Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

  • Membro VIP
E.V.A. é um tipo de borracha, bastante usada em artesanato (e mousepads). Dá pra achar por aí em várias espessuras, cores etc. e é bem barato.

Aí pensei em comprar umas folhas de EVA, recortar no formato dos fans (quadrado com um círculo oco no meio e furos para os parafusos), e colocar entre os fans e o gabinete.

Só não sei se rola fazer isso com os EVA que vende em papelaria (~2,50 por uma folha do tamanho duma cartolina), que são bem finas e macias, ou se precisaria de algo mais resistente e/ou espesso.

a sim entendi agora, bom, eu nao usaria esse tipo de material porque com o tempo ele "achata", e como espuma, quando fica muito tempo apertado perde sua "elasticidade", use borraxa mesmo, seja de apagar lapiz ou aquela borraxa da camera de ar do pneu da bicicleta... e bem melhor e dura pra sempre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
poxa valeu mesmo...

eu tenho um xblade e tenho o cooler da fonte e um taseiro de exeutor e frontal e lateral mandando - eu tava pensando em furar meu gabinete em cima o que ue vocês axam?

nao faça isso, qual a temperatura do seu PC em IDLE e FULL? dependendo voce pode ate tirar os FAN's da tampa e traseiro e deixar apenas o frontal q o resultado sera o mesmo, e o PC vai fazer menos barulho...

PS.: furar so serve para Fontes, caso elas tenha apenas 1 traseiro, ai sim compensa furar a fonte para o ar correr mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q sei a coisa mais improtante em ser levada em consideração e q a quantidade de ar q entra tem q ser a mesma q sai pois se entra mais do q sai o ar dentro do gabinete vai fica mais quente, se sai mais q entra você pode gerar uma especie de vacuo dentro do gabinete e assim os coolers n vão refrigerar direito. O meu aqui e um X-Blade da Leadership e eu uso ele assim: 1 fan de 120 na frente e 1 fan de 80 na lateral puxando ar para dentro, um fan de 120 e um fan de 80 (o da fonte) ambos na traseira tirando o ar. As temperaturas sao boas, a temp ambiente na minha cidade hj esta em 30º, CPU=36º, Motherboard=34º, a unika coisa q ta pegando aqui e a placa de video porque a minha foi antes de lançar as dual slot e ela eskenta um bokado bom, mas to pensando em por um cooler de slot PCI em baixo dela q e a alternativa mais barato e funcionou já como li em outro foruns, o melhor era trocar o cooler dela por um zalmam CU900...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pelo q sei a coisa mais improtante em ser levada em consideração e q a quantidade de ar q entra tem q ser a mesma q sai pois se entra mais do q sai o ar dentro do gabinete vai fica mais quente, se sai mais q entra você pode gerar uma especie de vacuo dentro do gabinete e assim os coolers n vão refrigerar direito. O meu aqui e um X-Blade da Leadership e eu uso ele assim: 1 fan de 120 na frente e 1 fan de 80 na lateral puxando ar para dentro, um fan de 120 e um fan de 80 (o da fonte) ambos na traseira tirando o ar. As temperaturas sao boas, a temp ambiente na minha cidade hj esta em 30º, CPU=36º, Motherboard=34º, a unika coisa q ta pegando aqui e a placa de video porque a minha foi antes de lançar as dual slot e ela eskenta um bokado bom, mas to pensando em por um cooler de slot PCI em baixo dela q e a alternativa mais barato e funcionou já como li em outro foruns, o melhor era trocar o cooler dela por um zalmam CU900...

eu ja comentei isso no topico, nao sei se o moderador removeu mas me lembro perfeitamente de falar sobre isso.

ola pessoal sou novo por aqui,quero dar minha contribuição,neste topico ningguem comentou nada sobre a instalaão de uma fan como exaustor na tampa de cima do case entre a fonte e as baias de cd/dvd,acho q e uma posicao importante onde devemos ter um fan retirando o ar quente q sobe

valeu

sim sim, mas o objetivo que quero colocar em questao e gastar o minimo possivel, e somente em casos extremos e que colocamos este FAN na parte superior, ou em alguns gabinetes q ja vem com ele, mas qm nao tem eu nao recomendo fazer isso, porque tem q cortar a tampa, comprar a grelha e dar o acabamento... e tambem acho q isso vai valer mais em CASE MOD, modificar gabinete e CASE MOD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo topico esse hein galera...

