Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo Antenas Wireless Caseiras de 2.4GHz


heronss

Posts recomendados

Classe,

Esse tópico é direcionado a quem pretende tentar fazer uma antena wireless / wifi / wi-fi caseira.

Para evitar perda de tempo e gastos vão aqui algumas sugestões sobre material e equipamentos.

Materiais

A Lata (R$0,00), Adaptador Wireless (R$60,00), Cabo Extensor USB (R$12,00), Cabo pigtail (R$12,00 50cm).

A lata

Realizei testes com vários tipos de latas e descobri que a menos recomendada é a Lata de Batata Pringles. O ganho de sinal é insatisfatório, muito insatisfatório mesmo.

pringlesonstandbigoe3.jpg

Realizei testes com uma lata de óleo; e em comparação com a Pringles o ganho da lata de óleo foi de 4 vezes melhor.

1555.jpg

Mas a melhor montagem foi a com a combinação de uma lata de NAN (Leite em pó) com uma lata de MUCILOM.

A lata de NAN possui um diametro menor que a lata de MUCILOM, onde encaixei uma na outra.

nan1.jpg

019190.jpg

Com essa montagem, que logo mais postarei fotos, consegui conexão comprovada em routers a 4,5 km.

Adaptador Wireless

O maior desespero para quem pensa em montar uma antena caseira para seu laptop é como ligar essa antena ao mesmo.

Alguns tópicos pela internet falam que basta comprar um cartão/placa PCMCIA Wireless e um plug PIGTAIL e abrir o cartão ou quebrar a ponta dele e soldar o pigtail na plaquinha interna dele com a cabecinha pra fora e bla bla bla.

Ou até mesmo abrir seu laptop e soldar um plug PIGTAIL na antena dele atrás do monitor e bla bla bla.

didz_senao_pcmcia-soldered_pigtail_02.jpg

1.JPG

Você acabou de comprar o laptop, vai ter coragem mesmo de fazer essa loucura de abrir o coitado? Pelo amor de Deus!

Besteirada, hoje em dia com o avanço da tecnologia e os shoppings populares de informática, como aqui em BH o nosso OIAPOQUE ou a feirinha da savassi, pode-se comprar adaptadores wireless USB que já vem com a saida/entrada pigtail pelo mesmo preço de um cartão PCMCIA, talvez até mais barato. (Comprei o meu por R$60,00, Marca KAIOMY, porém o chip é da Realtek)

Funciona tanto com Linux (Testado no UBUNTU e no WifiSlax3.1), funciona também no XP/VISTA, etc.

a000611.jpg

Cabo extensor USB

Eu uso um cabo extensor USB comum de 5 metros no adaptador wireless para maior mobilidade da antena.

(Para a mesma não precisar ficar grudada no laptop.) Paguei R$12,00 nesse cabo em loja de suprimentos.

cabo_usb_am_af.jpg

Cabo pigtail.

Em loja especializada em antenas você pode encontrar o cabo para antena de 50cm já com o pigtail fêmea. (Existem vários comprimentos)

Numa ponta temos o plug pigtail femea para ligar no adaptador wireless USB e a outra ponta pode ser cortada e adaptada direto na lata.

Um detalhe importante: Esse cabo é bem fino, porém é do tipo blindado, ou seja, possui uma malha de aço protegendo o fio da antena.

O fio da antena deve ser soldado a um arame de cobre de 1mm de espessura e 3,1 cm de comprimento, e ficará no interior da lata, isoladamente ao metal da lata.

A malha protetora deve ser soldada à lata ou assim como na foto.

1654.jpg

A ponta que possui o plug maior poderá ser cortada nesse esquema.

PigTail_4817e06fa08c2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Das antenas caseiras a única que eu gosto é da setorial de 12 dbs. Porém em todas temos um dilema, só o conector Tipo 'N' custa 15 reais, e uma antena setorial de 12 da aquario custa 40, ou seja, com mais 25 já compra uma pronta pro uso e sem o trabalho de montar e com resultados garantidos.

Mesmo uma direcional não custa caro, uma antena de grade de 25 dbs custa 55, as menores não sei o preço, mas já vi até umas de grade de 15 e 18 dbs.

