Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Atualizado em 23/05/2010 > Tutorial, como colocar a fonte na parte externa do gabinete.

Olá,

Como a maioria do pessoal aqui tem este problema, resolvi montar este simples tutorial ATUALIZADO, ja que um disponivel no CDH e de 2006.

Vamos la:

1 - Organize os cabos da fonte, use fita adesiva para juntar os cabos da sua fonte que estão soltos prejudicando o fluxo de ar no interior do Case, veja a foto como fica usando fita isolante.

lateralesquerdazonakm7.jpg

9553

Obs.: Mas porque deve-se organizar os cabos? Simples, porque o ar frio precisa chegar ate os componentes, se houver um cabo flat no meio atrapalhando, o ar sera desviado para outro lado, e o que voce quer manter frio nao ficara frio, o FAN nao foi feito para "resfriar" cabos flat e molex. ORGANIZAÇÃO = LIMPEZA = MAIOR DURABILIDADE DOS COMPONENTES = MELHOR RENDIMENTO NO GERAL

Outros exemplos:

http://img.photobucket.com/albums/v239/mikestrike/IMGP1250.jpg

http://sandman78.mystarband.net/wave...avemaster3.jpg

2 - Verifique todos os FAN's do seu PC, com ele desligado, rode a hélice e veja o sentido do fluxo de ar(exaustão ou ventilação), se a hélice estiver presa isso pode diminuir sua performace, nesse caso temos que lubrifica-la. Desparafuse o FAN, remova o adesivo de proteção como na figura abaixo, e pingue 1 gota de oleo de maquina de preferência.

11jt6.jpg

11jt6.104f6e778d.jpg

3 - Coloque 1 FAN de 120mm ou 80mm na parte frontal do gabinete, puxando o ar frio para dentro do PC, conforme a figura abaixo. Atençao para um detalhe importante, a posiçao do HD deve ficar abaixo da direçao do ar do FAN, como na figura, alem de puxar ar frio para dentro, voce diminui a temperatura do HD tambem.

imagem005ns3.jpg

imagem005ns3.1988b663fb.jpg

4 - Exceções, caso voce realmente necessite de um melhor resfriamento, coloque +1 FAN de 120mm Lateral, na parte inferior, puxando ar frio para dentro, direto na placa de video. Mas não hà necessidade deste FAN, apenas em exceções mesmo.

5 - Duto de Ar, se o seu Cooler do Processador for do tipo horizontal, use o Duto de Ar, você tambem pode colocar 1 FAN ali em cima do processador parafusado junto do duto otimizar a entrada e ar frio, mas somente o Duto ja faz diferença.

6 - Localizaçao do gabinete ou Case, a melhor posição para o Case seria ~20cm da parede e no alto (não coloque o Case no chão pois é ali que a poeira + a umidade afetam a performace do PC de uma maneira geral), para que o ar quente possa se dissipar com mais facilidade no ambiente.

7 - Use FAN's de 120mm quando possível, estas tem melhor performace(CFM X dB) ou seja produzem maior fluxo de ar devido o tamanho das pás ou hélices.(OBS:verifique o RPM máximo do FAN)

8 - O bom cooler aliado a uma boa pasta térmica para o processador, ajuda muito na redução e na otimização do calor dissipado para o interior do gabinete, aqui na sessão temos um tutorial sobre qual intes devem ser levados em consideração para a escolha correta do cooler:

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-influencia-desempenho/556893

Segue alguns exemplos:

1 Caso, apenas 1 FAN frontal puxando o ar para dentro.

teste1ae9.jpg

2 Caso, usando uma fonte com 2 FAN's, ou uma fonte de 1 FAN com "buracos" feitos por uma furadeira =D.

teste2ws5.jpg

3 Caso, 2 FAN's puxando o ar para dentro, e 1 deles posicionado em cima da placa de video, e 1 Duto de ar na posiçao do processador.

teste3mk2.jpg

4 Caso, 3 FAN's, 2 Puxando ar e 1 tirando o ar quente.

teste4pe9.jpg

O 1 Caso e usado para computadores "padrões", seus componentes não necessitam de uma refrigeração mais agressiva.

