Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt - Uma visão diferente


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bem, inspirado em outros tópicos e com a ajuda de alguns camaradas eu testei uma coisa diferente no meu processador, meio avesso a muitas das discussões deste setor, o Undervolt (sub tensão).

http://forum.clubedohardware.com.br/overclock-undervolt/438917?t=438917&highlight=undervolt

http://forum.clubedohardware.com.br/athlon64-3200-overclock/367963?t=367963&highlight=undervolt

http://forum.clubedohardware.com.br/undervolt-athlon64-danifica/249216?t=249216&highlight=undervolt

Porque isso ?

Bem, moro em um cidade muito quente, agora está marcando 33 ºC oficialmente, eu chuto aqui uns 36, mas meu micro está em plena carga faz umas boas horas, o processador está a 46 ºC e o chipset a 38 ºC, isso com todos os 5 coolers de 120 mm do gabinete a todo vapor fazendo um braulho chato.

Eu antes tinha um gabinete desses comuns bem apertadinho e o processador passava de 48 em carga, com 2 coolers de 120 mm e um de 80 no gabinete.

Ok, eu sou maníaco por refrigeração e baixo consumo, então pesquisando um pouco no forum achei esta abordagem e tentei, com sucesso.

Agora as temperaturas com undervolt são 41 °C no processador e 37 ºC no chipset.

O bom disso tudo é que o cooler do processador, quando em udervolt, gira bem menos que em modo normal, gerando menos ruído.

Você pode tentar isso não só se for pranóico como eu, mas caso tenha problemas de superaquecimento do processador, ou caso queira fazer overclock sem ficar com peso na consciência de matar o processador.

Eu não tenho um multímetro pra medir o consumo mas ACREDITO que meu Athlon64 3200+ Venice (90 nm, 2 GHz), com TDP de 69 Watts, deva estar consumindo entre 40 e 55 quando em carga máxima. É pouco eu sei, mas é alguma coisa.

Ele é single core, então creio que o consumo seja menor em outras CPUs mais novas como os quad e dual core. Quem sabe.. :)

Como fiz isso ?

Simples. A placa-mãe que possuo tem várias opções de ajustes de tensão do núcleo.

Eu desativei o Cool'n'Quiet* pelo setup e fui diminuindo aos poucos a tensão, que por padrão era 1.4 Volts, até que meu micro travou. (ops :D)

Isso aconteceu em 1,15 Volts.

Então resetei o setup para conseguir ligar o micro de novo (tem um jumper escrito Clear CMOS perto da bateria, foi só trocar ele de posição com o micro desligado e contar até 10, depois voltar o jumper para a posição de antes religar o micro), travei a tensão a 1,175 Volts e estressei o processador para ver se ele estava estável ou não.

Para isso rodei o prime por 6 horas, com sucesso.

Descobri então a tensão mínima que o meu processador precisa para operar a 2 GHz.

*Sem desativar o CnQ dá na mesma, a tensão continua variando ao gosto dele..

Eu fui atrás de tentar modificar de alguma forma os padrões do CnQ mas não achei, perguntei no forum da AMD e disseram que compensa mais ficar com a tensão baixa travada.

cpu-z657.png.xs.jpg

Eu tentei também overclock com undervolt mas não deu muito certo..

Isso eu fiz faz tempo, não peçam pra tentar hoje de novo porque meu micro já tem uns anos de vida e não quero arriscar. (tá eu confesso, a garantia acabou :D)

Eu consegui:

2100 MHz a 1.2 V

2200 MHz a 1.25 V

2300 MHz a 1.3 V

2400 MHz a 1.45/1.5 V

Aí eu parei, Overvolt não, minha placa-mãe oscila demais as tensões e eu não quero correr riscos.

Nessa mini aventura de overclock percebi a temperatura 2 a 3 graus acima com o over final de 2400, a 2100 e 2200 não vi diferença de desempenho e nem de temperatura. Prefiro ficar com ele em stock hehehe

Eu creio que se minha placa-mãe fosse melhor (com um VRM que não tivesse mal de Parkinson) eu conseguiria [email protected] e [email protected] ou 1.35V.

