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Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


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!!!! ATENCAO !!!! Novo Topico Water Cooler - Refrigeração Liquida - Sistemas e Componentes , se voce ja leu o topico e ja nao tem mais duvidas de como funciona um sistema de Water Cooler, voce pode colocar as suas duvidas em sistemas e componentes nesse novo topico, caso contrario seja bem vindo :) ,valeu.

Ola Colegas, estou abrindo esse tópico para ajudar a quem esta com alguma duvida em montar o seu primeiro Water Cooler.

Ajudei vários colegas do fórum nesse assunto em outros tópicos e acho que esse tópico vai ser um ótimo acréscimo ao fórum, mas caso não seja necessário pode ser excluído ou modificado pelos moderadores sem problema.

Porque Water Cooler?

Apesar dos grandes esforços dos engenheiros do silício, os computadores estão cada vez ficando mais quentes. Mesmo com a diminuição dos circuitos e melhores engenharias na utilização de processos cada vez a utilização de pesados programas puxão os computadores ao se máximo, alem da pratica de overclock que esta ficando mais e mais popular a cada dia.

O Water Cooler ‘e uma solução que melhora a refrigeração dos componentes e diminui consideravelmente o barulho produzido pelos fans. De todas as soluções de refrigeração que superam o Air Cooler o Water Cooler é a mais pratica e barata de todas.

* A água conduz/absorve calor 24X a mais que o ar

Vamos começar pela definição de Water Cooler (Refrigeração Liquida) que será abreviado como WC (não é banheiro não).

O sistema de WC no PC usa o mesmo “principio” que em um Carro, basicamente é usado um difusor (Radiador) para refrigerar o liquido que circula dentro de mangueiras e blocos onde o liquido capta o calor dos blocos refrigerando as partes adjacentes e retorna ao difusor para ser novamente refrigerado fechando o ciclo. As semelhanças param por ai, as necessidades/prioridades da refrigeração em um carro e em um PC são totalmente deferentes, mas o principio vale como referencia.

* Quando eu me referir a “loop” estou me relacionando ao conjunto de blocos que partem do radiador ate a bomba, seguindo uma única linha. Quando eu me referir a “ring” estou me relacionando ao conjunto todo okay

E em relação ao Air Cooler?

O Air Cooler (AC) foi a primeira solução de refrigeração em um computador, o seu principio é o de dissipar o calor através finas aletas metálicas.

O calor é absorvido pelo bloco e é repassado através da natural condutibilidade metálica até as aletas onde é dissipado, as aletas normalmente são finas e largas para otimizar a área de dissipação do calor, quanto maior a área mais fácil o calor é liberado, é acrescentado um fan (ventilador) para aumentar a circulação de ar e assim liberar o calor com mais facilidade/velocidade.

O ultimo avanço na área de AC são as Heat Pipes.

coolerg.jpg

Exemplo de "Heat Pipes"

Esses tubos que são bem populares hoje em dia, são tubos de material metálico (normalmente cobre), ocos por dentro onde é retirado o ar e preenchido com um “coolant” (refrigerante , não ‘e de beber não :lol: ) que pode ser do tipo mais variado, dependendo do fabricante e da performance que se deve atingir, como água, etanol, acetona, mercúrio, etc. ou uma outra combinação “secreta” qualquer.

O principio é que o liquido deve evaporar na base de contato do bloco e sobe para parte de refrigeração (aletas) e ao condensar descer novamente a base fechando o ciclo.

Apesar desse avanço, o AC esta chegando a um ponto onde os melhores cooler são “Mamontes” com mais de 1,5kg em peso e um tamanho que muitas vezes não permite a instalação deles em muitos cases.

Quais as vantagem e desvantagens do AC e do WC no simplificado?

AC Vantagens:

  • Baixo custo ou custo zero
  • Fácil manutenção
  • Fácil instalação
  • Fácil limpeza

AC Desvantagens

  • Performace
  • Barulho

WC Vantagens:

  • Performance
  • Silencio

WC Desvantagens

  • Custo
  • Difícil Manutenção*
  • Limpeza*
  • Difícil instalação*

* Esses três pontos são relativos e diretamente relacionados com a capacidade do usuário (ou do ponto de vista dele)

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O que eu preciso para fazer um Water Cooler?

Os componentes básicos de um Ring são:

- Bomba

- Radiador

- Bloco(s)

- Conectores

- Mangueira(s)

- Cooler (liquido de refrigeração)

cooler1a.th.jpg cooler2m.th.jpg

Exemplo Cpu block com conectores e Bomba

cooler4.th.jpg cooler3.th.jpg

Exemplo de tubo UV e de Radiador

Blocos

Os blocos são uma das pecas importantes no seu WC, são eles os responsáveis por absorver o calor do componente e repassar ao liquido.

Os blocos podem ser encontrados para praticamente todos os componentes de um computador, o mais importante é planejar a suas necessidades e caso for, planejar o futuro update cuidadosamente.

Os blocos mais comuns:

CPU Block

Existem duas escolas relativas a blocos a de “Alta Restrição” e a de “Baixa Restrição”.

A de Alta Restrição favorece uma passagem mais lenta do liquido dentro do bloco (mais resistência) facilitando a transferência de calor para o liquido, a desvantagem desse sistema é que ele necessita de mais potencia da bomba, fazendo com que ela trabalhe mais pesado e se você tiver mais de um bloco no mesmo loop a refrigeração do segundo bloco será comprometida.