O 2 Caso e usado em computadores mais novos, melhora consideravelmente a circulaçao do ar.

O 3 Caso e usado por aqueles que curtem um overclock razoável e tem uma placa de video mais potente. Este e o que uso.

O 4 Caso e usado por aqueles que, como eu, gosta de um overclock e possui uma placa de video bem mais potente e porventura aquece mais do que o normal.

Legenda:

1 - FAN da Fonte, exaustor.

2 - FAN do Gabinete, exaustor.

3 - Removi =D

4 - Removi =D

5 - Driver de CD/DVD

6 - Disquete

7 - HD

8 - FAN Frontal

9 - FAN da Fonte

10 - Duto de Ar

11 - FAN Lateral

Cor/Temperatura:

Azul: Abaixo de 25°c

Laranja Claro: 25~35°c

Laranja: 35~45°c

Vermelho: + de 45°c

Setas em Amarelo: Sentido da corrente de ar.

Porque?

P.: Qual a "função" do FAN Frontal ?

R.: "Puxar" ar frio para dentro do Case, diminui principalmente a temperatura da Placa Mãe, interfere pouco na temperatura do Processador, Placa de Video e Fonte.

P.: Qual a "função" do FAN traseiro (Exaustor) ?

R.: A mesma da Fonte, tirar o ar quente do Case, diminui principalmente a temperatura do Processador, placa-mãe e Fonte, interfere pouco na temperatura da Placa de Video.

P.: Qual a "função" do FAN Lateral ?

R.: A mesma do Frontal, jogar ar frio dentro da Case, mais precisamente em cima da Placa de Video, diminuindo a temperatura dela consideravelmente, interfere pouco na temperatura da placa-mãe, Processador e Fonte.

P.: Qual a "função" do Duto de Ar ?

R.: Direcionar o Ar externo da Case direto para o Processador, é como sugar o ar com um canudinho, mas somente para coolers horizontais, você pode tambem adincionar um FAN extra parafusando-o no Duto de Ar da seguinte forma, "Tampa|FAN|Duto de Ar", diminui consideravelmente a temperatura do Processador, nao interfere na temperatura da placa-mãe, Placa de Video e Fonte.

Cooler's Verticais:

Depois de alguns testes, feitos com meu Cooler mesmo Hyper TX2, reparei as seguintes temperaturas:

Jogando o ar de baixo para cima

Processador: 32° / 48° ( IDLE / FULL)

Placa Mãe: 38° / 42° (IDLE/FULL)

Jogando o ar da frente para traz

Processador: 28° / 45° (IDLE / FULL)

Placa Mãe: 45° / 50° (IDLE / FULL)

Lembrando que estas sao as 2 direçoes mais usadas, as outras nao devem ser usadas.

Nota-se que em uma o processador fica mais frio e a placa-mãe fica em uma temperatura alta, e em outra o processador aumenta sua temperatura porém a placa-mãe em IDLE fica bem mais fria.

Aplicações:

Se voce e um daqueles que adora um overclock e nao se incomoda com o uso de 1 ou mais FAN's no PC, use a 1 opção, da frente para traz. Deve-se colocar +1 FAN na lateral do CASE, para diminuir a temperatura da Placa Mãe.

Mas se voce e um usuario padrão, nao curte overclock e muito menos gosta de FAN's barulhentos use a 2 opção.

Curiosidade:

Postado originalmente por PistolãoBR

qualquer fan que tenha leds e seja mal instalado, ou seja, que fique com vibração, ele não só vai produzir mais barulho como também vai em algum momento ficar danificado, ou nos leds ou no proprio circuito...

