Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contrato (quanto cobrar e modelo)


Posts recomendados

Olá todos!

Esse tópico é maravilhoso, pois diz bem o que todos os técnicos pensam a respeito da forma como o mercado ajuda e atrapalha a gente...

Eu particularmente trabalho em uma área totalmente diferente, apesar de também ser técnico com curso que terminei este ano mesmo...

Após o curso fiz até agora arranjei pequenos trabalhos(somente três trabalhos), e antes de cobrar eu pesquisei no Clube do Hardware e me basei em um valor de R$40,00, acho que menos do que isso é prostituição e um abuso receber menos que isso, e acho que deveríamos nós aqui do Clube do Hardware que temos consciência do mercado, fazermos uma tabela de quanto cobrar por serviço, e nos transformaríamos em um grande sindicato desta forma, já que quem dita o piso salarial é o sindicato na maioria das profissões... e ainda cobrei os 10% da peça que coloquei no pc da pessoa...

O que aprendi com o professor foi que deveria cobrar também de 10 a 15% do valor da peça, gostaria de saber se isso é certo ou não...

Muito Obrigado deis de já pelas respostas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente não vale a pena cobra 5 ou 10 reais quem faz isso é um TECNÍCUZINHO ISSO SIM :D

um tecnico propriamente dito cobra pela dificuldade, tempo de serviço e o que foi feito se ele vai no local e com apenas 5 toques no teclado resolve o problema é melhor não cobrar nada e ganhar mais um cliente pois o mesmo não irá se esquecer que você não é um picareta que cobra 5 reais e teve de ligar pra você 2 hs depois pra te xingar pois o pc dele já não funciona mais

meu antigo patrão tinha a ótima idea de compra um furgão (mini laboratorio) onde tudo que você precisasse estaria lá sem essa de não trouxe isso ou aquilo

com ideas como essa é que se faz um deferencial no mercado, aí todos clientes pagariam um preço bom pra nós e pra eles pela qualidade do serviço e pagariam rindo :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá pessoal!

Será que alguém não disponibilizaria um contrato de manutenção de hardware para podermos fazer um.

Se várias pessoas colocassem os seus contratos, poderíamos ter mais algumas dicas para complementar os contratos.

Eu não disponibilizo, pois estou iniciando e não tenho nenhum, mas isso é útil até mesmo para quem já tem.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Moderador!

O Link para os modelos estão quebrados! :(

Agora, cobrar R$ 5,00 ou R$ 10,00 pelo serviço é quando o cara trabalha em outro emprego e faz manutenção por diversão (acho que eu nem cobraria... rs.rs.rs.)

Aqui em minha cidade, as lojas fizeram um tal de "acordo" para cobrarem R$ 50,00 a visita + R$ 30,00 a hora técnica... Eu, como não sou muito burro, mantive o preço, mas conserto bastante, pois na hora H eu mostro porque vale a pena consertar comigo... :P

Não podemos nos rebaixar... É necessário achar outros meios... e esperar até que seu concorrente caia, pois, cobrando esse preço, com certeza ele deve ter feito um cursinho básico de WordStar ou Lotus 123...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

R$5, R$10, R$20, R$40... Gente, que gozação é essa?

Brincando, não cobro menos de R$90,00 para reisntalar o Windows, anti vírus, office e atualizações numa máquina NOVA, imagine os outrs serviços. Se cara fala pra mim, que é fácil fazer e que ta caro, mando ele mesmo fazer o serviço e desligo o telefone.

Gente, antes de cobrar, preste atenção numa coisa: Você TEM de comer, vestir, pagar contas e TEM de ir até o cliente, R$5 você só paga o Metrô pra ir e voltar, com R$10 você NÃO paga o metrô e seu almoço, fora que você NÃO tem um cliente por dia.

Agora, faço uma pergunta: Qual é o salário de um analista de suporte? (nome bonito para peão digital)

Eu mesmo respondo, em empresas pequenas e médias (até 150 funcionários) é de R$1350,00 no minimo (Eu mesmo ganho mais que isso numa empresa desse porte).

