD

Mobo

2 pentes de memória

Isso tudo dai deve consumir cerca de 150 Watts somente..

Aplicando a (in)eficiência da fonte daria 150/0,70 = 214 Watts

Agregando um monitor de 40 Watts

Total de demanda em Watts = 214 + 40 = 254 Watts

Corrigindo para leitura em VA..

254/0,65 = 390 VA ==> se seu estabilizador for de 300 VA terás 390/300 = 1,3 => seu estabilizador está tendo que fornecer cerca de 30% a mais de potência do que ele é projetado para oferecer.

É absolutamente normal que ele abra as pernas e volta e meia acoque e resete, ou pendure a sua config, sem dizer que fará de seu estabilizador um aquecedor para os pés, ou fritador de ovos...

Você vai botar fogo nesse estabilizador se o carregar muito ou se exigir muito do PC.

Melhor alternativa é a adoção de uma boa régua de proteção e abandonar essa coisa pré-histórica dai..

Já leste:

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Então não perca tempo...

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Seu pai tem razão (na grande maioria das vezes eles tem). Seu estabilizador que nem deve ter a capacidade de 300 Watts e sim de 300 VA pode não aguentar sua fonte, em algumas condições, por exemplo..

Imagine que seu PC exija tudo que sua fonte (provavelmente uma eXtreme Power Plus RS-400-PCAR-A3) for capaz de entregar, que são aproximadamente 23 Amperes nas linhas de 12 Volts agregadas de uns 60 Watts que é o que as configs modernas demandam nas outras linhas, somando um total de 23 x 12 + 60 = 336 Watts.

Pois imagine que seu PC necessite de todos esses 336 Watts. A eficiência dessa fonte gira em torno dos 70%. Desse modo a fonte exigirá da tomada da parede, ou do no-break, ou do estabilizador, uma potência aproximada de 336 Watts / eficiência dela = 336/0,70 = 480 Watts..

Como sua fonte não tem PFC ativo, seu Fator de potência será o fator de potência natural, em torno dos 0,65.

Para converter Watts (potência real e útil) em VA (potência aparente) há que se dividir pelo fator de potência.

A real potência em VA que sua fonte nessas condições exigiria do estabilizador seria 480 Watts / fator de potência = 480/0,65 = 738 VA.

Claro que se seu estabilizador tem a capacidade de fornecimento de 300 VA sim ele certamente se essa condição fosse válida estaria trabalhando com uma sobrecarga de 738/300 = 2,46, ou seja, uma sobrecerga de 146%..Estaria pegando fogo...

Tem uma notícia boa no meio disso tudo.. Seu PC não exige a capacidade final da fonte... todos os 336 Watts ...

Como você usa uma 7300GT, vou chutar uma config para você pois você não a colocou...

CPU E8400

7300GT

HD

DVD

Mobo

2 pentes de memória

Isso tudo dai deve consumir cerca de 150 Watts somente..

Aplicando a (in)eficiência da fonte daria 150/0,70 = 214 Watts

Agregando um monitor de 40 Watts

Total de demanda em Watts = 214 + 40 = 254 Watts

Corrigindo para leitura em VA..

254/0,65 = 390 VA ==> se seu estabilizador for de 300 VA terás 390/300 = 1,3 => seu estabilizador está tendo que fornecer cerca de 30% a mais de potência do que ele é projetado para oferecer.

É absolutamente normal que ele abra as pernas e volta e meia acoque e resete, ou pendure a sua config, sem dizer que fará de seu estabilizador um aquecedor para os pés, ou fritador de ovos...

Você vai botar fogo nesse estabilizador se o carregar muito ou se exigir muito do PC.

Melhor alternativa é a adoção de uma boa régua de proteção e abandonar essa coisa pré-histórica dai..

Já leste:

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Então não perca tempo...

Nossa que aula... rsrsrs

Valeu mesmo pelo esclarecimento...

A minha configuração é:

Athlon 64 3000+ 2Ghz Clawhammer (O.C 2.6Ghz - Vcore 1.75v)

2x Ddr 1Gb 400mhz

7300 gt 350mhz 333mhz (O.C 525mhz 425mhz)

Asus K8V-X SE

DVD-RW

Disquete

3x fans 80mm gabinete

Cooler Master Hyper tx2

Hd Seagate 500Gb

Logo o calculo no site deu 276W sem somar o overclock da placa de vídeo.

E minha fonte é uma Cooler Master eXtreme Power Plus RS-400-PCAR-A3

Levando em consideração aos valores atuais dela; esta próxima a 7600gs; logo o valor em Watts sobe para 290. (Grande *****... rsrsrs)

Mas sei la. Acho que vou tirar o desestabilizador do micro. A fonte não tem PFC ativo mas...

Obrigado

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Não terá problema algum em ligá-la direto na tomada ou com um filtro de linha. Só lembre de colocar a chave 115V-230V na posição correta.

Ok, lembrarei sim.

valeu

Coloque um bom filtro de linha não aquelas reguas que vendem de 20R$' date='um de 60R$ para cima com regulador de tensão proteção dupla contra ecessos na linha de energia.com certeza dara uma boa proteção.[/quote']

Eu não tenho ainda um filtro decente mas vou providenciar.

Obrigado

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  • 2 semanas depois...

Vôce só falou $#¨&**&¨%$ não é por ai que são as coisas!

você sabe me dizer pra que o estabilizador?

o computador é um sistema fragil e tambem muito desintegrante em momentos de risco, para isso compramos o estabilizador, afinal não é sempre que a energia da tomada de nossa casa é 110v ou 220v, ou seja isso depende da distancia da sua casa até o transformador, quando se mora muito proximo a um transformador a energia 110v da sua casa pode chegar até 160v, e a 220v chega até a 280v; o estabilizador é para isso!

ele eestabiliza a energia, evitando o seu computador de "pifar"

MAS PORQUE TUDO ISSO SOMENTE COM O PC

o estabilizador não esta na nossa televisão de 10.000$ porque a televisão não corre esse risco"

se você estiver asistindo um programa de televisão e de repente cai a energia, ELA SIMPLESMENTE VAI DESLIGAR! pois ela não está consumindo um numero variável de energia e sim um numero fixo!