Uma solução absurda de barata e fácil de fazer seu kit anti vibração é voce comprar uma borracha escolar da cor que voce quiser no seu case, branquela, negão, rosinha da barbie, amarelo cheguei para os enrustidos, e um simples estilete e corte finas tiras dela, e depois corte as tiras em formato de quadrado, e depois corte com a ponta do estilete um buraco no meio para passar o parafuso, e use elas entre o fan e a superficie que vai ser colocado, CASO O FAN APRESENTE VIBRAÇÃO.

Como ele disse, caso haja vibração do FAN, fazendo barulho demais, coloque uma tira de borracha entre o FAN e o CASE, pode ser até aquele pedaço de camera de ar furada que voce tem jogada la no fundo do quintal, corte uma tira dela e faça um quadrado com um furo no meio, e coloque entre o CASE e o FAN para dar "armotecimento" no FAN e diminuir seu barulho (vibração), alguns FAN's de 2000rpm+ vibram muito e em contato com a CASE "mal parafusada" provoca o ruido de vibraçao.

Sistema simples e perfeito de refrigeração (testado por mim e comprovado):

Componentes:

1 x Cooler Master HYPER TX2

1 x FAN 120mm (Preferência para o FAN coolermaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB)

Instalação:

Coloque o Cooler do processador no sentido de baixo para cima (placa de video para fonte).

Coloque o FAN na parte frontal do gabinete, puxando ar frio para dentro, caso sua placa-mãe tenha suporte para controlar a rotaçao do FAN de acordo com a temperatura do chipset dela, use pois reduz consideravelmente o ruido do FAN e melhora a ventilaçao.

Resultado:

Com o Cooler voltado para baixo, ele estara jogando ar para o dissipador do chipset da placa-mãe, reduzindo tambem a temperatura dele, com o FAN frontal, ele ira jogar mais ar frio direto para a regiao onde o cooler "puxa" o ar frio, resfriando ainda mais o processador e placa-mãe, e de quebra, joga ar para a fonte, que tambem em algumas fontes pode reduzir a temperatura delas.

Custo:

Aproximadamente R$100,00.

Cooler R$80,00 aprox. e o FAN R$20,00 aprox.

Testado e aprovado por mim, estou usando este "simples" sistema atualmente, com o PC em IDLE fica em torno de 25°c/36°c e FULL 40°c/42°c (Processador/Placa Mãe), detalhe, estou com overclock, Processador a 3,8ghz e memos a 1008mhz... era para esquentar muito, mas parece que estou em STOK sem overclock.

Cooler e FAN só funciona com o gabinete fechado, se você usa FAN frontal ou exaustor mantenha-o fechado, tente apagar uma vela assoprando a 1 metro de distancia no quintal da sua casa... não vai conseguir, mas se você tentar fazer isso em um quarto fechado, o vento vai chegar até a vela e vai apaga-la, outra coisa, geladeira não "gela" se ficar aberta.

Lembrete, postado originalmente por João Gorilão:

Queria falar para não ficarem passando que a fonte ajuda tirando ar.

Dá ideia que toda hora é assim.

Essas fontes com alta eficiencia, boas ventoinhas e grandes pouco ajudam para isso.

Muitos usuarios até desinformados vem reclamando aqui que compraram uma Corsair 450VX ou uma Zalman 360B-APS e ela não "puxa ar" quase nada para fora.

É isso.

A ventoinha da fonte é feita para refrigerar a fonte, e não o computador

É isso que dizem...

O que ocorre que que usam disso para fazer outra coisa que é isso.

Nem sempre isso acontece.

Só isso.

Do resto tá muito bom.

Realmente ele está certo, caso você tenha uma fonte de apenas 1 cooler, como a minha Corsair VX450, coloque 1 FAN adicional para auxiliar na exaustao do ar quente do seu PC, mas apenas para as fontes que possuam o cooler na parte inferior da fonte, as "genericas" com o cooler atrás nao tem essa necessidade, lembrando o que ele disse, as fontes novas tem apenas 1 cooler para mante-las na temperatura ideal, nao para resfriar o PC.