A de Baixa Restrição favorece uma passagem a mais rápida do liquido dentro do bloco, isso dificulta a transferência de calor do bloco para o liquido, mas favorece o trabalho da bomba, aumentando a velocidade de circulação de liquido no loop e caso você tenha mais de um bloco no mesmo loop o segundo bloco não será tão prejudicado.

Mas na minha opinião hoje em dia essas duas escolas estão se fundindo, com o surgimento de uma engenharia mais elaborada (o WC é relativamente novo) e o uso de micro fissuras nos blocos e alta qualidade na fusão/maquinaria, eles estão adquirindo as propriedades das duas escolas: alta circulação de liquido e alta absorção de calor. Os blocos modernos estão cada vez mais utilizando menos material metálico, a base esta ficando mais fina e leve, dando mais ênfase a qualidade do material e a engenharia empregada.

cooler5.th.jpg

Bloco tipo antigo, pesado, alta restrição, normalmente feito por “encomenda” no torneiro local.

cooler6.th.jpg cooler7.th.jpg cooler8.th.jpg

Bloco mais moderno, utilizando micro filamentos, baixa restrição e alta qualidade de fundição/maquinaria.

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VGA Water Blocks

No caso de blocos para placas gráficas deve se salientar que você vai encontrar de dois tipos:

1. GPU only

Esse tipo de bloco cobre apenas o processador da sua placa gráfica, apesar disso ele é mais eficiente que o sistema de AC (mesmo os aftermarket), o importante é oferecer refrigeração ao outros componente da placa, como os blocos de memória e os nosfet que esquentam pra caramba.

cooler9.th.jpg cooler10.th.jpg

Bloco “GPU only” e conjunto de Coolers para memória e nosfets

2. Full cover

Esse tipo de bloco cobre toda a placa, refrigerando o GPU e os componentes adjacentes sem a necessidade de acessórios.

cooler11.th.jpg

Bloco para HD4870X2 (o meu :D )

A vantagem do “GPU only” é flexibilidade, caso você troque de VGA existe a alta possibilidade dele servir na sua nova placa a desvantagem é a dificuldade/demora na instalação (existem alguns fabricantes que oferecem acessórios específicos para esses tipos de blocos, facilitando a instalação e melhorando a performance, mas são disponíveis apenas para as placas mais populares).

A vantagem do “Full Cover” é a performance/instalação, a desvantagem é que ele serve unicamente para um tipo de placa, o custo de um full cover também é maior, por isso normalmente ele é usado em sistemas com placas de maior performance e relativamente mais “quentes”.

cooler12.th.jpg

GPU only com “heatsink” em uma GTX260

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Mobo Blocos

Refrigerar a mobo é uma das coisas que muitos estão a procura hoje em dia, cada vez mais as mobos estão ficando mais e mais quentes e muitas mobos high-end já vem com blocos de WC na NorthBridge (um dos componentes que mais esquentam e o mais importante em uma mobo)

A maior dificuldade no caso da mobo ‘e comprar um conjunto compatível, já que os fabricantes e as series variam de uma pra outra de modo gritante.

Antes de comprar pesquise muito e verifique se o bloco é compatível, na hora de retirar os blocos/pipes da mobo é também o momento de pesquisar muito e verificar se você esta fazendo a coisa certa, é fácil danificar uma mobo e a sua garantia é cancelada caso você retire os blocos/pipes então pense bem, pense novamente e haja com cuidado.

Dica: na hora de retirar os blocos você vai notar que eles estão “colados” com a mobo, isso é devido ao tipo de pasta térmica utilizada pelos fabricantes (supostamente você não deve retirar os blocos), utilize um secador de cabelos para aquecer a pasta e assim retirar o bloco sem danificar a mobo.

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Bloco NB especifico (para um único tipo/serie de mobo)

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Bloco para NB/SB flexível (para vários tipos de mobos)

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Bloco para os Nosfets

Existem muitos outros tipos de blocos, como para as memórias e HD. Mas nesse típico não entrarei mais detalhadamente por serem muito específicos e normalmente procurados por pessoas já com uma maior experiência em WC.

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Bomba

A bomba é senão o mais importante componente no seu WC e deve ser escolhida com cuidado, pensando no presente e no futuro.

Existem dois tipos de bombas no mercado as de DC 12V que você conecta em um molex direto na fonte do computador e as AC que você deve conectar externamente. As bombas AC são em geral mais potentes mas também são mais difíceis de instalar.

O maior fabricante de bombas para PC é a “Laing” (mas não é o único) que inclusive fornece bombas para outros fornecedores de WC que em geral são “remarcadas”.

Ao comprar a sua bomba, dois pontos são importante a “pressão” e o “fluxo”

A pressão mede a “forca” da bomba o quanto de água ela pode “empurrar”.

O fluxo mede quanta água passa por ela em um determinado período de tempo.

Normalmente a regra é quanto mais blocos você tiver mais “pressão” a bomba deve ter.

bomba1y.th.jpg

Laing DC Vario 12V, uma das mais potentes do mercado pressão de 3.7 metros e fluxo de 1500 litros por hora e possui velocidade variável.

bomba2b.th.jpg

Bomba Thermaltake, pressão ???? (não encontrei, se alguém souber por favor), 500 litros por hora.

Um acessório importante que pode aumentar o desempenho de alguns modelos de bomba chama-se “Plexi Tops”, são partes superiores das bombas especialmente desenhados para favorecer o fluxo e pressão da bomba, algumas podem ser compradas com o ele já instalado ou pode se comprar a parte, alem de alguns servirem como reservatório também.

