Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As doenças Elétricas e seus Remédios


Posts recomendados

  • Membro VIP
Olha só amigo, aqui em casa, nunca tive problema de eletronicos queimando, porém há ventiladores de teto e é fácil perceber como as vezes a rotação muda, fica mais lenta e depois volta mais rapida que o normal isso pode ser prejudicial?

O ideal mesmo seria saber o que significa, em Volts, a tensão AC da tomada quando seu ventilador estiver mais rápido ou mais lento.

Se tiveres um multímetro eletrônico para verificar faça, senão podes até mesmo comprar um desses de R$ 15,00 que medem de modo suficientemente preciso para o que necessitas.

Exemplos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139027475-multimetro-digital-com-bip-escalas-acompanha-bateria-9v-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138831547-multimetro-digital-profissional-bateria-frete-barato-_JM

Normalmente e dentro de determinada tolerância a fonte do PC segura numa boa sem necessidade de auxílio algum. Mas é necessário que saibas da tolerância de sua fonte, que não sei qual é e da tensão da rede ai que também nem eu nem tu sabemos qual é..

Com esses dados que forneceste só poderia te dizer que a fonte aguenta tranquilamente tensões que vão de ventilador meio lento até ventilador pouco mais rápido, mas talvez não aguente se for ventilador abaixo de meio lento ou acima de um pouco mais rápido..

Entendeste???

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A respeito ao 5º item - A tensão na sua casa varia muito. Ao ligar o chuveiro pode se perceber nas lâmpadas a diminuição do brilho das mesmas.

Aqui em casa a tensão na tomada fica em 124/125volts, quando liga o chuveiro cai pra uns 115/112volts, e o estabilizador não para de estralar. Ai olhando um produto que serve para controlar o brilho de lampadas incandecentes, diminuindo a tensão.

Gostaria de saber se poderia usa-la para limitar a tensão para uns 110volts ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Minha casa tem rede bifásica, estou pensando em "puxar" uma tomada 220V para ligar o PC pois li aqui no fórum que em 220V a fonte tem um rendimento melhor. Aqui pra se ter 110V é só ligar neutro e uma fase, pra 220V usa-se as 2 fases. A duvida é: Tem algum problema para a fonte ligá-la no 220V desse modo com 2 fases? E quanto ao filtro de linha?

Pergunto do filtro de linha porque nele tem a chave liga-desliga na fase, mas se tiver uma fase em cada polo ele só vai desligar uma.

Nunca tive problemas com a rede elétrica aqui casa, mas mesmo assim pretendo me "proteger" mais. Outra coisa que vou fazer é o aterramento.

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor que mantenha circuitos monofásicos Fase/Neutro pra cargas pequenas. Deixa 220V só pra cargas mais pesadas.

O inconveniente em manter 220V Fase/Fase pra um PC é que mesmo desligando uma chave on/off, vai continuar entrando energia no PC pela Fase "aberta".

Há locais onde a rede é toda 220V, mas monofásica Fase/Neutro, como aqui no DF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara ja queimei dois modens adsl por sobecarga (no telefone), essa proteção de telefone que vem nos filtros de linha, realmente é eficaz?

Ai vai depender de seu aterramento ai..

Filtros de linha conseguem eliminar bastante da sujeira elétrica entrante pela fiação dessa rede elétrica, que mantém um fio, o neutro, aterrado em algum ponto, geralmente debaixo do relógio medidor de sua entrada ai..

Fios de telefone e de antena não tem por onde escoar essa energia de exceção, a não ser que você tenha um ponto do aterramento ligado ao terceiro pino de sua tomada elétrica, para oferecer esse aterramento às proteções da telefonia.. Simples..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lerei, mas acontece que após queimar dois modems chegamos a conclusão que "se chover desligar o fio do telefone" bem resolve mas é chato pacas :angry: existe alguma real proteção?

Ai vai depender de seu aterramento ai..

Filtros de linha conseguem eliminar bastante da sujeira elétrica entrante pela fiação dessa rede elétrica, que mantém um fio, o neutro, aterrado em algum ponto, geralmente debaixo do relógio medidor de sua entrada ai..

Fios de telefone e de antena não tem por onde escoar essa energia de exceção, a não ser que você tenha um ponto do aterramento ligado ao terceiro pino de sua tomada elétrica, para oferecer esse aterramento às proteções da telefonia.. Simples..

