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Motor de geladeira


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9 respostas neste tópico

#1 marcos.a

marcos.a
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Neutra
  • Rio Claro-SP

Postado 01 de março de 2009 - 03h47min

Olá amigos, tenho uma geladeira aqui mas sem o rele do motor, queria saber se tem como testar o motor dela mesmo sem esse rele.
O motor tem três pinos e não sei qual a função deles, se algum de vocês me ajudar agradeço!!!:unsure:


#2 francisco n.p

francisco n.p
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Neutra
  • SP Brasil

Postado 01 de março de 2009 - 06h00min

Para testar é preciso medir a resistencia entre os 3 bornes onde você terá de identificar o ponto comum, auxiliar e o trabalho ai então você poderá testar esse motocompressor

Desenhe os 3 pontos no caderno e numere 1 2 3 do jeito que você ve então terá que medir a resistência entre os terminais terminal 1 e 2 2 e 3 3 e 1
Separe os bornes de maior resistência o que sobra é o comum
Separe os bornes de menor resistência o que sobra é o aux.
Separe os bornes de média resistência o que sobra o trabalho

Se não houver leitura em um dos bornes a bobina esta rompida, portanto o compressor Esta queimado se der leitura de resistência entre os bornes e a carcaça compressor esta com fuga de tensão.
Ou seja já era e se a resistência der 0,00 no borne o compressor esta em curto

Caso se consiga fazer toda a leitura você pode testar o compressor
Ligando um fio da tomada no comum e a outro fio no trabalho e com um outro pedaço de fio
você pega energia do trabalho e empresta para o aux por uns 3 segundos quando o compressor
Partir você tira o fio do aux .

Agora se você ligar nos bornes errado o compressor já era.

Editado por francisco n.p, 01 de março de 2009 - 06h05min.

-=||=®äñ¢¡§¢ö |=-

#3 andrexr200

andrexr200
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Neutra
  • videira -sc

Postado 01 de março de 2009 - 11h13min

os dois pinos q estão retos na horizontal é o pino q liga...

o 3º é o de segurança, caso esquente muito ele desliga...

mas é muito mais interessante comprar o rele de partida, antes de testar, leve na loja onde arrumam geladeiras, ar condicionado, .... .
e peça o rele e já teste... se funcionar compra o rele.


#4 francisco n.p

francisco n.p
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Neutra
  • SP Brasil

Postado 02 de março de 2009 - 03h27min

Eu recomendo você testar antes esse compressor para ver se não a fuga de
tensão,curto circuito pois se você coloca o rele e ligar sem testar antes
e por acaso o compressor esta em curto ai amigo sai de baixo

-=||=®äñ¢¡§¢ö |=-

#5 marcos.a

marcos.a
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Neutra
  • Rio Claro-SP

Postado 02 de março de 2009 - 08h03min

Eu recomendo você testar antes esse compressor para ver se não a fuga de
tensão,curto circuito pois se você coloca o rele e ligar sem testar antes
e por acaso o compressor esta em curto ai amigo sai de baixo


Sim amigo, antes vou testar pra ver se está tudo ok antes de ligar, mesmo porque não quero gastar uma grana com o rele e ter uma surpresa desagradável depois, depois eu vou postar o resultado aqui...obrigado pela ajuda de vocês!!!


#6 outcesticide

outcesticide
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Postado 24 de abril de 2009 - 23h46min

aproveitando o topico..
estou a comprar um compressor para montar um chiller
mas vou comprar em alguma sucata por ai eu queria saber um jeito correto de testar um
não entendi a explicação do amigo francisco nunca mexi com compressor na vida :(
gostaria de saber se posso seguir este tutorial também

http://phasechange.no.sapo.pt/downloads/comp.html


#7 outcesticide

outcesticide
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Neutra
  • Cuiabá, MT

Postado 27 de abril de 2009 - 15h36min

alguem para ajudar?


#8 francisco n.p

francisco n.p
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Neutra
  • SP Brasil

Postado 14 de maio de 2009 - 11h39min

aproveitando o topico..
estou a comprar um compressor para montar um chiller
mas vou comprar em alguma sucata por ai eu queria saber um jeito correto de testar um
não entendi a explicação do amigo francisco nunca mexi com compressor na vida :(
gostaria de saber se posso seguir este tutorial também

http://phasechange.no.sapo.pt/downloads/comp.html



você não deve ter ideia o que é um chiller né amigo, testar um compressor é simples agora montar um chiller ...
depois eu dou uma explicação melhor de como testa um compressor..

-=||=®äñ¢¡§¢ö |=-

#9 Jean Marcel

Jean Marcel
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Neutra
  • Canoas, RS

Postado 07 de fevereiro de 2013 - 13h53min

Para testar é preciso medir a resistencia entre os 3 bornes onde você terá de identificar o ponto comum, auxiliar e o trabalho ai então você poderá testar esse motocompressor

Desenhe os 3 pontos no caderno e numere 1 2 3 do jeito que você ve então terá que medir a resistência entre os terminais terminal 1 e 2 2 e 3 3 e 1
Separe os bornes de maior resistência o que sobra é o comum
Separe os bornes de menor resistência o que sobra é o aux.
Separe os bornes de média resistência o que sobra o trabalho

Se não houver leitura em um dos bornes a bobina esta rompida, portanto o compressor Esta queimado se der leitura de resistência entre os bornes e a carcaça compressor esta com fuga de tensão.
Ou seja já era e se a resistência der 0,00 no borne o compressor esta em curto

Caso se consiga fazer toda a leitura você pode testar o compressor
Ligando um fio da tomada no comum e a outro fio no trabalho e com um outro pedaço de fio
você pega energia do trabalho e empresta para o aux por uns 3 segundos quando o compressor
Partir você tira o fio do aux .

Agora se você ligar nos bornes errado o compressor já era.


Boa tarde amigo,
Suas dicas com relação a identificação dos terminais do compressor da geladeira foram muito úteis, consegui testar alguns motores graças a esta dica que você postou. Mas agora estou com uma duvida tenho um motor de geladeira sem identificação de tensão. Na verdade ele não tem nenhuma etiqueta. Consegui fazer ele partir com 127V, mas fiquei com medo e testar em 220v e queimar ele... Como descubro a tensão correta sem danificar o motor???
Obrigado,
Jean Marcel


#10 fabiodesousa

fabiodesousa
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Neutra
  • sao vicente/sp

Postado 04 de dezembro de 2014 - 12h26min

@francisco n.p@francisco n.p@francisco n.p boa tarde francisco, queria tirar uma duvida com você amigo, to com um bebedouro de pressao e ele nao parte, fiz todos os testes no compressor e ele esta em perfeitas condiçoes, troquei o rele e o protetor termico e nada, depois tentei fazer partir ele ligando direto nos borne e nada, sera que voce com seu conhecimento tem alguma resposta pra isso, chueguei ate pensar em ser o termostato, só que eu acho que nao, pois fiz o teste direto nos borne.






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