Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Gigabyte GA-945GCM-S2C Não lê 4 GB de Ram??


pablo neves

Posts recomendados

eu tambem gostaria de colocar 4gb de memo, mas sera q so 3gb da algum problema? Meu processador é o E2180 com 1bg atualmente

nao entendo muito do assunto, mas acho que nao teria nenhum problema nao... a unica coisa é que nao iria rodar em dualchannel!

acho que é isso.. também to pensando se arrisco comprar mais um pente de 2gb (2x2gb) ou + um de 1gb

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for comprar memórias pra dual channel, as duas tem que ser iguais.

  1. 2 x 1.8V DDR2 DIMM sockets supporting up to 4 GB of system memory
  2. Dual channel memory architecture
  3. Support for DDR2 667/533/400 MHz memory modules
    (Go to GIGABYTE's website for the latest memory support list.)

no caso da sua mobo, ela só suporta memórias de no máximo 667mhz. o que deve estar acontecendo é o SO nao reconhecer toda a memória. apenas isso :D

ah sim, tenha em mente que voce vai precisar de um processador de 64bits, juntamente com um SO x64 também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for comprar memórias pra dual channel, as duas tem que ser iguais.

  1. 2 x 1.8V DDR2 DIMM sockets supporting up to 4 GB of system memory
  2. Dual channel memory architecture
  3. Support for DDR2 667/533/400 MHz memory modules
    (Go to GIGABYTE's website for the latest memory support list.)

no caso da sua mobo, ela só suporta memórias de no máximo 667mhz. o que deve estar acontecendo é o SO nao reconhecer toda a memória. apenas isso :D

ah sim, tenha em mente que voce vai precisar de um processador de 64bits, juntamente com um SO x64 também

meu processador é o e5200, acho que é 64bits.. então instalando o winxp ou vista 64 o sistema ira reconhecer os 4gb?

acho q vou arriscar e comprar outro pente de 2gb então!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu processador é o e5200, acho que é 64bits.. então instalando o winxp ou vista 64 o sistema ira reconhecer os 4gb?

acho q vou arriscar e comprar outro pente de 2gb então!!

core 2 duo não? se for, vai na fé. toda a Linha Core é 64bits [ EMT64 ]

eu não uso o WinXP x64 por causa que é em inglês e porque eu não tenho 4GB de ram x]

se voce instalar o xp64 ou o vista 64, vai reconhecer e mapear corretamente os 4gb sim. até mais disso, se você compra uma placa mãe que suporte mais.

só se lembre, se for pra fazer dual channel, os pentes DEVEM ser idênticos.

senão não funciona :P

até mais ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meuss amigos, a respeito a placa pode confiarr suporta 4g sim :)

Eu comprei 2x2 gb 667 mhz ddr2 kingston e estou usando Windows vista Ultimate SP1 instalado e reconheçeu .. quem quiser um print posta aqui (:

esse seu windows vista é 64 bits? to com winxp 32bits e so reconheceu 3.3

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vista SP1 32 bits reconhece toda a memória instalada(4Gb), porém somente utiliza a quantidade limitada pelo sistema 32bits que varia um pouco dependendo da quantidade de memória da placa de vídeo...

vou instalar o vista aqui pra fazer um teste, de preferência o 64 bits pra ve se utiliza os 4gb...

espero que sim :)