Só vale a pena fazer uma caseira se for ver pelo lado didático.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

boa galera estou iniciando este tópico para postagens de experiencias sobre

antens wireless caseiras, atualmente tenho obtido sucesso com minhas experiencias porém ainda não tenho nenhuma material para publicar pronto,

logo estarei postando o que tenho.

no momento estou postando de uma destas antenas!

sintam-se a vontade para postarem suas experiencias positivas ou negativas.

até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

abaixo o link para download :

antena baixa renda: http://www.4shared.com/file/90232133/5d32e240/antena_caseira.html

antena de cano pvc http://www.4shared.com/file/101745699/1621a6f2/tuto_antena_de_cano.html

antena helical : http://www.4shared.com/file/112547307/3c1381d4/helical.html

adaptação aquari... :http://www.4shared.com/file/91846783/80e524ac/Amos20Aquario20Ajony.html

pasta com vários tipos de antena : http://www.4shared.com/file/111358640/4262d3fe/apostila_de_antenas.html

editei na primeira página do tópico outros tipos de antena para download da apostila de construção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

uma nova descoberta :

o fio de cobre não pode ficar no centro das molas, tem de ficar ao canto.

o sinal melhorou muito depois desta mudança o sinal subiu consideravelmente.

estou postando outro link( essa não é minha) eu fiz e obtive um sinal bom

com uma altura menor:

eu fiz a moda "la vai fumaça" creio que se seguir a risca o resultado será bom

http://www.4shared.com/file/91846783...io20Ajony.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

richard obrigado por responder ao topico

esta antena eu já tentei fazer mas não consegui resultado, deve ser por que eu não sei de onde vem o sinal.

existe alguma forma de aumentar a area de captação dessa antena?

aqui na rua tem vizinhos que possuem antenas de 25dbi parabolicas e não conseguem o sinal, pode ser devido a altura pois a minha só recebe sinal a 9metros acima.

já utilizei lata de mucilon tambem o sinal melhorou em relação a de pringles mas não em relação ao fio de cobre com gomos que fica mais alto.

na sua opnião o que seria melhor no meu caso, tentar jogar a pringles lá em cima

ou o fio de cobre é o melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

richard obrigado por responder ao topico

esta antena eu já tentei fazer mas não consegui resultado, deve ser por que eu não sei de onde vem o sinal.

Existe alguma forma de aumentar a area de captação dessa antena?

Aqui na rua tem vizinhos que possuem antenas de 25dbi parabolicas e não conseguem o sinal, pode ser devido a altura pois a minha só recebe sinal a 9metros acima.

Já utilizei lata de mucilon tambem o sinal melhorou em relação a de pringles mas não em relação ao fio de cobre com gomos que fica mais alto.

Na sua opnião o que seria melhor no meu caso, tentar jogar a pringles lá em cima

ou o fio de cobre é o melhor?

provavelmente nÃo e a altura mas sim a fabricaÇÃo que nÃo e muito simples como parece se colocar o fio de cobre no lugar errado e se errar o espaÇo dos aneis da barra que fica no meio da perda de sinal, mas se a fonte do sinal nÃo for boa e estiver muito longe nao adianta mas se o sinal d lugar for bom esta antena pega bem.

Eu consegui pegar uma rede do centro empresarial vila lobos a 350metros de distancia mas de um roteador residencial ao testei muito longe porque eu ainda nao coloquei ele num notebook pra testar a distancia da minha casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

curti ó:D

mas me diz uma coisa, qual a velocidade da internet é zuada tipo discada ou pega bem como se fosse a cabo ??

uma nova descoberta :

o fio de cobre não pode ficar no centro das molas, tem de ficar ao canto.

http://www.4shared.com/file/91846783...io20Ajony.html

como assim o fio de cobre rigido q vai dentro do PVC ???

esse link não ta funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

curti ó:D

mas me diz uma coisa, qual a velocidade da internet é zuada tipo discada ou pega bem como se fosse a cabo ??

você tem que saber o quo o administrador disponibiliza na rede: eu as vezes estou com o sinal baixo mas a velocidade da conexão bate 500kbps

domingo de sol o sinal da 50% porém eu uso um link publico então, eu acho , devido a mais acessos a conexão cai muito chega a 60kbps.

então você tem que distinguir qualidade de conexão de rede (sinal) com a velocidade de navegação, como a de uma rede cabeada que da 100mbps de conexão e velocidade de navegação que pode ser disponibilizada pelo provedor ser de 100kbps.

como assim o fio de cobre rigido q vai dentro do PVC ???

esse link não ta funcionando.

cara tenta de novo tem bastante gente baixando, sobre o fio de cobre quando você fizer a mola não direcione o fio de cobre no centro deixe ele no canto da mola, como se ela estivesse para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta antena que eu fiz e como se fosse cabo nao tem perca de sinal e o download e up que eu faço e o mesmo que no cabo.

Sim a conexão fica boa, mas tambem temos que saber quanto o servidor disponibiliza na rede pra navegação.

eu posso estabelecer uma conexão com meu notebook dentro de casa, o sinal pode chegar a 100% mas porém eu posso liberar para navegação apenas 56kbp (velocidade de discada). ai não da nem pra fazer dowload direito.

aqui eu tenho redes de monte, mas so navego em uma, as outras conectam mas dão a triste mensagem "conexão limitada"

então é sorte mesmo de voce pegar uma rede com boa navegação aberta, porque o nivel de sinal depende da nossa antena!!

e vai chegar a 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...