Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

  • Membro VIP

Beto, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente tópico. Vai ajudar muita gente a esclarecer suas dúvidas a respeito do WC. Muita gente acha um bicho de 7 cabeças, mas com tempo percebe que não é nada tão complexo quanto se pensava.

Estou há quase 1 ano já mexendo com WC e já estou partindo para o meu 3º sistema de WC.

Só gostaria de fazer uma observação no seu texto. você cita sobre a "sangria" do sistema e diz que vai falar mais pra frente, mas não fala. Gostaria muito de discutir esta parte pois é justamente uma das partes mais "chatas" do WC: a hora de desmontar!!

Outra coisa que acho que seria legal citar é a famosa "corrosão galvânica", que ocorre quando se misturam materias como cobre e alumínio em um mesmo loop.

No mais, parabéns novamente.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi High-tension, muito obrigado, 'e bom saber que tem mais gente na area ai no Braza.

Em relação a sangria eu realmente estou a dever, mas vou corrigir isso assim que terminar o anexo sobre modulos compactos.

Em relação a corrosao galvanica eu falo dela usando o popular nome "efeito bateria" eu acho que usando esse nome chama um pouco mais de atencao e o pessoal acaba pondo aditivo na agua ou usando um produto pronto, mas se voce achar necessario posso montar um destaque pela ele. Qualquer coisa estou a disposicao, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, seu topico tá otimo me ajudou muito, so gostaria de pergutar uma coisa já tenho um WC instalado no meu pc, ele veio junto com o gabinete da thermaltake Armor+Lcs VH6000 Series, so q tem um radiador pro block da cpu, so q estou pensando em estenter para as placa de video, poi acabo de montar em sli duas gtx280 superclocked da evga, estava pensando em comprar um radiador q vi ele pega 4fans de 120mm duas de cado lado ja pelo tamanho pois no fundo do meu gabinete tem espaço suficiente pra ele, mas gostaria de saber se teria de trocar a bomba pois sei q ele tem uuma gapacidade de 500L/h, mas tava ensando em deixar o radiador q veio no gabinete teria de fazer uma conexão pra q os dois trabalhem junto com um ai acho q consegueria uma refregeração melhor ai queria saber de você o q acha.

pc do syslar: nForce790i ultra, sli 2x gtx280 evga superoverclock,

Q9450 2,66 ghz 12mb l2 cache, 4gb ddr3 1333mhz pariot, 2HDS (maxtor e Samsung) 1tera maxtor buffe de 32mb e 320 gb Samsung 16mb buffe, fonte Thermaltake toughpower de 1200watts real, Gabinete; Thermaltake Armor+LCs VH6000 series (watercooling).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hi High-tension, muito obrigado, 'e bom saber que tem mais gente na area ai no Braza.

Em relação a sangria eu realmente estou a dever, mas vou corrigir isso assim que terminar o anexo sobre modulos compactos.

Em relação a corrosao galvanica eu falo dela usando o popular nome "efeito bateria" eu acho que usando esse nome chama um pouco mais de atencao e o pessoal acaba pondo aditivo na agua ou usando um produto pronto, mas se voce achar necessario posso montar um destaque pela ele. Qualquer coisa estou a disposicao, valeu.

Opa, desculpa Beto, não tinha visto esta parte do "efeito bateria". você cita dentro da parte de "Líquidos" que o uso de diferentes metais pode causar uma corrosão excessiva. Perfeito. Porém eu colocaria um alerta também na parte de "Radiadores" e "Blocos", pois geralmente são os mais fáceis de identificarmos do que são feitos. Por exemplo, alguns radiadores (da Thermaltake principalmente) são de alumínio e a maioria dos blocos são de cobre. Deixa um comentário nestas partes apenas para alertar a pessoa a evitar comprar essas 2 peças de diferentes materiais. Com a utilização de dois metais e mesmo usando aditivos na água (que diminui bastante o efeito da corrosão), ainda assim o intervalo a manutenção deve ser menor do que um sistema que utiliza sempre os mesmos metais.