UM COMPUTADOR já é differente, ele está a todo momento consumindo numeros variaveis de energia, então quando cai a energia ele tem 40,25% de chance a mais de queimar doque a televisão! dai o motivo de termos tantos aparelhos ou "remédios" para o computador!!!!!

antes de escrever textos enormes reclamando o uso dos "remédio" para pcs, pesquise mais!

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Vôce só falou $#¨&**&¨%$ não é por ai que são as coisas!

você sabe me dizer pra que o estabilizador?

o computador é um sistema fragil e também muito desintegrante em momentos de risco, para isso compramos o estabilizador, afinal não é sempre que a energia da tomada de nossa casa é 110v ou 220v, ou seja isso depende da distancia da sua casa até o transformador, quando se mora muito proximo a um transformador a energia 110v da sua casa pode chegar até 160v, e a 220v chega até a 280v; o estabilizador é para isso!

ele eestabiliza a energia, evitando o seu computador de "pifar"

MAS PORQUE TUDO ISSO SOMENTE COM O PC

o estabilizador não esta na nossa televisão de 10.000$ porque a televisão não corre esse risco"

se você estiver asistindo um programa de televisão e de repente cai a energia, ELA SIMPLESMENTE VAI DESLIGAR! pois ela não está consumindo um numero variável de energia e sim um numero fixo!

UM COMPUTADOR já é differente, ele está a todo momento consumindo numeros variaveis de energia, então quando cai a energia ele tem 40,25% de chance a mais de queimar doque a televisão! dai o motivo de termos tantos aparelhos ou "remédios" para o computador!!!!!

antes de escrever textos enormes reclamando o uso dos "remédio" para pcs, pesquise mais!

Então quando uma televisão esta mostrando uma imagem preta ela consome mais do que se estiver com uma imagem branca?

nossa... ignorância tem limite, nem vou comentar os outros absurdos que você disse.

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Vôce só falou $#¨&**&¨%$ não é por ai que são as coisas!

você sabe me dizer pra que o estabilizador?

o computador é um sistema fragil e também muito desintegrante em momentos de risco, para isso compramos o estabilizador, afinal não é sempre que a energia da tomada de nossa casa é 110v ou 220v, ou seja isso depende da distancia da sua casa até o transformador, quando se mora muito proximo a um transformador a energia 110v da sua casa pode chegar até 160v, e a 220v chega até a 280v; o estabilizador é para isso!

ele eestabiliza a energia, evitando o seu computador de "pifar"

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o estabilizador não esta na nossa televisão de 10.000$ porque a televisão não corre esse risco"

se você estiver asistindo um programa de televisão e de repente cai a energia, ELA SIMPLESMENTE VAI DESLIGAR! pois ela não está consumindo um numero variável de energia e sim um numero fixo!

UM COMPUTADOR já é differente, ele está a todo momento consumindo numeros variaveis de energia, então quando cai a energia ele tem 40,25% de chance a mais de queimar doque a televisão! dai o motivo de termos tantos aparelhos ou "remédios" para o computador!!!!!

antes de escrever textos enormes reclamando o uso dos "remédio" para pcs, pesquise mais!

Amigão, já ouviu falar numa singela sigla chamada PFC? Pelo jeito, não, né? Então dá uma pesquisada no Google ou então neste fórum mesmo (melhor ainda) e descubra a sua função e a sua utilidade. Leia a íntegra deste e dos outros tópicos criados pelo colega Faller e aprenda porque uma BOA fonte com um BOM circuito PFC (de preferência, ativo) é um quatrilhão de vezes melhor do que qualquer desestabilizador de tensão (só pra sua informação, a TV no teu exemplo desliga sem queimar devido ao fato de também possuir um circuito PFC ao menos decente - se não possuir, provavelmente na primeira variação "braba" de tensão, adeus TV...).

Conhecer um mínimo a respeito de um tema antes de sair querendo dar lição em cima dos outros também é bom...

Era isso.

Abraço.

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Vôce só falou $#¨&**&¨%$ não é por ai que são as coisas!

você sabe me dizer pra que o estabilizador?

o computador é um sistema fragil e tambem muito desintegrante em momentos de risco, para isso compramos o estabilizador, afinal não é sempre que a energia da tomada de nossa casa é 110v ou 220v, ou seja isso depende da distancia da sua casa até o transformador, quando se mora muito proximo a um transformador a energia 110v da sua casa pode chegar até 160v, e a 220v chega até a 280v; o estabilizador é para isso!

ele eestabiliza a energia, evitando o seu computador de "pifar"

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o estabilizador não esta na nossa televisão de 10.000$ porque a televisão não corre esse risco"

se você estiver asistindo um programa de televisão e de repente cai a energia, ELA SIMPLESMENTE VAI DESLIGAR! pois ela não está consumindo um numero variável de energia e sim um numero fixo!

UM COMPUTADOR já é differente, ele está a todo momento consumindo numeros variaveis de energia, então quando cai a energia ele tem 40,25% de chance a mais de queimar doque a televisão! dai o motivo de termos tantos aparelhos ou "remédios" para o computador!!!!!

antes de escrever textos enormes reclamando o uso dos "remédio" para pcs, pesquise mais!

Não costumo me envolver em discussões, mas esta sua afirmação está um tanto exagerada.

Primeiro, sim, dependendo da imagem a TV varia o consumo, e isso é fato. Mas não é o motivo dela desligar, a variação é muito pequena em relação ao consumo total da TV. De fato a fonte de uma TV se assemelha a uma de PC com PFC ativo. Ela funciona de 100 a 240V, desde as CRT até as Plasma que tenho visto.