Então, faça as contas, pra você receber R$1350,00 de todos os serviços no mês, quanto você teria de cobrar? Detalhe: O cara que é analista de suporte trabalha 22 dias diariamente e ganha R$61 por dia de trabalho. Mas lembre-se: Ele não paga propaganda, aluguel de escritório, internet p/ escritorio, telefone p/ escritorio, impostos, grafica... E ele trabalha todos os dias da semana. Agora, pense: Quantos clientes você atende por mês? 10 15... Então caros amigos, já passou da hora de pensar quanto cobrar por serviços não em contrato.

Pra contrato, acho legal também usar essa "formula"

R$5, R$10, R$20, R$40... Gente, que gozação é essa?

Brincando, não cobro menos de R$90,00 para reisntalar o Windows, anti vírus, office e atualizações numa máquina NOVA, imagine os outrs serviços. Se cara fala pra mim, que é fácil fazer e que ta caro, mando ele mesmo fazer o serviço e desligo o telefone.

Gente, antes de cobrar, preste atenção numa coisa: Você TEM de comer, vestir, pagar contas e TEM de ir até o cliente, R$5 você só paga o Metrô pra ir e voltar, com R$10 você NÃO paga o metrô e seu almoço, fora que você NÃO tem um cliente por dia.

Agora, faço uma pergunta: Qual é o salário de um analista de suporte? (nome bonito para peão digital)

Eu mesmo respondo, em empresas pequenas e médias (até 150 funcionários) é de R$1350,00 no minimo (Eu mesmo ganho mais que isso numa empresa desse porte).

Então, faça as contas, pra você receber R$1350,00 de todos os serviços no mês, quanto você teria de cobrar? Detalhe: O cara que é analista de suporte trabalha 22 dias e ganha R$61 por dia de trabalho. Mas lembre-se: Ele não paga propaganda, aluguel de escritório, internet p/ escritorio, telefone p/ escritorio, impostos, grafica... E ele trabalha todos os dias da semana. Agora, pense: Quantos clientes você atende por mês? 10 15... Então caros amigos, já passou da hora de pensar quanto cobrar por serviços não em contrato.

Pra contrato, acho legal também usar essa "formula"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

por favor alguem poderia postar aqui ou me enviar por email , um modelo de contrato de manutençao de micro, estou precisando com urgencia, desde já agradeço :D

por favor alguem poderia postar aqui ou me enviar por email , um modelo de contrato de manutençao de micro, estou precisando com urgencia, desde já agradeço :D

o meu email é [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Os 3 links do começo do tópico não estão prestando.. ;x

Prezado visitante,

Nós acabamos de alterar nosso site, Clube do Hardware, para um novo sistema, dinâmico e com muito mais recursos. Por este motivo, nossos links antigos não são mais válidos. Por favor, atualize seus bookmarks.

Alguém teria como me mostrar um modelo de contrato de prestação de serviço na área de informática? ;x Cadeira de Legislação e Ética Profissional ninguém merece ;X

Se precisar enviar por email: [email protected]

Agradeço de já o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

:cry: realmente concordo com vários comentários postados aqui pois sou natural de São Paulo Capital e estou há 10 anos trabalhando em Florianópolis com informática, em São Paulo amigos meus cobram de R$ 80,00 a R$ 120,00 por uma formatação e instalação dos programas básicos ( Windows, Oficce, Anti-virus, etc...) aqui em Florianópolis se eu cobrar R$ 50,00 pelo mesmo serviço eu vou ficar em casa sem fazer nada...pois aqui o preço médio e de R$ 30,00 ha no máximo R$ 50,00 e leve em consideração que aqui roda-se de carro ou moto até 120 KM para atender um cliente pois tudo e longe ( centro Floripa - Sul da ilha 50 Km ida + 50 Km volta )....estou indo para Maringá- Pr o que não e nada animador pois lá descobri técnicos ( formados em faculdade ) cobrando R$ 15,00 pela mesma formatação...portanto e realmente uma coisa de regionalismo cada lugar e um preço, por isso estou reavaliando a hipotese de voltar para SP pois lá a hora técnica e bem mais valorizada assim como no Rio de Janeiro também. A única coisa que me prende em Florianópolis e agora também em Maringá- Pr e a qualidade de vida se ganha pouco mas se vive melhor. Mas confesso que tem que botar na balança tudo.