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Plexi Top e Plexi com reservatório

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Bomba sem Plexi e o mesmo modelo com Plexi instalado

Como a bomba nada mais é que um motor, por causa da vibração natural produzida (que pode ser menor ou maior dependendo do modelo, mas sempre existente) é recomendado utilizar um material absorvedor para garantir que o seu Pc não se torne uma Banda Heavy Metal, muitas bombas já vem com algum tipo de material, mas é sempre bom pesquisar para garantir a melhor opção possivel.

bomba7.th.jpg bomba8.th.jpg

Gel e kit anti-vibracao

Um ponto muito “importante” é a escolha do local de instalação da bomba, como sendo um mecanismo móvel, você não pode garantir que não ocorra um vazamento em um futuro próximo. Para garantir no caso de vazamento o menor dano possível aos componentes do PC é altamente recomendado que se instale a bomba na parte mais inferior possível do computador, assim o liquido deve escorrer diretamente para fora do computador sem danificar os componentes internos. Instalar a bomba na parte inferior do sistema também favorece outros pontos como a retirada de ar do sistema, etc. e não prejudica o seu desempenho.

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Radiador

O radiador em seu loop é o responsável na eliminação do calor absorvido pelo liquido dentro dos blocos repassando esse calor para o ar.

O radiador nada mais é que um conjunto de tubos com um conjunto de aletas entre eles, ele é desenhado para maximizar o seu trabalho, como exemplo os tubos são achatados, aumentando a sua área de contato com as aletas e facilitando a passagem do ar.

radiador1.th.jpg

Nessa foto você pode notar os tubos (bem achatados) e as aletas em zigzag.

Ao instalar os fans no seu radiador você deve notar como estão esses zigzags das aletas, caso as aletas sejam espaçadas entre si você pode usar fans com velocidades reduzidas para melhor desempenho, caso sejam apertadas (pouco espaço) utilize fans com alta velocidade para um melhor desempenho . Radiadores duplos normalmente exigem fans de alta velocidade ou a instalação em sistema duplo (push-pull) em baixa velocidade.

Os radiadores se diferem em Tipo de passagem, tamanho e material

Os radiadores tem dois tipos de passagem de água: simples ou duplo.

thumbnmail.png

Esquema da passagem simples e dupla

Os radiadores de passagem simples em geral são mais finos e leves, facilitando a instalação, mas possuem baixo desempenho comparados com os de passagem dupla, mas consequentemente maiores, mais pesados e em geral mais caros, mas de qualquer maneira é sempre recomendado os de passagem dupla.

O tamanho dos radiadores se baseia nos fans de 120 mm e são divididos em únicos, duplos, triplos e quádruplos, respectivamente para 1, 2, 3 e 4 fans, quanto maior o radiador maior a sua capacidade de absorver e eliminar calor, mas consequentemente mais espaço ele necessita, evite usar radiadores únicos (mesmo os duplos) o desempenho oferecido vai ser similar ao AC.

Normalmente você pode anexar fans em um único lado do radiador ou nos dois (push-pull).

A instalação do radiador pode ser interna ou externa, no caso da instalação externa normalmente é necessário um adaptador como o RadBox da Swiftech.

radiador3.th.jpg

Radiador duplo instalado externamente com ajuda do Radbox.

Internamente muitos cases já vem adaptados para receber radiadores únicos, duplos ou triplos, você deve checar antes de comprar ou será necessário meter a mão na massa, ou melhor, na serra.

radiador4.th.jpg

Exemplo de radiador triplo de dupla passagem.

O material usado nos radiadores na grande maioria dos fabricantes é cobre, mas também pose ser encontrado radiadores de alumínio.

Mas qual a diferença?

Bem todo metal tem uma capacidade de absorção, transmissão e difusão de calor e o cobre é um dos melhores e é pro isso que ele é amplamente utilizado em computadores, tanto no AC como em WC. Mas em contra partida ele é pesado e tem um processo de fabricação mais complicado.

Já o alumínio não tem a capacidade térmica do cobre mas é mais fácil de trabalhar e leve.

Mas de qualquer maneira não justifica, fico com o melhor e pronto?

Bem ai entra um pequeno detalhe, chamado “solda”. Quando o radiador de cobre é fabricado para unir os tubos com as aletas é usada “solda” que pode variar em qualidade e quantidade, mas uma coisa é certa ela é uma péssima condutora de calor. Isso faz com que o desempenho do radiador se comprometa e é necessária a utilização de técnicas/maquinário avançado na fabricação para garantir o melhor desempenho possível com a menor utilização de solda aumentando o preço final do produto.

Já no caso do alumínio a “solda” utilizada é “alumínio”, ou seja, o mesmo material, então não há perda de desempenho garantindo um resultado similar ou superior ao cobre. Porque o radiador de alumínio não é tão popular quanto o de cobre eu já não sei precisamente, mas acredito que seja pelo preço da matéria prima e a necessidade de maquinário/pessoal especializado na sua fabricação, caso contrario do cobre onde o maquinário, material e pessoal é farto.

radiador5.th.jpg

Radiador quádruplo em alumínio da Koolance.

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Reservatório

Ao instalar um reservatório no seu loop você vai garantir uma passagem uniforme de liquido no sistema, mas silencio (as bolhas de ar se prendem no reservatório, eliminando um ruído muito desagradável, no meu ponto de vista) alem de facilitar a reposição de liquido no sistema.