Só queria dizer duas coisas para completar.

1. Se o chipset da placa-mãe tiver um dissipador passivo, é interessante retira-lo e colocar pasta térmica de cobre ou prata. Isso vai ajudar a manter o bichinho menos esquentado!!! heheheh.

2. Acho mais correto colocar o HD bem na direção do cooler frontal. A ideia é resfriar o HD que também esquenta e merece um refresco.

Valeu.

Ricardo Nunes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Belo topico esse hein galera...

Só queria dizer duas coisas para completar.

1. Se o chipset da placa-mãe tiver um dissipador passivo, é interessante retira-lo e colocar pasta térmica de cobre ou prata. Isso vai ajudar a manter o bichinho menos esquentado!!! heheheh.

2. Acho mais correto colocar o HD bem na direção do cooler frontal. A ideia é resfriar o HD que também esquenta e merece um refresco.

Valeu.

Ricardo Nunes

boa observaçao, eu havia comentado isso antes e "axava" q tinha colocado isso no topico, mas nao lembro porque nao coloquei, se nao me engano eu nao coloquei porque exige uma "experiencia" mais "alta" com hardware, pois nao e qualquer um q consegue remover o dissipador do chipset, pois o adesivo q vem nele fica muito colado e se nao souber como remover pode ate arrancar metade do chipset junto com o dissipador, por enquanto eu estou apenas tentando melhorar a refrigeraçao sem ter q alterar o hardware, apenas adicionando ou removendo FANs e no maximo fazer uns buracos na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Kbsssssa

Você poderia me sugerir um potente, mas silencioso FAN frontal, e onde encontrar em uma loja online? Aqui eu uso um cooler master (localizado acima do HD, mais ou menos como a foto que você postou) que veio com gabinete Centurion 5. FAN muito fraco, é praticamente inútil, pois o ar frio que ele “sopra” é anulado pelo calor da VGA. Em fim, é como se o FAN nem estivesse ligada. Ele gira a 2000 rpm.

Obrigado e até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade cara tem de tomar cuidado ao retirar o dissipador do chipset.

Em relação a cooleres cabe uma observação: não use somente RPM para avaliar se o cooler é bom. Há um outro fator, o CFM, que faz referencia ao fluxo de ar. Um cooler de 2000RPM pode ser lerdo mas se tiver um CFM de 40, certamente vai fazer um bom vento. O CFM é como se fosse a inclinação das helices do ventilador, quer dizer, quanto mais inclinada mais ele desloca o ar.

Uma boa loja para comprar cooleres??? www.casadocooler.com.br

Valeu galera.

Ricardo Nunes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa noite, Kbsssssa

Você poderia me sugerir um potente, mas silencioso FAN frontal, e onde encontrar em uma loja online? Aqui eu uso um cooler master (localizado acima do HD, mais ou menos como a foto que você postou) que veio com gabinete Centurion 5. FAN muito fraco, é praticamente inútil, pois o ar frio que ele “sopra” é anulado pelo calor da VGA. Em fim, é como se o FAN nem estivesse ligada. Ele gira a 2000 rpm.

Obrigado e até mais.

Bom dia amigao,

recomendo para voce comprar o coolermaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB, aqui neste link fala mais sobre ele, http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

eu tenho um dele e deixo a 1500rpm, faz pouco barulho e tem um otimo fluxo de ar, excelente cooler, detalhe, liguei ele na placa-mãe, a velocidade dele e controlada de acordo com a temperatura da placa-mãe, fica bom d+ assim, se sua placa-mãe tiver essa funçao seria legal usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigao,

recomendo para voce comprar o coolermaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB, aqui neste link fala mais sobre ele, http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

eu tenho um dele e deixo a 1500rpm, faz pouco barulho e tem um otimo fluxo de ar, excelente cooler, detalhe, liguei ele na placa-mãe, a velocidade dele e controlada de acordo com a temperatura da placa-mãe, fica bom d+ assim, se sua placa-mãe tiver essa funçao seria legal usar.

