Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

@Wesley Marcello @VulgarysBR

 

Meu problema maior é que a placa mãe do meu pc é da marca DELL e ele tem dois conectores próprios (power e audio) conforme imagens abaixo, e aí eu acho que fico meio que limitado a trocar de gabinete, porque os conectores não devem ser compatíveis com os universais que vem nos gabinetes.

 

CONECTOR DE ÁUDIO

Front_Panel.jpg

 

CONECTOR DO POWER

Power_Switch.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, gostaria da ajuda de vocês pra melhorar a refrigeração do meu desktop.

O modelo é um Corsair SPEC 03, como segue abaixo o esquema:

kvywT7.png

 

Como mostrado, ele já veio com um cooler frontal e o traseiro (não encontrei algo sobre a qualidade e desempenho deles).

O que tô pensando fazer é trocar o sistema de refrigeração do processador (fx-6300), pois está fazendo muito barulho e colocar um da Cooler Master ou qualquer outro tão bom quanto (ainda tô pesquisando qual). Além disso, penso em adicionar uma FAN na parte superior ou inferior (queria a opinião de vocês onde colocar)

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...

Bom Dia.

Comprei um pc gamer com esse gabinete:

http://www.kabum.com.br/produto/63383/gabinete-k-mex-gaming-cg-g4i0-sem-fonte-preto/?tag=k-mex

Ele veio só com o cooler frontal. O que posso fazer para melhorar? Colocar um atrás puxando ar pra dentro e os de cima pra tirar o ar?

Obg pela resposta.​​

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Entre ontem e hoje estive trabalhando em modificações simples em um cooler que comprei há 10 meses,um DeepCool Ice Edge Mini FS V2.0,produto básico de máximos 27CFM,o que me encucou é que pus duas novas fans de 92mm,ora em sentido igual,ora em sentido inverso,pensei que se uma mantinha a temperatura nos 36°c,duas baixariam ao menos 4°c,mas para a minha surpresa,a temperatura está oscilando demais,subindo a absurdos 47°c.

Obs.: as fans foram ligadas no cabo amarelo,funcionando assim em velocidade máxima sempre e com um ruído aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...

@Paulduron Realmente funciona, já fiz isso em um PC antigo. Mas isso pode prejudicar a durabilidade do seu PC pois acumula uma quantidade muito maior de pó rapidamente! Talvez trocar a chapa da lateral por uma rede ou algo similar pode ser menos drástico e trazer resultados interessantes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
10 minutos atrás, cassio00 disse:

Não consigo estabilizar a minha temperatura tambem. Já abri o gabinete, retirei todo o pó e limpeza no cooler tambem foi feita. Mas não abaixa o valor do Celsius.

temp.png

 

Sugiro que verifique as temperaturas com outros aplicativos, o Speedfan é muito impreciso (em alguns casos exibe até temperaturas negativas).

 

E o tjmax é a temperatura máxima que o processador pode suportar, ao atingir esse valor, desliga automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Azarack disse:

 

Sugiro que verifique as temperaturas com outros aplicativos, o Speedfan é muito impreciso (em alguns casos exibe até temperaturas negativas).

beleza azarack, então eu também vejo com o Aida64Extreme. É normal o cooler ter uma folga na hélice ?!?! Vi hoje aqui que estava com uma pequena folga, e faz ruído quando fica em funcionamento. Baixei outros programas e os valores estão parecidos.

temp 3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoas!... sei que o bonito  é o produto comercial.. com bom acabamento etc. mas   reli as postagens e não achei nada a respeito então vou publicar o que eu fiz no meu.. caso alguem passe pelo mesmo problema..!

 

começo meu problema com a temperatura normal da minha cidade 34º as 8 da noite no verão. então por ai ja da pra ver que nem digo apenas jogar mas qualquer aplicação pesada irái aquecer muito! o pc...  e um dos problemas do aquecimento é a tal SOLDA FRIA rodar o pc no limite pode dar algum problema na solda e pronto la se vai uma placa-mãe ou uma placa de vide, no meu caso meu pc é um phenom x4 com uma placa-mãe asus... e chipset 880G acredito ate que tenho menos problemas com esse chipset do que o outro... 700 e alguma coisa , bom mas mesmo assim era começa converter um video que o chip vai aos 67 rapidao!. e como ele nao tem cooler proprio e nem lugar para fixar eu acabei fazendo essa gambizinha.. ( lembrando.. mesmo trocando todas as pastas do chip norte sul e processador eu ainda tinha esse problema de calor)

box.thumb.jpg.019052a0194f6be3d349ac93cb337ee3.jpg

 

fixei o cooler no proprio furo do cooler do processador e com esses enforca gato fixou bem.(nao vibra). então problema parcialmente resolvido.. pois este cooler só ajuda a levar mais tempo pra atingir a temperatura alta.. mesmo assim atinge!. ele era um cooler de processador!.. esta rodando a 3500 Rpm!,

 

no caso do processador eu nao tive problemas o cooler original deu conta... talvez por que eu use um sistema basico de  circulação.. ja citado aqui desde a primeira pagina do topico..