Abraço...

ah isso foi esclarecedor! então esses filtros de linha "escoam" a energia da sobrecarga do telefone pro terra, seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
lerei, mas acontece que após queimar dois modems chegamos a conclusão que "se chover desligar o fio do telefone" bem resolve mas é chato pacas :angry: existe alguma real proteção?

ah isso foi esclarecedor! então esses filtros de linha "escoam" a energia da sobrecarga do telefone pro terra, seria isso?

Claro que existe uma proteção real... Ai perto de sua casa não tem uma central telefônica, da companhia telefônica fixa dai???

Pois saiba que no mínimo lá dos equipamentos todos computadorizados saem no mínimo 10.000 linhas que adentram o solo e traçam uma teia de distribuição que alcança um raio de mais ou menos 4 quilômetros em torno dessa central.. Será que o encarregado vai desplugar cada um dos fios do telefone a cada tempestade lá na central???

Você já deve ter visto as piores tempestades derrubando a energia elétrica e muito dificilmente o telefone. Por que seria??? Seria por que eles não tem proteção???

Veja que a situação deles é muitas vezes pior que a sua. Seu raio de captação de raios é muito maior que o seu..

Proteção é ciência séria e altamente útil se bem feita..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais queima durante tempestade são aparelhos ligados à linha telefônica. E pra isso você deve ter um protetor que faça uso do aterramento para que possa proteger seu modem.

A Clamper - www.clamper.com.br - fabrica protetores que não fazem o uso do fio terra, mas do fio neutro da rede, pra dissipar descargas vindas pelas linhas telefônicas. Se é eficaz? Na minha opinião, antes isso do que nada na frente do modem. Ele consegue sim dissipar uma descarga pro neutro, que é um condutor aterrado, mas geralmente nessa condição o equipamento provavelmente ainda receberá um impacto maior do que se tivesse um protetor que faça uso do fio terra. Mas esses protetores que fazem uso do neutro pra proteger a linha telefônica funcionam mesmo? A Clamper bate o pé que sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que existe uma proteção real... Ai perto de sua casa não tem uma central telefônica, da companhia telefônica fixa dai???

Pois saiba que no mínimo lá dos equipamentos todos computadorizados saem no mínimo 10.000 linhas que adentram o solo e traçam uma teia de distribuição que alcança um raio de mais ou menos 4 quilômetros em torno dessa central.. Será que o encarregado vai desplugar cada um dos fios do telefone a cada tempestade lá na central???

Você já deve ter visto as piores tempestades derrubando a energia elétrica e muito dificilmente o telefone. Por que seria??? Seria por que eles não tem proteção???

Veja que a situação deles é muitas vezes pior que a sua. Seu raio de captação de raios é muito maior que o seu..

Proteção é ciência séria e altamente útil se bem feita..

sabe que eu já tinha pensado nisso, e de fato uma vez queimou a central telefônica daqui, com um raio... mas o bixo caiu na frente do prédio!

ireia atrás de um bom filtro de linha para meu modem, mas fiquei com duas dúvidas

1. Como eu posso testar se meu aterramento é suficientemente "bom"?

2. Se cair um raio na linha telefônica, perto daqui, um filtro de linha (dos bons) vai conter a discarga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta não foi pra mim, mas respondendo:

1. Um aterramento deve ser equipotencializado, é a primeira regra quando se trata de descargas atmosféricas. Em condições normais, um aterramento equipotencializado garante um bom caminho para descargas atmosféricas. Respeitando a norma brasileira NBR 5410:2004, o aterramento deve ser um seguindo o esquema TN-S. Pra entender sobre isso, leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

2. Com raios tudo é um tanto quanto imprevisível, mas um bom protetor ligado num bom aterramento dá uma boa garantia de proteção.

Os protetores que vêm na maioria dos filtros de linha não são dos melhores. Se quer bons protetores para linha telefônica, eu recomendo os da MTM e Clamper.

www.clamper.com.br

www.mtm.ind.br

Numa descarga o que esses protetores fazem é "abrir" a linha de sinal pra cima do fio terra, escoando o excesso de energia pra ele, assim logo passado o surto, a linha de aterramento é "fechada" e a linha de sinal volta ao estado normal de funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Clamper - www.clamper.com.br - fabrica protetores que não fazem o uso do fio terra, mas do fio neutro da rede, pra dissipar descargas vindas pelas linhas telefônicas. Se é eficaz? Na minha opinião, antes isso do que nada na frente do modem. Ele consegue sim dissipar uma descarga pro neutro, que é um condutor aterrado, mas geralmente nessa condição o equipamento provavelmente ainda receberá um impacto maior do que se tivesse um protetor que faça uso do fio terra. Mas esses protetores que fazem uso do neutro pra proteger a linha telefônica funcionam mesmo? A Clamper bate o pé que sim...

