Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ohms 4 ou 8 é melhor?


NEO273

Posts recomendados

  • Membro VIP

ai camarada

ohms é unidade de resistência ou impedância elétrica. simplificando pra você: se colocar um falante de 8 ohms numa saída de som própria pra 4 a potência do som vai cair na mesma proporção. se colocar 4 na saida de 8 vai ter o dobro mas pode queimar a saida ou o falante, vai depender da ca-pacidade do falante. use o que for recomendado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@25 Mar. 2003,02:08

ai camarada

ohms é unidade de resistência ou impedância elétrica. simplificando pra você: se colocar um falante de 8 ohms numa saída de som própria pra 4 a potência do som vai cair na mesma proporção. se colocar 4 na saida de 8 vai ter o dobro mas pode queimar a saida ou o falante, vai depender da ca-pacidade do falante. use o que for recomendado....

agora ta explicado por que 2 6x9 4 ohms meu queimarao no modulo falcon

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brazil_dpr@27 Mar. 2003,05:12

Continuo sem entender... foi uma explicação muito breve!!!  ???

o esquema é o seguinte como o MEIRANETO explicou ohms e resistencia do alto-falante

por isso disse que estava explicado por que 2 falantes de 4 ohms meu queimaram

liguei numa saida de 8 ohms heheheheh coitados  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

O que define a qualidade de áudio não é o valor de impedância do alto falante ( 2..4 ou 8 OHMS) e sim a qualidade do material, imâ e bobina do alto falante. Também envolve a qualidade do amplificador ( faixa de frequência, imunidade a ruído) O valor de 2, 4 ou 8 OHMS ( escreve-se OHM) é um valor que indica a resistência do fio da bobina do alto falante somado com sua impedância. você deve obedecer às características de seu equipamento, se ele tem uma impedância de saída de 4 OHMS, você não poderá ligar um alto falante de 2 OHMS na sua saida pois isso irá queima-lo. A não ser que você ligue dois de 2 OHMS em série (um seguido do outro) O que confunde muita gente é sobre o valor que queima o amplificador, mas é simples de entender, cada vez que você diminue o valor ôhmico de um componente, você exijirá mais corrente de seu amplificador. Se seu amplificador é para ligar alto falantes 8 OHMS, ele exijirá "X" corrente. Se você colocar o de 2 OHMS o alto falante exijirá uma corrente de 4 vezes o valor de "x" e aí a saída de seu som vai para o espaço.

:;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • 2 meses depois...
<font color='#000000'>O que define a qualidade de áudio não é o valor de impedância do alto falante ( 2..4 ou 8 OHMS) e sim a qualidade do material, imâ e bobina do alto falante. Também envolve a qualidade do amplificador ( faixa de frequência, imunidade a ruído) O valor de 2, 4 ou 8 OHMS ( escreve-se OHM) é um valor que indica a resistência do fio da bobina do alto falante somado com sua impedância. você deve obedecer às características de seu equipamento, se ele tem uma impedância de saída de 4 OHMS, você não poderá ligar um alto falante de 2 OHMS na sua saida pois isso irá queima-lo. A não ser que você ligue dois de 2 OHMS em série (um seguido do outro) O que confunde muita gente é sobre o valor que queima o amplificador, mas é simples de entender, cada vez que você diminue o valor ôhmico de um componente, você exijirá mais corrente de seu amplificador. Se seu amplificador é para ligar alto falantes 8 OHMS, ele exijirá "X" corrente. Se você colocar o de 2 OHMS o alto falante exijirá uma corrente de 4 vezes o valor de "x" e aí a saída de seu som vai para o espaço.

:;):</font>

Valeu, agora explicou minha duvida. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Aproveitando as duvidas nesse assunto....

Pelo que entendi, então ele pode colocar um joguinho de 3x 8ohm paralelo em serie com outra de 8, ficando com um jogo com impedancia nominal perto do 10ohms...

com essa configuração maluca ele conseguiria alguma coisa perto da potencia maxima de saida do amp, chegando na max das caixas, mas sem queimar nada?

difícil de acreditar....:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agora ta explicado por que 2 6x9 4 ohms meu queimarao no modulo falcon

valeu!!!

O modulo queimou porque o fio do alto falante deve ter pegada na lataria do carro, ou você excedeu muito no nivel de distorção do som, falta de ventilação, etc; varias coisa podem fazer queimar amplificador.