Os reservatórios podem ser encontrados nos mais diferentes tamanhos e formatos, mas eles se diferem basicamente em dois: “internos” ou “drive bay”.

O modelo interno é mais flexível, pode ser instalado em uma posição mais confortável dentro do computador e facilitam a reposição de liquido, mas não garantem um “visual check” no liquido ou no funcionamento do sistema.

O modelo drive bay é encaixado em um dos slots para CD/DVD do seu case, eles permitem uma visualização e checagem “tempo real” do liquido no sistema, mas não garantem uma facilidade na reposição do liquido.

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Reservatório tipo “interno” e Reservatório interno com bomba integrada

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Reservatório tipo “Drive Bay” e tipo “Drive Bay” duplo.

Na impossibilidade de se usar um reservatório, você pode optar um “T line”, basicamente você pode instalar um “T” e usar ele como um pequeno reservatório e ponto de recarga do sistema colocando um “Fill port” no final.

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Exemplo de “T” line e exemplo de “Fill port”

Apesar disso ele é bem menos eficiente que um reservatório, e é utilizado mais como ponto de recarga para reservatórios tipo bay (em alguns casos).

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Conectores e Mangueiras

Neste ponto nos vamos nos esbarrar com um dilema chamado “qual o tamanho do tubo devo usar”

Antes de entrar nos “ditos cujos” vamos falar um pouco sobre esse problema.

Os tamanhos encontrados no mercado variam muito, mas a questão normalmente esta em “qual o melhor para o meu loop”.

O que normalmente é dito: tubos de maior espessura devem ser usados em “loops” curtos, otimizando a passagem do liquido. O problema é que essa “ideia” é altamente questionada, não havendo um definição certa em relação ao resultado final. Meu WC utiliza 10/8 mm uma medida normalmente considerada “fina”, mas não me resultou em perda de eficiência.

O que eu levo mais em conta é: disponibilidade de material para compra, facilidade de instalação e principalmente “qualidade do tubo” nada adianta um tubo de 1/2” que vai “dobrar” na primeira curva.

Mangueiras/Tubos

As mangueiras que devem ser utilizadas no WC devem ter três prioridades, flexibilidade, resistência química, compatibilidade.

Flexibilidade: as mangueiras devem oferecer um alto grau de flexibilidade sem comprometer o formato do tubo, muitos tubos parecem ser bem flexíveis,

mas quando curvados tendem a tornar o tubo “chato” outros são muito rígidos ocasionando “dobras”, isso esta diretamente relacionado com a qualidade do tubo e não a sua espessura, mas é claro tubos mais grosso tendem a ter mais dificuldades com curvas fechadas, para evitar isso você pode usar um “SmartCoils” que basicamente é uma espiral em material plástico que vai ajudar o tubo a manter a sua forma.

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Exemplo de SmartCoils UV

É importante você procurar evitar ao máximo a troca de diâmetros de tubos dentro do loop, essa troca pode prejudicar em muito o desempenho do sistema.

A Mangueira deve ter resistência química porque você vai utilizar algum produto químico no liquido de refrigeração com absoluta certeza.

A mangueira deve ter uma medida compatível com os conectores, com absoluta certeza vai haver variações mas devem ser mínimas, pare evitar vazamentos e rachaduras.

Conectores

Você vai encontrar os conectores nos mais diversos formatos, mas apenas em dois tipos, um deles com duas variações.

O primeiro tipo é o conector “rebarba” que pode ser encontrado com “rebarba simples” ou “com rebarbas múltiplas” (duas variações)

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Conector de rebarba simples Conector de rebarba múltiplas

Você pode notar que um conector é formado por duas partes uma onde vai a mangueira e outra onde esta a rosca para colocar o bloco, essa rosca tem tamanho 1/4" (independente do tamanho da rebarba) e é um tamanho padrão para a grande maioria dos blocos, caso o bloco utilize uma medida diferente normalmente ele acompanha um adaptador e tubos para ser instalado, mas na hora de comprar sempre “dual check”.

Para instalar esse adaptador você tem a necessidade de usar uma “braçadeira” que pode ser encontrada em diversos modelos, o mais importante é não apertar em demasia para não danificar o conector e principalmente a mangueira.

thumbnmail.pngmang5.th.jpg

Braçadeira metálica e braçadeira tipo “clipe” plastica

O segundo tipo é o de “pressão”.

Esse tipo é o que da um “Visual” mais limpo e profissional ao seu loop, mas em contra partida não é fartamente encontrado, especialmente em certas medidas.

O grande problema desse conector é que ele necessita de uma instalação cuidadosa e profissional, apesar de garantir uma possibilidade de vazamento (quando instalado corretamente) perto do zero, por outro lado ele oferece grandes dificuldades na instalação.

Com a fixação do conector a mangueira não tem giro livre e também não é fácil de ser retirada, desse modo você deve operar com procedimento, tipo mangueira -> conector -> bloco -> conector -> mangueira assim sucessivamente, todos os blocos devem estar livres (muitas vezes você tem que girar o bloco no conector e não o contrario) caso oposto vai torcer a mangueira. Ate chegar ao conector final que deve ser de “giro livre” que vai garantir você conectar a mangueira e em seguida o conector no bloco sem torcer a mangueira. Você deve estudar o seu ring para garantir o melhor procedimento de instalação, às vezes algo bem complicado.

mang6.th.jpg

Conjunto de Blocos com conectores tipo “pressão” :cool: .

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Conector simples e conector com “giro livre”

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Liquido

O instrumento de repasse do calor dos blocos para o radiador é o liquido que você tem no seu ring, então ele deve ser tratado com respeito.

