Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

excelente, só uma dica, não usem vaselina com borracha (anel de vedação-o-ring), essa combinação destroe a borracha quimicamente, se precisarem usar algum lubrificante usem silicone liquido, ou algum gel a base de água, tipo aqueles vendidos em farmácia. Em uma emergência até shampoo ou sabonetes líquidos, mas não são tão inertes como produtos específicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelente, só uma dica, não usem vaselina com borracha (anel de vedação-o-ring), essa combinação destroe a borracha quimicamente, se precisarem usar algum lubrificante usem silicone liquido, ou algum gel a base de água, tipo aqueles vendidos em farmácia. Em uma emergência até shampoo ou sabonetes líquidos, mas não são tão inertes como produtos específicos.

Uma dica

Isso também serve pra camisinha :lol: substância polar e outra apolar, então usem gel a base de água pra não ter perigo de estourar a camisinha, a vasilina sendo apolar não interage com o plástico dai ela rasga a danada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Dragu, em relação a precos eu nao posso ainda informar, morro na Inglaterra nao sei das disponibilidades e precos no Brasil :( . Como disse a tecnologia WC 'e relativamente nova e mas esta rapidamente se expandindo o que deve garantir bons precos no futuro.

Um otimo kit basico de super fácil instalacao e que pode ser facilmente fixado em qualquer case 'e o Swiftech Compact Watercooling Kit : H20-220 que custa em media aqui £ 125,00 o que daria em torno de R$ 400,00 e supera qualquer AC no mercado, ele vem completo nao ha necessidade de se comprar absolutamente nada extra.

Valeu.

Primeiramente, gostaria de agradecer pela resposta!

Eu vi o kit, achei por 800 reais oO, mais achei por 150 euros, ai essas coisas de importar eu nao conheço, mais quem sabe né xD

eu só nao achei ele muito bonito, mais é eficiente, só para saber, tem como mudar a cor da mangueira dele, colocar uma reagente a UV por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Dragu, nao 'e recomendado mudar as mangueiras que sao de otima qualidade (mas se voce realmente quiser 'e possivel sim), mas voce pode usar um Anticoil para dar uma luz UV, como exemplo esse aqui http://www.specialtech.co.uk/spshop/customer/product.php?productid=5339&cat=939&page=1

ou ainda usar umas fitas de silicone uv reagentes, mas eu nao sei onde comprar mas ja vi usarem, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conectores

Conectores

Você vai encontrar os conectores nos mais diversos formatos, mas apenas em dois tipos, um deles com duas variações.

O primeiro tipo é o conector “rebarba” que pode ser encontrado com “rebarba simples” ou “com rebarbas múltiplas” (duas variações)

mang2.th.jpgmang3.th.jpg

Conector de rebarba simples Conector de rebarba múltiplas

Você pode notar que um conector é formado por duas partes uma onde vai a mangueira e outra onde esta a rosca para colocar o bloco, essa rosca tem tamanho 1/4" (independente do tamanho da rebarba) e é um tamanho padrão para a grande maioria dos blocos, caso o bloco utilize uma medida diferente normalmente ele acompanha um adaptador e tubos para ser instalado, mas na hora de comprar sempre “dual check”.

Liquido

O instrumento de repasse do calor dos blocos para o radiador é o liquido que você tem no seu ring, então ele deve ser tratado com respeito.

Utilizar água da torneira pode acarretar uma serie de problemas ao seu ring, ela contem uma serie de químicos e metais que podem prejudicar o desempenho e danificar os componente em médio/longo prazo.

Para isso é recomendado utilizar um dos diversos líquidos disponíveis já prontos e específicos para WC que existem no mercado, e ai você pode usar o seu gosto de “rosa pink UV” ate “preto”.

Mas qual é o melhor?

O melhor produto químico para se usar no seu WC é “Água”.

A água possui uma das melhores características termo condutiva, independente do seu preço irrisório.

Mas eu estou falando de água H2O e não água+metais+químicos+etc, você deve usar água destilada ou duplamente destilada se for possível.

Agora existe o lado ruim da historia, como sempre.

