Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparativo de Discos Rígidos de 500 GB


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Comparativo de Discos Rígidos de 500 GB


"Nós comparamos o desempenho de dez modelos de discos rígidos de 500 GB SATA-300 da Seagate, Samsung, Western Digital e Hitachi. Qual deles é o disco de 500 GB mais rápido do mercado? Confira."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente teste, havia comprado dois Seagate Barracuda 7200.11 e estava ansioso para ler algum teste que confirmasse minha intuição, e digo que foi o melhor negócio que fiz em matéria de HDs, pois tive a sorte de comprá-los uns dias antes do aumento do dolar (paguei 212 reais cada) e valeram cada centavo. Recomendo aos intesessados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Página: 9 de 10 Ir para... Introdução Como Testamos DiskSpeed32 DiskSpeed32: Curvas de Leitura HD Tach HD Tach: Curvas de Leitura HD Tune HD Tune: Curvas de Leitura Tempo de Acesso ConclusõesTempo de AcessoO tempo de acesso é outra medida importante. Ele define o tempo que o disco rígido leva para começar a fornecer dados após o computador ter solicitado um determinado dado. É medido na ordem de milissegundos (ms, que é igual a 0,001 s) e quanto maior este valor, melhor.

O correto não seria : "...e quanto menor este valor, melhor." ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto não seria : "...e quanto menor este valor, melhor." ?

Sim. Deve ter ocorrido um erro de digitação.

Agora o que eu achei estranho é o Seagate Barracuda 7200.11 de 320GB (testado neste comparativo) ser mais rápido que o 7200.11 de 500GB desse comparativo. :wacko:

Sendo que o modelo 7200.11 de 500GB tem 32MB de buffer contra 16MB do disco de 320GB.

Há alguma explicação? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguma explicação? :confused:

Densidade dos pratos. Geralmente HDs com um único prato com alta densidade são mais rápidos.

A memória cache apenas influencia em grandes transações de leitura/gravação sequenciadas. Um grande exemplo disso é copiar um arquivo de grande tamanho para uma outra pasta num mesmo HD. Um modelo de 32MB irá copiar um pouco mais rápido do que um modelo de 16MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente (há uns 45 dias) adquiri um HD Seagate 7200.11 ST 3500320AS numa loja virtual, via Mercado Livre. O vendedor me explicou sobre a garantia mundial da Seagate e tal (meu disco realmente esta na garantia de acordo com o numero de série, até 2013). Instalei no gabinete, formatei e rodei o Windows XP SP2. Na bios, nuca tive o costume de utilizar SMART. Quando instalei o Windows Vista para testar, toda vez que logava no sistema ele acusava um erro no HD. Usei então o HD tune e o programa apontou um erro no sistema de busca (braços). Pesquisei em fóruns e descobri que mais gente pelo mundo afora teve o mesmo problema com esse mesmo disco. Sem contar que, mesmo com o firmware SD15, o HD tune nao me informou a cache do HD (32MB):eek:. Vou acionar o RMA da Seagate e ja comprei um HD502IJ da Samsung nacional, que por sinal ta moendo com o Vista, muito legal a performance!:lol: Vamos ver o que a Seagate vai me responder...

PS.: depois resolvi ligar SMART: Status BAD...:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Assim como o skullmann, comprei dois HDs Barracuda 7200.11 de 500Gb, antes da alta do dolar, também paguei 212 "cruzeiros" em cada um. Estão ligados em RAID0, com um desempenho "IGNORANTE". A minha decisão de optar por Seagate, foi o teste realizado com HDs de 320Gb pelo clubedohardware, onde os Seagate foram muito bem. Tive varios HDs em minhas maquinas, inclusive, o exaltado por alguns, Samsung e nenhum destes me ofereceu mais de um ano de garantia e desempenho semelhante a estes dois Seagate (todos eram ligados em RAID0).

Informação util ao Calil Souza: Samsung não tem nenhuma fabrica de HDs no Brasil! Estes são importados da CHINA (como qualquer HD hoje no mercado) e montados na zona franca de Manaus (note que "montado" quer dizer: colado etiqueta em portugues e embalado seguindo legislação brasileira).

Vale lembrar que isto em nada DESMERECE o HD da Samsung, mas também não acrescenta nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
alguem conhece o Maxtor STM3500320AS de 500GB e 32mb de buffer ? será que é bom ?

Eu conheço... Infelizmente tive problemas com ele...

Comprei um pc novo em setembro e pedi o seagate 7200.11 mas eles não tinham e botaram esse...

Semana passada ele parou de funcionar e levei na loja e eles tiveram que trocar... Agora estou com o Seagate 7200.11.

Tirando o fato de ele ter pifado, antes disso ele funcionava legal^^

Não cheguei a pesquisar se outras pessoas tiveram esse problema... Mas talvez fosse só má sorte mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Muito bom mesmo esse teste, eu estava com uma dúvida em escolher um disco rígido de 500GB (menos nao compensaria, por conta de 10€ (_( a 15€ (_( a menos a pessoa acaba perdendo em torno de 200Gbs (_( aqui, então optei por um de 500GBs mesmo) para colocar em um HTPC que estou montando, eu já estava de olho no ST3500320AS por sempre usar Seagate e a garantia aqui é bem extensa 5 anos, só nao sabia se o desempenho dele era satisfatório em comparacao aos modelos da Samsung e da WD por conta desse comparativo acabei indo de Seagate mesmo.

