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Projeto em c/c++


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Olá pessoal, estou querendo montar um projeto em c/c++.

Talvez um game. Estou precisando de pessoas com idéias e conhecimentos para troca de informações e trabalho em grupo. Ainda sou iniciante em c/c++ e quero aprofundar meus conhecimentos na construção de jogos. Mandem-me mensagens e e-mails se estiverem interessados.

Desde já, muito obrigado. :**

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BAAHH!! ESQUEÇAM O DIRECTX!!

Além de ser tecnologia proprietária, é um saco ficar trabalhando com ele.

Usa a SDL, Simple DirectMedia Layer. É tão eficaz quanto o DirectX, além de ser multi-plataforma.

E quanto ao D3D: é uma das maiores porcarias que a Microsoft já inventou, você tem trabalho dobrado em comparação com OpenGL. Aprenda OpenGL, que além de ser independente de sistema e hardware, é a API padrão para qualquer implementação em 3D.

BTW: você pode usar a SDL numa boa junto com OpenGL.

E prá terminar, um link prá um site com tutoriais de jogos usando a SDL:

http://cone3d.gamedev.net/cgi-bin/index.pl...ls/gfxsdl/index

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  • Membro VIP

Todos sabem que o DirectX não é o melhor. Mas veja quantos games são feito com ele. Porque?

Quase todas as placas de video tem bom desempenho no D3D, enquanto que algumas não tem em OpenGL (a famosa Voodoo nunca teve uma implementação decente de OGL).

Para games o D3D é bem aceitável.

SDL é o que falta para o Linux ganhar algum jogos lançados para ele pela própria empresa que desenvolve e não depender da Loki.

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Muitos jogos são feitos no D3D porque a maioria usa engines prontos, feitos pro D3D.

E tipo... se eu fizer uma aplicação multimídia que use imagens 3D, espero que pelo menos o usuário tenha uma placa decente que suporte opengl, né?

E quanto aos jogos do linux, tem uns ótimos que usam a SDL + OpenGL, típo este:

http://armagetron.sourceforge.net/

que por usar bibliotecas livres e multiplataformas, foi portado sem problemas pro windows também (pena q o projeto foi abandonado).

Mas claro, isso também depende de cada um; nos meus programas eu priorizo a portabilidade e a versatilidade (o que com o DirectX fica quase impossível).

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  • 2 anos depois...

Vamos supor que eu mais para frente (estou iniciando em C++) queira fazer algum game para ser executado tanto em win quanto windows, ele teria que ser OpenGL + SDL logico, mas vamos supor que o cara não tenha o SDL instalado na maquina dele... :help:

dai teria que ser instalado na propria instalação do Game, certo???

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Recomendo usar a biblioteca wxWidgets, totalmente grátis e mutiplataforma, pra usar como base pro jogo.

Quanto à biblioteca gráfica....use openGL, todos as placas hoje em dia tem suporte. Fora q você não vai depender de software de 3os pra fazer seu jogo.

Agora, o mais importante, não é a tecnologia, e sim a ideia do jogo. hoje em dia é raro um jogo q seja brilhante...é td muito bonito, mas geralmente sem idéias inovadoras, uns cópias dos outros...

Um ótimo lugar pra começar a aprender a programar jogos é na Gamedev, eles têm ótimos tutorias, desde iniciante até a ultra-mega avançado, sobre todos os assuntos: IA, programação, gráficos, design, física em jogos, td q você precisa pra fazer um jogo.

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Dá uma procurada, porque costumava ter o código-fonte do hexen na internet gratuitamente, já dá pra começar a entender como funciona um jogo.

Se quiser, tenho inúmeros manuais de programação pra playstation one, inclusive com exemplos...posso disponibilizar isso em um site se tiver afim...

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Lembrei agora:

A PUC do RJ tem um curso de extensão(não é graduação ou pós - eles tem graduação e pós na área tb) em jogos. Em 2005 deve rolar de novo. Tem 2 vertentes: programação mesmo(dada pela informática da PUC) e design(dada pela área de Desenho Industrial), mas ambas as áreas tem disciplinas em comum. O curso dura 8 ou 9 meses(não lembro direito). E acho q custava 500 pratas por mês.

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