Utilizar água da torneira pode acarretar uma serie de problemas ao seu ring, ela contem uma serie de químicos e metais que podem prejudicar o desempenho e danificar os componente em médio/longo prazo.

Para isso é recomendado utilizar um dos diversos líquidos disponíveis já prontos e específicos para WC que existem no mercado, e ai você pode usar o seu gosto de “rosa pink UV” ate “preto”.

Mas qual é o melhor?

O melhor produto químico para se usar no seu WC é “Água”.

A água possui uma das melhores características termo condutiva, independente do seu preço irrisório.

Mas eu estou falando de água H2O e não água+metais+químicos+etc, você deve usar água destilada ou duplamente destilada se for possível.

Agora existe o lado ruim da historia, como sempre.

A água pura pode acarretar um efeito chamado “efeito bateria”. Isso ocorre quando dois metais diferentes são submergidos eles tendem a trocar energia entre si, sendo que com isso um vai ser corroído e outro vai ser receber os sedimentos, alem de tornar a água “acida”, isso pode ser evitado utilizando metais de mesma composição, mas você nunca vai saber se não existe outros tipos de metais no seu ring (dentro da bomba, do radiador, nos conectores), nem tampouco se são exatamente iguais em sua composição..

Outro problema da água pura é a “alga”, com o tempo ela pode começar a aparecer no ring, entupindo caneletas e blocos ao ponto de prejudicar o fluxo de água no loop, alem de dar a aparência de “aquário sujo” no seu reservatório.

Para evitar esses problemas é necessário colocar um aditivo.

liq1x.th.jpg

Bomba corroída.

Aditivo de carro serve?

No inicio do tópico eu disse que os sistemas têm o mesmo principio, mas a similaridade termina ai.

No caso dos carros o aditivo, tem como objetivo evitar que a água congele ou ferva, bem como proteger o sistema contra corrosão.

No sentido de proteger contra corrosão ele cumpre a missão, mas quanto à alga pode deixar a desejar, mas de qualquer maneira o etileno-glicol que é a base do anticongelante do aditivo para carros é extremamente tóxico o que pode garantir que a alga não vai aparecer no seu ring.

E caso você utilize esse tipo de aditivo eu recomendo diluir em 1X10 já que ele é muito viscoso e pode comprometer o fluxo de liquido.

Mas de qualquer maneira eu recomendo o uso de um aditivo apropriado, pronto para uso ou para ser colocado na água destilada.

liq2.th.jpg liq3.th.jpg

Aditivo “prontopara uso” UV e aditivo “para água”

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Acabei de ler tudinho e é realmente muito interessante, tirou muitas de minhas dúvidas, ando pensando em colocar um water cooler futuramente no meu pc :D

Só fiquei com dúvidas na parte dos conectores dos blocos, mas ainda assim foi muito útil ^_^

Vou aguardar a parte de instalação pra ver se sana minhas dúvidas, vou decorar esse tutorial todo antes de montar um sistema WC no meu pc :lol:

PS: Adoro muito a koolance :wub: , tem as peças mais lindas e eficientes que ja ví :wub: , o único problema é só o preço, sendo que nem sei se seria fácil de importar pra cá :(

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Instalação, Teste e Opções :D

O Ring

A ordem dos componentes na instalação do WC é muito importante.

ringewx.th.jpg

Esse é um exemplo de “Ring perfeito”, dois pontos devem ser observados nessa ordem, o Radiador deve ficar antes do(s) bloco(s), isso garante a água na melhor temperatura possível, ou seja, uma melhor refrigeração do sistema. Segundo, não importa quantos blocos o loop tenha o reservatório deve ficar sempre antes da bomba.

Existe uma certa disputa no ponto de vista de que o radiador deva ficar antes ou depois dos blocos. Alguns dizem que o melhor é manter o radiador após os blocos, assim garante uma água mais fria antes dela retornar ao loop, eu já acho mais eficiente o radiador antes dos blocos, pela facilidade de instalação e acima disso pela garantia de que a água vai estar em sua melhor temperatura possível antes de entrar nos blocos, mas isso é um ponto de vista.

Montando o Water Cooler

1. Área X Ponto

No WC existe algo importante a se considerar, o “ponto de refrigeração”. Enquanto o AC oferece “área de refrigeração”, ou seja, ele refrigera não apenas o componente em si, mas também ajuda na refrigeração da área ao redor dele, no WC isso não acontece e o bloco refrigera apenas o componente em si (ponto de refrigeração).

Dessa maneira é importante considerar como vai ser trabalhada a refrigeração dos componentes não abrangidos pelo WC, reguladores de tensão, por exemplo, são componentes que esquentam muito e se não forem devidamente refrigerados podem fazer a mobo “fritar”, considere isso quando for planejar o se WC e providencie/garanta a refrigeração de todos os importantes componentes do seu computador.

Eu por exemplo coloco um fan direcionado a NorthBridge, isso garante uma melhor temperatura e circulação de ar no local.

2. Planejamento

Como na maioria dos casos o WC é um projeto pessoal o importante é planejar todos os passos antes de executar o projeto, procure fazer um diagrama do seu Ring, verifique o tamanho do radiador antes de comprar, ele é uma peça grande e você pode ficar com “grandes” problemas caso compre em um tamanho que não se encaixe no seu computador, use um “diagrama” oferecido por diversos fabricantes antes de comprar como por exemplo esse http://www.koolance.com/water-cooling/includes/modules/image_browse.php?code=600&type=diagrams

Ao receber os componentes verifique se todos vieram corretos e se não há nenhum conector faltando, evite ficar no meio do caminho. Verifique se você “realmente” tem mangueira suficiente e alguma reserva no caso de erro.

