Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar DC em AC


edu.

Posts recomendados

  • Membro VIP

Se queres que ela varie somente de 0 a 6 Volts não se trata de corrente alternada, se trata de corrente contínua pulsante. Há que saber coisas como:

- que tipo de forma de onda deve ser usada;

- a frequência a usar;

- a corrente que essa tensão deve poder ofertar.

A partir de uma fonte de 6 Volts, dificilmente se consegue oferecer, como saída, esses mesmo 0 a 6 Volts em circuitos lineares. Talvez tenha que ter um transformador, ou um dobrador, algo para subir a tensão.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AC que eu conhesso é senoidal

AC é Corrente Alternada, ou seja, imagine um condutor onde a corrente num instante flui num sentido pra logo após passar no sentido contrário... Assim, você pode ter AC senoidal, dente-de-serra, triangular, quadrada... Desde que haja a inversão do sentido da corrente.

é que assim, pra transformar AC em DC é uma ponte de diodos e um capacitor. E pra transforma DC em AC seria como?

Seria um circuito eletrônico, composto de um oscilador (que vai definir a frequência e a forma de onda) e de uma etapa de potência, que te fornece a tensão e a corrente desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intenção é mais pela parte de aprendizado!

AC é Corrente Alternada, ou seja, imagine um condutor onde a corrente num instante flui num sentido pra logo após passar no sentido contrário... Assim, você pode ter AC senoidal, dente-de-serra, triangular, quadrada... Desde que haja a inversão do sentido da corrente.

Valeu! entendi sim. Posso por exempo usar um 555 com uma fonte simétrica de +4 -4 e dai vou gerar um sinal retangular q varia de +4 a -4 o que faz a corrente fluir em sentidos diferentes. Certo?

Seria um circuito eletrônico, composto de um oscilador (que vai definir a frequência e a forma de onda) e de uma etapa de potência, que te fornece a tensão e a corrente desejada.

Poderia me exemplificar e/ou explicar mais. Essa parte não entendi direitinho!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso por exempo usar um 555 com uma fonte simétrica de +4 -4 e dai vou gerar um sinal retangular q varia de +4 a -4 o que faz a corrente fluir em sentidos diferentes. Certo?

O integrado 555 não pode ser alimentado com fonte simétrica (na realidade até pode, desde que o GND dele esteja ligado no ponto -4V... Então, de toda forma, para o integrado, a tensão é de 8V)...

Para que a corrente possa fluir nos dois sentidos você não precisa de fonte simétrica.

Veja o circuito abaixo:

inverter_100w_12v-220v_by_ic-4047_irf540.gif

inverter_100w_12v-

O 4047 é um multivibrador e funciona como o 555, gerando uma onda quadrada. Ele está chaveando dois MOSFET's e cada MOSFET faz a corrente circular num sentido do trafo (tem que ser um transformador com Center Tape)

Você pode fazer algo parecido, usando o 555.

Poderia me exemplificar e/ou explicar mais. Essa parte não entendi direitinho!
Imagine a tensão que sai duma pilha ideal (vamos fingir que a pilha não tem perdas e nem se descarrega com o tempo).

Temos corrente contínua, logo, se você ligar ela num transformador a corrente vai passar do positivo pro negativo apenas, de forma constante, pelo resto de tua vida (ou seja: se você medir com um amperímetro vai achar sempre o mesmo valor de corrente).

Bom... Para que haja a transferência de tensão do primário para o secundário do transformador é necessário que haja a variação do campo magnético (hora ele fica mais forte, hora fica mais fraco).

E quem produz esse campo magnético?

É a corrente que está passando na bobina do primário, que vem da tua pilha (lembre que esta corrente não varia).

Neste caso, a primeira coisa que temos que fazer é variar a corrente.

Se você colocar um interruptor ligando e desligando a tua pilha, nós teremos a variação necessária (pois hora haverá a corrente, hora não).

O que o circuito oscilador faria é exatamente isso. Ele vai gerar uma forma de onda qualquer: senoidal, dente-de-serra, quadrada (é um dos mais fáceis de ser feito), etc.

Esta forma de onda irá ser aplicada no transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera. eu queria saber como transformo corente continua em alternada. Por exemplo, tenho meu carregador de 6V. Como eu faria para que ele me desse uma corrente alternada? É possivel uma Corrente alternada ser somente possitiva (de +6 a 0) ?

Valeu!

Edu, a corrente ou tensão alternada muda de ciclo entre positivo e negativo a 60hz no caso da rede eletrica tem uma tensão de 110vac ou 220vac, o seu carregador , provavelmente chaveado, transforma os 110/220 vac em 6vdc , ou seja corrente continua ou tensão dc, e essa por definicao tem polaridade. Mas eu nao entendi o que você quer fazer.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pegue um oscilador qualquer, com 555 por exemplo. Veja ai na internet:

http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/555dcac.html

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/103/37/

http://www.interq.or.jp/japan/se-inoue/e_ckt13.htm

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_37.asp

Na dúvida, se quiser fazer somente com o 555, coloque um capacitor de 100 uF na saída do seu pino 3 e aplique ou direto ou via um resistor de baixo valor (47 ohms) no secundário de um transformador 220 / 6 Volts. Coloque o oscilador no secundário de 6 volts e prepare-se para levar choque no primário de 220 volts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma corrente alternada pode ser por exemplo um 555 gerando tempo H e L? Ou seja no H ela circula e no L não dai isso ja será uma corrente alternada? Se for isso fico muito feliz!