Mas a SMS também bate o pé que sim com relação aos estabilizadores dela. E também a Microsol com seu módulo que funciona sem aterramento. Ainda estou por ver um fabricante não bater o pé. Ainda mais no país onde vale tudo.

Para mim a ordem do dia é simplificar. A proteção nesses filtros funciona se tiver aterramento. Se não tiver, desligue o modem quando o tempo estiver ruim. Não há milagre. Nem superstição. As coisas não funcionam na base da fé de cada um. Proteção é ciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava falando de proteção de sinal, que nada tem haver com a SMS defender seu estabilizador ou a Microsol com seu moduloso isolador, que não passa de um transformador com isolação galvânica, que tem aplicações úteis pra ele...

A topologia usada pela Clamper nos seus E-terra e E-clamper, pra proteger a linha de sinal, é válida e prevista e é chamada de "para raio de válvula" nesse texto no ítem "proteção combinada":

http://www.jordanengenharia.com.br/estudo2.htm

A linha de escoamento do centelhador, fica isolada do neutro pelo varistor e quando um surto atua nos terminais nas pontas do centelhador, é escoado pelo seu terminal central, que está ligado no neutro, com um varistor no meio.

Aqui devemos levar em consideração o tempo de atuação do centelhador, que é mais lento que o varistor e a suportabilidade do equipamento protegido. A escolha do tipo de centelhador é importante para a proteção ser efeitiva - http://www.e-hiya.com/en/culturenewsInfo.asp?id=55

Pelo que andei estudando, a suportabilidade de equipamentos de telecomunicação está em torno de 800V nos equipamentos mais resistentes e 400V nos mais sensíveis, permitindo a Clamper selecionar um centelhador cujo valor de tensão para ocorrer o centelhamento interno seja o suficientemente elevado para ser possivel usar em série com um varistor de 275V e proteger o equipamento. No tempo que o centelhador leva pra atuar, o valor residual deixado pelo varistor em série está dentro da suportabilidade de alguns equipamentos, mas o resíduo do varistor não é enxergado pela carga protegida porque o centelhador ao atuar e retornar ao seu estágio anterior é lento o suficiente pro varistor já ter descarregado o surto no neutro e "fechado" antes que o cetelhador volte ao seu estágio inicial.

Sim, proteção é uma ciência, e por isso se deve considerar muitos fatores, as vezes desconhecido por nós meros curiosos, antes de criticar e descartar certos métodos de proteção.

Atualização:

Nas especificações do E-Clamper Tel diz que a tensão de disparo do centelhador é de 350V, o que segundo o link acima, está correto para a proteção de equipamento de telefomunicações sensíveis. Segundo o texto o valor mais acertado é abaixo de 400V e explica o problema em se selecionar valores muito baixos, que tem haver com extinção do centelhamento interno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O documento ali da jordanengenharia está dando muito enfoque à interligação de terras. Discutível e duvidoso no e-clamper é o escoamento pelo neutro, ou seja, a pessoa usa pelo sim ou pelo não, e não porque já se tenha atestado a eficiência do produto. A Clamper bater o pé não adianta, né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre estar ligado no neutro ou terra, num sistema equipotencializado TN-S é praticamente nula, já que ambos fio neutro e terra estão ligados no mesmo ponto. Qual a diferença seria? Que o neutro teria uma corrente trafegando por ele, mas isso em praticamente em nada aumentaria a resistência ou impedância do caminho de escomento do surto em direção à terra. O que teria que se preocupar nesse caso, e a Clamper se preocupou, é a ligação de um resistor em série com a linha de escoamento, aqui no caso um varistor, que faria o papel de isolar a linha de escoamento duranto operação normal e abrir a linha durante a descarga da corrente de surto. Além disso conta com fúsiveis regeneráveis, PTC's, na linha de sinal, evitando que alguma anomalia no centelhador cause problemas maiores.

Esse mesmo esquema de proteção está presente no Clamper PC Modem Protector e em toda linha Plug & USE que não faz uso do fio terra.

