• Announcements

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   02/14/2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Julio.lima

[Resolvido] Como desfazer Raid 0 ( zero ) em HD sata I

8 posts in this topic

Bom dia à todos.

Tenho dois HD´s Samsung, em RAID 0, e desejo desfazer o RAID 0. Alguém pode me dizer como eu faço isso?

Pensei em atualizar a BIOS pela internet, mas aí, acho que perderei os HD´s para sempre.

Se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente.

Muito obrigado à todos.

Edited by Meiraneto
Formato do texto fora do padrão.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Atualizar BIOS para desfazer o RAID? para desfazer o RAID voce tem que ajustar na bIOS para que os HD's sejam vistos não como um conjunto RAID mas como HD's individuais. Só que se fizer isso com os HD's que já estão em RAID vai perder todos dados.

O melhor seria conectar um HD, pode ser até um iDE, como secundário, transferir os dados que deseja, aí depois tira esse HD de backup, desfaz o RAID e aí, se for o caso, formata um, instala o windows.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Rickg.

Quer que desfaço o RAID ZERO, na pr´prpia BIOS?

Ótimo!

Tentarei então.

Antes, é claro, farei o back-up dos dados do HD.

Mas este processo não inutilizará os HD´s não, né?

Muito obrigado pela ajuda!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

não cara, pode ficar tranquilo .... desfazendo o RAID você só desabilita a controladora para o próprio RAID e volta a utiliza-los de forma independente .... pode ir tranquilo !

faça o back-up antes né !

... boa sorte !

Share this post


Link to post
Share on other sites

complementando o qu o colega Roller escreveu, se voce ajustar na bIOS, desfazendo o RAID, os HD's serão vistos individualmente. Isso não vai danificá-los de maneira alguma, só os dados que estão neles ficarão inacessíveis, pois cada um tem metade dos dados.

Por isso faça um backup de seus dados antes de fazer isso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok.

Agradeço à ambos ( Roller e Rick ), pela ajuda.

Comprei um micro novo, e 4 HD´s SATA II.

Dois HD´s de 320GB para meu micro velho ( Pentium IV 3,4GHZ ), e decidi, que não farei mais Raid zero nestes novos HD´s. Até porque, o risco de perder dados, na minha opinião, não compensa a velocidade de escrita nos HD´s com o Raid zero.

Os outros dois HD´s, são de 1TB cada, aí que não vale mesmo à pena, fazer Raid zero!!!

Mais uma vez, agradeço a colaboração, e o aprendizado que ambos me proporcionaram.

Muitíssimo obrigado!!!

Aproveito a oportunidade, para desejar à todos do Fórum Clube do Hardware, um FELIZ ANO NOVO! Muitas conquistas neste 2009 que está chegando!!!

não cara, pode ficar tranquilo .... desfazendo o RAID você só desabilita a controladora para o próprio RAID e volta a utiliza-los de forma independente .... pode ir tranquilo !

faça o back-up antes né !

... boa sorte !

Share this post


Link to post
Share on other sites
e decidi, que não farei mais Raid zero nestes novos HD´s. Até porque, o risco de perder dados, na minha opinião, não compensa a velocidade de escrita nos HD´s com o Raid zero.
então amigo, de fato RAID 0 não dobra suas taxas de escrita, porém um RAID 0 bem gerenciado da uma boa ajuda pro sistema sim ... fiz testes individuais com o HD Tach (sei que não é o melhor pra testar, mas vale a nível de comparação) e com 3 HD's identicos obtive os seguintes resultados para leitura :

Average Read

Seagate 250 - 8MB = 63.6 MB/S

AMD - RAID Stripe = 129.2 MB/S ( 2x Seagate 250 - 8 MB )

pode compensar sim !

ja to pensando em mudar o meu sistema operacional principal pra Linux, ele trata partições como discos separados e desta forma quero criar dentro do próprio Linux um arranjos com 3 partições de 80GB (240GB RAID 0) e usar o restante para Backup (não crio RAID nesta para que os arquivos estejam acessíveis à eventual Windows) ...

o Windows 2003 ou 2008 Server tem belas opções disponíveis para RAID 5 (só não sei se funciona em partições) ... isso poderia ser bem interessante se você não curte Linux ... desta forma, criar duas partições de 350GB nos discos de 1TB e passar a utilizar 4x350GB RAID 5, desta forma você pode triplicar a velocidade escrita descontando o tempo do cálculo de paridade e quadriplicar o tempo de leitura (teóricamente) mas acho que ficaria ótimo e se bem configurado é Rock-Solid alem de ser bem mais seguro do que RAID0 por possuir paridade !

... enfim, devo ter me estendido,mas com discos novos, arriscaria este caminho !

Edited by roller
Valeu Julio, Feliz Ano Novo pra você e Familia !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.