Mas o texto está excelente. Parabéns pelo empenho e paciência.

ola, seu topico tá otimo me ajudou muito, so gostaria de pergutar uma coisa já tenho um WC instalado no meu pc, ele veio junto com o gabinete da thermaltake Armor+Lcs VH6000 Series, so q tem um radiador pro block da cpu, so q estou pensando em estenter para as placa de video, poi acabo de montar em sli duas gtx280 superclocked da evga, estava pensando em comprar um radiador q vi ele pega 4fans de 120mm duas de cado lado ja pelo tamanho pois no fundo do meu gabinete tem espaço suficiente pra ele, mas gostaria de saber se teria de trocar a bomba pois sei q ele tem uuma gapacidade de 500L/h, mas tava ensando em deixar o radiador q veio no gabinete teria de fazer uma conexão pra q os dois trabalhem junto com um ai acho q consegueria uma refregeração melhor ai queria saber de você o q acha.

pc do syslar: nForce790i ultra, sli 2x gtx280 evga superoverclock,

Q9450 2,66 ghz 12mb l2 cache, 4gb ddr3 1333mhz pariot, 2HDS (maxtor e Samsung) 1tera maxtor buffe de 32mb e 320 gb Samsung 16mb buffe, fonte Thermaltake toughpower de 1200watts real, Gabinete; Thermaltake Armor+LCs VH6000 series (watercooling).

você vai usar waterblocks nas VGA's tb?

Não é nada fácil estimar se uma bomba dará conta sem conhecer as restrições de todos os componentes. Mais importante do que a quantidade de litros por hora que a bomba faz, a pressão que ela tem (coluna d'agua) e a capacidade restritiva de cada block/radiador são fundamentais neste caso.

E por falar em corrosão galvânica, cuidado com este kit da TT, pois o radiador é de alumínio e o bloco é de cobre. Faça sempre as manutenções regularmente e jamais deixe a água sem aditivos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvidas:

De qual espessura teria que ter o bloco? 15mm, 20mm . . .

No caso de um bloco de 20mm, eu faria um furo e colocaria um tubo para circulação da água de diâmetro interno 5mm, as ranhuras (os trilhas dentro do bloco), teriam que ter os mesmos 5mm?

Qual desenho certo das ranhuras dentro do bloco?

Seria um U de cabeça para baixo, ou um M para pegar uma área maior do bloco.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Nocyvo, nesse link tem a contrucao de alguns blocos de WC, eu nao posso oferecer muito mais, nao tenho condicao alguma aqui em UK de fabricar nada, os custos sao absurdos :o

http://images.google.co.uk/imgres?imgurl=http://www.webx.dk/oz2cpu/pcmod/water-block-chip38.jpg&imgrefurl=http://www.webx.dk/oz2cpu/pcmod/water.htm&usg=__xdS1qVZgEFQRjdagBJ940q9SfwE=&h=272&w=271&sz=17&hl=en&start=116&um=1&tbnid=EDV_GhhiyUC_DM:&tbnh=113&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Dpc%2Bhand%2Bmake%2Bwater%2Bcooler%2Bblock%26ndsp%3D21%26hl%3Den%26sa%3DN%26start%3D105%26um%3D1

Mas eu recomendaria a compra de um bloco, os blocos fabricados possuem uma ferramentaria para construcao bem mais elaborada.

Se voce conseguir eu recomendaria esse http://www.gigabyte.com.tw/Products/LiquidCooling/Products_Spec.aspx?ProductID=2345 para o seu caso, mas nao 'e muito fácil de se conseguir.

Espero ter ajudado valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qui em casa tem 2 Tornos, Plaina, Maquina de solda e uma lixadeira.

Maquinário pra fabricação eu tenho, e como o meu bloco vai ser personalizado eu teria que fazer um mermo

Mas aqui está ruim de achar cobre

Cara.....

Excelente ajuda a sua

Tem todo o bizu do desenho e ainda tem um cooler que tava querendo fz

Air cooler com WC

Muy fueda

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Outra coisa que acho que seria legal citar é a famosa "corrosão galvânica", que ocorre quando se misturam materias como cobre e alumínio em um mesmo loop.

Isso quer dizer que nao seria uma boa usar um waterblock de cobre com o radiador de aluminio?

porque to pra montar meu primeiro WC e meio q to bolado com certas coisas, mais o topico é excelente, já ajudou muuuuuuuito.

Não sei se é o local certo mas, gostaria de uma ajuda para montar o meu WC,, escolhi algumas peça baseado em referencias diversas. A Swiftech foi muito bem recomendada, e o preço é razoavel, ouvi falar muito mal da thermaltake então....