E sobre impedência de uma olhada.

http://autosom.net/artigos/subassoci.htm

http://autosom.net/artigos/800a4.htm

http://autosom.net/artigo.asp?cod=61

http://autosom.net/autosom.asp

Evitando a queima de amplificadores

Vamos mencionar algumas dicas para evitar a queima de amplificadores:

- Se seu amplificador suporta o mínimo de 4 Ohms, nunca utilize falantes de 2 Ohms ou que a associação de mais falantes resulte abaixo de 4 Ohms;

- Se está escrito que seu amplificador faz bridge a 4 Ohms somente, não utilize subwoofers de 2 Ohms ou dois de 4 Ohms em paralelo;

- Se a impedância mínima suportada em estério de um amplificador for 2 Ohms, provavelmente o mínimo em bridge será 4 Ohms;

- Se o bridge mínimo for de 2 Ohms, em estério o mínimo será de 1 Ohm;

- Utilize cabos adequados ao consumo de corrente do amplificador;

- Tenha uma bateria que aguente fornecer o tanto de corrente que o amplificador necessita;

- Cuidado com a fiação dos falantes para que não ocorra curto-circuito;

- Cuidado com os fios conectados ao amplificador para que não ocorra curto-circuito nas saídas do amplificador;

- Instale o amplificador em lugar livre para facilitar o resfriamento, ou force-o utilizando ventoinhas;

Fonte:autosom.net

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Bem na verdade o que queima alto falantes é coloca-los em amplificadores com uma potência maior que a deles por exemplo um amplificador com canais de 1000w RMS para tocar um alto falante de 200rms, isso vai queima-lo si ouvir em volume alto, quanto mais alto o som estiver, mais estará usando a potência, usando oo assim a bobina vai esquentar muito rápido pois a estrutura do alto falante a recomendada pela fabrica, é a descrita por eles mesmos, se colocaram que é 200w rms é que a empresa testou e que não houve perigo nenhum de queima-lo por excesso de sobrecarga, até porque distorceria muito e é perceptível " por exemplo 100% seria equivalente aos 1000rms e se ouvir em  20% seria 200rms estará dentro do  recomendado " só que ninguém compra um amplificador pra usar menos do que quase o máximo !
E com relação aos OHMS é melhor compra um rádio que aguente impedâncias grandes exemplo a impedância do rádio é mais ou menos 13 ou 16 ohms cada canal si coloca-los si colocar vários alto falantes que exceda o valor que o canal aguente queima o um canal de saída do rádio por excesso de resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

meus amigo gostaria estou com um problema gostaria que min ajudasse por favor

tenho um antigo a mais de 8 anos o som e um  aiwa so que ele tem as seguinte característica

em                                     pmpo 2400

em rms                              200 mais 200

e na saída atrás tem amp  6  desenho ohms

saída do woofer tem         16 desenho ohms

só que meus amigos eu tenho dois auto falantes de 200 de 4 ohms

dois Twitter de                                                            200

dois corneta de                                                          200 

todos ligado com capacitor Twitter e corneta e com a resistência  mesmo sim esta queimado tanto os auto falantes e também

Twitter e corneta passa mais o menos os 4 meses dai queima os Twitter corneta e depois os auto falantes de um, por um 

comprei agora mais dois auto falantes de 200 cada um de 4 ohms  mais estou desconfiado em ligar por favor min ajude

não quero min desfazer do meu som pós tem uma ótima qualidade

qual alto-falante  eu posso usar nessa saída de 6 ohms  pós e a que uso sempre nunca usei a saída

woofer  por favor min de a reposta urgente muito obrigado                            

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Mendes Carneiro

meus amigo gostaria estou com um problema gostaria que min ajudasse por favor

tenho um antigo a mais de 8 anos o som e um  aiwa so que ele tem as seguinte característica

em                                     pmpo 2400

em rms                              200 mais 200

e na saída atrás tem amp  6  desenho ohms

saída do woofer tem         16 desenho ohms

so que meus amigos eu tenho dois auto falantes de 200 de 4 ohms

dois Twitter de                                                            200

dois corneta de                                                          200 

todos ligado com capacitor Twitter e corneta e com a resistência  mesmo sim esta queimado tanto os auto falantes e também

Twitter e corneta passa mais o menos os 4 meses dai queima os Twitter corneta e depois os auto falantes de um, por um 

comprei agora mais dois auto falantes de 200 cada um de 4 ohms  mais estou desconfiado em ligar por favor min ajude

não quero min desfazer do meu som pós tem uma ótima qualidade

qual alto-falante  eu posso usar nessa saida de 6 ohms  pos e a que uso sempre nunca usei a saida

woofer  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...