Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no Q6600!


Octo

Posts recomendados

Bom gente, estou comprando um PC:

Q6600

HD4870

P5Q3

4gb ram

Corsair 650w

E estou com medo de nao rodar os jogos em configuração de vídeo alta...

Se caso isso aconteca, eu quero fazer um overclock, alguém pode me explicar como faze-lo?

E se der para rodar em configuração boa, vocês podem dizer suas experiencias por favor?

Obrigado!

-----------------------------------------------------------------

Eu pretendo comprar um cooler Zalman 9500, vendo que talvez precise fazer o OC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 3 semanas depois...

Uma S.S do boot não significa nada, Aff !

Super pi de 1MB e validação do CPUz. Mínimo !

Cada um viu que quer aparecer. Incrivel !!

o maximo que consegui por foi 6.75ghz as temperaturas ficaro um pouco alta em torno de 95c + funcionol bem e estavel por 6 meses depois disso monteu um pc novo!

[ATTACH]85964[/ATTACH]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

voce poderia fazer um BSEL nesse q6600, ele ficaria com 3ghz estavel,

Postado Originalmente por felipedeandrade

o maximo que consegui por foi 6.75ghz as temperaturas ficaro um pouco alta em torno de 95c + funcionol bem e estavel por 6 meses depois disso monteu um pc novo!

Anexo 85964

mais um q quer chamar atencao, kentsfield a 6,75ghz?? rsrs na tela deboot so ne?

se fosse verdade ja teria validado no cpu-z no minimo

mais uma q tenho q ouvir, iniciante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, estou comprando um PC:

Q6600

HD4870

P5Q3

4gb ram

Corsair 650w

E estou com medo de nao rodar os jogos em configuração de vídeo alta...

Se caso isso aconteca, eu quero fazer um overclock, alguém pode me explicar como faze-lo?

E se der para rodar em configuração boa, vocês podem dizer suas experiencias por favor?

Obrigado!

-----------------------------------------------------------------

Eu pretendo comprar um cooler Zalman 9500, vendo que talvez precise fazer o OC...

Lagoni, posta imagem da sua BIOS, se ela está na ultima atualização tanto do chipset quando da própria bios em si. Habilite para Overclock manual; Aumente 0.5 volts no Vcore e suba 10 na Frequência FSB do CPU ( aqui começa a fase de teste, subindo aos poucos para achar o ponto ideal de estabilidade) - não deixe sua temperatura do CPU passar de50º em Stock (parado, sem rodar programas) e não deixe passar de 75º C em carga máxima - depois de fazer isto, posta o resultado aqui! ( baixe estas ferramentas que será muito útil para você: EVEREST, Real Temp, CPUZ e prime95) - são ferramentas que ajudarão a ajustar seu over! com este processador chegará em 3.0 GHZ com um leve over sem forçar sua maquina; diz também qual o seu cooler, se for original INTEL é melhor ter um bom cooler antes, pois original intel = nada para overclock. Tome cuidado para não sair jogando números aleatórios na Bios!

Outro ponto importante: suas memórias serão os seus freios para alcançar seu objetivo, pois às vezes a memória impede de prosseguir no aumento do over, pois elas ficam em descompasso com a frequência e aí já começa a ter desequilíbrio no sistema do computador, nada adiante ter 4.6 GHZ com memórias que não consegue acompanhar o FSB da frequência do processador. Poste que memórias você tem e as latências, (se trabalha em dual channel avise também)

Quanto a experiência: tenho um q9650 e está a 3.7 ghz estável, trabalhando em stock a 30º C e em carga máxima chegando a 60º C - leve over sempre é bom; posso chegar a 4.2 GHZ, mas as temperatura fica em stock 35 e carga máxima 76. Todas estas temperaturas são com temperatura ambiente em 22º C ( ar condicionado) - e usando um cooler H80 da Corsair.

Tenha em mente meu amigo: que pensar em overclock significa despesa com refrigeração tanto do processador com um bom cooler quanto a refrigeração do gabinete, pois a placa mãe sobe bem a temperatura - no custo benefício às vezes falo para os amigos comprar um novo processador, pois sai mais barato do que montar o esquema de refrigeração adequada, porém, um sistema de refrigeração serve em qualquer plataforma em regra, e sempre é bom ter algo de boa qualidade neste aspecto, principalmente para os entusiastas em informática.

