Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas Para Testes De Desempenho


Phoenyx

Posts recomendados

Pessoal,

Eu baixei a versao 2009 Lite do Sisoft Sandra, quando tentei puxar informações do meu CPU, o computador simplesmente desligou! Não travou, nem reiniciou, nem deu tela azul, simplesmente desligou como se tivesse tirado da tomada. Pensei que tinha queimado alguma coisa, mas não aconteceu nada. Qq pode ter sido isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera !!

Tenho o pc da assinatura e gostaria de saber quais programas e gadgets que vocês usam pra monitorar o sistema e quais programas devo usar pra analisar o sistema ?

Ou seja, queria uns gadgets pra monitorar o sistema e tb saber quais programas devo usar pra verificar a pontuação do sistema, tipo, placa de video, processador e etc.. verificar se tudo está legal....

valeu !!!

SO: Vista x64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu gosto muito do "Hardware Monitor" do cpuid.org. É leve e sem frescuras. E para esquentar a placa de video estou aproveitando o software da universidade Stanford de simulação de "dobramento de proteínas".

Enquanto ajudo eles e a todos nós em suas pesquisas, eu consigo testar o desempenho do meu sistema.

Ao rodar o programa "GPU2", a placa de video entra rapidamente em "carga total" quando não está sendo solicitada por outros sofwares.

Já descobri que ela atinge no máximo 60°C em dias de 26°C (ambiente) e estabiliza assim.

Tem também o programa que usa a CPU e roda em segundo plano (tray). Usando ele a temperatura também ficou entre 60°C e 63°C em dias de 26°C (ambiente).

Mais informações sobre o Folding@Home aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Pois é rapaz, assim que pulou pro 60ºC eu dei STOP aqui. Esquentou muito, em menos de 1mim e 40s ele chegou nessa temperatura...

Seria interessante trocar o cooler desse processador para que o mesmo tenha uma vida útil maior. Há diversos produtos de boa qualidade disponíveis no mercado, a avaliação do que você precisa depende de uma comparação criteriosa entre as características principais de cada um. Proponho que determine uma faixa de preço aceitável para as tuas condições e então verifique aqueles produtos que se encaixam nessa faixa, levando aquele que tiver a melhor relação custo-benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe me dizer porque o memtest86+ v4.20 sempre da valores diferentes quando eu uso ele numa asus rampage III formula com um Core i7 890x?

Estou me referindo apenas aos valores do benchmark.

Ja utilizei 3 tipos diferentes de memorias novas em triple-channel e sempre da esse problema... se é que isso é um problema mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Encontrei um programinha bem legal, Soluto é o nome dele. Ele ajuda a descobrir quais aplicativos estão deixando a inicialização lenta. Ele já me ajudou bastante, ele mostra mostra a linha de tempo de boot com o tempo de cada aplicativo. Mais informações:

http://eleteleinfo.blogspot.com/2011/11/programa-para-analise-de-tempo-de-boot.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá a todos.

 

Phoenyx,

 

Muito obrigado por este tópico. É sempre útil ter comentários sobre - e links para - alguns bons a excelentes programas de benchmarks, pelo que baixei alguns deles  para juntar a uns 2 ou 3 que já tinha.

Apenas sugeria a revisão dos links, pois alguns deles já não funcionam: a 'idade' deles já pesa... LOL. Tive que 'googlear' um pouco para baixar os programas correspondentes. Por isso sugeria a revisão e a 'linkagem' a sites como o majorgeeks, o softpedia, etc., geralmente sem os famigerados instaladores que pululam por aí aos montes.

 

Muito obrigado de novo por este excelente tópico, e saudações a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Vejo q muitas pessoas postam na área d benchmark's procurando programas d diagnóstico e testes d desempenho, por isso viso colaborar com este tópico dando uma explicação resumida d cada programa e colocando também seus respectivos link's para downloading.