Minha configuração:

Athlon64 3200+

Asus A8N-E (socket 939)

2x 512 MB DDR400 @ 2,5-3-2-7 1T

Enermax EG-465 (460W)

Samsung HD080HJ

Coolermaster CM-690 (o atual era um satellite 0207)

7900GS KO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é Evandro existem muitos processadores por ai que conseguem trabalhar com bem menos VCORE que o que foi fixo pelo fabricante e olha que não é só um modelo de processador e nem só de um fabricante, são vários os processadores tanto da Intel como da AMD que podem trabalhar em undervolt com sucesso.

O mais incrível de tudo isso é que existem muitos com problema de temperatura e tem um processador capaz de trabalhar em undervolt e solucionar o problema, assim como você solucionou, mas, ou não sabem ou não testaram ainda.

Tomara que esse tópico sirva para alertar vários usuários e que incitem a testarem seus processadores em undervolt se tiverem com problema de temperatura.

Muito boa dica pro pessoal essa sua.

Abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente topico, Xita. Como meu PC fica muito tempo ligado fazendo download. Uma queda no consumo na ordem de 15W já será significativo na conta de energia no fim do mês, nao é verdade?

O meu em stock tá em 1.3V e é de 90nm. Vou tentar deixa-lo a 1.15V p/ ver o q acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Excelente topico, Xita. Como meu PC fica muito tempo ligado fazendo download. Uma queda no consumo na ordem de 15W já será significativo na conta de energia no fim do mês, nao é verdade?

O meu em stock tá em 1.3V e é de 90nm. Vou tentar deixa-lo a 1.15V p/ ver o q acontece.

Significativa eu não diria, mas é alguma coisa, deve cair uns 10% no total do micro se eu chutei bem.

Vá com calma, tente 1.2 V antes, se der certo você pode tentar 1.15 e se for quem sabe consiga até menos.

Depois diga se a temperatura baixou :)

Pois é Evandro existem muitos processadores por ai que conseguem trabalhar com bem menos VCORE que o que foi fixo pelo fabricante e olha que não é só um modelo de processador e nem só de um fabricante, são vários os processadores tanto da Intel como da AMD que podem trabalhar em undervolt com sucesso.

O mais incrível de tudo isso é que existem muitos com problema de temperatura e tem um processador capaz de trabalhar em undervolt e solucionar o problema, assim como você solucionou, mas, ou não sabem ou não testaram ainda.

Tomara que esse tópico sirva para alertar vários usuários e que incitem a testarem seus processadores em undervolt se tiverem com problema de temperatura.

Muito boa dica pro pessoal essa sua.

Abraço amigo.

Obrigado meu caro !

Não tinha visto sua resposta ^_^

Acabei de ver isso e achei interessante:

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=11311&Itemid=1&limit=1&limitstart=1

Aí mostra que conseguiram reuzir a tensão do Phenom II X4 de 1.35 para 1.2 sem problema nenhum.

E aqui o resultado:

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=11311&Itemid=1&limit=1&limitstart=3

Quase 30 watts a menos. :eek:

Pelo TDP estimado do processador isso diminuiu em 20% o consumo.

E talvez eles sonsigam mais um pouco, quem sabe. ^_^

Para os malucos que deixam o Folding ligado sem parar é um ponto muito interessante. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito boa essa de undervolt.

Meu Celeron funciona com menos de 1v, para se exato 0,875v no seu clock padrão, testei em outra placa, a minha Maximus onde o processador está e estou usando agora, tem vcore mínimo de 1.1v.

Faz 100% de over com um leve undervolt e fica totalmente estável.

Daqui a pouco vou fazer alguns testes com ele e postar a SS.

EDIT

A screen do undervolt.