1 cooler puxando o ar da frente... 1 cooler jogando para fora na parte de traz e 1 cooler na parte de cima tambem jogando para fora do gabinete o ar quente..

 

com o 1 problema parcialmente resolvido ( chipsert north )  me restava a placa de video!. eu tenho uma radeon 7790 com 2 coolers.. eles atingem 4600 RPM sao muito bons mas se o pc aquece o ar interno do gabinete então de nada adianta ter mil coolers  então foi ai que pensei.. poxa preciso compra um cooler de 120 mm pra por na frente!.. bem na direção da placa de video!. mas pelo preço dos mais vagabundos.. e a desconfiança que talvez nao fosse resolver então parti para a segunda gambiarra ! eehheeh froid né;; mas fiz consciente.. .trabalho na area de manutenção desde 93 então eu sabia que nao ia prejudica o pc.. poderia ate nao funcionar.. mas.. tentei fazer algo baseado nos 286 !  eles usavam coolers enormes alimentados a 127v... eram feitos de metal!.. hoje sao super caros. mas pensando nessa ideia resolvi testar um cooler que eu tinha aqui... de microondas... que sao os mesmos usados em geladeiras frost free.. eles sao 127v.. sao de alta rotação.. e as helices deslocam muito ar...se compara aos coolers 12v..  o deslocamento do ar é absurdo. pelo tamanho deles!.. então o primeiro passo foi cortar meu gabinete.

20160323_172514.thumb.jpg.2999ea9029ce4d0aaf937e604a8baef4.jpg

 

fixei com aneis de borracha e parafusos com porcas... ficou bem fixo.

e com espaço suficiente para rodar livre nao atrapalhando os fios e 1 boa distancia da helice

20160323_172525.thumb.jpg.e471a1caf8c0371c2b23b4bbf5ef3151.jpg

fixei ele onde vai o cooler dianteiro. tive que abri um pouco mais pro ar fluir melhor

20160716_122743.thumb.jpg.c6c13575ca6601bd4db2ef522e50af80.jpg

 

essa ultima foto é ele ja finalizado.. como nos testes sem placa o ar que ele deslocava era absurdo nem pensei 2x ja fiz algo pra ficar definitivo.

 

como ele funciona em 127v eu colocoquei um botao liga-desliga apenas para ele!.. ja os outros coolers o de cima e o da parte traseira a propria fonte toca ele, ( posteriormente eu coloquei uma fonte 12v 2A apenas para os coolers.. independente da fonte do pc.

 

20160716_122801.thumb.jpg.72317593bb97153a5a61a111f249f3ff.jpg

 

ai na foto da pra ver um quadrado branco bem proximo a entrada do disket  ele liga o cooler 127v e um botao preto mais acima so que lateralmente e preto! ele ativa os coolers 12v

 

como este gabinete ainda é antigo ele nao previa coolers na frente como algo estão importante então a entrada de ar pela frente era minima! ai eu tive que abrir e colocar essa grade feia.. mas foi o que deu pra faze. no proximo gabinete ja vou escolher um com 1 boa grade nesse local.

 

Bom em numeros com e sem este cooler de 127v cito o  resultado da gambiarra..

 

PROGRAMAS PESADOS

com todos os coolers de 12v  e tendo como base uma temperatura de 30 a 35 graus do verao

ao usar o vegas para editar video.. o chip north ia de 48 (idle) a ..67.. dai em diante ele variava 65 .. 67..... parecia que nem tinha ventilação.. com o cooler 127v a temperatura fixa em 52º MAX. (placa de video nao aquece nesse processo ao ponto de ser um problema e nem o processador sento que fosse preciso intervir.)

 

JOGOS

com todos os coolers de 12v  e tendo como base uma temperatura de 30 a 35 graus do verao

é quase impossivel  usar. pois em 1 jogo leve como o ETS2 a placa de video vai a 70º no menu do jogo!..

então nesses casos eu ligo o ar condicionado. e mantendo uma temperatura ambiente de 27º a placa se mantem no maximo a 65. mas nao da pra usar ar toda hora..

com o cooler de 127v que esta bem na direção da placa de video. a temperatura nao passa de 65º

se eu ligar o ar condicionado e manter 27 graus a temperatura ambiente  + cooler de 127v a placa de video mal sai dos 55 graus!

em idle com ar + cooler 127v todo o sistema permanece a 38ª placa de video e chipset north.