A água pura pode acarretar um efeito chamado “efeito bateria”. Isso ocorre quando dois metais diferentes são submergidos eles tendem a trocar energia entre si, sendo que com isso um vai ser corroído e outro vai ser receber os sedimentos, alem de tornar a água “acida”, isso pode ser evitado utilizando metais de mesma composição, mas você nunca vai saber se não existe outros tipos de metais no seu ring (dentro da bomba, do radiador, nos conectores), nem tampouco se são exatamente iguais em sua composição..

Outro problema da água pura é a “alga”, com o tempo ela pode começar a aparecer no ring, entupindo caneletas e blocos ao ponto de prejudicar o fluxo de água no loop, alem de dar a aparência de “aquário sujo” no seu reservatório.

Para evitar esses problemas é necessário colocar um aditivo.

liq1x.th.jpg

Bomba corroída.

Aditivo de carro serve?

No inicio do tópico eu disse que os sistemas têm o mesmo principio, mas a similaridade termina ai.

No caso dos carros o aditivo, tem como objetivo evitar que a água congele ou ferva, bem como proteger o sistema contra corrosão.

No sentido de proteger contra corrosão ele cumpre a missão, mas quanto à alga pode deixar a desejar, mas de qualquer maneira o etileno-glicol que é a base do anticongelante do aditivo para carros é extremamente tóxico o que pode garantir que a alga não vai aparecer no seu ring.

E caso você utilize esse tipo de aditivo eu recomendo diluir em 1X10 já que ele é muito viscoso e pode comprometer o fluxo de liquido.

Mas de qualquer maneira eu recomendo o uso de um aditivo apropriado, pronto para uso ou para ser colocado na água destilada.

liq2.th.jpg liq3.th.jpg

Aditivo “prontopara uso” UV e aditivo “para água”

excelente material

voto também pra ser fixado e marcado como central/oficial

uma questão, foi feita a indicação de conectores de algum material "metálico" e quanto ao não metálicos? tipo de plastico? é desaconselhável?

porque se se ele são um tipo de metal ele não iria reagir também com os outros metais? porque por exemplo eu to montando o meu WC e só queria usar cobre, o radiador eu já achei de cobre e o meu watercblock também é de cobre, mas eu estou intrigado com os conectores que são de latão, e eu li em algum outro lugar que os conectores deveriam ser banhados de níquel, o níquel não reagiria com o cobre e nem com o alumínio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Marco, todo metal de composicao diferente "tende" a sofre o "efeito bateria" com o passar do tempo, por isso eu recomendo o uso de um aditivo na agua (ou o uso do produto ja pronto) o qual vai inibir esse efeito e outros como a alga.

Os conectores de plasticos existem e podem ser perfeitamente usados (eu uso), portanto que sejao resistentes a quimicos, voce pode encontrar esses conectores facilmente em lojas de pecas e acessorios para carros mas...

... somente como conectores intermediarios como "L", "T", "Y" e "Z" nao Z nao desculpe :lol: , como conectores finais (com rosca) nao sao recomendados, as roscas de plastico normalmente nao tem um medida precisa e necessitao em sua grande maioria de uma fita vedante que pelo o que eu sei 'e altamente reativa a quimicos e de uma grande area de contato para poder suportar a pressao (sao longas), algo que os blocos nao suportam.

Espero ter ajudado, valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Marco, todo metal de composicao diferente "tende" a sofre o "efeito bateria" com o passar do tempo, por isso eu recomendo o uso de um aditivo na agua (ou o uso do produto ja pronto) o qual vai inibir esse efeito e outros como a alga.

Os conectores de plasticos existem e podem ser perfeitamente usados (eu uso), portanto que sejao resistentes a quimicos, voce pode encontrar esses conectores facilmente em lojas de pecas e acessorios para carros mas...

... somente como conectores intermediarios como "L", "T", "Y" e "Z" nao Z nao desculpe :lol: , como conectores finais (com rosca) nao sao recomendados, as roscas de plastico normalmente nao tem um medida precisa e necessitao em sua grande maioria de uma fita vedante que pelo o que eu sei 'e altamente reativa a quimicos e de uma grande area de contato para poder suportar a pressao (sao longas), algo que os blocos nao suportam.

Espero ter ajudado, valeu.

ok.. então quais os materiais mais recomendados pros conectores finais e que tendem a sofrer menos o efeito corrosivo?

latão?

niquelado?, coberto com níquel

cromado?, coberto com cromo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Marco pelo pequeno conhecimento que eu tenho na area de metais eu acredito que o acabamento cromado deve ser o menos reagente, ja que a superficie 'e menos porosa que em outros acabamentos.

