Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD externo - Hard Disc 2.5" X Case - Amperagem diferente


AleColin

Posts recomendados

Olá Pessoal,

Comprei na semana passada, na Santa Ifigênia, um HD externo (HD Samsung 250GB + case Satellite). No manual do case informa que, se a corrente do HD for superior a 500mA, é preciso conectar fonte externa ou um cabo USB que veio junto com o case. Meu HD tem 850mA.

Dúvidas:

1) O HD funcionou mesmo com a diferença de corrente. Posso usar assim ou poderá dar problema mais tarde?

2) Existe case com corrente maior?

3) Alguém poderia indicar uma boa marca de case 2,5"?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara,

Eu me cadastrei nesse site só pra te dar uma dica importante hein!

Provavelmente (digo isso porque eu note ainda está em diagnóstico) eu detonei a placa mãe do meu laptop porque ignorei o cabo de alimentação do meu HD externo. :(

Isso porque ele é praticamente igual ao seu e, da mesma forma, como estava funcionando, eu nem me liguei em ligar as duas entradas USB no PC, ligava só uma.

Porém, como o HD "puxa" uma corrente maior do que a porta USB do PC pode fornecer, pode acontecer da placa-mãe do seu PC ficar danificada!

Aconselho a, caso seu HD externo seja igual o meu, ligar as duas entradas USB em duas portas do seu PC ou então em uma fonte de energia.

Fica ligado! :cool:

Quanto às outras dúvidas, fico devendo!

Abs,

Olá Pessoal,

Comprei na semana passada, na Santa Ifigênia, um HD externo (HD Samsung 250GB + case Satellite). No manual do case informa que, se a corrente do HD for superior a 500mA, é preciso conectar fonte externa ou um cabo USB que veio junto com o case. Meu HD tem 850mA.

Dúvidas:

1) O HD funcionou mesmo com a diferença de corrente. Posso usar assim ou poderá dar problema mais tarde?

2) Existe case com corrente maior?

3) Alguém poderia indicar uma boa marca de case 2,5"?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tentarei aqui explicar um pouco de conceito Corrente

Desculpem se falhar, não sou um bom professor =)

A tensão é a diferença de potencial entre dois pontos, o positivo puxa corrente e o negativo empurra a corrente, imaginemos uma caixa de agua com uma torneira, então quando abrimos a torneira temos uma tensão, a gravidade empurrando a agua da caixa e essa mesma gravidade puxando a agua para baixo.

Se medirmos essa gravidade em volts, então temos no planeta Terra (sim estamos fazendo essa experiência na Terra =) temos gravidade 10g negativo empurrando e 10g positivos puxando (se um empurra e o outro puxa ficará mais fácil arrastar a mesa, então as forças se somam), sempre teremos essa soma, se você pegar um fio com 10 volts positivos e 10 negativos teremos então 20 volts, cuidado quando for ligar algo ;) ( terra é o neutro, a tensão (tensão) dele é sempre 0, os fios terras nos aparelhos eletrônicos geralmente são os pretos, mas leia o manual do fabricante para averiguar :)

Agora que aprendemos (ou não) o que é tensão que é medida em volts, vamos tentar aprender o que é corrente medida em amperes.

Temos ali o nosso exemplo da caixa d'agua, sabemos que a tensão dela é 20volts (10 empurrando e 10 Puxando) então podemos dizer que a corrente é a própria agua correndo pelo cano! Então o cano e a torneira é a sua porta usb e o seu hd!

O cano tem 5mm de diâmetro, esse é a nossa usb e a torneira é o seu hd. Conforme a sua torneira precisa ser aberta ou fechada (variando da quantidade de agua que você precisa usar) ela vai puxar mais agua pelo cano (a usb).

Vamos agora começar a estragar o seu computador! =)

O seu cano só pode deixar passar 500 mileamperes (0,5 amperes), o que aconteceria com o cano se a torneira (o seu hd) puxar 800 mileamperes (300 a mais)? O cano pode estourar certo? Isto ao longo prazo pode danificar o cano e até a caixa de agua!

Mans por que isso acontece, continuei sem entender?

A torneira é o seu hd, se um hd meio aberto puxa 500mileanperes pelo seu cano, o outro deixar passar 800 então temos ai uma discrepância entre os dois, mas como resolver?

E se usarmos dois canos para colocar a torneira? Sim é isso que se faz para isso serve os dois cabos usb, ele vai puxar metade de "agua por cada cano" (400 de um e 400 de outro) assim não teremos mais perigo do cano estourar!

Então agora podemos ver que a corrente que o hd precisa é o quanto ele vai precisar para funcionar, então uma porta usb pode fornecer no máximo 0,5 amperes, se algo precisar de mais corrente eu terei que usar duas portas para não ter perigo para meu equipamento, mas se ele precisar de menos, tudo bem, ele só vai deixar passar menos do que o equipamento pode fornecer.

Bônus técnico!!!

Aprendi o que é corrente de uma fonte de alimentação (ou não) e nas baterias, o que é isso?!

A bateria podemos falar que ela é simplesmente a caixa de agua!

A nossa caixa de agua (sua bateria) tem 800 litros (0,800 ampere em uma pilha AAA SUPOSIÇÃO vou tentar explicar melhor depois), se colocamos uma torneira (o seu notebook) que puxa 10 litros por hora então podemos deixar essa torneira aberta por 800 (litros que tem na caixa de agua) dividido por 10, ou seja 80horas!

A corrente nas baterias são medidas com amperes horas, ou seja, uma pilha AA que tem 1,2 amperes horas, pode fornecer 1,2 amperes por um período de uma hora! Se eu ligar nela uma luz que puxa 0,5 amperes então essa pilha vai ficar acesa por 1,2/0,5=2,4 horas!

Espero ter conseguido explicar um pouco sobre corrente, ao tentar fazer qualquer gambiarra procurar um técnico e respeite as tensão e correntes de seu equipamento, se não o seu cano estoura!

Para as futuras gerações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...