Langoni nada contra a sua pessoa ( mas fico indignado com os moderadores do forum, limitam postagem aqui na parte de overclock, exigindo mil e uma coisa para postar, mas na prática é político, põe o que e quando quer)

Abraço Langoni, post seus dados que lhe pedi acima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo. Tenho apenas uma informação a inserir aqui:

Já tive uma 4850 da XFX. Semelhante a sua. Aminha utilizava GDDR3 e a sua utiliza GDDR5. A minha fritava muito, e era muito barulhenta, pois utilizava ventoinha dutada, que do meu ponto de vista não é a melhor opção.

A sua 4870 é uma excelente placa, mas se tiver sobrando uma graninha, dê uma olhada em algum sistema de arrefecimento extra ok?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Também tenho um Quad Core Q6600 e queria fazer o overlock para ver se os programas After Effects e 3D Max respondem melhor. Poderiam me ajudar?

Segue minha configuração:

Processador: Intel Core 2 Quad Q6600 2.4Ghz

Placa Mãe: Gigabyte G41MT - ES2L

08GB RAM DDR3 1333 (Mobo só lê 1066) - Dual Channel.

HD 1TB SEagate + Samsung 500GB

Fonte Akasa Essential Power 350W

Seguem fotos do setup com configuração que estou usando: http://i902.photobucket.com/albums/ac226/edrodrigues/01.jpg

http://i902.photobucket.com/albums/ac226/edrodrigues/02.jpg

Seguem imagens das temperaturas e configuração das memórias:

http://i902.photobucket.com/albums/ac226/edrodrigues/temperaturasemutilizacaodeprogramas.jpg

http://i902.photobucket.com/albums/ac226/edrodrigues/Configurao.jpg

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Também tenho um Quad Core Q6600 e queria fazer o overlock para ver se os programas After Effects e 3D Max respondem melhor. Poderiam me ajudar?

Claro. Vou te dar uma força aí. Vamos lá?

Segue minha configuração:

Processador: Intel Core 2 Quad Q6600 2.4Ghz

Placa Mãe: Gigabyte G41MT - ES2L

08GB RAM DDR3 1333 (Mobo só lê 1066) - Dual Channel.

HD 1TB SEagate + Samsung 500GB

Fonte Akasa Essential Power 350W

Tomei a liberdade de destacar em azul o que vai nos ajudar no over, e o que vai dificultar. Vamos às explicações:

Seu Q6600 é um processador forte. 8mb de cache L2, multiplicador relativalemnte bom para se fazer um overclock interessante, e FSB baixo. Se comparado a um Q8300, seu processador só perde em STOCK, pois o 8300 possui 4Mb de cache L3, e menor multiplicador. O que deixa o Q8300 superior ao seu em stock é apenas o FBS. Mas quanto a isso nós nos arrumamos certo? ^_^

Em uma configuração básica, setar o FSB em 333 e manter o multiplicador em 9, lhe daria 3Ghz, o que já é suficiente para deixar o Q8400 no chinelo, pois você tem o dobro de cache, e a mesma velocidade de barramento.

Mas eu não ficaria por aí não. Com estas suas memos, vamos setar o FSB na mobo para 1066, defina a spd de suas memos para 1066, e os timmings primários em 6-6-6-12. Creio que irão bootar. Se não bootar, sete para 6-7-6-21 ( sem dó ) que vai ficar bom também.

Ajustando de uma forma mais refinada, colocar seu FSB em valores maiores, com o multilicador menor, lhe dará maior desempenho, mesmo que com clocks menores.

Não recomendo utilizar multiplicadores abaixo de 8, pois eu tive muitos problemas utilizando mult 7.5, 7 e 6. Então vamos trabalhar com mult 8 aqui neste caso.