Segundo, as consessionárias têm uma faixa de tolerância de 5% na energia fornecida. Algumas características específicas da rede elétrica fazem com que a tensão em um ponto, mesmo próximo do transformador, varie bastante entre carga bem leve e carga bem pesada. Então as consessionárias, para evitar que tensões altas queimem aparelhos de consumidores, evitam deixar a tensão padrão acima da tensão nominal em qualquer situação. Assim se sua tenão nominal é 220V, dificilmente você verá em algum ponto da rede 220V. Se é 127V, dificilmente verá 127V. A variação quase sempre é para baixo, e dentro de uma margem que deveria ser fiscalizada pela Aneel. Se você medir no seu medidor de energia, teoricamente ela não deveria dar inferior a 210V ou 114V respectivamente em 220V ou 127V. Assim se a queda em sua casa for inferior a 5% (que é norma da ABNT a queda de tensão em uma casa pequena ou em uma grande indústria) a tensão não vai variar acima de 10%. Assim seu argumento não é válido.

Se a tensão em 220 chegasse com frequÊncia a 260V, a primeira coisa a queimar seriam provavelmente motores e lâmpadas fluorescentes. Mas o que acontece com alguma frequência em concessionárias ruins, como o caso da CEPISA aqui de teresina é que a tensão, com frequencia, cai abaixo de 200V, desligando os motores (de geladeira ou condicionadores de ar) e enfraquecendo a luz das lâmpadas.

Onde trabalho tem uma grande variação na energia, devido aos condicionadores de ar antigos, instalação muito antiga no local e possivelmente com consumidores com grandes cargas de uso repentino. O computador que uso tem uma fonte genérica mesmo, mas está ligado direto na tomada (depois que comecei a trabalhar o estabilizador queimou e eu disse que não deveriam comprar outro). Várias vezes por hora a energia fica mais fraca, o condicionador de ar desliga imediatamente, a luz fica bem mais fraca mas o PC continua ligado. Normal. Isso já com 6 meses e nenhum prejuízo a qualquer dos componentes do PC até o momento, embora eu assuma que deveríamos pelo menos colocar um estabilizador com supressor de surtos.

PS: Sou engenheiro de automação, mas trabalho com projeto de instalações elétricas residenciais e comerciais (a maioria das instalações que faço são de unidades de saúde por simples coincidência que há um engenheiro civil especialista na área trabalhando com agente) e por isso tenho alguma noção.

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  • Membro VIP
antes de escrever textos enormes reclamando o uso dos "remédio" para pcs, pesquise mais!

bem-vindo ao Fórum, espero que seja para evolução.

Só vou lhe sugerir dar uma boa olhada como uma fonte com PFC ativo, por exemplo, reage a variação de tensão, não essas pequenas, ínfima variações de tensão mas variações tais como de 35 Volts até 254 Volts como faço a fonte trabalhar nesse filme dai que fiz, mostrando que mesmo assim a tensão que a fonte entrega para o OC está lá firme forte sólida e estável. Nenhum outro equipamento elétrico de uma casa iria aguentar uma variação tamanha, mas sim o PC com uma fonte moderna sim.

Olhe e veja se somos realmente nós que devemos pesquisar mais??

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço..

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  • mês depois...

Faller e companheiros

Como está escrito e comprovado o assunto, e o postulante tem formação acadêmica no assunto, temos que encostar esse pessoal na parede ou seja que se fabriquem produtos que cumpram o que promete ou então que se assuma a ineficiência desses produtos.

Pensando nisso pedi a Rede Globo que fizesse reportagem para veicular no Fantástico, como de costume, uma materia realizada pelo INMETRO sobre estabilizadores, vamos aguardar para ver.

"Gostaria que o Fantástico solicitasse ao INMETRO que resolvesse a polêmica que existe na internet em vários fóruns de discursões, sobre a necessidade de usar ou não estabilizador de tensão e que o mesmo atestasse ou não a eficiencia desse produto porque segundo opiniões de técnicos ligados no assunto, eles garantem que além de nao proteger ainda prejudica. Esse é um assunto de interesse nacional já que computadores estão presentes nos lares de milhares de brasileiros sendo que estes tem o direito de saber e o poder público obrigação de informar".

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Faller e companheiros

Como está escrito e comprovado o assunto, e o postulante tem formação acadêmica no assunto, temos que encostar esse pessoal na parede ou seja que se fabriquem produtos que cumpram o que promete ou então que se assuma a ineficiência desses produtos.

Pensando nisso pedi a Rede Globo que fizesse reportagem para veicular no Fantástico, como de costume, uma materia realizada pelo INMETRO sobre estabilizadores, vamos aguardar para ver.

"Gostaria que o Fantástico solicitasse ao INMETRO que resolvesse a polêmica que existe na internet em vários fóruns de discursões, sobre a necessidade de usar ou não estabilizador de tensão e que o mesmo atestasse ou não a eficiencia desse produto porque segundo opiniões de técnicos ligados no assunto, eles garantem que além de nao proteger ainda prejudica. Esse é um assunto de interesse nacional já que computadores estão presentes nos lares de milhares de brasileiros sendo que estes tem o direito de saber e o poder público obrigação de informar".

Interessante mesmo seria a repórter (formadora de opinião) da rádio Globo - Daniela Braun justificar a matéria:

.

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Estabilizador proteger contra raios... Ai meu pai! Jesus, acende a luz!

Quão longe da verdade estão as afirmações dessa Daniela Braun, além do que ela tá lendo o que um fabricante desse dispositivo afirma, nem é a opinião dela que provavelmente seria pior ou não saberia dizer nada! Perguntou pro gato se ele gosta de peixe e ainda o gato falou que o peixe é bom pra todos os males de saúde, cura até cancer!

