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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   02/14/2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
marcos.a

Motor de geladeira

10 posts in this topic

Olá amigos, tenho uma geladeira aqui mas sem o rele do motor, queria saber se tem como testar o motor dela mesmo sem esse rele.

O motor tem três pinos e não sei qual a função deles, se algum de vocês me ajudar agradeço!!!:unsure:

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#2   Posted (edited)

Para testar é preciso medir a resistencia entre os 3 bornes onde você terá de identificar o ponto comum, auxiliar e o trabalho ai então você poderá testar esse motocompressor

Desenhe os 3 pontos no caderno e numere 1 2 3 do jeito que você ve então terá que medir a resistência entre os terminais terminal 1 e 2 2 e 3 3 e 1

Separe os bornes de maior resistência o que sobra é o comum

Separe os bornes de menor resistência o que sobra é o aux.

Separe os bornes de média resistência o que sobra o trabalho

Se não houver leitura em um dos bornes a bobina esta rompida, portanto o compressor Esta queimado se der leitura de resistência entre os bornes e a carcaça compressor esta com fuga de tensão.

Ou seja já era e se a resistência der 0,00 no borne o compressor esta em curto

Caso se consiga fazer toda a leitura você pode testar o compressor

Ligando um fio da tomada no comum e a outro fio no trabalho e com um outro pedaço de fio

você pega energia do trabalho e empresta para o aux por uns 3 segundos quando o compressor

Partir você tira o fio do aux .

Agora se você ligar nos bornes errado o compressor já era.

Edited by francisco n.p

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os dois pinos q estão retos na horizontal é o pino q liga...

o 3º é o de segurança, caso esquente muito ele desliga...

mas é muito mais interessante comprar o rele de partida, antes de testar, leve na loja onde arrumam geladeiras, ar condicionado, .... .

e peça o rele e já teste... se funcionar compra o rele.

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Eu recomendo você testar antes esse compressor para ver se não a fuga de

tensão,curto circuito pois se você coloca o rele e ligar sem testar antes

e por acaso o compressor esta em curto ai amigo sai de baixo

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Eu recomendo você testar antes esse compressor para ver se não a fuga de

tensão,curto circuito pois se você coloca o rele e ligar sem testar antes

e por acaso o compressor esta em curto ai amigo sai de baixo

Sim amigo, antes vou testar pra ver se está tudo ok antes de ligar, mesmo porque não quero gastar uma grana com o rele e ter uma surpresa desagradável depois, depois eu vou postar o resultado aqui...obrigado pela ajuda de vocês!!!

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aproveitando o topico..

estou a comprar um compressor para montar um chiller

mas vou comprar em alguma sucata por ai eu queria saber um jeito correto de testar um

não entendi a explicação do amigo francisco nunca mexi com compressor na vida :(

gostaria de saber se posso seguir este tutorial também

http://phasechange.no.sapo.pt/downloads/comp.html

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aproveitando o topico..

estou a comprar um compressor para montar um chiller

mas vou comprar em alguma sucata por ai eu queria saber um jeito correto de testar um

não entendi a explicação do amigo francisco nunca mexi com compressor na vida :(

gostaria de saber se posso seguir este tutorial também

http://phasechange.no.sapo.pt/downloads/comp.html

você não deve ter ideia o que é um chiller né amigo, testar um compressor é simples agora montar um chiller ...

depois eu dou uma explicação melhor de como testa um compressor..

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Para testar é preciso medir a resistencia entre os 3 bornes onde você terá de identificar o ponto comum, auxiliar e o trabalho ai então você poderá testar esse motocompressor

Desenhe os 3 pontos no caderno e numere 1 2 3 do jeito que você ve então terá que medir a resistência entre os terminais terminal 1 e 2 2 e 3 3 e 1

Separe os bornes de maior resistência o que sobra é o comum

Separe os bornes de menor resistência o que sobra é o aux.

Separe os bornes de média resistência o que sobra o trabalho

Se não houver leitura em um dos bornes a bobina esta rompida, portanto o compressor Esta queimado se der leitura de resistência entre os bornes e a carcaça compressor esta com fuga de tensão.

Ou seja já era e se a resistência der 0,00 no borne o compressor esta em curto

Caso se consiga fazer toda a leitura você pode testar o compressor

Ligando um fio da tomada no comum e a outro fio no trabalho e com um outro pedaço de fio

você pega energia do trabalho e empresta para o aux por uns 3 segundos quando o compressor

Partir você tira o fio do aux .

Agora se você ligar nos bornes errado o compressor já era.

Boa tarde amigo,

Suas dicas com relação a identificação dos terminais do compressor da geladeira foram muito úteis, consegui testar alguns motores graças a esta dica que você postou. Mas agora estou com uma duvida tenho um motor de geladeira sem identificação de tensão. Na verdade ele não tem nenhuma etiqueta. Consegui fazer ele partir com 127V, mas fiquei com medo e testar em 220v e queimar ele... Como descubro a tensão correta sem danificar o motor???

Obrigado,

Jean Marcel

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@francisco n.p@francisco n.p@francisco n.p boa tarde francisco, queria tirar uma duvida com você amigo, to com um bebedouro de pressao e ele nao parte, fiz todos os testes no compressor e ele esta em perfeitas condiçoes, troquei o rele e o protetor termico e nada, depois tentei fazer partir ele ligando direto nos borne e nada, sera que voce com seu conhecimento tem alguma resposta pra isso, chueguei ate pensar em ser o termostato, só que eu acho que nao, pois fiz o teste direto nos borne.

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