Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador para chuveiro (ajuda!!)


haralemes

Posts recomendados

Oi Pessoal

sou novo aqui no fórum, acabei de entrar, e gostei muito, principalmente da parte de eletrônica. Gostaria muito que alguém me ajudasse em um projeto que preciso montar.

Moro em uma república, são 6 caras, e a conta de luz ta vindo absurdamente alta, motivo? Os caras tomam banho de 25 até 40 minutos, da pra acreditar?

Então gostaria de saber se alguém tem algum projeto de um temporizador para chuveiro. Tipo, depois de 15 minutos ele desliga, e só pode ser ligado 5 minutos depois....sacam? algo assim, sem frescura de display e o escambal, só led pra indicar o status e tal...

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigado a todos!!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora não tenho tempo pra desenhar, mas com poucos componentes dá pra fazer.

2 x LM555 ou 1 LM556

1 triac TIC263

1 push-botton NA

e alguns componentes discretos dão conta do recado.

Fica aqui a sugestão para quem quiser desenhar o projeto.

O primeiro 555 é o temporizador 'ligado' que ativa o TRIAC, e ao desativar, dá um pulso no segundo temporizador que impede o funcionamento do primeiro por um determinado tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito mais fácil é com um microcontrolador disparando o TRIAC ou Rele, porém dá pra fazer com o 555...

eu to meio sem tempo pra fazer layout aqui...

Cruzes! Você acha isso mais fácil que utilizando um 556?!?!?!?!?

Pra utilizar um microcontrolador você terá que programar, gravar o programa no micro... Com o sugerido pelo soschip não precisa nada disso, e o resultado final é exatamente o mesmo... Ainda mais se formos considerar que a aplicação não é crítica e que um erro de alguns segundos pra lá ou pra cá na temporização não fará a menor diferença...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, como eu sou iniciante no mundo da eletrônica, e não tenho a noção que vocês feras ai tem, eu não consegueria fazer algo muito complexo.

O lance dos segundos é verdade, não precisa ser extremamente preciso, algo que desligue entre 10 e 15 minutos ta ótimo...

Mas eu não sei se é fácil, pois tem alguns tópicos, por exemplo.

1-O chuveiro desliga por exemplo depois de 15 minutos.

2-O próximo a tomar banho teria que esperar 5 minutos, pois ele só voltaria a funcionar do início depois desse tempo.

3-Se eu tiver tomado 6 minutos de banho, e desligar pra ensaboar, ele teria que continuar a contagem de onde parou depois que eu ligasse o chuveiro novamente.

4-Se eu tomar banho em 5 minutos e sair do chuveiro, o próximo a tomar banho não pode ficar com o restante de 10 minutos da pessoa anterior.

Como eu acho qeu não seria fácil fazer esse lance de intervalo de tempo pra cada tópico, grosseiramente resolveriamos os tópicos 2, 3 e 4, tendo em mente que: se desligar por 5 minutos ele inicia do zero.

Bom, vocês manjam disso, mais ao meu ver acho que seria um projeto complicado ... ou eu posso estar errado, sei lá, vocês entendem.

O legal de projetar isso, é que é um desafio, além de ser útil para muitos aqui do fórum.

Bom pessoal, valeu pela força que estão me dando ai.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só...

Uma dificuldade que eu vejo no teu projeto é justamente a "interface" com o chuveiro... De que maneira o circuito iria saber que o chuveiro está ligado ou desligado?

O circuito feito da maneira como o soschip sugeriu é "burro", ou seja, ele conta os 15 minutos, e mesmo que o sujeito desligue o chuveiro pra se ensaboar, ele ainda estará contando o tempo... Então, se o cara ficar 3 minutos passando sabão, ele terá menos 3 minutos de água quente pois o circuito não pára a contagem no meio... Pra que ele se torne "inteligente", você teria que informar ao circuito, de alguma maneira, quando o chuveiro estiver aberto ou quando estiver fechado...

Existem várias formas de fazer isso:

  • Sensor de corrente - ligado no fio do chuveiro, detecta o acionamento da resistência;
  • Sensor de pressão - seria um pressostato ligado no cano do chuveiro, que detecta que o usuário abriu o registro;
  • Etc...

3-Se eu tiver tomado 6 minutos de banho, e desligar pra ensaboar, ele teria que continuar a contagem de onde parou depois que eu ligasse o chuveiro novamente.

Mesmo um circuito sem microcontrolador pode funcionar assim... Mas para isso, o circuito tem que saber quando o chuveiro está aberto, quando está fechado...

Uma outra alternativa seria automatizar completamente o chuveiro, ou seja, colocando uma eletrovalvula (igual as utilizadas em máquinas de lavar, por exemplo):

gingarelho%20(3).JPG

No caso, o circuito é que assumiria o controle do chuveiro e iria definir exatamente quanto tempo do chuveiro iria permanecer aberto...