As chances de sua fonte queimar e o estabilizdor passar ileso durante a queda de um raio são enormes! Já passei por isso em 1997 quando ainda acreditava que um simples estabilizador + uma haste enficada no quintal com um fio ligado no terceiro pino da tomada resolveria tudo! A brincadeira custou: Placa mãe, fonte, modem e placa de som e um HD cheio de bad block. O pior de tudo que continuei acreditando nisso até 2005/2006 quando comecei a estudar à fundo o assunto, antes disso tive outro modem queimado durante chuvas e tava ligado na proteção do estabilizador...

Proteção contra raios e outros disturbios é um assunto infinitamente mais complexo do que tecer alguns comentários sobre filtro, estabilizador e nobreak como fez essa reporter que posso comparar o que ela disse com papo de uma criança de 5 anos em relação a esse assunto diante de uma discussão acadêmica. Mal ela sabe que o que ela fala que "protege" contra raios dentro de um estabilizador é a mesma coisa que existe num filtro de linha do mesmo fabricante - 1 varistor de 10 à 14mm (quando não menor) entre Fase e Neutro + fusivel ou seja, não vai proteger contra uma descarga elétrica forte, mas nem chorando, com grande chances de não proteger nem das fracas! Essas caixinhas chamadas estabilizador nem uma proteção em modo comum pra rede elétrica, possuem! - Proteção em modo comum pros leigos: Proteção referenciada entre Fase-Aterramento e Neutro-Aterramento.

E outra, essas reportagens do fantástico, Jornal Nacional, só geram mais desinformação. Semanas atrás o Jornal Nacional afirmou que para proteção contra raios o fio terra é importante e que uma descarga elétrica num poste é desviada pro aterramento, sem ele os equipamentos queimaria. Ou seja, eles pegaram 10% do assunto e colocaram como a solução de todos os problemas misturado com outras informações equivocadas.

Teste de Inmetro só avalia a conformidade com o que o próprio Inmetro exige, ele não vai dizer nunca, em rede nacional, que o estabilizador tem uma função inutil pra fontes chaveadas, ja que as mesmas corrigem a tensão de entrada dentro de um patamar que o estabilizador não faz. É comprar briga com uma industria fortíssima no Brasil.

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Estabilizador proteger contra raios... Ai meu pai! Jesus, acende a luz!

Quão longe da verdade estão as afirmações dessa Daniela Braun, além do que ela tá lendo o que um fabricante desse dispositivo afirma, nem é a opinião dela que provavelmente seria pior ou não saberia dizer nada!...

...Proteção contra raios e outros disturbios é um assunto infinitamente mais complexo do que tecer alguns comentários sobre filtro, estabilizador e nobreak como fez essa reporter que posso comparar o que ela disse com papo de uma criança de 5 anos em relação a esse assunto diante de uma discussão acadêmica...

Esses insistentes defensores dos interesses dos fabricantes deveriam fazer a lição de casa. Costumo dizer que nem é preciso ter conhecimento em eletrotécnica, pois os mesmos (fabricantes) informam em seus sites muito do que é discutido aqui no fórum. É uma pena que muitos usuários teimosos não se atentem ao descuido.

O que são surtos de tensão?

São transientes de alta energia, que muitas vezes atingem a magnitude de kilovolts e aparecem na rede elétrica com muita freqüência, principalmente no verão pela ação de descargas atmosféricas (raios).

De todos os eventos críticos, os surtos de tensão são os potencialmente mais perigosos e provocam grandes estragos, queimando placas de computadores, placas de rede, winchester, fontes de alimentação, hubs, fiação de rede, etc.

Os efeitos destes transientes na rede telefônica, por terem uma impedância maior que a rede elétrica, são ainda mais danosos. Aparelhos de fac-símiles, KS, PABX e outros equipamentos conectados diretamente à rede telefônica sem a devida proteção, estão condenados a serem seriamente danificados.

Soluções:

Filtro de linha: quando possuem internamente um componente chamado de supressor de transiente (p/ rede elétrica) e centelhador à gás (p/ rede telefônica) resolvem os problemas.

Estabilizador de tensão: com filtro de linha interno equipado com os componentes descritos no item anterior, também resolvem o problema.

Nobreaks: idem ao estabilizador de tensão.

Se o próprio fabricante "descuidadamente" afirma que, para a devida proteção contra surtos há a necessidade de um componente existente no filtro de linha, por que os "formadores de opinião com especialização em achologia" inventam teorias mirabolantes?

Está lá no site. Preto no branco...

.

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Eu sempre usei estabilizador julgando que teria proteção pela proposta a qual tal equipamento se destina, além de considerar um obstáculo para deter as anormalidades por si só já que é um intermediário entre o pc e a rede de alimentação e por teória seria o "colete a prova de balas" para proteger nosso micro.

Por falta de interesse, analisar ou até pesquisar sobre o assunto sempre considerei o tal filtro de linha apenas uma extensão banal para ligar os periféricos já que estabilizador sempre foi parte integrante e obrigatória dos microcomputadores.

Como ja disse tenho 4 micros todos com estabilizadores e pretendia trocar por filtros de linha mas que fossem eficientes e fizessem mais frente a proteção do que o estabilizador do contrário seria gastar grana a toa.

Sendo assim gostaria de saber sobre a especificação de um filtro de linha, se é levado em conta tensão, potência, quantidade e tipos de periféricos e se possível que fosse indicado um modelo considerado se náo ideal, mas eficiente, uma vez que existe uma "pá" de marcas e modelos, ficando uma tarefa difícil para quem nunca usou tal coisa escolher o que adquirir.

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Eu sempre usei estabilizador julgando que teria proteção pela proposta a qual tal equipamento se destina, além de considerar um obstáculo para deter as anormalidades por si só já que é um intermediário entre o pc e a rede de alimentação e por teória seria o "colete a prova de balas" para proteger nosso micro.

Por falta de interesse, analisar ou até pesquisar sobre o assunto sempre considerei o tal filtro de linha apenas uma extensão banal para ligar os periféricos já que estabilizador sempre foi parte integrante e obrigatória dos microcomputadores.