Pq29JuZr.jpg

http://www.postimage.org/image.php?v=Pq29JuZr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma dúvida, xita: na prática, o q será q compensa mais, cool'n quiet ou undervolt?

porque, na prática, o cool'n quiet faz um undervolt muito mais severo q tu pode fazer, já q ele pode reduzir a tua freqüência pra 1GHz (ou 800MHz nos novos phenom2) e com isso ele também faz o undervolt necessário. assim sendo, será q ter o bicho com o cnq ligado, pra quem usa 90% do tempo pra navegar ou escrever texto, mais negócio porque o processador ficaria mais tempo sob baixo uso?

no meu uso atual e momentâneo de desktop, q é o uso da maioria dos usuários do fórum, tenho minhas dúvidas de qual "approach" seria o melhor. ok, quando ele voltar a agir como workstation, o meu velho aurora aqui com certeza faria melhor uso de undervolt q cnq daí. ;) Mas, e pros desktops?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí depende do quanto se usa mesmo johannesrs, porque com o CnQ ativo a temperatura em Iddle cai mais do que com ele em undervolt e travado.

Eu tentei baixar o clock manualmente pra 1 GHz com o AiBooster mas a temperatura não se alterou aqui. Talvez se baixar a tensão para 1 V ou 0.8V como o note aqui ele funcione e fique bem mansinho.

A ideia mesmo é pra quem usa o processador em carga boa parte do tempo. (Folding :D..)

Pra você que usa bem forte as CPUs quando vai rodar cálculos seria uma alternativa pra diminuir o consumo e o ruído gerado, que em várias máquinas juntas é um baita saco. (_(

E o ideal seria conseguir alterar os estados dos padrões do CnQ mas até agora nada..

Será que se eu for encher o saco da AMD ou do Xrtreme Systems alguém não fala como se faz ? :rolleyes:

Qualquer novidade eu falo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe uma boa diferença entre o CnQ ou Speed Step é o undervolt direto.

Primeiro porque nem todos os processadores tanto da AMD como da Intel tem os recursos CnQ e Speed Step.

Segundo que esses recursos, padrão dos fabricantes, somente altera para menos vcore e frequência quando ocioso e um processador (EM UMA MÉDIA GERAL) não fica ocioso mais que 20% do tempo quando está em uso.

Terceiro que Há um refresco "razoável" para o sistema, se o vcore estiver fixo em um valor abaixo do que o fabricante fixou.

Quarto, os processadores não têm seu vcore fixado segundo sua necessidade e sim por padrão. Cada processador tem sua particularidade em todos os sentidos e o vcore é uma delas.

Resumindo. Baixar manualmente o vcore para o limite estável de cada processador é o melhor remédio. Os recursos como o CnQ e SpeedStep serve muito bem para aqueles processadores que não toleram menos vcore que o que foi fixado pelo fabricante.

Abraços para os amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Interessante Xita, vou, se tiver paciência, fazer uns testes no meu E6750, levando em consideração que meu micro fica ligado 24/7/30/360...

Qualquer redução aí seria interessante, vou tentar fazer algo do tipo... qualquer coisa posto por aqui...

Ficarei muito grato meu caro ! :)

Teste com um C2D é algo que eu não posso fazer, e vai ser legal que o seu tem clock alto. Duas vaiáveis novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei fazer isso no meu processador, mas não consegui. É possível alterar a tensão em qualquer processador/placa-mãe através da BIOS? Eu não tenho nenhuma experiência nisso, mas futucando lá na BIOS tudo o que consegui sobre Vcore era a informação de quanto ele estava no momento (1.55V).

Eu olhei até em outros Fórums em tópicos de overclock, e não parece difícil. Por isso me pergunto se é possível em qualquer situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Suas condições parecem mais críticas que a minha.

Agora que ta um calorão por aqui, meu processador também ficam com os núcleos na casa dos 46°C, com 3 fans de 120mm a todo vapor, fazendo o barulho chato -.-

Mas undervolt para mim não é uma opção... estou sempre abusando da máquina. Estou modificando um gabinete aqui para receber um cooler do calibre do Thermalright Ultra para arriscar uns over nas memórias e processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa ribeirocross, conseguiu bons resultados aí no Celeron 420. Tenho um aqui no meu PC e só consigo usá-lo a 3.15 GHz com um vcore de 1.29 V :( . Tentei diminuir mais um pouco de core voltage mas fica instável, ainda mais com a minha placa mãe que dá um vdrop danado.