Ao planejar o se Ring procure colocar o reservatório ou T-Line em uma posição o mais elevada possível em relação aos outros componentes isso vai facilitar em muito a “sangria” do sistema (mais detalhes na parte “sangria”).

Procure limpar internamente os componentes com água destilada (principalmente o radiador) e deixe secar antes de começar a instalação isso vai retirar impurezas que podem ter se acumulado durante o processo de fabricação/estoque/transporte. No caso do Radiador procure encher com água destilada e esvaziar e repetir o processo mais umas três vezes, uma alternativa é deixar ele cheio com “vinagre” por 1 hora, isso vai eliminar todas as impurezas, mas não deixe por muito tempo ou o vinagre vai “devorar” os outros componentes.

Na limpeza dos componente NÃO use água “torneral”.

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3. Instalando os Blocos

Agora esta na hora de instalar os blocos, para isso primeiro “LEIA” as instruções que acompanham os blocos “cuidadosamente” e “detalhadamente” quando se sentir seguro leia mais uma vez só pra garantir.

No caso de placas de vídeo (principalmente nVidia) verifique na internet como se deve retirar o stock cooler, muitos são bem “complicados” e devem ser retirados com cuidado, eu digo isso por um simples motivo, caso você retire o cooler você vai perder a garantia caso o fabricante “saiba” disso, então “garanta” que ele não vai saber da sua pequena aventura.

Apesar dos blocos terem um ótimo tratamento em relação a qualidade da superfície de contato isso não exclui a obrigatoriedade do uso de pasta térmica, aplique da maneira correta, caso não saiba pesquise no fórum.

*Atenção ao tópico “Usando Anel de pressão”

4. Instalando Bomba e Reservatório

Agora é à hora de instalar a Bomba, lembre-se que ela é uma peca mecânica e como tal vibra, procure usar um kit anti-vibração ou o material que acompanha a bomba.

Eu aconselho instalar a bomba na parte inferior do computador, caso haja um vazamento na bomba, que pode ocorrer a qualquer tempo a água vai sair do computador sem danificar nenhum componente.

O reservatório deve ser colocado como já dito na parte mais superior possível no Ring.

5. Radiador

Como sendo a maior peça do seu Ring eu a deixo por ultimo, caso você tenha que fazer algum “mode” no case isso deve ser feito primeiro e nesse caso eu instalaria o Radiador “primeiro” também, mas caso ele for instalado externamente fica bem mais fácil, garanta que ele está limpo antes de instalar.

No caso de instalação interna sempre pense que existe água “quente” dentro do radiador e que ele produz “calor” dessa maneira o importante é retirar esse calor de dentro do computador e não colocar ele para dentro. Esse é o motivo que na grande maioria dos WC você encontra o radiador na parte superior do computador, como o ar quente é mais leve que o ar frio ele não vai para dentro do computador, caso ele seja instalado na parte inferior o ar quente vai subir para dentro do computador e você deve planejar uma maneira de retirar ele.

Colocar fans para melhorar o desempenho do radiador é muito importante e você pode fixar eles em três maneiras “pull” (puxar), “push” (empurar) ou “push-pull”. No pull o radiador é colocado na parte externa e “puxa” o ar para fora através dos filamentos, no push o radiador é colocado na parte interna e “empura” o ar através dos filamentos e na ultima opção você tem fans nos dois lados.

No caso do “push-pull” é fortemente recomendado você instalar um controlador de velocidade para os fans, isso vai garantir que eles trabalhem na mesma velocidade, todo controlador de velocidade tem um limite de fans que normalmente são no máximo quatro ou seis. Se você tiver um radiador triplo vai ter ao total 6 fans o que já garante o uso total de um controlador e algo mais. Para evitar esse “desperdício” você pode conectar os fans em serie. Conectando 3 fans em serie você tem duas series ou seja vai usar apenas dois e ainda tem mais dois para outros fans do computador. Não se preocupe os controladores agüentam com folga três fans em serie. Essa operação não é muito difícil caso você se sinta um pouco inseguro de uma pesquisada na internet ou compre um cabo próprio para isso como esse http://www.koolance.com/water-cooling/product_info.php?product_id=642 que é para ate 4 fans.

*Importante, na hora de colocar os fans verifique o tamanho dos parafusos, se forem muito longos podem danificar as aletas e isso “não” é coberto pela garantia do fabricante.

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6. Tubos e Adaptadores.

Procure colocar os adaptadores antes de fixar o bloco, verifique se o anel de vedação esta no lugar e se não esta danificado. Ao rosquear o processo deve ser suave sem resistência, caso ocorra alguma resistência para imediatamente e verifique o que esta acontecendo, evite de todos os modos danificar o bloco. Ao final da rosca você deve sentir uma pequena resistência isso é devido ao contato do anel com o bloco, aplique um pouco de pressão e o adaptador vai chegar ao seu ponto final.

O corte dos tubos é algo importante e deve ser feito cuidadosamente, evite se apressar nesse momento, um corte errado pode garantir um vazamento.

tubo1.th.jpg

Um corte errado/ruim

tubo2.th.jpg

Um corte correto/bom

É importante nesse momento parar e planejar a disposição dos tubos dentro do case, dentro das suas possibilidades você deve evitar conectores “L” e “T” eles tendem a prejudicar a circulação do liquido, mas entre um tudo dobrado e um conector “L” fique com o conector.