Mas como eu disse o melhor 'e usar um aditivo (algo relativamente barato), assim mesmo que voce use materias de natureza diferente (o que 'e inevitavel e vai facilitar a sua vida em muito) o efeito nao vai ocorrer, note tambem que esse efeito ocorre com anos de uso e nao imediatamente, um componente quimico no liquido de arrefecimento pode facilmente suprir esse efeito por anos, assim voce pode se concentrar em outros pontos importantes do seu ring.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente gostaria de instalar esse sistema de refrigeração no pc que estou montando, que é parecido com o do Beto, mas adoro computador e jogos, gosto de rodar no maximo sempre, mas não sou conhecedor de pcs, acho difícil conseguir montar um desses, vou tentar achar alguem que me ajude =]

Tópico excelente =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi milo, a maioria das fotos "limpas" de PC com WC sao tiradas sem os cabos, tentei organizar da melhor forma possivel, mas com tres HD, placa de tv, quatro sensores de temperatura mais 4 lampadas, ficou um tanto difícil.

Mas valeu, se for montar um WC com a Cosmos use a "Cosmos S" que 'e bem mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hi beto, eu novamente...

eu acabei lendo em diversos lugares sobre heat pipes, daí ví que talvez usem diversos materiais internamente nele, entre eles disseram até álcool (etílico) dentro dos pipes...

daí me ocorreu a seguinte dúvida, daria para utilizar algum tipo de álcool (etílico, isopropílico ou ethanol) no WC em vez de água ou coolant?

caso desse, saberia dizer se ele teria um melhor desempenho, pior desempenho ou seria a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Marco, sim 'e verdade existem vários tipos de componentes utilizados dentro dos Heat pipes, como você citou alcool, mercurio e outras "substancias secretas", mas você deve observar que um heat pipe e um sistema de water cooler sao bem diferentes entre si.

Alguns desses componentes fazem parte dos aditivos para agua no WC como o etileno-glicol por exemplo.

A utilização desses produtos no estado puro pode acarretar uma serie de efeitos "colaterais", alguns deles no estado puro são péssimos condutores de calor, outros possuem uma densidade acima ou abaixo da agua o que pode fazer com que o trabalho da bomba fique comprometido e em outros casos os componentes internos da bomba podem ser atingidos por reações químicas derivada desses componentes.

Mas... vale a pena pesquisar, quem sabe pode vir a ser uma grande alternativa com ótimo desempenho e nos não sabemos, do meu lado vou dar uma olhada e caso eu ache algo interessante ponho no tópico, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Demo, sim isso 'e o que muita gente pensa e como dizem, 'e para ficar mais leve ou 'e para economizar no material e assim por diante.

Mas na verdade isso tem haver com evolucao como foi dito no inicio do topico (e nao para fazer os cooler ficarem mais "bunitinhos"), um dos grandes problemas no AC 'e levar o calor para longe do processador, uma base de cobre interica absorveria o calor mas transmitir esse calor para as aletas seria ja um trabalho mais difícil (um dos pontos fortes do WC mesmo os com performance mais fraca que um AC 'e o de manter a temperatura estavel por longos periodos de stress no PC), com isso a temperatura no processador tende a ir aumentando com o passar das horas.

O surgimento das heat-pipes veio com o objetivo de levar o calor da base para as aletas com mais eficiencia e rapidez, desse modo ela surgiu oca e foi preenchida com um liquido para ajudar na transmissao do calor, esse liquido normalmente 'e escolhido pela sua volatilidade, ao esquentar na base ele evapora e 'e refrigerado na parte superior tornando-se liquido novamente e desse modo retornando para a base fechando o ciclo. Mesmo que fosse apenas oca sem nenhum conteudo ou tratamento especial ela iria fazer esse trabalho de transmissao melhor que uma solida, ja que o calor seria mais facilmente transmitido para as partes mais distantes do tubo e diretamente longe do processador e perto das aletas.

Caso as aletas fosse solidas seria melhor manter o stock cooler da intel pois nao iria fazer muita diferenca no final.

*Desculpe os erro de portugues mas o meu teclado 'e UK (e tenho pregica de memorizar os atalhos :lol: )

Espero ter ajudado, valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...