Boa noite,

Mas esse FAN de 120mm cabe na parte frontal inferior do meu gabinete? Pois o que tem aqui é um de 80mm, que fica posicionado na altura do VGA e chipset, justamente o que ta esquentando mais. Ou terei que por mais em cima, como o do avatar do criador (é o mesmo modelo do meu gabinete) desse tópico que você me indicou?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa noite,

Mas esse FAN de 120mm cabe na parte frontal inferior do meu gabinete? Pois o que tem aqui é um de 80mm, que fica posicionado na altura do VGA e chipset, justamente o que ta esquentando mais. Ou terei que por mais em cima, como o do avatar do criador (é o mesmo modelo do meu gabinete) desse tópico que você me indicou?

Obrigado.

mas o ideal seria q o FAN estivesse embaixo e nao em cima, caso nao de para usar o de 120mm tente um de 80mm mesmo, a diferença entre eles sao poucas, naquelas lojas q vendem o de 120mm q recomendei tem varios de 80mm bons, mas a como disse a diferença e minima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
vou pingar jajá oleo de maquina nas ventoinhas ;)

hehehhehe, mas lembre-se de ter cuidado ao colocar, apenas 1 gota ja e o suficiente, coloque 1 gota e va girando a helice dele bem rápido para o oleo se espalhar, se continuar seco coloque +1 gota, e assim substativamente como diria o chavez kkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
da hora essas dicas, parabens pelo tutorial, mas surgiu uma dúvida:

será que dá pra fazer o truque das borrachas de amortecimentos para as ventoinhas nos HD's????

abraços...

Pedro

obrigado, da sim, mas nao fiz o teste ainda kkkkkkkkkkkkkkkk, se quiser tentar fazer e postar o resultado, o meu HD aq tb faz um baruim bem baixim mas faz, de madruga da pra ouvi bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí amigo, ultimamente to tendo vários problemas com o super aquecimento do meu pc.. Segundo o SpeedFan ele tem chegado a picos de 90º .. eu desligo ele na hora com medo, to deixando ele aberto, virado para cima pra receber vento do ventilador de teto... No momento ele oscila entre 45 a 60º ...

Meu gabinete é esse aqui :

http://www.coolermaster.com/products/product.php?language=en&act=detail&tbcate=17&id=30

Tenho um Athlon X2 5200 + 2Gb DDR2 Kingston + ATI HD4850 + Gigabyte GIGABYTE GA-MA69 + Fonte Cooler Master 360w

Esse meu gabinete já veio com um cooler traseiro, só que eu não sei a real função dele, se puxa o ar, se joga o ar, entendo nada disso.. É bom eu trocar por esse CoolMaster que você citou ? E colocar mais um na frente ? E como eu mudo o sentido de rotação do mesmo ?

Desculpe as multiplas perguntas..rs..

Grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala aí amigo, ultimamente to tendo vários problemas com o super aquecimento do meu pc.. Segundo o SpeedFan ele tem chegado a picos de 90º .. eu desligo ele na hora com medo, to deixando ele aberto, virado para cima pra receber vento do ventilador de teto... No momento ele oscila entre 45 a 60º ...

Meu gabinete é esse aqui :

http://www.coolermaster.com/products/product.php?language=en&act=detail&tbcate=17&id=30

Tenho um Athlon X2 5200 + 2Gb DDR2 Kingston + ATI HD4850 + Gigabyte GIGABYTE GA-MA69 + Fonte Cooler Master 360w

Esse meu gabinete já veio com um cooler traseiro, só que eu não sei a real função dele, se puxa o ar, se joga o ar, entendo nada disso.. É bom eu trocar por esse CoolMaster que você citou ? E colocar mais um na frente ? E como eu mudo o sentido de rotação do mesmo ?

Desculpe as multiplas perguntas..rs..