Ate agora está entre esssas:

- Bomba de Água Swiftech MCP655-B 1200L/H 12VDC (72839)

- Aditivo Concentrado Swiftech HydrX Coolant 50ml

- Radiador 2x120mm Swiftech MCR220-QP-Res Quiet Power Series

ou

Radiador 2x120mm Swiftech MCR220-QP-K Quiet Power Series

ou

Radiador 3x120mm Swiftech MCR320-QP-K Quiet Power Series

Grande duvida esta no waterblock e o reservatorio ( que eu creio que seja o menos importante.)

O Reservatorio, estava pensando em um da thermaltake de baia tipo:

- Thermaltake Aquabay M1 CL-W0032

Agora o Waterblock eu simplesmente nao faço a minima ideia qual o melhor (socket 775 Intel, para o processador da assinatura.)

Eu quero fazer um sistema WC no exato momento somente para OC do q9550, porém to pensando nas partes como bomba e radiador para um futuro upgrade no loop.

agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso quer dizer que nao seria uma boa usar um waterblock de cobre com o radiador de aluminio?

porque to pra montar meu primeiro WC e meio q to bolado com certas coisas, mais o topico é excelente, já ajudou muuuuuuuito.

Não sei se é o local certo mas, gostaria de uma ajuda para montar o meu WC,, escolhi algumas peça baseado em referencias diversas. A Swiftech foi muito bem recomendada, e o preço é razoavel, ouvi falar muito mal da thermaltake então....

Ate agora está entre esssas:

- Bomba de Água Swiftech MCP655-B 1200L/H 12VDC (72839)

- Aditivo Concentrado Swiftech HydrX Coolant 50ml

- Radiador 2x120mm Swiftech MCR220-QP-Res Quiet Power Series

ou

Radiador 2x120mm Swiftech MCR220-QP-K Quiet Power Series

ou

Radiador 3x120mm Swiftech MCR320-QP-K Quiet Power Series

Grande duvida esta no waterblock e o reservatorio ( que eu creio que seja o menos importante.)

O Reservatorio, estava pensando em um da thermaltake de baia tipo:

- Thermaltake Aquabay M1 CL-W0032

Agora o Waterblock eu simplesmente nao faço a minima ideia qual o melhor (socket 775 Intel, para o processador da assinatura.)

Eu quero fazer um sistema WC no exato momento somente para OC do q9550, porém to pensando nas partes como bomba e radiador para um futuro upgrade no loop.

agradeço a ajuda.

poder, pode sim.. mas você precisaria ter uma atenção maior ao seu sistema

o problema é a chamada corrosão galvânica, como já mencionado anteriormente, consegue-se burlar ou retardar em torno do 95-95% com aditivo na água ou utilizar um líquido refrigerante (coolant) apropriado contra corrosão e que também seja ante algas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certamente teria que ser um ótimo aditivo para conter a corrosão no caso de um WC com Alumínio e Cobre, fiz uma pequena pesquisa aqui onde trabalho, que é o Conselho Regional de Química, o que acontece no caso de usar esses 2 materiais diferentes, é que vai haver muita troca de eletrons, o que ocasiona a corrosão, algo parecido com aqueles portões de ferro que o pessoal tem na frente de casa, já notaram que a corrosão é sempre na parte bem inferior ? pois é ali que ocorrem as trocas de eletrons com o solo, como o portão perde os eletrons, ele vai sofrendo corrosão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Belther, sim voce tem um forte ponto a ser discutido ai, eu tambem estou notando a saida dos radiadores a base de 100% aluminio do mercado, o maior fabricante e fornecedor desses radiadores era a Koolance americana e ela ja trocou a sua linha para radiadores de cobre, acredito eu pelo custo em produzir os blocos com um tratamento anti-corrosao, com todos os componentes a base de "metal amarelo" o efeito bateria 'e consideravelmente menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Belther, sim voce tem um forte ponto a ser discutido ai, eu tambem estou notando a saida dos radiadores a base de 100% aluminio do mercado, o maior fabricante e fornecedor desses radiadores era a Koolance americana e ela ja trocou a sua linha para radiadores de cobre, acredito eu pelo custo em produzir os blocos com um tratamento anti-corrosao, com todos os componentes a base de "metal amarelo" o efeito bateria 'e consideravelmente menor.