Como ja disse tenho 4 micros todos com estabilizadores e pretendia trocar por filtros de linha mas que fossem eficientes e fizessem mais frente a proteção do que o estabilizador do contrário seria gastar grana a toa.

Sendo assim gostaria de saber sobre a especificação de um filtro de linha, se é levado em conta tensão, potência, quantidade e tipos de periféricos e se possível que fosse indicado um modelo considerado se náo ideal, mas eficiente, uma vez que existe uma "pá" de marcas e modelos, ficando uma tarefa difícil para quem nunca usou tal coisa escolher o que adquirir.

Nosso mercado, até devido ao uso desenfreado dessa pragas de bestabilizadores, é fraco, muito fraco no ramo de proteções. Ficamos muito atrás nessa área dai. Veja só um magazine lá fora apresentado perto de 354 diferentes marcas/modelos de proteção desde os mais caros até os mais baratos.

Em contrapartida um magazine aqui do Brasil, dos que mais tem esses dispositivos a venda, tem raros 15 modelos e desse 15, uns 11 são meras extensões com um capacitor de R$ 0,02 de custo, e não se pode negar que ele é um filtro. Vagabundo, de última classe, mas sem dúvida alguma um capacitor é por si só um filtro.. Alguns deles, raros, agregam um varistor de 5, 7 ou 10 milímetros entre fase e terra. Melhor do que nada, se poderia dizer, mas deixam muito a desejar a uma boa proteção...

Para 110 Volts, pelo fato de que nos EUA essa é a tensão adotada e as tomadas no padrão NEMA também servem aqui, se tem alguma coisa boa, às vezes muito boa, da APC. Fosse comprar para 110 qualquer das proteções da APC são muito boas. Seus preços variam de R$ 28 até R$ 100, por ai. As mais caras tem filtros melhores, tem maior quantidade de varistores, tem proteções adicionais tais como para linha telefônica e para antena ou cable..

Para 220 Volts a porca torce o rabo... APC faz diversas dessas proteções e as vende ao redor do mundo todo. O que acontece é que nossas tomadas e as deles não são compatéiveis. Dê uma olhada na mesma proteção boa fabricada para uma série de países, todos com alimentação em 220 volts e nenhuma tomada casando com as nossas..

APCprotetores220Volts.jpg

Resta e tenho indicado duas proteções boas para tensão de 220 Volts, fabricação nacional..

Proteção para 220 Volts:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

FHT - 1200, da Upsai

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Note que ao clicar sobre o nome das proteções indicadas, um link o levará para a análise interna dos mesmos..

Outra que tem aparecido recentemente é da SMS e apresenta proteção para linha telefônica e cable/antena, além da rede elétrica. Nunca a vi por dentro. Não acredito muito na marca. Não boto a mão no fogo sem uma visão interna da mesma. O protetor da SMS, o irmão mais simples desse dai, nasceu com um defeito inaceitável vindo de uma empresa como a SMS, cujo foco é a labuta com energia, que era a inversão de polaridade do fio desde o plug de entrada até suas tomadas de saída. O pior ainda é que quando se desligava chave da proteção, interrompia o neutro e deixava lá o fase vivinho da silva...

http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=2033278&linha=IN&Setor=ESES#dados_tecnicos_top

Nesse tópico daqui se pode olhar por dentro algumas das proteções mais usuais em nosso mercado: Avaliações e fotos de filtros de linha

Ítens que se deve observar na aquisição de uma boa régua de proteção para qualquer equipamento;

- Em quantos modos ele tem proteção: Mínimo F-N. Ideal F-N, N-T, F-T, aonde:

N=Neutro

F=Fase

T=Aterramento

Quanto ao aterramento, ele é sempre desejável, não indispensável, desejável..

Ao não se ter aterramento se perde das proteções justo a parte que envolve os surtos que possam atingir o equipamento em modo comum, ou seja referencia do a massa, como raios e indução derivada da energia eletromagnética provocada pelos mesmos.

O surtos que aparecem nos equipamentos em modo diferencial, que é entre fase e neutro, tem origem em máquinas do ser humano. Os motores, as chaves seccionadoras ou qualquer carga se indutiva pode gerar em seu desligamento uma FCEM (força contra eletro-motriz), que já estudamos no colégio, que potencialmente aparecerá como um surto de tensão que pode danificar a fonte de qualquer equipamento conetado nessa rede, mesmo que ele esteja em stand-by, e não ligado efetivamente, o que é muito comum atualmente..

- A capacidade de absorção da energia de exceção dos elementos de proteção é um outro parametro útil para se comparar proteções. Valores abaixo de 100 Joules são marginais, de pouca efetividade. Valores superiores a 300 Joules já confere uma boa robustez à proteção..

- Na parte de filtro sempre é recomendável que o fabrivcante declare a atenuação do filtro e em que faixa de frequências. Filtros com atenuação igual ou superior a 60 db de 100KHz a 1 MHz são bons...

- A robustez mecânica é outro fator que aliado ao modo de construmção conferem a uma régua de proteção um valor adicional.

Veja, se sua régua de proteção for essa dai e você inadvertidamente chutar o fio no chão, poderá com boa probabilidade causar um curto entre essas lâminas dai. Cuide portanto com a mecânica em geral da sua régua futura..

Mauexemplo.jpg

Prefira, se não der para abrir e olhar internamente, aqueles feitos com tomadas comerciais evitando desse modo essas réguas de lâminas (nem todas são ruins) ..

Veja ao tipo de tomadas de que falo..

Bomexemplodetomadas.jpg

Abraço...