Relembrando, este setor (Benchmark's) c destina somente a proposta d testes, caso vocês tenham alguma dúvida, por exemplo, sobre o 3DMark 2001, AquaMark III, Super PI, PI Fast, etc... postem no tópico já iniciado. C por acaso o mesmo não existir postem aqui.

Tendo me esquecido d algum programa ou explicação q seja útil a vocês é só falarem q eu os coloco na lista. Achando alguma versão mais recente do q estas disponibilizadas abaixo me repassem. Colaborar é imprecindível para q todos tirem um bom proveito.

Vamos lá então:

Sisoft SANDRA 2004 (versão 91.04) * * Download (6.65Mb)

Este programa identifica praticamente todos os seus ítens d hardware, mostra também os programas instalados no seu computador. Ele traz ferramentas para testar seu micro (CPU, Placa-mãe, Memórias, HD, Conexão com a Internet, etc...).

AIDA32 - Everest Home (versão 1.10) * * Download (2.64Mb)

Parecido com o programa anterior, sua única diferença é o maior nível d detalhes sobre o sistema, inclusive apontando link's para o fabricante d cada um, ajudando assim a atualização dos driver ou até mesmo do BIOS da sua Placa-mãe. O ponto negativo é q ele só testa sua Memória RAM, o resto das ferramentas é básica.

CPU-Z (versão 1.24) * * Download (259Kb)

Este traz informações bem completas do seu processador (Cache, FSB e Multiplicador setados, Núcleo, Família, etc...).

WCPUID (versão 3.3) * * Download (262Kb)

Praticamente idêntico ao programa anterior, mas alguns o preferem.

CPUID (versão 1.6) * * Download (349Kb)

Outro programa semelhante aos dois anteriores só q feito por um membro deste Fórum, Sledgehammer. A principal diferença é q ele detecta "cheat's", ou seja, possíveis trapaças sobre o resultado mostrado. Muito útil para provar a alguém a veracidade dos mesmos. Traz também uma ferramenta própria para serem tirados screenshot's.

Prime95 (versão 238) * * Download (891Kb)

Um dos melhores testes d estabilidade conhecidos. A receita é acessá-lo, escolher o modo "Torture Test" e dar ok. Deixe-o rodando no tray por no mínimo 1 hora (o melhor mesmo é deixá-lo rodando mais tempo, mas na maioria das vezes 1 hora já é suficiente para detectar possíveis erros). C por acaso o ícone ficar amarelo de repente é porque seu sistema está com problemas, talvez má configuração.

CPU Burn (versão 1.4) * * Download (29.6Kb)

Programa para extrair o máximo d calor gerado pelo CPU. Muito bom para saber qual o limite do seu sistema d refrigeração. Selecionem o processador a ser testado e rodem em "High Priority". É bom ficar monitorando as temperaturas e voltagens.

Stress CPU (versão única) * * *Download (12.7Kb)

Mais um programa elaborado pelo Sledgehammer, ele foi compilado baseado num código fonte livremente distribuído, presente no core "Gromacs" do Folding@Home. Além d testar a estabilidade do sistema ele gera bastante aquecimento do CPU, portanto monitorem constantemente as voltagens e temperaturas atingidas. Ele não funciona em processadores mais antigos, só naqueles q possuam instruções SSE.

Mother Board Monitor (versão 5.3.7.0) * * Download (1.2Mb)

Este aqui é um programa d monitoramento constante da máquina. Ele lhe mostrará a rotação das fans, oscilações d voltagens, porcentagem d utilização do CPU, etc... você poderá habilitar alarmes para configurações pré-definidas, shutdown automático e até mesmo avisos por e-mail caso a máquina onde ele estiver instalado esteja conectada a internet. O programa é excelente mas necessita d ajustes finos nos sensores para um perfeito funcionamento.