Telas de proteção contra poeiras:

Percebi que alguns usuários reclamaram da poeira que junta dentro do Case, uma maneira simples e barata de se evitar isso é colocando uma telinha de pano na frente de cada FAN, esta telinha é aquela que se usa em berços de crianças ou uma meia calça(aquela que sua mãe usa), mas eu particularmente não faço isso, pois da muito trabalho tanto para colocar quanto para remover a poeira impregnada nas telinhas.

Então aconselho fazer, ou confeccionar, uma capa para seu Case com esse material, todos se lembram daquelas capas brancas usadas nos nossos antigos k6 e P2 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a capa seria daquele jeito porém seria usada com o PC ligado e também deve ter um buraco para a fonte jogar o ar quente para fora, eu fiz isso aqui em casa em um protótipo de capa e deu certo, a poeira ficou toda impregnada na capa e o PC ficou limpo, dei só uma sacudida na capa e botei ela de novo, nunca mais quer perder tempo limpando a placa-mãe com um pincel kkkkkkkkkkk, é uma ideia meio louca essa minha mas deu certo comigo.

Dica dada por wilson.

Dica:

Se usar vaselina misturada com óleo é praticamente pra sempre hehehe!

Pingue uma gota de oleo de máquina antes, faça alguns exercicios com o eixo do cooler pra fazer "soltar", e dê umas giradas tb...

Use uma colher de sopa normal, pegue um pouco, eu disse UM POUCO de vaselina do pote, e aqueça o fundo da colher com fogo... A vaselina vai derreter e ficar liquida por algum tempo, com cuidado pra não cair na mão, é só jogar essa vaselina dentro do eixo, não exagerando pra poder colocar a tampa de volta sem emporcalhar nada...

E seu cooler eterno está pronto!

Uma boa refrigeração para seu PC é aquela em que o fluxo de ar que entra e sai é o mesmo, já vi casos de pessoas colocarem 4 FAN's jogando ar para dentro e apenas 1 para fora, e as temperaturas não são como as minhas, que uso apenas 1 Frontal. Cada Gabinete têm sua necessidade, o meu pode funcionar com apenas 1 FAN, mas as mesma configuração em outro Gabinete o resultado não é o mesmo.

Como saber se o seu FAN está fazendo diferença na temperatura do seu PC?

Após alguns meses de análise e testes, descobri uma forma de saber se um FAN que coloquei em meu PC está ajudando ou atrapalhando, se realmente é necessário usar ele ou não. Com uma simples fórmula matemática:

R = (P+M+V)/3

Onde:

R - Resultado

P - Temperatura do Processador (FULL)

M - Temperatura da Placa-mãe (FULL)

V - Temperatura da Placa de Vídeo (FULL)

/ - Sinal de Divisão

3 - Número 3 (três) óbvio =D

Exemplo:

R = (35+45+70) / 3

R = 150 / 3

R = 50°c de temperatura média

Aplicação:

A diferença mínima que se deve ter ao instalar um FAN novo é de 5%, se a diferença for abaixo de 5% na temperatura média pode descartar o uso deste FAN, exceto quando 1 destes 3 componentes perde cerca de 10% na sua temperatura, é meio difícil de acontecer isso mas acontece^^.

Exemplo, Usando o mesmo do anterior, instalamos 1 FAN lateral de 120mm e os resultados foram:

R = (32+39+64) / 3

R = 140 / 3

R = 46°c de média

A temperatura mínima aceitável seria:

50 - 5% = 47°c

O resultado foi de 46°c de média após adicionar o FAN.

Então este FAN é útil, porque ele abaixou a temperatura média do meu PC mais do que 5%.