Sim, é desejável que a linha de escoamento seja um fio terra a parte, mas entre ligar meu modem direto na linha ou num desses protetores, não dá nem pra pensar duas vezes que eu ligaria num protetor desses, caso onde eu more tenha dificuldades se se implementar um aterramento. Outra coisa, não é o neutro em si que poderia talvez diminuir um pouco esse tipo de proteção, até porque em muitos apartamentos que possuem tomadas aterradas o terra parte de um esquema TN-C-S onde o fio terra é derivado do neutro principal do quadro de disjuntores e esse esquema é permitido internacionalmente ou seja, daria no mesmo ligar um protetor que use o fio terra ou neutro (que hj é aterrado em qualquer cidade), salvo a diferença que esse ultimo teria um varistor no meio do caminho de escoamento, que no final das contas atua mais rápido que o próprio centelhador, acrescentando um tempo mínimo a mais, que é o tempo que o varistor leva pra "abrir" totalmente, além do fato que no instante que o centelhador está aberto ao terra, aqui no caso o neutro, a linha de sinal estaria isolada do neutro e nem veria o residuo deixado pelo varistor ou seja, mesmo levando 25ns pro varistor abrir, a linha de sinal não veria nada nesse tempo.

Aqui mostra atualização de um quadro de disjuntores usando o esquema TN-C-S:

http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateB.Aspx?channel=9939

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

peço desculpas por ressucitar o topico.. mas procurei por um assunto dentro da minha duvida mais recente mas nao encontrei..

Seguinte DR.. achei bastante esclarecedor o tutorial.. o bom humor também!

mas tenho algumas duvidas.. pois estou com um problema semelhante ao desse cara.. http://www.guiadohardware.net/comunidade/duvidas-problema/773135/

só que ele realmente nao usava fonte real.. eu tenho tido um problema parecido

de 7 em 7 meses acaba por queimar alguma peça.. ja troquei VGA 3x em 6 meses

- tinha uma 8600GT fatality esta foi queimando.. aos poucos.. dai morreu..

nao sabia o que era comprei uma 9500GT alguns meses depois apresentou uns artefatos (uma linha cheio de pixels na tela.. e quando tentava iniciar qualquer coisa grafica o PC desligava..) enviei pra garantia demoraram uns 2 meses e me mandaram uma nova..

Neste meio tempo comprei uma 4870 HD... depois deu uma parada nas VGA e perdi 4GB de memorias corsair dominator.. mandei pra Garantia e me mandaram novas.. -

mas com tanta perda de peças eu fiquei com medo.. e comprei outra fonte eu usava uma SEVENTEEN 500W reais ST.. e uma Asus M2N32 SLI deluxe..

que troquei por uma SATELITE de 650W reais com um monte de proteçoes, PFC, e uma Mobo da Gigabyte MA78GM-S2 v1.2

Apenas mantive o mesmo processador um X2 6000+

pelo medo e por nao saber quem era o vilao que estava queimando minhas peças.. eu comprei novas renovei tudo.. e guardei as peças anteriores..

Agora começam as minhas duvidas

1- ainda fiquei com duvida sobre o Gabinete, se ele poderia ser responsavel por queimar minhas peças..

2- depois de muito perguntar em todo lugar me disseram que um nobreak resolveria.. pois eu ja cheguei a conclusao que so pode ser algo relacionado a Energia..

3- Eu imaginava que comprar um nobreak iria resolver pois eu imagino que a energia de entrada é colocada na bateria.. e a energia que vai pro PC vem da bateria o que garante uma estabilidade da corrente.. pois quando usava estabilizadores eles ficavam direeeeeto estalando.. tic tic tic pra todo lado.. principalmente quando ligava a maquina de lavar.. então eu penso que usar um nobreak este vai pegar a energia irregular armazenar e liberar uma que vem de um capacitor ou coisa do tipo que garanta uma corrente estavel ou estou errado?

O modelo que enho olhado é o SMS 1200va/500W ou o 1400va/890W..

4- O que pode ser meu problema?

Eu tomo alguns choques na lata do gabinete de pé no chao..

Nao sei se tem aterramento na casa (alugada)

Os fios da tomada sao como de uma extençao e externos saindo de outra tomada em outra parede e vendo pra onde esta o PC em uma tomada adaptada.. mas a outra tomada nao se liga nada!

Eu posso estar perdendo peças assim porque?

5- um Nobreak ia resolver?

6- se nao o que resolveria ? um modulo regulador?