post-124949-138849367585_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Pessoal,

Estou querendo abrir uma empresa de prestação de serviços na área de informática, como suporte, assistencia técnica, redes, manutenção e criação de sites institucionais, vendas de hardware e software, soluções de backup, etc...

Trabalho nessa área a 5 anos, sempre atuando em empresas de pequeno e médio porte.

Acho que devemos parar com essa mania de CASA do cliente, quem usa o micro em casa quer mais economizar, quer dividir preço, só que coisa barata e muitas vezes pode esperar.

não pretendo trabalhar com pessoas físicas, a não ser que a pessoa use informática para trabalhar, a exemplo de consultores, dentistas, advogados, etc.

Imagine uma loja de qualquer coisa, que necessita de informática para acessar um banco de dados de estoque, se essa maquina para, o serviço também para, prejudicando o faturamento.

Se o micro da CASA para, o cara simplesmente vai em uma Lan House e faz o que precisa, aí ele aguarda o pagamento para chamar um técnico.

Por isso, não penso na CASA do cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pessoal aqui em Goiania .. o pessoal não dá valor ... quando cheguei aqui tentei cobrar por hora.. mas aqui é por visita... o valor médio é de R$50,00 .. infelizmente é só isso.. quando não tem um bos... q cobra 10,00 pelo mesmo serviço... e ainda faz serviço porcaria!! aqui tem um curso que o cara sai "formado" em 1 semana. Eita !! bom pra ganhar $$ de cliente q contrata ele!"! hehe.. Falou pra todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, vou falar meu ponto de vista, e uma dúvida logo depois :D

Em Cuiabá/MT onde eu moro, essa questão de assistência técnica é complicado. No começo (quando comecei a mexer, e depois de fazer curso) eu arrumava mais coisas básicas, arrumar uma configuração do windows, ou formatar e instalar S.O., ou até trocar algum hardware apenas. E nisso dai, eu cobrava de R$ 30,00 a R$ 50,00 dependendo do trabalho e complexidade (nunca trabalhei com tempo, acho que não funciona). Hoje em dia tenho curso de hardware, alguns programas e até de algumas soluções. Também estou concluindo uma graduação de Sistemas de Informação: Análise de Sistemas e dentro dessa visão mais ampla que eu proporciono e presto no serviço, acho que eu as vezes (dependendo do caso) eu já reparo e insiro uma solução (tanto de hardware quando de software, criando uma harmonia e uma combinação de ótima qualidade). Eu acho que essa solução não pode ser tão cara mas também não pode "prostituir" (como já disseram anteriormente), hoje em dia eu cobro não menos que R$ 80,00 a R$ 100,00 se for um reparo ou configuração mais simples. Já se for fazer um reparo mais complexo, ou a implantação de uma solução tornando mais complexo e trabalhoso, a partir dai o preço varia com o que o cliente procura.

A melhor solução disso eu acho assim;

1- Você tentar fazer uma análise do problema antes mesmo de ir ao local ou mexer.

2- Depois fazendo uma análise real, podemos formular um preço por baixo de quando vai sair, mas já deixando claro (quando houver a possibilidade) que algum outro componente como hardware pode estar danificado.

3- Repara e implanta a solução.

4- O cliente fica satisfeito, gosta do serviço e assim sempre que aparecer alguma coisa ou até indicar, irá pensar em você. :cool:

Minha duvida, é em relação aos artigos já citados e os quais já li. Alguem tem algum modelo de "Nota Provisória"? (ou scanneado) para me enviar!?