beto, quais seriam esses metais amarelos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Marockosu, quando eu me refiro a "metais amarelos" sao metais como cobre, bronze ou a mistura desse metais entre eles ou com outros componentes (ouro tambem mas esse nao vem ao caso), muitas vezes um componente (em especial air-coolers) possuem a base que seria a parte mais importante do componente em puro cobre mas outras partes como por exemplo haletas em liga de cobre ou seja, cobre mais algum tipo de metal, isso 'e devido ao custo do cobre puro que 'e muito alto, usando uma liga o custo 'e menor. Bem o nome "metal amarelo" que 'e dado a essa liga 'e obvio ela 'e de cor amarela, como muitas vezes nao se sabe exatamente os componentes da liga, ja que ela pode ter sido reciclada por diversas vezes se usa o nome generico "metal amarelo"

Em relação a corrosao usando metais de mesma base metalica (metal amarelo por exemplo) ajuda a evitar o efeito bateria, com a adicao de um aditivo a agua do WC esse efeito 'e praticamente evitado.

Ja o contrario se voce usar aluminio e um metal amarelo o efeito 'e bem maior e mesmo com aditivo esse efeito se mantem com o decorrer do tempo.

Bem espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu projetei um water cooler com o meu tio. O projeto ainda falta um oléo

coolant, meu tio fez engenharia aérea no ITA e meu primo ta fazendo engenharia química, esse meu primo queria faze um oléo melhor que esse geralmente vendido só que ele não sabe onde tem a composição quimica do oléo. Eu queria pedir para alguem que saiba ou alguem que possa me ajuda a achar essa composição.

Após eu terminar o projeto posto resultados e o projeto com fotos e o oléo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, warter vem de água...

O que é normalmente usado é uma mistura de água com etilenol glicol que é um alcool. Aqui uso água destilada (de chuva) com aditivo de radiador, já tem mais de ano e não tive problemas nem formação de algas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, warter vem de água...

O que é normalmente usado é uma mistura de água com etilenol glicol que é um alcool. Aqui uso água destilada (de chuva) com aditivo de radiador, já tem mais de ano e não tive problemas nem formação de algas.

sim sim.. mas o water no geral viria de líquido então o "óleo" estaria valendo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi ro, agua e oleo nao se misturao nao acho que seria uma boa ideia, ou use agua+aditivos ou oleo+aditivos (principalmente anti-asperjante)

Para uma solucao com uso de oleo e nao agua voce tambem tem que pensar na bomba, ja que a dencidade do oleo 'e diferente da agua a bomba tem que ser apropriada, alem dos componentes devem ser compativeis com esse tipo de material para nao haver reacoes quimicas.

A proporcao do aditivo normalmente 'e encontrada na embalagem do mesmo, caso voce use aditivos para carro eu recomendo uma diminuicao na proporcao do mesmo ja que ele 'e mais denso que o normalmente utilizado em WC, ou melhor ainda, compre um aditivo ou liquido ja pronto, a diferenca de preco normalmente 'e minima e voce nao tem trabalho em diluir e outras coisas, no topico nos discutimos bastante sobre isso de uma olhada, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe também substancias emulsificantes que tornam o oleo(lipidios) soluveis em agua. Mas ai já taria se tornando um sorvete :P

Eu acho que seria legal usar agua destilada(destilada mesmo, tipo laboratório, agua de chuva normalmente é um pouco acida por causa do enxofre na nossa atmosfera =/ pelo menos aque em São Paulo)... já me falaram que dá para fazer de maneira bem porca, usando uma panela de pressão... tira o bico e poe uma mangueira, resfria a mangueira(não sei como faria) e leva a agua até um recipiente...... É um jeito pratico e bem interessante mas nunca testei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu coloco o água destilada mais o fluido de radiador?

A bomba que eu vou usa é uma Hydor Seltz L40 (2800L/h, 740gph)

porque eu ja comprei a bomba os tubos de silicone, o radiador eu comprei um de freezer todo de cobre para num corroer o metal do radiador nem o do bloco que eu projetei com meu tio, os tubos são de meia polegada e tal.

Só que eu ainda tenho a duvida do melhor fluido para coloca porque a gente fez as contas com viscosidade da água, no projeto a gente fez com que uma fonte de 70°C baixe para 20°C com a água destilada só que pelo que vi nesse topico com o fluido da radiex pode baixa mais ainda a temperatura:lol: o que é bom mas tem que ve qual o fluido eu vou usa para refazer os calculos da viscosidade e tipo o meu ia fica 2.2l e cabe mais 300ml de um fluido com os aditivos.

No final qual a melhor mistura para usar em peças de cobre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...