FSB setado em 366 e mult 8 = 2.98Ghz. Bom né? ^_^

VCore para segurar esta beleza @2.98Ghz não é muito. Suba 0.125 no VCore e faça o teste no Prime 95 por 6 horas. Se estabilizar tudo certo. Se não estabilizar tente com um acréssimo de 0.175, e de forma alguma passe disso. Não estabilizando, almente um pouco a tensão do CPU FSB. Se ainda assim não estabilizar, faça o primeiro exemplo de overclock que passei que você será plenamente feliz. :lol:

Agora vamos falar de um problema. Sua mobo. É uma mobo descente, cumpre o que promete. Não é mentirosa nem fala mal de ninguém. Mas tem seus pontos contra, que levaremos em conta, já que estamos abordando aqui uma técnica que estressa os componentes. Certo?

Vamos lá:

Sua mobo Possui capacitores mixtos. Em alguns locais ( onde demanda mais eficiência ), ela possui capacitores de sólidos de ferrite, o que garante estabilidade, desempenho e segurança. Mas em todo o resto da mobo ela utiliza capacitores eletrolíticos, que são uma dor de cabeça para quem mexe com overclock. Estes capacitores tem o vício de estufarem e em alguns casos vazar. Isso não tem como evitar, é algo que ocorre naturalmente quando tem de acontecer. Eu já tive uma ECS K7VTA3-PRO que era 100% eletrolítica, fiz vários overs nela e nunca estufou nada. Então Eu recomendo que você fique atento a estes capacitores. Para diferenciá-los, os sólidos são prateados com uma pequena marca azul, são pequenos e bonitos. Os eletrolíticos são um cilindo pequeno verde, com seu par de pés a mostra e tem um "X" em sua cabeça. Provavelmente seus capacitores são de 105º. Não tem muito o que se preocupar. O negócio é ventilar bem a região próxima ao NB e ao slot PCI-E, que irão sofrer um pouquinho mais.

Para ficar mais tranquilo, que tal aposentar um de seus HD's? Com a fonte que você tem, não é interessante esbanjar muito. Até mesmo porquê já estamos overclockando seu sistema com uma fonte muito fraca. Deixar encostado um dos seus HD's irá nos garantir um pouco mais de sustentabilidade neste over.

Sua fonte não é o que podemos chamar de ideal para seu sistema. Ela vai segurar seu over sim. Mas não é uma fonte recomendada. Fique sempre atento as medições das linhas 12, 5 e 3.3v. Elas não podem ficar oscilando demais, e não podem estar mais que 3% fora da margem ( 3% já é muito. ).

Você não disse qual é o seu cooler. Se for o BOX, esqueça. Ele mal aguenta um Celeron Tualatin em stock. Invista no bom, velho e barato Bufallo.

Não se esqueça que deve deixar seu gabinete bem ventilado. Nem sempre abrir a tampa lateral é uma boa solução, pois isso tira totalmente a corrente de fluxo de ar. Com isso, você não pode controlar de onde vem e pra onde vai o ar de seu gabinete, pois ele espalha-se meio ao ambiente. Fazer alguns dutos pode ser uma boa solução. Simples e fácil.

Por nada amigo. Estamos aí. Qualquer dúvida continue postando!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro. Vou te dar uma força aí. Vamos lá?

Tomei a liberdade de destacar em azul o que vai nos ajudar no over, e o que vai dificultar. Vamos às explicações:

Seu Q6600 é um processador forte. 8mb de cache L2, multiplicador relativalemnte bom para se fazer um overclock interessante, e FSB baixo. Se comparado a um Q8300, seu processador só perde em STOCK, pois o 8300 possui 4Mb de cache L3, e menor multiplicador. O que deixa o Q8300 superior ao seu em stock é apenas o FBS. Mas quanto a isso nós nos arrumamos certo? ^_^

Em uma configuração básica, setar o FSB em 333 e manter o multiplicador em 9, lhe daria 3Ghz, o que já é suficiente para deixar o Q8400 no chinelo, pois você tem o dobro de cache, e a mesma velocidade de barramento.

Mas eu não ficaria por aí não. Com estas suas memos, vamos setar o FSB na mobo para 1066, defina a spd de suas memos para 1066, e os timmings primários em 6-6-6-12. Creio que irão bootar. Se não bootar, sete para 6-7-6-21 ( sem dó ) que vai ficar bom também.

Ajustando de uma forma mais refinada, colocar seu FSB em valores maiores, com o multilicador menor, lhe dará maior desempenho, mesmo que com clocks menores.