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Legal pela explicação ricamente ilustrada e explanada, vamos por partes:

- O produto da APC quanto a plugagem podemos trocar a tomada interna quanto os plugs; inclusive as que consta na parte inferior da foto, à esquerda, é tomada usada para chuveiro e ar condicionado;

- O de fabricação Clamper sem entrar no âmbito técnico tem uma boa apresentação, e fisicamente pelo formato que tem não deve ficar virando com o peso dos cabos;

- Gostei do Upsai, principalmente pelo fato de ter monitor/TV, agora quanto a conexão de telefone, posso plugar o cabo que entra no slpitter (é esse nome?) do speedy ou tenho que colocar na linha para proteger inclusive os telefones já que o meu "splitter" é um só, daqueles maiores, colocado na entrada e não aqueles menores individuais. Quanto ao preço se é superior ao SMS como pode custar menos?

- Vi um SMS hoje no Carrefour, custa R$ 12,00 provavelmente é igual ao que tenho aqui, com um fusível e um led piloto, mas nada internamente que possa proteger de algum modo, inclusive os contatos são duas lâminas.

- Esse SMS do Magazine Luiza está caro se comparado ao Upsai, além dessa empresa ter preços altos e frete idem.

Resumindo, vou de Upsai e obrigado pela atenção.

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  • mês depois...

Failer e demais colegas, qual a diferença entre on-line e line-interactive??

Ou é a mesma coisa?

Outra coisa, tem caído muito a energia aqui. Isso é comum em tempos de chuva. Estou em Brasília, numa localidade onde os relâmpagos costumam dar trabalho. Não chega a queimar os aparelhos, mas dá muitos surtos e quedas de energia. Chuvas fortíssimas.

Assim, preciso de um no-breack que atenda as necessidades mescladas dos itens 2, 4 e 5 (um pouco do item 3 não vai mal, apesar de tudo aqui ser setor residencial).

Qual desses modelos atende melhor? São bons?

1. No-Break Enermax YUP-E 600 BiV/110v YUP-E 600]

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

• Microprocessado (tecnologia RISC/FLASH);

• Forma de onda senoidal por aproximação (PWM ? controle de largura e amplitude);

• Regulação automática de tensão (AVR) Line Interactive;

• Indicadores de funcionamento pela rede e baterias;

• Alarme audiovisual intermitente para queda de rede e final do tempo de autonomia;

• Gerenciamento inteligente das baterias, com recarga automática;

• Proteção eletrônica contra sub e sobretensão;

• Proteção contra curto-circuito e sobrecarga;

• Diagnóstico de alerta avançado (auto teste de partida);

• Comunicação USB para desligamento e controle do sistema (opcional);

• Supressão de surtos, picos e filtragem de ruído (filtro de linha interno);

• Circuito desmagnetizador;

• Inversor sincronizado com a rede (sistema PLL);

• DC Start ? Permite ser ligado na ausência de rede elétrica;

• Proteção contra descarga total das baterias;

• Proteção telefônica fax/modem, em conformidade com a Norma UIT K-20;

• Tensão nominal de entrada 115V (monovolt) ou seleção automática 115V/220V;

• Tensão nominal de saída 115V (220V opcional);

• Freqüência de entrada 60Hz +/- 5Hz;

• Tecla com função mute (permite anular o alarme sonoro);

• Battery Backup - Troca de bateria pelo usuário;

• Possui estabilizador e filtro de linha;

• Chave liga / desliga temporizada para evitar o acionamento acidental ou involuntário

2. No-Break Enermax YUP-E 1200 BiV/110v Preto 2 Baterias

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

• Microprocessado (tecnologia RISC/FLASH);

• Forma de onda senoidal por aproximação (PWM controle de largura e amplitude);

• Regulação automática de tensão (AVR) Line Interactive;

• Indicadores de funcionamento pela rede e baterias;

• Alarme audiovisual intermitente para queda de rede e final do tempo de autonomia;

• Gerenciamento inteligente das baterias, com recarga automática;

• Proteção eletrônica contra sub e sobretensão;

• Proteção contra curto-circuito e sobrecarga;

• Diagnóstico de alerta avançado (auto teste de partida);

• Comunicação USB para desligamento e controle do sistema (opcional);

• Supressão de surtos, picos e filtragem de ruído (filtro de linha interno);

• Circuito desmagnetizador;

• Inversor sincronizado com a rede (sistema PLL);

• DC Start Permite ser ligado na ausência de rede elétrica;

• Proteção contra descarga total das baterias;

• Proteção telefônica fax/modem, em conformidade com a Norma UIT K-20;

• Tensão nominal de entrada 115V (monovolt) ou seleção automática 115V/220V;

• Tensão nominal de saída 115V (220V opcional);

• Freqüência de entrada 60Hz +/- 5Hz;

• Tecla com função mute (permite anular o alarme sonoro);

• Battery Backup - Troca de bateria pelo usuário;

• Possui estabilizador e filtro de linha;

• Chave liga / desliga temporizada para evitar o acionamento acidental ou involuntário

3. No-Break Enermax YUP-E 1200 BiV/110v Preto 1 Bateria

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

• Microprocessado (tecnologia RISC/FLASH);

• Forma de onda senoidal por aproximação (PWM controle de largura e amplitude);

• Regulação automática de tensão (AVR) Line Interactive;

• Indicadores de funcionamento pela rede e baterias;

• Alarme audiovisual intermitente para queda de rede e final do tempo de autonomia;

• Gerenciamento inteligente das baterias, com recarga automática;

• Proteção eletrônica contra sub e sobretensão;

• Proteção contra curto-circuito e sobrecarga;

• Diagnóstico de alerta avançado (auto teste de partida);

• Comunicação USB para desligamento e controle do sistema (opcional);

• Supressão de surtos, picos e filtragem de ruído (filtro de linha interno);

• Circuito desmagnetizador;

• Inversor sincronizado com a rede (sistema PLL);

• DC Start Permite ser ligado na ausência de rede elétrica;

• Proteção contra descarga total das baterias;

• Proteção telefônica fax/modem, em conformidade com a Norma UIT K-20;

• Tensão nominal de entrada 115V (monovolt) ou seleção automática 115V/220V;

• Tensão nominal de saída 115V (220V opcional);

• Freqüência de entrada 60Hz +/- 5Hz;