Para fazer os testes rodamos o Teste de Estabilidade no Everest com todas as opções selecionadas para obter as temperaturas em FULL, para obter as temperaturas em IDDLE deixamos o PC ligado por 30min sem fazer nada. Outro detalhe importante, os exemplos foram com as temperaturas em FULL, você pode fazer os testes com a temperatura em IDDLE também, mas o que valerá será em FULL.

OBS.: Arredondei os valores das temperaturas para obter resultados mais compreensivos.

Tutorial: Fonte externa

Aqui vai um link para quem deseja colocar a Fonte do computador do lado de fora do Gabinete, isso melhora a refrigeração pois "a fonte é uma fonte de calor", porém será necessário a instalação de outro FAN na parte superior onde antes era a fonte.

http://www.casemodbr.com/tutoriais/visualizar.php?id=45

© Copyright.

2008, Kbsssssa.

É permitido copiar, distribuir e alterar. As únicas restrições são: manter o crédito para o autor e a fonte original e o uso da licença Copyright no documento modificado.

*

  • Curtir 9
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Poxa, não sabia que dava pra "re-lubrificar" as ventoinhas. Valeu.

E so tomar cuidado com o excesso(assim q escreve? kkkkkkkkkk) de oleo, oleo de cozinha da pra usar mas resseca rápido d+, ai você tem q fica lubrificando com mais frequencia doq se usar oleo de maquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nada amigao, o HD altera praticamente nada na temperatura interna, mas depois de voce ficar um bom tempo jogando Crysis, ele passa dos 50°c fácil, dessa forma que falei ai ele dificilmente vai passar dos 40°c, e nao vai alterar a temperatura do ar que o cooler esta "puxando". O HD nao tem dissipador de ar, voce apenas vai estar jogando ar frio em cima do chassi dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boas dicas vou analisar melhor depois, se tiver algo mais estamos esperando :D.

t+

tera sim =D, amanha vou ve se consigo encontrar o tuto de "lapidaçao" de dissipador de ar e aquele de faze buracos na fonte, eu lembro que tinha aqui mas ainda nao encotrei, mas guaimun voce q e mais experiente, uma vez eu peguei uma fonte generica e tirei a tampa dele e troquei o cooler "barulhento" dele por um mais silencioso, a fonte queimou... sera q se deixar a fonte sem a tampa, aberta, da problema ou melhora a circulaçao do ar dentro dela?

...tai guaimun, conforme sua solicitaçao =D

espero que seja útil este topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Kbsssssa vou conversar com o Pedro Borges e ver se ele acha legal fundir as infos desse tópico com o Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler pois os dois se completam muito bem ao meu ver só atente aos erros de portuga e a linguagem mais técnica no mais vou ler com mais calma, muito boa a contribuição são essas atitudes que nos fazem aprender mais e mais aqui no CDH.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pode juntar sim, como disse antes, o outro topico e de 2005... quero apenas "atualizar" sem querer roubar a ideia de ninguem, e pode corrigi meu portugues ae porque eu num tenho kbsa pa digita certim não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ps. mas creio q a ideia posta por ele naquele topico e meio diferente da ideia posta neste daq, nao acha? ele fala sobre cooler e eu falo sobre melhorar a ventilaçao dentro do PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou show de bola esse tópico e os desenhos ficaram muito massa. Acho que seria muito interessante e válido acrescentar no item 1, ou criar outro ítem, que fale melhor sobre a arrumação dos cabos, principalmente sobre a influência de cabos mau organizados, sobre a circulação do ar.

O que eu to querendo dizer é que o ar circulará melhor aqui (http://sandman78.mystarband.net/wavemaster/wavemaster3.jpg), do que aqui (http://img.photobucket.com/albums/v239/mikestrike/IMGP1250.jpg), pois como nos sabemos, dois corpos (no caso o ar e os cabos) não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. ;)

Caso tenha interesse Kbsssssa, nesse site (http://www.hardforum.com/showthread.php?t=791179), você poderá encontrar várias imágens para se usar como referência para o tópico.