Evite conectar blocos com uma mangueira muito “justa” isso vai facilitar dobras e o achatamento da mangueira, sempre procure manter a mangueira “confortável”.

Pense no dia de amanha, como vou retirar o bloco do cpu para uma possível troca, como vou retirar a vga para uma manutenção, como acrescentar um bloco no loop, essas e outras perguntas devem ser respondidas antes de se começar a cortar os tubos, as mangueiras devem oferecer folga suficiente para uma manutenção/upgrade regular.

Ao conectar a mangueira ao adaptador garanta que a mangueira vá ate o final, isso pode ser facilitado com um copo de água quente. Coloque a ponta da mangueira em água quente por alguns segundos e logo em seguida encaixe no adaptador, você vai ver que o trabalho é muito mais fácil, não faça isso com um isqueiro que você vai danificar gravemente a mangueira. Ao apertar os anéis de vedação garanta que você não danifique a mangueira, principalmente no caso dos de metal.

7. Especial “Anéis de Pressão”

Caso você decida por anéis de pressão, você já deve ter lido que eles não são fáceis de manusear, apesar de garantir “leak free” e uma ótima aparência ao Ring. O problema dos anéis é que ao rosquear ele ao adaptador existe a tendência do tubo de girar junto com o anel, caso a outra extremidade já estiver fixa isso vai fazer com que o tubo torça em alguma parte (muitas vezes pode se passar despercebido e prejudicar em muito o fluxo de liquido), isso pode ser amenizado passando um pouco de vaselina na extremidade externa do tubo, mas não garante um sucesso 100% e eu não gosto de misturar químicos na instalação.

Ao usar esse tipo de adaptador eu costumo fixar alguns dos blocos “temporariamente” (sem pasta), medir a mangueira, fixar o adaptador ao tubo e girar o bloco no adaptador e não o contrario. Claro que isso não é possível em todos os blocos e cada Ring deve ser estudado para facilitar a instalação o máximo possível.

Um ponto importante no caso desses adaptadores é que eles exigem o melhor corte possível no tubo, caso contrario eles podem facilmente “escapar” ao rosquear o anel.

Ao final do Ring você pode optar por usar um adaptador de giro livre que permite conectar o adaptador ao tubo e em seguida ao bloco sem correr o risco de torcer a mangueira.

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8. Enchendo o Ring

Agora que o seu Ring esta colocado e pronto para “rock-and-roll” esta na hora de encher ele com o seu liquido.

Esse processo que em um primeiro momento pode ser “fácil” na verdade não é e você pode facilmente colocar ele na lista de necessidades ao cortar as mangueiras ou comprar os componentes do seu Ring.

A sua maior preocupação neste momento são duas, evitar que o ar fique preso dentro do Ring e evitar que a bomba funcione a “seco”.

Para evitar que o ar fique preso você pode colocar o reservatório em uma posição superior a todos os outro componentes ou colocar todos os componentes em uma posição inferior ao reservatório.

QUE ?!?!?!?!?

Vou explicar, dependendo da posição do seu radiador o reservatório já vai estar em uma posição superior e isto já basta, mas muitas vezes o radiador vai estar em uma posição levemente superior ao reservatório.

Nesse caso você tem duas opções, retirar o reservatório e elevar a sua posição acima do radiador e claro após o termino do processo colocar ele de volta a sua posição original, ou retirar o radiador e colocar ele em uma posição inferior ao reservatório.

Retirar o reservatório pode ser um processo “penoso” é uma peça grande e normalmente em uma posição pouco confortável de se trabalhar, principalmente com tantos tubos em volta.

Mas ai entra outro problema, o radiador costuma prender bolhas de ar dentro dele com muita facilidade.

O processo “perfeito” para encher o Ring determina que o radiador fique em uma posição inferior a todos os outros componentes e que se possa “chacoalhar” ele durante o processo para retirar todas as bolhas de ar que possivelmente possam estar pressas. Esse processo é trabalhoso e muitas vezes é necessário retirar outros componentes/blocos também, mas isso eu deixo para você decidir.

Na pratica se o seu radiador estiver levemente acima do reservatório, deixe-o quieto e procure encher o Ring com o máximo de liquido possível, feche o reservatório e mexa o computador um pouco (ou muito) para cima, para o lado, você vai ver que o liquido do reservatório praticamente desapareceu, encha novamente e vá repetindo o processo. Quando abrir o reservatório faça com cuidado pode haver retorno de liquido, bem como você pode ter um surpresa e ver o liquido simplesmente desaparecer no Ring.

Após isso esta na hora de ligar a bomba, para isso você deve garantir que os outros componentes estejam desligados. Retire o conector de 24-pinos da sua mobo (o largo) isso vai garantir que o CPU e a VGA não ligue. Agora você deve enganar a sua fonte para isso com um pequeno fio ligue o cabo “verde” com outro cabo “preto” qualquer.

cabo1.th.png

Após isso ligue o computador na tomada, e a bomba vai começar a funcionar.

Lembre-se a bomba “não deve funcionar a seco” se isso ocorrer você pode danificar a bomba de maneira irreparável e não coberta pela garantia.

Logo a seguir desligue e encha o reservatório novamente, repita o processo por mais algumas vezes, ate você notar que não existe mais variação no nível do reservatório.