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

I ai galera!

Meu nome e Adriana eu moro em Angra dos reis. Olha vocês podem até estranhar mas eu não cobro visitas, eu vou na casa dos clientes vejo o que esta acontecendo com o micro se for algo que eu possa resolver na hora eu resolvo se não falo que tenho que levar o micro pra casa, quando estou na casa do cliente peço para ele me dar licença para me deixar só para eu poder me concentrar no problema, nunca deixo o cliente ver o que estou fazendo, se for só o caso de uma bateria eu dou uma limpeza completa no computador para valorizar meu trabalho e poder cobra mais, senão eles não querem pagar pois acham que foi muito simples que até eles poderiam fazer,

Sempre sou honesta com os clientes, também ando com minha tabela de preços pois poço mostrar para eles o preço do serviço baseado na tabela. Não cobro visitas pois falo para eles que não vou cobrar visitas mais que em troca eles me indiquem para outras pessoas, e isso tem dado muito resultado, também indico vendedores de lojas como casas Bahia eles me indicam para as pessoas que compram micros pois essas lojas não têm técnicos que instalem micros, enfim vou dando meus pulos como posso faço muita amizade peço para amigos clientes passarem cartões de visitas e assim a minha lista de clientes só vai aumentando tai a dica para vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando estou na casa do cliente peço para ele me dar licença para me deixar só para eu poder me concentrar no problema

nunca deixo o cliente ver o que estou fazendo, se for só o caso de uma bateria eu dou uma limpeza completa no computador para valorizar meu trabalho e poder cobra mais, senão eles não querem pagar pois acham que foi muito simples que até eles poderiam fazer,

Sempre sou honesta com os clientes

:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Adriana,

o mais ético seria justamente você mostrar a transparência do seu trabalho. Sempre que atendo em domicílio peço ao cliente que acompanhe meus procedimentos justamente para ensiná-lo como agir da próxima vez.

Quanto você cobra para atender em domicílio? Por hora? Por visita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Se você não acho ainda aqui vai um link q tem umas dicas .. e é uma velha conhecida de quem procura o forum :

https://www.clubedohardware.com.br/ed020699.html

Ai você enconta um modelo e também um ótimo texto pra ler

Buenas galera...

Gostaria de receber um contrato modelo para montar um para mim....... se puderem me mandar .. segue e-mail: [email protected] e meu msn: [email protected] para contatos profissionais...

Quem precisar de ajuda em algum projeto..me add ...

abx galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá companheiros ! Estava procurando informações sobre este mercado de trabalho, só para saber se eu estava cobrando dentro do razoável, e percebi que existe uma variação muito grande nos valores cobrados pelos serviços de manutenção. Espero poder contribuir com este assunto com a minha experiência.

Trabalho com informática há muitos anos e já passei por divesas situações onde não sabia o quanto cobrar do cliente, muitas vezes por achar que o meu trabalho havia sido simples demais para valer alguma coisa, simples para mim!!! Que me interesso pelo assunto, estudo, leio artigos, faço cursos, invisto em conhecimento.

Depois de alguns anos e muitas horas na frente de um monitor, percebi uma coisa muito básica. Se é simples para mim e difícil para outros, OPA !!! Encontrei o meu pedacinho no mercado de trabalho. Trabalho é coisa séria, não se deve encarar como um hobby ou passatempo. Adoro informática, gosto de resolver problemas... Como é mole instalar e configurar um sistema operacional, estruturar uma rede, automatizar backups, implantar segurança, montar compuatdores, limpar ventuinhas, passar pasta térmica etc... Que ótimo ganhar dinheiro fazendo o que gosto.

Muita gente não tem nem ideia de como é um processador, uma placa mãe, de como configurar uma rede, remover um vírus, instalar um porgrama, coisa que para nós é banalidade, coisa de criança.