Mais uma vez, belo trabálho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa, obrigado pelos elogios, interessantes as fotos, mas eu queria mesmo era mostrar que com apenas uma fita isolante dava pra organizar os cabos, mas como voce deu a ideia, atualizei o topico la, da uma lida na 1 imagem novamente q vai ta mais detalhado como voce disse.
Fico legal, só faltou umas fotos para exemplificar, afinal é como dizem por ae, "uma imagem vale mais do que mil palavras". ;)

Se não for dar pitaco de mais, eu utilizaria as duas fotos que eu postei no meu ultimo post, mas essa daqui (http://sandman78.mystarband.net/wavemaster/wavemaster4.jpg), para mostrar como os cabos escondidos ficariam.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ÓTIMO O TÓPICO!! ÓTIMO !Logo que eu terminei de ler eu já testei algumas coisas...

Meu computador ficou mais rápido...mas infelizmente ele ainda está reiniciando...:/

Acho que pode ser da fonte... ou então meu cooler que não é muuito bom...

Eah ..nao lubrifiquei as ventuinhas...porque eu só tinha oleo de cosinha e como voce disse que ele resseca rápido eu nao queria ter que me incomodar...xD

Dai vou esperar um pouco

Obrigado ai pelo seu topico de mestre!GENIAL!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ÓTIMO O TÓPICO!! ÓTIMO !Logo que eu terminei de ler eu já testei algumas coisas...

Meu computador ficou mais rápido...mas infelizmente ele ainda está reiniciando...:/

Acho que pode ser da fonte... ou então meu cooler que não é muuito bom...

Eah ..nao lubrifiquei as ventuinhas...porque eu só tinha oleo de cosinha e como voce disse que ele resseca rápido eu nao queria ter que me incomodar...xD

Dai vou esperar um pouco

Obrigado ai pelo seu topico de mestre!GENIAL!

obrigado pelos elogios, mas o motivo de estar reiniciando seu PC pode ser varios, pode ate ser o seu Windows q esta corrompido e reinicia...

quanto ao oleo de cozinha, da pra quebrar um galho em casos extremos, mas se voce for usar, tome cuidado pois se colocar demais vai dar muito trabalho tirar, porque ele e mais denso, e caso voce use o oleo de cozinha e depois for colocar o de maquina, va dozando o oleo de maquina aos poucos e girando a helice, va colocando oleo de maquina ate começar a ficar completamente cheio de oleo, ai vai removendo o oleo que voce colocou para poder "limpar" o oleo de cozinha que colocou antes.

PS.: Adicionei mais uma dica q achei interessante e poucos sabem dela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo o gabinete que eu vou comprar tem 4 baias e 1 cooler na parte frontal (120mm)

vou comprar + cooler buffalo e quero saber mais ou menos ponho ele? [tava pensadno em dar um over no processador baixinho]

e se vale a pena comprar um fan de 120mm e parafusar no duto de ar?

compre o buffalo nao amigao, compra o Cooler Master Hyper TX2, q custa pouco mais que o buffalo e da de 10 a 0 nele. sem comparaçoes...

A dica da borracha é legal... Eu tava pensando em comprar uma placa de EVA, e cortar no tamanho exato do buraco do fan...

placa EVA? nao entendi!?!?, cortar o que no tamanho exato do fan?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa EVA? nao entendi!?!?, cortar o que no tamanho exato do fan?

E.V.A. é um tipo de borracha, bastante usada em artesanato (e mousepads). Dá pra achar por aí em várias espessuras, cores etc. e é bem barato.

Aí pensei em comprar umas folhas de EVA, recortar no formato dos fans (quadrado com um círculo oco no meio e furos para os parafusos), e colocar entre os fans e o gabinete.

Só não sei se rola fazer isso com os EVA que vende em papelaria (~2,50 por uma folha do tamanho duma cartolina), que são bem finas e macias, ou se precisaria de algo mais resistente e/ou espesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...