 

resumindo! estou satisfeito.. com este cooler.. ja que o custo beneficio foi muito bom.

um cooler barato de 120mm 12v sai 11 reais .. fora o frete no meu caso. e nao ventila 1/4 se compara ao de 127v

e o preço dessa ventoinha que usei é de 29 a 35 reais no ML.

 

os contras dessa gambiarra..

esteticamente nao fica bonito. pois é algo que nao é para ser usado em pc.

o barulho que ele faz é alto se compara ao 12v.. eu ainda consegui diminui o barulho fixando melhor as buchas do motorzinho que sao bem soltas!..

fios 127v proximos ao sistema com voltagens diferentes. ( fiz um bom isolamento usando cabos de energia de pc. e os fios passam por traz do gabinete longe dos discos. ( evitar problemas magneticos )

 

os prós

o barulho sim é alto mas nao chega enche o saco pois  o gabinete fica fechado e eu ligo apenas quando vou jogar ou converter videos. fora isso uso os 12v apenas.

o problema de temperatura ja era! no maximo do verao ele deixou o pc em temperaturas agradaveis para a placa de video e o chip norte.. os 2 maiores vilões do meu pc.

Durabilidade.. é muito boa.. ele é muito robusto nao precisa lubrificar como os de 12v e quando é preciso umas gotinhas de oleo no eixo nem preciso desmontar.

fácil de encontra na cidade caso eu precise trocar.

não deu interferencias no som da placa de audio..

o consumo de energia é muito baixo!.. mesmo sendo 127v.

 

enfim resolveu  meu problema.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Novo ai no clube e estava a 3 dias lendo todas as 42pag lá desde 2008 e não vi ninguém comentando sobre um caso ,e quem não tem gabinete com entrada frontal para fans ? 

Esse é o meu caso meu gbnt so tem o exaustor na traseiro logo abaixo da fonte ,e uma entrada lateral , e meu processador estar batendo 67° 73° graus em jogos no caso gta V ,eu acho que devo trocar o meu cooler da cpu que ja não dá conta do i5-3470 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Daniel Belmonte disse:

Novo ai no clube e estava a 3 dias lendo todas as 42pag lá desde 2008 e não vi ninguém comentando sobre um caso ,e quem não tem gabinete com entrada frontal para fans ? 

Esse é o meu caso meu gbnt so tem o exaustor na traseiro logo abaixo da fonte ,e uma entrada lateral , e meu processador estar batendo 67° 73° graus em jogos no caso gta V ,eu acho que devo trocar o meu cooler da cpu que ja não dá conta do i5-3470 

 

 

Você tem algum fan na traseira? Dá para colocar algum fan na lateral? Porque até 75-80ºC dá para segurar. É quente, mas a sua CPU é bloqueada e o core voltage não é alto. Se você melhorar a refrigeração, pode ser que você consiga passar pelo verão. Qual é a largura do seu gabinete? Você pode comprar um Gammaxx 300 ou Blizzard T2 se não quiser mais se preocupar com isso. Até um Gammaxx 200T,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@Daniel Belmonte Retire a tampa lateral do gabinete e verifique se na chapa de metal do gabinete,

que fica na frente da gaiola de HD's e por trás do painel frontal não existe um local com furos, aí é

que é o local para instalar o fan frontal, as vezes existe até um suporte de plástico que suporta o

fan, que normalmente é de 80 mm.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Daniel Belmonte De uma procurada na frente do gabinete, até os gabinetes AT de 2 baias tinham local

para para colocação de um fan frontal. Se conseguir uma fan dianteiro e um traseiro vai proporcionar um

fluxo de ar pelo interior do gabinete. Lembre-se que não são só processador e placa de vídeo que geram

calor no interior do gabinete, até o HD aquece, como memórias, etc...

 

 

adcarvalho

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Coordenador

Caros usuários,

buscando evitar tópicos muito grandes que acabam por perder a organização, e de forma a aumentar suas chances de obter respostas, tornar as dúvidas mais visíveis e facilitar o entendimento e análise de cada caso individualmente, este tópico será fechado e aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante devem criar novo tópico neste setor. Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por usarem o Fórum.

Certo de vossa compreensão,

Fox.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...