• Tecla com função mute (permite anular o alarme sonoro);

• Battery Backup - Troca de bateria pelo usuário;

• Possui estabilizador e filtro de linha;

• Chave liga / desliga temporizada para evitar o acionamento acidental ou involuntário

4. No-break Enermax PG II Micro 1400VA BivAut/110V, Fax, Bat Ext [PG II 1400]

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

• Microprocessado (RISC);

• Forma de onda senoidal por aproximação (PWM – controle de largura e amplitude);

• Regulação automática de tensão (AVR) Line Interactive;

• Indicadores de funcionamento pela rede ou baterias, sobrecarga e final de autonomia;

• Alarme audiovisual intermitente para queda de rede e final do tempo de autonomia;

• Gerenciamento inteligente das baterias, com recarga automática;

• Proteção eletrônica contra sub e sobretensão, sobretemperatura, curto-circuito e sobrecarga no inversor;

• Diagnóstico de alerta avançado (impede a paralisação do sistema);

• Comunicação para desligamento e controle avançado de rede (USB ou SERIAL RS232 opcional);

• Supressão de surtos, picos e filtragem de ruído (filtro de linha interno);

• Circuito desmagnetizador;

• Inversor sincronizado com a rede (sistema PLL);

• DC Start – Permite ser ligado na ausência de rede elétrica;

• Proteção contra descarga total das baterias;

• Proteção telefônica fax/modem, em conformidade com a Norma UIT K-20;

• Tensão nominal de entrada 115V (monovolt), 220V (monovolt) ou seleção automática 115V/220V;

• Tensão nominal de saída 115V (220V opcional);

• Freqüência de entrada 60Hz +/- 5Hz;

• Tecla com função mute (permite anular o alarme sonoro);

• Chave liga / desliga temporizada para evitar o acionamento acidental ou involuntário;

• Conector do tipo “engate rápido” para expansão de autonomia (Banco de baterias externo).

5. No-Break BMI Maxxipower 850va BiV/110 - Preto

Características Gerais

• Nobreak interativo e regulação on-line;

• Maior autonomia da categoria: até 60 minutos para os modelos de 700VA/850VA e 70 minutos para os modelos de 1200VA;

• Estabizador de tensão interno;

• Filtro de linha interno com proteção contra surtos de tensão e distúrbios na rede elétrica;

• Partida a frio - Liga sem a presença de energia elétrica;

• Alarme audiovisual intermitente informando:modo bateria para sinalização de falta de energia e final do tempo de autonomia. 3 leds indicativos da condição da rede elétrica;

• Proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Proteção contra sobre e sub-tensão;

• Forma de onda senoidal por aproximação – retangular PWM;

• Tempo de acionamento do Inversor - < 0,8 ms;

• Recarga automática da(s) bateria(s) mesmo com a chave na posição desligado, desde que o aparelho esteja conectado à rede elétrica;

• Os aparelhos modelos NET protegem também placas fax-modem e aparelhos telefônicos contra descargas atmosféricas conduzidas pela rede telefônica;

• Inteligentes: Comunicação Serial (RS 232) ou USB (opcional).

6. No-Break BMI Maxxipower 700va BiV/110 - Preto

Características Gerais

• Nobreak interativo e regulação on-line;

• Maior autonomia da categoria: até 60 minutos para os modelos de 700VA/850VA e 70 minutos para os modelos de 1200VA;

• Estabizador de tensão interno;

• Filtro de linha interno com proteção contra surtos de tensão e distúrbios na rede elétrica;

• Partida a frio - Liga sem a presença de energia elétrica;

• Alarme audiovisual intermitente informando:modo bateria para sinalização de falta de energia e final do tempo de autonomia. 3 leds indicativos da condição da rede elétrica;

• Proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Proteção contra sobre e sub-tensão;

• Forma de onda senoidal por aproximação – retangular PWM;

• Possibilidade conexão de bateria externa para maior autonomia;

• Tempo de acionamento do Inversor - < 0,8 ms;

• Recarga automática da(s) bateria(s) mesmo com a chave na posição desligado, desde que o aparelho esteja conectado à rede elétrica;

• Os aparelhos modelos NET protegem também placas fax-modem e aparelhos telefônicos contra descargas atmosféricas conduzidas pela rede telefônica;

• Inteligentes: Comunicação Serial (RS 232) ou USB (opcional).

7. Powerline 1400va (PL1400B1)BMI [PL1400B1]

***sem detalhes

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  • Membro VIP

Qual desses modelos atende melhor? São bons?

Não é por descaso que te respondo somente hoje, é que estava viajando e só retornei ontem..

Infelizmente não conheço a fundo esses no-breaks por ti citados a ponto de te dar alguma orientação minimamente útil.. Eu, se tivesse sua dúvida, perguntaria para o colega _rau_ , teu conterrâneo ai de Brasília, que além de entender muito do riscado, conhece bem o cenário energético de Brasília..

Abraço...

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Inferos,

"Online" e "Line Interactive" deveriam ser dois termos independentes, coisas diferentes, mas o termo online tb é utilizado, principalmente pela SMS, pra designar o mesmo que Line Interactive. Mas explicando os termos:

"Online": Quando visto nas especificações algo assim, "Online dupla conversão" é um nobreak que alimenta a carga ou seja, os equipamentos, diretamente das baterias, ele "gera" a onda elétrica, por assim dizer, da energia armazenada nas baterias, mantendo a carga isolada completamente da rede, mas são caríssimos!

"Regulação Online": Termo ludibriador utilizado pela SMS pra indicar que o nobreak tem um estabilizador dentro. Ludibriador porque induz ao erro ao acharmos que esse nobreak é um verdadeiro online dupla conversão.

"Line Interactive": Outro termo pra estabilizador, e nada mais do que isso!

