Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som de Metralhadora


pqdtrambo

Posts recomendados

  • Membro VIP

Amplificar é a parte mais fácil...

Não estou com tempo, mas tenho certeza que logo terá ajuda para fazer o amplificador, seja transistorizado ou integrado. Só precisa acoplar a saída do 555 a entrada do amplificador com capacitor de uns 220nF.

Pode usar apenas um TIP31 ou outro NPN qualquer para amplificar o pulso do 555.

Claro que precisa de 1 resistor e talvez um capacitor em sério com o resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, legal, eu não imaginava que esses estalos poderiam parecer uma metralhadora, hehe... Você nos lembrou de um grande e importante detalhe: se fosse uma SENOIDE de 10Hz seria impossível ouvir, mas não é o caso.

Agora que parei pra pensar direito, a transformada desse negócio aí deve ser bem rica em harmônicos superiores, por isso dá pra ouvir, mesmo em frequência tão baixa !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amplificador transistorizado de 1W e baixo consumo já seria suficiente pra tí? Usa BC's de uso geral..

Obs: Já fiz alguns testes com o circuito proposto mas num falantezinho de 2" de 0,5W em nada se pareceu com o som de uma metralhadora, experimentei outros valores de capacitor mas o som ficou semelhante apenas nas minhas caixas grandes com boa potência! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, o circuito que fiz é de 10hz, por que o nosso amigo pediu um oscilador de 10hz....

Quanto ao que disse soschip, ele está certo, no alto falante um sinal senoidal (e até algumas ondas quadradas) podem ser ouvidas mesmo abaixo dos 15hz, que é a frequencia minima percebida pelo ouvido humano.

Basta lembrar que o transdutor ( o alto falante) pode ser considerado um dispositivo "eletro-mecânico", e não um compomente eletrônico.

eu já fiz um oscilador de 6hz, com um MCU PIC, que ao ligar num pequeno amplificador (um simples transistor de uso geral) fez sair num alto falante retirado de um telefone antigo, um som de TECTECTEC.

Com um pouco de imaginação, este som lembra o barulho de uma arma sem munição.... alias, com muita imaginação.....:lol:

Se entendi direito, soschip, você pegou o sinal quadrado na saida do 555 e "cortou" com um capacitor? foi isso que você fez? Muito bem pensado. mas dificultando a coisa um pouco, isso poderia ser feito depois do amplificador, assim poderiamos colocar alguns capacitores de valores diferentes, gerando ondas de sinais diferentes (criando as benditas hamonicas).... isso seria possivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde Cacio! Primeiramente agradeço o empenho em me ajudar. Esse site é muito interessante por causa dos usuários que têm a maior boa vontade em auxiliar a quem está em apuros. Por isso meu agradecimento é ostensivo a todos que ajudaram.

Infelizmente esse circuito que enviou-me não funcionou. Fiz tudo conforme falou. Bolei a placa e montei, mas, o circuito apenas dá uns estalos no alto falante quando fricciono o fio na bateria. Fora isso não faz mais nada a não ser esquentar o CI. Gostaria de saber se tem um alternativo. Se tiver poderia enviar? Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem me intrometer no Tópico, mais para ajudar o "Cacio J Gazola", posto aqui as imagens que ele colocou nesse Tópico, só que do tamanho certo pra todo mundo poder ver:

osc1vg0.jpg

555ds7.gif

Explicando: coloque sempre o Link direto exibido no ImageShack, ou seja, o último que aparece (o que está abaixo daquela mensagem em vermelho que aparece no final da página após você fazer o upload da imagem).

Daí basta usar a Tag: b]

Agora podem voltar a assunto do Tópico! :D

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado Igor. Eu queimei a mufa para fazer essas imagens aparecerem e só consegui aquelas imagens do tamanho de selos....:lol:

Sobre o circuito, eu vou monta-lo no simulador e testa-lo para encontrar a 'caca' que está fazendo ele esquentar.... se não der nada, eu vou montar outro tipo de oscilador...:lol:

Voltei... Eu testei no simulador e o único detalhe relevante no circuito foi a resistência do alto falante, que deve ser 8 ohms. Outro detalhe é que se você usar a ideia do SOSchip de usar um capacitor para 'cortar' o sinal evite usar aqueles transdutores piezoeletricos comuns, tirados de celulares velhos por exemplo. Com ele o circuito só funcionou sem o capacitor... Se ainda não funcionar, me avise. Vou monta-lo numa protoboard hoje a noite e te digo o que aconteceu.