7- O que posso fazer DR? continuar desenganado ta complicado!

minha configuração é:

mobo: Gigabyte MA78GM-s2 v1.2

processador: AMD X2 6000+ ( vou trocar este mes pro X4 955 BE 125W)

VGA: 4870 HD 1GB

memoria: 4GB Corsair Dominator 1066

monitor: 24" LG 50.000:1

fonte: Satélite 650W reais (satellite-soly-tech-600w-reais-atx22-pfc-ativo-80plus)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144690271-fonte-satellite-soly-tech-600w-reais-atx22-pfc-ativo-80plus-_JM

depois da ultima troca de peças retirei os estabilizadores.. e estou usando um "filtro de linha" mas que mais parece uma extençao..

Grande Abraço e muito obrigado desde ja pelo Topico e pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

peço desculpas por ressucitar o topico.. mas procurei por um assunto dentro da minha duvida mais recente mas nao encontrei..

Se não encontrou é porque não leu ou leu e não entendeu nada do que leu. As respostas estão nos itens 3 e 10. O item 3 trata de queima anormais de eletrônicos e aponta o remédio. O item 10 trata dos choques.

Para item 3 o mais importante você já fez: Colocar uma boa fonte com PFC ativo. Falta botar um bom protetor contra surtos no lugar do filtrinho que mais parece extensão.

Para o item 10 reveja a polarização da tomada (pode requerer uma chave de teste) e se a placa-mãe foi corretamente montada dentro do gabinete (sem contato direto, a não ser dos parafusos nos furos corretos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

só que ele realmente nao usava fonte real.. eu tenho tido um problema parecido

de 7 em 7 meses acaba por queimar alguma peça.. ja troquei VGA 3x em 6 meses

Sinal que alguma coisa está muito errada, de fato. Concorde comigo, se o problema fosse a placa de vídeo, esperaríamos uma queima. Agora 3.. E em 6 meses!

depois deu uma parada nas VGA e perdi 4GB de memorias corsair dominator.. mandei pra Garantia e me mandaram novas

Garantia de quem, da Corsair ou de quem vendeu pra você? Acho que vou precisar acionar a garantia da Corsair também.. Como você procedeu?

1- ainda fiquei com duvida sobre o Gabinete, se ele poderia ser responsavel por queimar minhas peças..

4- O que pode ser meu problema?

Eu tomo alguns choques na lata do gabinete de pé no chao..

Nao sei se tem aterramento na casa (alugada)

Os fios da tomada são como de uma extençao e externos saindo de outra tomada em outra parede e vendo pra onde esta o PC em uma tomada adaptada.. mas a outra tomada nao se liga nada!

Eu posso estar perdendo peças assim porque?

Cara, você está sem aterramento. Pelo que você falou, a instalação está meio mal feita. Tem um tópico sobre aterramento, você mesmo pode fazer um. Eu fiz em casa e resolvi o problema. Não vou me prolongar muito aqui pois coisas desse tipo já estão lá no tutorial, que você pode voltar e ler. Mas sem aterramento você pode ter descargas elétricas indesejáveis, o que pode muito bem causar queima.

2- depois de muito perguntar em todo lugar me disseram que um nobreak resolveria.. pois eu ja cheguei a conclusao que so pode ser algo relacionado a Energia..

3- Eu imaginava que comprar um nobreak iria resolver pois eu imagino que a energia de entrada é colocada na bateria.. e a energia que vai pro PC vem da bateria o que garante uma estabilidade da corrente.. pois quando usava estabilizadores eles ficavam direeeeeto estalando.. tic tic tic pra todo lado.. principalmente quando ligava a maquina de lavar.. então eu penso que usar um nobreak este vai pegar a energia irregular armazenar e liberar uma que vem de um capacitor ou coisa do tipo que garanta uma corrente estavel ou estou errado?

O modelo que enho olhado é o SMS 1200va/500W ou o 1400va/890W..

Um bom nobreak poderia sim ajudar. Mas se a fonte é boa, não é isso que está queimando sua VGA. O problema, eu acredito muito, que seja o aterramento.

Se o problema fosse sobretensão na entrada você já teria tido problema com fontes anteriores. Se queima dentro do PC, torno a dizer, aposto em descargas elétricas por causa da falta de aterramento. Se o lugar que você mora tem clima seco, reforço minha teoria.

Um filtro na entrada pode dar uma aliviada no trabalho da fonte, peça alguma indicação para os colegas.. Tem um outro tópico que o pessoal só discute isso.

5- um Nobreak ia resolver?

6- se nao o que resolveria ? um modulo regulador?

7- O que posso fazer DR? continuar desenganado ta complicado!

Faz o aterramento! A fonte você já escolheu bem. Agora sem aterramento, a proteção fica problemática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...