Exemplo: Imagine que você quer ajustar a injeção eletrônica do seu carro, que graças à nossa maravilhosa gasolina, anda engasgando a torto e a direita. "Não tenho a menor ideia de como se faz isso !!!!" Você chega na oficina e vem um carinha, todo sujo de graxa com aquela roupa cinza, que já está preta e solta a bomba na sua mão. Aí doutor!! O negócio tá feio! A mistura esteoquimétrica não está de acordo, tu vai ter que deixar o carro aqui para regulagem. Aí você já não está muito feliz e aproveita para perguntar quanto vai sair a brincadeira.... Aí doutor, a regulagem tá saindo por 100 pratas... pro senhor que é camarada, em!! Putz!!! R$ 100,00 só para regular a injeção !!! Mas isso é rapidinho! Ainda vou ter que deixar o carro aqui !

É mais ou menos assim neste mercado, para quem não sabe é rapidinho, é molé, tá caro, faz um desconto aí... e assim vái. Agora, mete a mão na massa e vai fazer. Sabe!? Não! Sinto muito, R$ 100,00 .

Só para matar a curiosidade:

Mistura estequiométrica (mistura ar / combustível)

Abraços para todos !

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Obviamente que cobrar R$ 5,00 é um absurdo, mas cobrar R$ 90,00 reais por visita é exagero, mesmo porque quando o cliente procura um técnico não pede o currículo dele e nem referências ( salvo raras vezes). Procura o mais barato e dependendo do problema, o técnico meia boca resolve.

Resumindo... Usar o bom senso é o ideal. Acho justo um valor mínimo para visita e cobrar mais dependendo da complexidade do serviço, podendo aí sim cobrar R$ 100,00 ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obviamente que cobrar R$ 5,00 é um absurdo, mas cobrar R$ 90,00 reais por visita é exagero, mesmo porque quando o cliente procura um técnico não pede o currículo dele e nem referências ( salvo raras vezes). Procura o mais barato e dependendo do problema, o técnico meia boca resolve.

Resumindo... Usar o bom senso é o ideal. Acho justo um valor mínimo para visita e cobrar mais dependendo da complexidade do serviço, podendo aí sim cobrar R$ 100,00 ou mais.

Caro affalcao,

excepcional seu raciocínio! Você é técnico de informática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi muito "técnico meia boca" (aquele vizinho do apto de cima) resolvendo problemas.. (cobrou baratinho, baratinho)

Aí o cliente, que já conhece meu serviço (e acha que cobro caro), me liga as 11 da noite pra reclamar que a net não conecta, pois o "meia boca" está dormindo.

Tenho que tentar entender o que o cliente (normalmente leigo em informática) está tentando explicar e passar as instruções por telefone mesmo. (coisa que faço por camaradagem.. e nem sempre)

E aí affalcao.. devo cobrar o valor mínimo ?? Ou cobrar o que é justo pra mim e dar suporte sempre que o cliente precisar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde pessoal.

Gostaria da opinião de vocês técnicos mais experientes.

Recentemente montei uma loja de informatica aqui na minha cidade e gostaria de saber como vocês costuman cobrar por contratos de manutenção preventiva.

Aqui na minha cidade, a média de preço é em torno de R$30,00 a R$45,00 por máquina.

Mais em relação a visita, vocês costuman ir de quanto em quanto tempo no cliente ?

Estou pensando em ir uma vez por semana, mais gostaria da opinião de vocês.

Qualquer ajuda será muito bem vinda.

Atenciosamente.

Luis Gustavo Carneiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda não trabalho com informática, apenas concerto um computador aqui outro ali, claro, recebo R$.

mas, pelo preço tu tem que ver a questão de quanto tu vai gastar para ir até a casa do cliente toda semana, dai tu diminui pelo preço que você cobrou ao cliente e vê se você está ganhando um bom lucro.

ta aí minha opinião, me corrigam se eu tiver falado besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...