Speed Fan (versão 4.16) * * Download (1.32Mb)

Parecido com o anterior, ele não é tão maleável mas já vem configurado quase q totalmente, dispensando assim poucas mudanças. Com ele é possível também controlar a rotação do cooler, claro, isto c a sua placa-mãe permitir.

CPU Cool (versão 7.2.12) * * Download (1.74Mb)

Este programa, por meio da North Bridge, pode controlar o clock do seu CPU. Ele é semelhante a função Halt-Disconect d algumas placas, desliga partes do processador central para q o mesmo dispense baixo aquecimento, bem como uma economia d energia. Isto acontece só quando a máquina não está sendo amplamente utilizada, quando for solicitado maior desempenho ele será iguinorado. Funciona somente com os chipsets SIS, VIA, ALI e Intel. Não o utilize para sanar problemas d superaquecimento, na hora H ele não lhe valerá d nada.

Em Construção...

Impressionante que em 2003 já fizessem teste de Hardware... LOL. acho que era pra ver se fazendo over em um intel celeron ele rodava tibia sem lag... '-'

a proposito poxa o autor do topico abandonou o forum tem 3 ANOS. '-'

até!

Olá a todos.

 

Phoenyx,

 

Muito obrigado por este tópico. É sempre útil ter comentários sobre - e links para - alguns bons a excelentes programas de benchmarks, pelo que baixei alguns deles  para juntar a uns 2 ou 3 que já tinha.

Apenas sugeria a revisão dos links, pois alguns deles já não funcionam: a 'idade' deles já pesa... LOL. Tive que 'googlear' um pouco para baixar os programas correspondentes. Por isso sugeria a revisão e a 'linkagem' a sites como o majorgeeks, o softpedia, etc., geralmente sem os famigerados instaladores que pululam por aí aos montes.

 

Muito obrigado de novo por este excelente tópico, e saudações a todos. 

Amigo o usuario phoenyx não usa o forum a 3 anos... hehehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante que em 2003 já fizessem teste de Hardware... LOL. acho que era pra ver se fazendo over em um intel celeron ele rodava tibia sem lag... '-'

a proposito poxa o autor do topico abandonou o forum tem 3 ANOS. '-'

até!

Amigo o usuario phoenyx não usa o forum a 3 anos... hehehe!

 

Não é impressionante. O meu 1º computador foi um Amstrad 640 8086 (Janeiro de 1990). Em MSDOS e DRDOS já havia programas para testes de hardware. Por exemplo, o excelente PCTOOLS (não lembro se era freeware ou shareware).

Pena que não haja o software acima para o Windows. Nem sequer para os Windows 3.1 e 3.11 havia.

 

Eu sabia disso, reparei na última data em que o @Phoenix postou. Mas não custa nada elogiar um trabalho bem feito. :)

E sabe-se lá se esse usuário voltará a usar o fórum. Uma fenix até é uma ave mítica que renasce das próprias cinzas.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Desde que eu me meti no mundo dos computadores já existiam testes de hardware, overclock, mesmo sem internet ou internet discada.   =P

A diferença é que antigamente você fazia tudo no peito, mudando jumpers, mexendo com soldas e etc, agora os próprios fabricantes de placas já disponibilizam o "overclock-set".

 

Enfim, não vou atualizar este tópico, ele já está muuuuuuuito defasado, e não tenho mais tempo como antigamente pra gastar nisso. Se alguém quiser tocar pra frente fale com um moderador da seção e crie um tópico próprio, pra despinar este aqui.

 

De qualquer forma valeu pelos agradecimentos, cya guys!

 

[]'s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Administrador

Caros usuários,

 

De forma a melhorar a organização do nosso fórum, dar uma maior agilidade nos resultados de pesquisas e facilitar a participação em nossas discussões, julgamos ser necessário fechar este tópico, dado o seu alto número de respostas.

 

Aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante, pedimos que abra um novo tópico no setor correspondente.

 

Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por participarem do Clube do Hardware. 

 

Gratos pela compreensão,

Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...