Pelo menos no simulador tá tudo certo, mas 'na pratica a teoria é outra...'

Mude o valor de R1 (865 k) para 1200K, o som ficou mais ritmado :lol: O R2 vai ser de 280K (não existe comercialmente resistor de 288k) mas ele vai trabalhar dentro da tolerância.

*****************************************************

OK, fiz os testes no simulador e os resultados foram, que com esse circuito:

circuitoen8.jpg

a onda resultante foi essa:

ondaiv8.jpg

Detalhe: a segunda imagem, é a mesma imagem da onda de cima, só um mais zoom, e não outro canal.

o som é esse:

http://www.mandamais.com.br/download/?codigo=i1xj1812009145119

estou meio sem tempo agora, mas a noite vou montar no proto e vejo se tudo funciona legal.... até amanhã.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

***Amigo moderador, eu sei que estou enviando duas mensagens em sequência, mas se eu apenas adicionar o conteúdo desta mensagem nas mensagens que enviei ontem, o texto pode ficar muito confuso. Ontem eu atualizei meu post 3 vezes, e isso deixou ele bem confuso de se ler, estou apenas primando pela clareza, muito obrigado. ***

Eu testei na protoboard o circuito, e aqui ele funcionou, em parte. Digo em parte por que saiu som no alto falante, mas um som extremamente agudo.

Confesso que nunca havia usado o 555 para gerar sons, os uso apenas para gerar sinais de clock, e nunca havia visto este tipo de fenomeno. e tambem não sabia da incrível discrepância entre o simulador e o mundo real (isso me deixou 'cabreiro' mesmo).

Mas agora eu comprei sua briga, vou tentar criar um oscilador, só que imagino que seja necessário uma frequência bem maior que 10hz, estou supondo algo em trono de 1.500 hertz.... vou fazer (fisicamente) e te digo os resultados. (mas só mais pro fim de semana, ok?)

ps- aqui o CI não esquentou.... na verdade só esquentou quando esqueci de colocar o capacitor C1, mas depois dele no lugar, tudo funcionou frio... você está usando uma bateria ou uma fonte AC/DC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
... e também não sabia da incrível discrepância entre o simulador e o mundo real (isso me deixou 'cabreiro' mesmo).

Por isso que nunca usei simulador. Perde-se tempo pra desenhar e não se sabe se o resultado é o mesmo da prática.

Se está usando alto-falante de 8 ou 16ohm, ele não deve ser ligado de forma alguma diretamente na saída do 555. Deve-se usar um resistor em série para limitar a corrente.

Experimente também ligar um capacitor de 100uF com o (+) no pino 3, em série com o resistor/falante para a forma de onda não ficar 'quadrada' no transdutor (falante).

Se está usando um transdutor piezo, desconsidere o que disse acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho eu que no caso do simulador o problema seja no speaker ( no proprio helper do ISIS há um aviso que em função do tempo de processamento o som pode não corresponder com o real).

Estou tentando agora mas só na proto.

PS- estou de mudança, as coisas aqui estão bagunçadas... então posso demorar para responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

Agora deu, foi e está acabado, o circuito abaixo funciona mais ou menos a 10hz, e na proto deu um som bem legal, que com um pouco de imaginação pode servir como simulador de metralhadora.

Eu gravei o som gerado na propria proto, por isso tem alguns sons ambientes mais dá para ter uma boa ideia do som gerado.

Todos os capacitores do circuito são Eletroliticos, e usei um alto falente de 8Ohm 0,25W (o capacitor de 4,7uF serve para quebrar a onda quadrada e tambem 'chupar' a carga de retorno, por isso o CI quase não esquenta).

A Vcc é de 9 volts.

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img101.imageshack.us/img101/4210/metnb3.jpg' alt='metnb3.jpg'>

o arquivo com o som:

http://www.mandamais.com.br/download/?codigo=mbd7251200917231

Me avise se isso resolve seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Alguém poderia me ajudar? Necessito de simular o som de uma metralhadora, alimentada com 9 vcc e que tenha um bom som para uma maquete. Achei um projeto mas que tinha um componente importado o que tornou inviável a construção. Agradeço a ajuda!!!
O que tu procuras está aqui para acordardes os vizinhos. Muito simples e fácil de montar. http://electrotuga.com/metralhadora.htm :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...