Muito obrigado ao Gabriel Torres e ao Cássio Lima por esse teste, vocês deram uma luz na minha cabeca hahahahaha:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal,

Comprei um HD Seagate 500Gb ST3500320AS e fiquei muito satisfeito com ele, mas recentemente montei um PC para um amigo meu e indiquei de cara o mesmo modelo que o meu, mas...

Ao fazer o teste de dempenho (só por curiosidade mesmo) vi que o tempo de acesso estava um pouco acima que o meu. O dele foi medido 15,2ms contra 12,3 uma diferença de aprox. 24%.

E com uma diferença desta ele cairia drasticamente de 2º para 8º lugar no teste comparativo em tempo de acesso.

Após ver o teste fui ver a etiqueta do HD e vi que no meu HD estava escrito:

BARRACUDA 7200.11

E do meu amigo tava escrito:

BARRACUDA GT 7200.11

Além disto a taxa de transferência média foi menor, 88MB/s contra 91,3MB/s, sei que não é uma grande diferença mas seria o suficiente para empatar com o Seagate Barracuda ES.2

Segue a imagem do teste dos 2 HDs feito pelo HD Tach

seagate2.th.jpg

Eu pessoalmente recomendo e muito os HDs Seagate, mas neste caso, quem for comprar um HD de 500Gb Seagate observe antes o que vem escrito na etiqueta e opte pelo "Barracuda 7200.11" ao invés de "Barracuda GT 7200.11". Não sei se isso irá diferenciá-los, mas foi a única diferença que encontrei na etiqueta, além da versão do Firmware.

Talvez seja uma revisões diferentes como acontece em muitas placas mãe.

OBS1: Os 2 HDs são descritos como o mesmo modelo (ST3500320AS) só a versão do Firmware que é diferente.

OBS2: Existe a possibilidade de ser um defeito de fabricação, por isso vou pedir meu amigo para monitorá-lo e se ocorrer algum problema com o HD eu posto aqui.

Espero ter ajudado.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estarei levando em consideração os teste na escolha de um HD. Porém, por gentileza, duas perguntas:

(a) Porque não foi incluído um HD Maxtor de 500 GB e 32 MB ? Compará-lo com o Seagate 500 GB 32 MB seria muito interessante, já que esse tem um preço inferior ao Seagate.

(B) Porque não foi incluído um HD Seagate de 500 GB e 16 MB ? Comparar tamanho de buffer é interessante, mas gostaria de avaliar o comportamento de buffers de tamanho diferente de um mesmo fabricante.

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estarei levando em consideração os teste na escolha de um HD. Porém, por gentileza, duas perguntas:

(a) Porque não foi incluído um HD Maxtor de 500 GB e 32 MB ? Compará-lo com o Seagate 500 GB 32 MB seria muito interessante, já que esse tem um preço inferior ao Seagate.

(B) Porque não foi incluído um HD Seagate de 500 GB e 16 MB ? Comparar tamanho de buffer é interessante, mas gostaria de avaliar o comportamento de buffers de tamanho diferente de um mesmo fabricante.

Obrigado...

Estes discos estavam disponíveis quando o teste foi realizado ?

Pelo que lembro o Gabriel comprou todos os que tinham na newegg.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui comprar um HD seagate de 500 gb e os caras tinham ele, mas depois de ler sobre atualizações de firmware e etc resolvi ficar com um samsung, sem stress com firmware, pois um erro desses acho meio imperdoável para HD, e quem vende não tem a capacidade de atualizar o firmware, eles nem sabem disso e os que sabem não estão nem aí, o comprador que se exploda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Estes discos estavam disponíveis quando o teste foi realizado ?

Pelo que lembro o Gabriel comprou todos os que tinham na newegg.com

fala xita e agora vamos testar os de 1 tera???

vou comprar um urgente e estou muito caído pelo samsung, que não foi tão bem no de 500, mas tenho 2 de 160 q estão bala, atingindo taxa média de 70MB na MB vm900m da giga a qual até hoje não sei se é realmente sata 2 ou sata 1, mas vamos lá se tiverem previsão para os testes eu vou aguardar...

afinal comprei a fonte a fonte q vocês recomendaram Zalman 360B-aps, e podes crer a **** é D+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
fala xita e agora vamos testar os de 1 tera???

vou comprar um urgente e estou muito caído pelo samsung, que não foi tão bem no de 500, mas tenho 2 de 160 q estão bala, atingindo taxa média de 70MB na MB vm900m da giga a qual até hoje não sei se é realmente sata 2 ou sata 1, mas vamos lá se tiverem previsão para os testes eu vou aguardar...

afinal comprei a fonte a fonte q vocês recomendaram Zalman 360B-aps, e podes crer a **** é D+

750 GiB antes, eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...