Sei como é a situação da nossa rede elétrica do DF e a CEB sempre fazendo promessas e mais promessas, mas todo ano nessa época é a mesma coisa! Quedas constantes! Hoje aqui teve uma queda, mas durou apenas uns 15 segundos dessa vez. Tava chovendo fraco, mas a energia caiu, voltou, caiu, ficou uns 15 segundos e voltou de vez...

Bem, não conheço nenhum desses nobreaks, a não pelo que fala aí nessas especificações. Eu pessoalmente confio mais na marca APC, mas não é facilmente encontrada aqui em Brasília. A segunda marca eu iria de SMS.

Nenhum nobreak sozinho vai te dar uma proteção 100% contra raios, essa não é a função primordial de nenhum nobreak, estabilizador, filtro... apesar deles poderem sim, se tiverem um bom projeto, conter os problemas gerados por raios mais corriqueiros, que são as descargas indiretas e mais distantes.

Não vou entrar em detalhes agora, mas proteção contra raios é algo que envolve várias coisas, desde sistema de aterramento, como protetores de alta capacidade de corrente de surto instalados em quadros elétricos, passando por para-raios e protetores finais, como nobreaks e filtros protetores contra surtos. Dentro disso aí tem um monte de detalhes que devem ser levados em conta para construir um bom sistema de proteção.

Resumindo aqui só no nobreak, eu iria de APC porque eles provêm uma proteção melhor contra picos de tensão, que é feita tanto entre Fase-Neutro, como entre Fase-Terra e Neutro-Terra, coisa que quase nenhuma outra marca nacional faz em modelos simples de nobreaks, e é importante caso você possua fio terra.

Tem que levar em conta tb que surtos causado por raios podem ser induzidos em qualquer tipo de linha metalica, seja de telefonia, seja de TV à cabo... então não devemos nos preocupar só com a linha de força, mas de sinal tb, sendo que as proteções para linhas de sinal dependem fortemente de um sistema de aterramento.

EDITADO:

Esse ano e ano passado postei reportagens sobre o os "eventos" em nossa rede do DF, ai vão mais alguns vídeos que não nos deixa mentir:

22/10/2009:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1351572-10040,00.html

22/10/2009:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1350940-10039,00.html

23/10/2009:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1360189-10040,00-COMERCIANTES+IMPROVISAM+PARA+fugir+DOS+APAGOES.html

23/10/2009:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1352445-10039,00.html

15/10/2009:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1341930-10041,00.html

22/08/09:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1276767-10039,00.html

08/07/09:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1222680-10041,00.html

01/07/2009:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1214463-10041,00.html

26/06/09:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1208762-10041,00.html

Agora meu relógio marca 12:15 e a tensão em uma das fases aqui de casa ta em 196V onde era pra ta no minimo em 201V!!

apc-1.jpg

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  • 3 semanas depois...

9) Problema: Minha cidade tem alimentação em 220 Volts e as caixas de som de meu PC só conseguem operar em 110 Volts. Por isso necessito colocar ai um estabilizador que converta de 220 para 110. Desse modo posso alimentar o PC com uma tensão mais baixa e segura e também aproveito para alimentar as caixas de som.

- Solução: Isso que não chega a ser um problema e sim uma necessidade, de redução de tensão para alimentar uma caixa de som pode e deve ser resolvido com o dispositivo correto para o caso, um autotransformador 220/110 com potência adequada para tão somente atender, com folga, os equipamentos que somente podem operar na tensão de 110 Volts. Quanto às fontes do PC, saiba que a tensão nativa das mesmas é 220 Volts e que 110 é exceção da pura... Quando você coloca 110 em uma fonte para PC, dessas convencionais, a primeira tarefa dela é inserir um dobrador de tensão para resgatar a tensão nativa de trabalho da mesma. Desse modo a ideia de alimentar o PC com 110 por "ser mais seguro" ou ser "tensão mais baixa" é pura idiotice, perda de tempo e dinheiro. Digo perda de dinheiro pois a redução de 220 para 110 volts no estabilizador ou mesmo em um transformador é um trabalho que provoca perdas da ordem de 5%. Em tendo a fonte que resgatar a partir dos 110 Volts, novamente a tensão de trabalho nativa da mesma, que é os 220 Volts, mais uma vez esse trabalho tem perda de energia, ou seja, dupla perda totalmente desnecessária...

Mais de 2/3 desse mundo em que vivemos trabalha com 220 Volts. Mesmo dentro do Brasil é muito grande o parque de máquinas que tem a disposição na tomada os 220 Volts para alimentação dos PC's. Portanto alimente seu PC com 220 volts se essa for a tensão da tomada de sua casa. Não invente.

Bom... eu como usuário leigo realmente me perguntava do q precisaria para ligar o computador na tomada, e a realidade estava bem na frente do meu nariz e eu n tive capacidade de raciociná-la. Gracas a esse tópico eu pude entender essa realidade então! ^^

Mas ainda há uma dúvida q me questiono, talvez seja mais por inseguranca a mim mesmo do q a intepretacao da resposta mesmo.... a dúvida é:

Partindo do ponto q em minha cidade, a tensão é 220 V... Se eu usar um filtro de linha/ régua (o q chamam), então eu posso ligar impressora, fonte, caixas de som e td q eu ligaria num estabilizador, ligar na ''régua'' e usá-las sem me preocupar com a vida q n vão queimar nem nada?

Ou precisa fazer uma espécie de "conversao" antes em algo?

Só pra constar... minha fonte é uma Antec Earthwats 500.

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Faller, obrigado pelo retorno.

_rau_, valeu pelos esclarecimentos. Foram de grande utilidade.

É incrível como temos que saber simplesmente tudo pra não levar cano de propaganda enganosa.

Vou dar uma olhada nessa marca APC, que não conheço.

Pois é... difícil demais escolher o material certo, visto que estabailizador prejudica a fonte do pc, que no-break tem estabilizador, que preciso contratar uma empresa de engenharia elétrica pra ter um projeto residencial minimamente correto. Enfim... parece que tá tudo errado :(

Abraço!

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