Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se um transistor TIP 105 está com defeito?


marcopcerj

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com uma dúvida com relação a um TIP105, estou tentando achar um defeito em um modulo de som de carro e me deparei com uma dúvida ao chegar em cima de um tip105. Eu retirei eles da placa para medir, já indentifiquei a sua base, ele é do tipo PNP, sendo assim eu medi com a ponteira preta na base e com a vermelha nos outros terminais e aconteceu o seguinte:

Quando coloquei a preta na base e coloquei a vermelha nas outras aconteceu que deu uma resistencia de 790, colocando na escala de diodo e usando um digital;

Quando coloquei na outra perna deu uma resistencia de 910;

Quando eu inverti colocando a vermelha na base as medidas deram o seguinte, na primeira não deu nada quando coloquei na outra deu uma resistencia de 1.866, lembro que estou usando um multiteste digital.

A pergunta é esses transistores estão com defeito?

Caso não estejam como devo proceder para achar o defeito do módulo?

Agradeço desde já à atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

ola amigo!! ja apanhei com esses tipo de problemas com modulos:mad:eu comprava esses tipo de transisto colocava nos modulo e esquentava ate a perda.. foi que um dia eu comecei a testar as entrada de aonde fica os transisto descobri que tem algus mudulos que o pino do meio do transisto era(p) transisto npn, só que tem augus modulos que oos transisto são pnp. que os vendedores não mediam la na loja aonde eu comprava trazia tranzisto tip 105 tudo misturado,colocava e dava o que dava. agora antes de comprar eu la na loja eu peço logo um multimetro com o vendedor e procuro saber se ele é pnp ou npn. e isso foi minha historia então vivendo e aprendendo.

forte abraços amigo e boa sorte!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...