E Xita, muito interessante o tópico que você escreveu.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tentei fazer isso no meu processador, mas não consegui. É possível alterar a tensão em qualquer processador/placa-mãe através da BIOS? Eu não tenho nenhuma experiência nisso, mas futucando lá na BIOS tudo o que consegui sobre Vcore era a informação de quanto ele estava no momento (1.55V).

Eu olhei até em outros Fórums em tópicos de overclock, e não parece difícil. Por isso me pergunto se é possível em qualquer situação.

Mas é através da BIOS que se diminui a tensão Jack :)

Ou lá ou com programas de overclock. (eu usei o AiBooster, que veio junto com a placa-mãe)

Suas condições parecem mais críticas que a minha.

Agora que está um calorão por aqui, meu processador também ficam com os núcleos na casa dos 46°C, com 3 fans de 120mm a todo vapor, fazendo o barulho chato -.-

Mas undervolt para mim não é uma opção... estou sempre abusando da máquina. Estou modificando um gabinete aqui para receber um cooler do calibre do Thermalright Ultra para arriscar uns over nas memórias e processador.

Até dá pra você diminuir, aqui nem é tanto pelo calor, mas mais pelo ruído e porque meu processador fica quase semore em full load.. se não fosse isso eu não utilizaria. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de rodar o meu X2 5200 em over, ou rodava em undervolt, a frequencia original era 2600MHz e 1.35V, rodava ele a 1.26V ,a temperatura caiu de 52°C full para 47°C full, isso era otimo, pois podia rodar o cooler mais devagar, sem que o processador esquentasse demais, (com o cooler mais lento e undervolt no processador, em full chegava a 53°C)

é uma maravilha undervolt :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nossa ribeirocross, conseguiu bons resultados aí no Celeron 420. Tenho um aqui no meu PC e só consigo usá-lo a 3.15 GHz com um vcore de 1.29 V :( . Tentei diminuir mais um pouco de core voltage mas fica instável, ainda mais com a minha placa mãe que dá um vdrop danado.

E Xita, muito interessante o tópico que você escreveu.

Abraços

Sim é um bom resultado, mas nem todo processador é igual, alem do mais, cada chipset tem resposta diferente quanto ao comportamento e ou estabilidade de um processador, de todo modo, tanto o meu over com o vcore usado, quanto o seu está muito bom.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz aqui um pequeno rápido teste.

Usando o Aibooster coloquei o bicho a 1.208V, ele fica no normal a 1.312V com temperatura média de 45/48º, em idle. e aquele tradicional barulhinho, após a redução a temp. ficou na média de 35/38º e o barulho..., barulho..., peraí... éh.. praticamente sumiu..., hehe. to achando até estranho, hUAHuahuh.

To usando o processador agora, no teste, sem over, normalmente ele fica em 3.2Ghz o tempo todo, mas tirei pra fazer o teste..., interessante sentir a grande redução do barulho.

Não sei se meu processador aguenta uma alimentação mais baixa do que essa, isso é só o que o Aibooster deixa fazer, depois tentarei reduzir lá na bios.

Só lembrando que fico "foldando" direto, e nesses testes aqui está tudo no talo, somente 20% do processador livre para as outras coisas.

Aí uma ss do bicho.

imagemee5.th.jpg

Minha Conf.

E6750

P5B Premium Vista

9800GT

SL8600EPS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindo tema para um tópico :D

Só uma perguntinha que eu li por aí: É verdade que quanto menor a temperatura mais o undervolt que você consegue fazer? Como um TRUE contra o Stock da Intel, o undervolt seria maior no TRUE?

Se for, deve ter uma baita diferença pra estabilizar em load =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
fiz aqui um pequeno rápido teste.

Usando o Aibooster coloquei o bicho a 1.208V, ele fica no normal a 1.312V com temperatura média de 45/48º, em idle. e aquele tradicional barulhinho, após a redução a temp. ficou na média de 35/38º e o barulho..., barulho..., peraí... éh.. praticamente sumiu..., hehe. to achando até estranho, hUAHuahuh.