Não recomendo utilizar multiplicadores abaixo de 8, pois eu tive muitos problemas utilizando mult 7.5, 7 e 6. Então vamos trabalhar com mult 8 aqui neste caso.

FSB setado em 366 e mult 8 = 2.98Ghz. Bom né? ^_^

VCore para segurar esta beleza @2.98Ghz não é muito. Suba 0.125 no VCore e faça o teste no Prime 95 por 6 horas. Se estabilizar tudo certo. Se não estabilizar tente com um acréssimo de 0.175, e de forma alguma passe disso. Não estabilizando, almente um pouco a tensão do CPU FSB. Se ainda assim não estabilizar, faça o primeiro exemplo de overclock que passei que você será plenamente feliz. :lol:

Agora vamos falar de um problema. Sua mobo. É uma mobo descente, cumpre o que promete. Não é mentirosa nem fala mal de ninguém. Mas tem seus pontos contra, que levaremos em conta, já que estamos abordando aqui uma técnica que estressa os componentes. Certo?

Vamos lá:

Sua mobo Possui capacitores mixtos. Em alguns locais ( onde demanda mais eficiência ), ela possui capacitores de sólidos de ferrite, o que garante estabilidade, desempenho e segurança. Mas em todo o resto da mobo ela utiliza capacitores eletrolíticos, que são uma dor de cabeça para quem mexe com overclock. Estes capacitores tem o vício de estufarem e em alguns casos vazar. Isso não tem como evitar, é algo que ocorre naturalmente quando tem de acontecer. Eu já tive uma ECS K7VTA3-PRO que era 100% eletrolítica, fiz vários overs nela e nunca estufou nada. Então Eu recomendo que você fique atento a estes capacitores. Para diferenciá-los, os sólidos são prateados com uma pequena marca azul, são pequenos e bonitos. Os eletrolíticos são um cilindo pequeno verde, com seu par de pés a mostra e tem um "X" em sua cabeça. Provavelmente seus capacitores são de 105º. Não tem muito o que se preocupar. O negócio é ventilar bem a região próxima ao NB e ao slot PCI-E, que irão sofrer um pouquinho mais.

Para ficar mais tranquilo, que tal aposentar um de seus HD's? Com a fonte que você tem, não é interessante esbanjar muito. Até mesmo porquê já estamos overclockando seu sistema com uma fonte muito fraca. Deixar encostado um dos seus HD's irá nos garantir um pouco mais de sustentabilidade neste over.

Sua fonte não é o que podemos chamar de ideal para seu sistema. Ela vai segurar seu over sim. Mas não é uma fonte recomendada. Fique sempre atento as medições das linhas 12, 5 e 3.3v. Elas não podem ficar oscilando demais, e não podem estar mais que 3% fora da margem ( 3% já é muito. ).

Você não disse qual é o seu cooler. Se for o BOX, esqueça. Ele mal aguenta um Celeron Tualatin em stock. Invista no bom, velho e barato Bufallo.

Não se esqueça que deve deixar seu gabinete bem ventilado. Nem sempre abrir a tampa lateral é uma boa solução, pois isso tira totalmente a corrente de fluxo de ar. Com isso, você não pode controlar de onde vem e pra onde vai o ar de seu gabinete, pois ele espalha-se meio ao ambiente. Fazer alguns dutos pode ser uma boa solução. Simples e fácil.

Por nada amigo. Estamos aí. Qualquer dúvida continue postando!

:joia:

Cara, wlw pela ajuda. Um verdadeira aula pra mim hehe. Então, meu pc estava intermitente durante vários dias e desconfiava de hardware. Fiz todos os testes possíveis em outro pc e defini que não era hardware.

Atualizei o BIOS e continuou na mesma. Hoje, resetei o CMOS, desmontei o pc todo, limpei tudo e tá rodando normal até agora. Antes, ele reconhecia a placa de vídeo quando queria.

Antes de ver sua resposta aqui, criei um novo tópico porque nao recebi no meu email essa sua resposta. (eu não tinha iniciado o tópico, por isso nao recebi).

Veja aqui, por favor:

http://forum.clubedohardware.com.br/configuração-setup-gigabyte/1032095

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...