Grande abraço !

ola amigo, vamos por partes...

nao vejo problema algum com seu gabinete, apenas tenho duvidas quanto a circulaçao do ar dentro dele, você tem 2 fontes poderozas de calor, o seu processador e sua placa de video, estes dois geram muito calor mesmo...

para verificar a direçao do ar q o FAN esta "soprando", e so você olhar as "pazinhas" dele, elas sao curvadas, como uma conxa, e so você reparar o cooler do seu processador, o ar e puxado de cima para baixo, jogando direto no dissipador, olhando a forma das "pazinhas" do cooler do processador você consegue saber qual a direçao q o FAN traseiro ta jogando o ar.

eu aconselho você mudar a posiçao dele, coloque ele na frente, puxando o ar frio para dentro do gabinete, faça isso e me fale se melhorou.

outra coisa, verifique se o cooler do seu processador esta OK, com ele desligado gire ele e veja se ele esta "rodando" sem travar, faça o mesmo com o da fonte, pode ser com alguma coisa de plastico para evitar curto, uma tampa de caneta por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei do teu tutorial mas eu queria saber como fazer uma ligação de varios coolers uns 6 coolers 3 puxando ar para dentro e 3 puxando para fora,eu queria por do lado ficaria igual uma tampa so que feita de coolers assim resfriaria todo meu pc.

é que quando eu vou joga ragnarock ele reinicia meu pc ele reinicia com 75°c o processador que chega a essa temperatura ainda mais agora que ja ta verao vai torra meu pc :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ok..

Então como primeiro teste eu tiro o cooler da traseira, e coloco na frente ?

E tem como mudar a direção de um cooler, se eu quiser que ele puxe ar para dentro da CPU ao invés de jogar fora por exemplo ??

isso, coloque o cooler na frente primeiro e veja a diferença, a direçao do ar q o cooler vai jogar e onde fica o adesivo dele na maioria, por exemplo, um cooler de gabinete normal tem um adesivo q fala a marca e otras coisas, pra onde você "mirar" este adesivo e q vai ser a direçao q o ar vai ser jogado.

gostei do teu tutorial mas eu queria saber como fazer uma ligação de varios coolers uns 6 coolers 3 puxando ar para dentro e 3 puxando para fora,eu queria por do lado ficaria igual uma tampa so que feita de coolers assim resfriaria todo meu pc.

é que quando eu vou joga ragnarock ele reinicia meu pc ele reinicia com 75°c o processador que chega a essa temperatura ainda mais agora que ja ta verao vai torra meu pc :(

hmmm, mas 75c so o processador? se for este o caso nao vai adiantar você colocar 6 coolers a mais, seria melhor trocar o cooler do processador por um melhor, passa a config ae do seu PC q eu te indico um bom cooler para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí cara !

Consegui achar direito as direções dos FANS e tudo mais .. Comprei um CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP e coloquei na frente puxando o ar, e deixei o original em cima...E mesmo assima temperatura continua absurda !

No momento to com a tampa aberta, e o ventilador em cima ligado, e nada !

Começo a achar que tem algo errado ..

Segue o print do everest e do speedfan :

http://img235.imageshack.us/my.php?image=temperaturasus0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala aí cara !

Consegui achar direito as direções dos FANS e tudo mais .. Comprei um CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP e coloquei na frente puxando o ar, e deixei o original em cima...E mesmo assima temperatura continua absurda !

No momento to com a tampa aberta, e o ventilador em cima ligado, e nada !

Começo a achar que tem algo errado ..

Segue o print do everest e do speedfan :

http://img235.imageshack.us/my.php?image=temperaturasus0.jpg

faz o seguinte amigao, no everest mesmo use a ferramenta de stress CPU, fica la em Ferramentas > Teste de estabilidade do Sistema, escolha apenas STRESS CPU e da START, fique "vigiando" a temperatura do processador, se passar de 60° ja pode parar o teste, se nao passar de 60° pode fica susse q ta boa a temperatura. deixe o teste rodar uns 5min da primeira vez, torne a repetir ele mas deixe 30min da 2 vez. compare as 2 temperaturas e poste aq.

to vendo aq, o processador a 35° e placa-mãe a 41°, estão boa as temperaturas, faça o teste com o gabinete fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...