To usando o processador agora, no teste, sem over, normalmente ele fica em 3.2Ghz o tempo todo, mas tirei pra fazer o teste..., interessante sentir a grande redução do barulho.

Não sei se meu processador aguenta uma alimentação mais baixa do que essa, isso é só o que o Aibooster deixa fazer, depois tentarei reduzir lá na bios.

Só lembrando que fico "foldando" direto, e nesses testes aqui está tudo no talo, somente 20% do processador livre para as outras coisas.

Aí uma ss do bicho.

imagemee5.th.jpg

Minha Conf.

E6750

P5B Premium Vista

9800GT

SL8600EPS

Caramba, 10 graus a menos só com o undervolt ? :eek:

Pois foi exatamente o que tentei :( Não achei em nenhum lugar a opção de modificar o vcore. Minha placa-mãe é uma da PCChips bem velha, é possível mesmo assim?

PCCips que eu saiba não tem muita opção de ajuste, e isso depende da placa-mãe mesmo.

Quem sabe com sua próxima ? (se servir de consolo..)

Sabendo que essa opção de UNDERVOLT é muito útil para muitos e o belo trabalho do amigo XITA está incentivando o pessoal com boa repercussão, estou fixando este tópico.

Muito obrigado meu caro !

Não esperava isso, mas já que veio não vou recusar hehehehe

Lindo tema para um tópico :D

Só uma perguntinha que eu li por aí: É verdade que quanto menor a temperatura mais o undervolt que você consegue fazer? Como um TRUE contra o Stock da Intel, o undervolt seria maior no TRUE?

Se for, deve ter uma baita diferença pra estabilizar em load =)

Você diz, quanto menor a temperatura ambiente mais baixa pode ser a tensão utilizada ?

Bem, aqui nunca esfria então não posso ajudar :D

E também não sei se tem alguma explicação técnica para esta hipótese, eu sempre achei que quanto maior a temperatura maior a condutividade elétrica e menor a resistência (seria o contrário do que você pensou), mas isso não conta outros fatores como a fuga eletrônica e não funciona com processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz alguns testes aqui em Undervolt.

Resolvi colocar meu processador com o menor vcore que minha placa mãe libera 1.1v. Testei com 50% de over que foi o máximo que consegui com total estabilidade.

O conjunto dissipador que usei foi um de K7 (puro cobre que eu adaptei para S775) e o resultado foi muito bom. UNDERVOLT funciona que é uma beleza, vejam os resultados abaixo.

A temperatura ambiente esta 27ºC.

Screen com o sistema ocioso.

post-25444-13884949916971_thumb.jpg

Screen com o sistema full.

aV2xncT9.jpg

Muito obrigado meu caro !

Não esperava isso, mas já que veio não vou recusar hehehehe

É um post interessante e útil por isso foi fixado.

PS:

Deixe-me colocar a Screen da estatística do teste em full que eu havia esquecido.

post-25444-13884949916654_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, 10 graus a menos só com o undervolt ? :eek:

Vou fazer mais alguns testes, e tirar ss do antes e depois,^_^.

E vou vê se abaixo mais esse negócio.

Agora, testei no sábado a noite com o undervolt ativo, tentei jogar o Undercover, ficou injogavel, ficava na média de 60/65 antes do undervolt, depois dele não passou de 10/15, hehe, e percebi que o desempenho no folding tbem baixou.:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vou fazer mais alguns testes, e tirar ss do antes e depois,^_^.

E vou vê se abaixo mais esse negócio.

Agora, testei no sábado a noite com o undervolt ativo, tentei jogar o Undercover, ficou injogavel, ficava na média de 60/65 antes do undervolt, depois dele não passou de 10/15, hehe, e percebi que o desempenho no folding tbem baixou.:unsure:

Será que o clock não está abaixando também ? Caiu demais o desempenho.

Não sei como alterar isso na sua placa-mãe.. na minha é só alterar o CnQ :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...