Então eu posso pegar um 555 Gerar um clock +6/0/+6/0 e colocar um transformador na saida?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então eu posso pegar um 555 Gerar um clock +6/0/+6/0 e colocar um transformador na saida?

É o que te falei no post anterior, coloque um capacitor eletrolítico entre a saída e o secundário do transformador, desse modo terá real corrente alternada em cima desse secundário. Simples.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que te falei no post anterior, coloque um capacitor eletrolítico entre a saída e o secundário do transformador, desse modo terá real corrente alternada em cima desse secundário. Simples.

Abraço...

O + no pino 3 do 555 e o - no secundário do transformador? Qual o valor do capacitor ou varia ocm a frequencia que eu quero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O + no pino 3 do 555 e o - no secundário do transformador? Qual o valor do capacitor ou varia ocm a frequencia que eu quero?

O 555 não vai conseguir acionar o transformador direto...

A saída dele não tem potência suficiente para isso.

Voltando ao circuito que eu postei lá em cima (da primeira vez, não sei o motivo, ele não apareceu... Mas já corrigi)

inverter_100w_12v-220v_by_ic-4047_irf540.gif

O projetista utilizou MOSFETs para controlar o transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cabteixeira este circuito que você postou é um inversor 12V DC para 230 AC que dá quantos watts de potencia aproximadamente? quero ter um destes aqui pra quando for fazer uma viagem, com uma bat de 7,2Ah que me dê ai no max 150W só pra equipamentos pequenos,como um destes rádios com cd e tal, alguns carregadores de cel,MP4....etc

Mas dai vou trocar o trafo pra só ter 110 na saída, não 230v.

E se eu ligar um transistor antes do transformador ja serviria?

Daí não seria alternada, mas sim pulsante...

(Estou certo sobre esta afirmação?? to meio q enferrujado na eletronica....)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daí não seria alternada, mas sim pulsante...

(Estou certo sobre esta afirmação?? to meio q enferrujado na eletronica....)

O transistor não altera isso pois de qualquer modo a saida vai ser 0 e 6!

Tem algum CI com uma porta inversora?

Se tiver é so colocar na saida do 555 dai ligar a bobina entre um lado e o outro da inversora, assim quando o um lado estiver H o outro vai estar L e vão ficar se alternando! (não se se isso funciona)

;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cabteixeira este circuito que você postou é um inversor 12V DC para 230 AC que dá quantos watts de potencia aproximadamente? quero ter um destes aqui pra quando for fazer uma viagem, com uma bat de 7,2Ah que me dê ai no max 150W só pra equipamentos pequenos,como um destes rádios com cd e tal, alguns carregadores de cel,MP4....etc

Mas dai vou trocar o trafo pra só ter 110 na saída, não 230v.

A potência que o inversor vai fornecer vai depender:

  1. Da corrente que a bateria pode fornecer e
  2. Da potência que o transformador que você for utilizar aguente

O autor do projeto identifica o circuito como sendo um inversor para 100W em 230V, mas os MOSFETs utilizados são IRF540, que segundo o datasheet suportam 22A de corrente de dreno (temperatura de 25°C). Então, basta respeitar esta característica e comprar um transformador que forneça a mesma potência que os MOSFETs... Acho que sem alterar absolutamente nada no circuito, apenas utilizando um trafo de 110V, você já tem a potência que você deseja (150W).

Tem algum CI com uma porta inversora?

Você diz um CI que tenha uma saida comum e uma inversora?

No caso, o circuito utilizado no projeto (CD4047) tem... Veja mais um exemplo:

simple-12-to-220-v-inverter.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem algum CI com uma porta inversora?

Se tiver é so colocar na saida do 555 dai ligar a bobina entre um lado e o outro da inversora, assim quando o um lado estiver H o outro vai estar L e vão ficar se alternando! (não se se isso funciona)

;]

Existem centenas, mas com várias portas inversoras:

4001, 4011, 4069, 40106... etc...etc

mas apenas para inverter a saída do 555, pode usar um transistor em modo emissor comum.

Para este circuito, o 555 tem que estar ligado para fornecer duty de 50%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se eu ligar um transistor antes do transformador ja serviria?

Valeu!

que eu saiba n funciona n, eu fiz o teste XD, eu fiz um teste no manual tipo uma fonte de 120V para 9V, inverti o trafo, ligue o neutro de uma pilha de 1,5V, o fase fiquei esfregando na solda do trafo, tomei um choque lgl... To sem bateria pro voltímetro, vou comprar amanha te falo qual foi a tensão do teco q eu tomei, deve ser mais ou menos uns 50V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...
1 hora atrás, Dj Mosca disse:

E se, a corrente for contínua de 380v, oriunda de baterias e deve ser convertida para corrente alternada, para ser usada em um motor 25cv,, qual é o sistema a ser usado? existe uma maneira fácil de converter ou só através de circuitos complexos?

Os inversores de frequência já tem para vender, porém são caros e como já foi dito não tem um rendimento bom para ser alimentado com baterias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...