Deixe o computador ligado nesse modo por algumas horas e verifique se não há vazamentos, durante esse período você pode notar que o nível do reservatório vai baixar isso é devido as bolhas de ar que ficam “pressas” ao reservatório, complete se necessário.

Ao final do processo normalmente eu dou mais uma boa chacoalhada e verifico se o Ring não esta fazendo um barulho característico de bolhas presas, verifico os tubos se não tem bolhas pressas e caso necessário refaço o processo novamente.

Mas caso você esteja ansioso em testar o seu Ring, não se preocupe as bolhas com o passar dos dias vão ficar presas no reservatório e basta completar o nível quando estiver muito baixo.

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9. Parabéns

Você acabou de completar o seu primeiro “Water Cooler” basta conectar o cabo de força na mobo e “enjoy”.

Sempre fique de olho no nível do reservatório e se a sua bomba esta funcionando corretamente nos primeiro dias. É recomendado checar se há algum vazamento após uma semana ou duas.

10. Desempenho

É difícil falar sobre desempenho em um Ring de WC já que é uma instalação muito pessoal e nos casos de testes comparativos com AC eu também fico na duvida, por exemplo, se ele for efetuado em um ambiente com ar condicionado vai diretamente favorecer o AC e prejudicar o WC.

Vou colocar apenas resultados do meu Ring.

- Processador Q9550 a 3.5ghz.

- VGA HD4870X2

Com AC usando o Stock da VGA e um Zalman 9700 no CPU (stock não agüenta esse over) a 3.3GHz nao consegui estabilidade no AC em 3.5.

Temperaturas do CPU tiradas pelo PC Probe II programa de monitoramento que acompanha a minha mobo Asus Maximus e a VGA pelo CCC. Temperatura ambiente sem ar condicionado em torno de 28º C (verão inglês).

Processador AC

Uso regular: 48º C

Em jogo: 68º C

VGA AC

Uso regular: 58º C

Em Jogo: 78º C

Processador WC

Uso regular: 45º C

Em jogo: 51º C

VGA AC

Uso regular: 56º C

Em jogo: 82º C (um barulho imenso parece um avião)

VGA WC

Uso regular: 47º C

Em jogo: 48º C (????? Também não entendi)

A grande vantagem que eu vejo no meu Ring é a estabilidade da temperatura do processador em qualquer condição e a incrível baixa temperatura da VGA e acima de tudo o silencio de não ter o cooler da vga (um alivio imenso).

11. Alem do tópico

Existem vários kits para WC alguns externos como o Zalman Reserator 1 v2

zalman1.th.png

Que é externo e não tem necessidade de fans.

Ou tipo bay como o Thermaltake Bigwater 780E onde varios componentes estão juntos em um único modulo.

zalman2x.th.jpg

Esses kits “ready-to-go” são recomendados pela sua praticidade, mas você deve verificar o desempenho de alguns que muitas vezes são piores que um bom AC.

Outra maneira é refrigerar o seu querido PC mergulhando ele em “óleo mineral”, isso mesmo óleo, já que o óleo é um péssimo condutor de eletricidade ele vai fazer o trabalho de refrigerar todos os componentes do seu computador e fazê-lo totalmente silencioso, já que é necessário retirar todos os fans.

oleo1.th.jpg

Mas na verdade algo muito pouco pratico e com certo “efeitos colaterais”.

E finalmente existem os absurdamente caros “single stage phase change cooler” que nada mais são que um pequeno refrigerador, que faz com que o seu CPU trabalhe em uma temperatura INFERIOR ao ambiente, mas o seu preço proibitivo e total falta de possibilidade de expansão muitas vezes não justifica o investimento.

oleo2.th.jpg

Outras formas de refrigeração “exóticas” existem a disposição dos mais aventurosos, como por exemplo o uso do “Principio Peltier” o qual vou deixar vocês a vontade para pesquisar.

Bem Galera agora é ponto final, espero que todos tenham gostado do tópico, valeu. :cool:

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1º parabens pelo tópico, muito explicativo e completo, apesar de WC ainda ser um investimento fora do meu alcance, mas quem sabe futuramente não vou usar um então, vou guarda essas informações como um tutorial completo sobre WC :D ...

mais uma vez, obrigado !!

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  • Membro VIP

Um tópico excelente amigo, estava pensando em mudar a minha configuração e colocar um WC mais não fazia a ideia de como montar e instalar mais depois desses passo a passo está bem mais fácil eu mesmo poder instalar e montar.

Abraços amigo e muito obrigado pela bela explicação.

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Parabens pelo topico Beto, é muito completo e auxilia bastante, um dos melhores que eu ja vi, você colocou em uma linguagem bem simples, ficou muito fácil de entender, gostei demais.

Um projeto assim, completinho, que tenha um desempenho melhor do q um AC que custa 200 reais por exemplo, quanto sai um WC de desempenho equivalente?

Obrigado, parabens de novo xD

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Hi Dragu, em relação a precos eu nao posso ainda informar, morro na Inglaterra nao sei das disponibilidades e precos no Brasil :( . Como disse a tecnologia WC 'e relativamente nova e mas esta rapidamente se expandindo o que deve garantir bons precos no futuro.

Um otimo kit basico de super fácil instalacao e que pode ser facilmente fixado em qualquer case 'e o Swiftech Compact Watercooling Kit : H20-220 que custa em media aqui £ 125,00 o que daria em torno de R$ 400,00 e supera qualquer AC no mercado, ele vem completo nao ha necessidade de se comprar absolutamente nada extra.

Valeu.

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