É só uma sugestão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito legal sua dica...

pois como eu disse, to aprendendo e tal...

você perguntou, "Uma dificuldade que eu vejo no teu projeto é justamente a "interface" com o chuveiro... De que maneira o circuito iria saber que o chuveiro está ligado ou desligado?"

Pensei em montar o aparelho no meio...

os dois fios da rede elétrico positivo e negativo entram no aparelho, saem mais dois que vão para o chuveiro, sei lá...algo assim

o lance do sensor da resistência é interessante...aqui no meu trampo tem alguns sensores de temperatura...uma caixinha preta, e tal....nem sei se daria pra acoplar...sei lá...

de qq forma obrigado....valeu mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

3-Se eu tiver tomado 6 minutos de banho, e desligar pra ensaboar, ele teria que continuar a contagem de onde parou depois que eu ligasse o chuveiro novamente.

4-Se eu tomar banho em 5 minutos e sair do chuveiro, o próximo a tomar banho não pode ficar com o restante de 10 minutos da pessoa anterior.

Tudo bem, dá até pra parar a contagem, mas como saber que quem vai ligar o chuveiro e continuar a contagem é você ou o próximo a tomar banho?

Neste caso, o próximo poderia aproveitar o tempo restante e esperar os 5 minutos e iniciar uma nova contagem de 15 min?

Observe que de uma ideia simples como vai se complicando conforme vai se discutindo as probabilidades...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que é mano, to ficando complexo...mais pra matar esse problema pode ser feito o seguinte.

Depois de 5 minutos desligado ele volta do zero, então o cara não poderia ficar mais de 5 minutos com o chuveiro desligado se não começaria do zero....sei lá é **** controlar isso ***** hahahahahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caramba mano que difícil hauahuahua

tipo assim

no meu caso acho que esse lance não precisa de frescura, não precisa ser tão rigido, mais se algum colega aqui do fórum tiver o mesmo problema ou quiser comercializar o produto, ai sim teria que ter um aprimoramento maior. Mais no meu caso não precisa de tudo isso, acho que 15 min de uso e 5 min de descanço seria o ideal. o difícil vai ser o diagrama disso, alguém tem uma ideia?

Valeu pessoaal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo fais o seguinte um chuveiro tem uma potencia de 5000wt ligado em 127vt tem uma correne de 39.3 amperes . então instala um dijuntor de trinta amperes porque os dijuntor são retardado acredito que ele vai resistir uns cinco minuto e cair ,dai o cara vai ter que acaba de tomar banho friu ou vai ter que sair do banheiro pel..... para ligar o dijuntor se ele souber anonde fica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso seria legal pra sacanear os caras, com certeza...

mais e na minha vez de tomar banho? vou ter que sair pelado pra ligar o disjuntor de novo...ai sim é sacanagem hahahaha

Mas vou ver o lance de achar pra comprar.....acho qeu fico 3 ou 4 vezes mais caro do que montar um....vou ver se existe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o temporizador que você procura existe sim e está disponível no Mercado Livre e em outros sites... é só procurar. No ML tem vários modelos com um custo de até R$ 49,00.

Tem até como fazer a programação que você necessita entre neste endereço :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80827242-temporizador-timer-para-ducha-chuveiro-3510-e-15-minutos-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fácil, você, comprar um rele temporizador, 127/220v, com ajuste de:

0 á 30min. um rele de estado solido e pronto.

é verdade porém é mais robusto, e confiavel, pois trabalho com eles e o conheco muito bem a sua eficiencia em quadros,paines e motores em geral.quanto mais em chuveiros etc...

fácil você, compra um rele temporizador 127/220v, com faixa de ajuste ou regulagens de, 0 á 30minutos, um rele de estado solido, ou um contator auxiliar com bobina de trabalho 127v,ou 220v, dependendo a sua tensão rede. nada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe esta seria e é uma boa ideia se todos pensassem igual a você em economizar energia e dinheiro mas na minha opinião não seria mais fácil se conversassem e botassem a mão na conciência antes de quebrar a cabeça com algum circuito que poderia fazer com que houvesse desafeto entre o grupo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, o problema é que da ultima vez eu quase sai na pancada....neguinho olhou pra minha cara e falou....eu trabalho o dia inteiro...o luxo de tomar um banho demorado eu quero ter...

**** né?

Enquanto isso, tem gente que nem água pra beber tem em casa....e tem gente que faz esse tipo de coisa....lava calçado de sábado...mano, é triste isso, sem falar que quanto mais energia você gastam, mais você agride a natureza, mais eu não posso mudar a cabeça das pessoas não é verdade...

é ****

O lance do relé, eu ouvi falar que rola, mais não saberia montar esse circuito um 555 e um relé parrudo né...vou ver o que eu faço por aqui...obrigado galeraaa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...