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Bem eu tenho essa placa com 2 Memória de 2gb genéricas, no meu BIOS so reconhece 3320 mais ja no windows vista ultimate x64 na parte onde ele dis processador e se sistema e original ali vem escrito 4gb, mais ja no ctrl+alt+del so reconhece os verdadeiros 3320, outra coisa estranha e minha placa de video 8600GT DDR2 512, que no vista reconhece como 1900 de memória coisa bem estranha, atualizei a bios para F5 mais continua mesma coisa, tenho 4gb instalado mais so reconhece 3.3GB mais ja roda sistema bem rápido sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bem, a respeito dessa placa-mãe e bem contraditorio, o fabricante diz que reconhece 4gb, mais apenas da lista que ele da, e meio loco mais aqui em casa no setup"BIOS" reconhece 3.3gb, ja na tela do windows vista x64 onde diz nome do sistema ali reconhece 4gb, mais usando qualquer programa tipo everest ou outro ele reconhece apenas 3.3gb, no dxdiag tb so reconhece 3.3, no gerenciador de tarefas tb so reconhece 3.3, afinal aceita 4 ou nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a respeito dessa placa-mãe e bem contraditorio, o fabricante diz que reconhece 4gb, mais apenas da lista que ele da, e meio loco mais aqui em casa no setup"BIOS" reconhece 3.3gb, ja na tela do windows vista x64 onde diz nome do sistema ali reconhece 4gb, mais usando qualquer programa tipo everest ou outro ele reconhece apenas 3.3gb, no dxdiag tb so reconhece 3.3, no gerenciador de tarefas tb so reconhece 3.3, afinal aceita 4 ou nao?

Bom eu ja e convenci de q o problema esta na placa mesmo,porque intelei o win7 64 ultimate e so esta usando 3,2Gb, ja tentei de tudo e nada,to qase comprando outra mobo que suporte de 8Gb pra cima,valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...

O problema não esta na placa e sim no S.O que você esta usando.O windows XP 32bits se limita a reconhecer apenas 3gb de memória,se você instalar o XP de 64 Bits não vai ter este problema,porém ele só existe na versão em Inglês.Mas é só você instalar o Windows Vista ou o novo Windows 7 e vai ver que este problema acaba e sua placa passa a reconhecer os 4gb de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a respeito dessa placa-mãe e bem contraditorio, o fabricante diz que reconhece 4gb, mais apenas da lista que ele da, e meio loco mais aqui em casa no setup"BIOS" reconhece 3.3gb, ja na tela do windows vista x64 onde diz nome do sistema ali reconhece 4gb, mais usando qualquer programa tipo everest ou outro ele reconhece apenas 3.3gb, no dxdiag tb so reconhece 3.3, no gerenciador de tarefas tb so reconhece 3.3, afinal aceita 4 ou nao?

O problema não esta na placa e sim no S.O que você esta usando.O windows XP 32bits se limita a reconhecer apenas 3gb de memória,se você instalar o XP de 64 Bits não vai ter este problema,porém ele só existe na versão em Inglês.Mas é só você instalar o Windows Vista ou o novo Windows 7 e vai ver que este problema acaba e sua placa passa a reconhecer os 4gb de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a respeito dessa placa-mãe e bem contraditorio, o fabricante diz que reconhece 4gb, mais apenas da lista que ele da, e meio loco mais aqui em casa no setup"BIOS" reconhece 3.3gb, ja na tela do windows vista x64 onde diz nome do sistema ali reconhece 4gb, mais usando qualquer programa tipo everest ou outro ele reconhece apenas 3.3gb, no dxdiag tb so reconhece 3.3, no gerenciador de tarefas tb so reconhece 3.3, afinal aceita 4 ou nao?

Bom companheiro, a questão é o seguinte, usando versões de O.S x64 ( 7 e Vista SP2) a M$ maquiou um recurso que o Windows tinha de contar apenas a memória que lhe é reservada e passou a contar todo o conteudo de RAM disponível no sistema. Por exemplo, quem tem 4GB de RAM e usas sistemas INTEL baseado no LGA 775 deve ficar atento a capacidade de intexação do chipset. Chipsets que indexam no máximo 4GB de RAM não dispõe de Memory Hole Remap"(que nada mais é do que Mapear a Quantidade de RAM reservada aos Hardwares, na memória virtual) essa não tem nada a ver com a memória reservada ao IGP(Video Onboard), essa também deve ser somada.

O resultado disso é que Chipset que tem Indexação máxima de 4GB deve deduzir-se deste multante cerca de 512MB destinados ao funcionamento dos Hardwares e para Chipsets com video integrado, deduzir-se a quantidade de memória resevada ao mesmo. O saldo ± é de 0,5~1GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Oi Pessoal tudo bem? sou novo no forum minha duvida é a seguinte,

tenho uma placa Mãe Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1333) comprei "duas" memorias de 2GB cada de 667Mhz no modo dual che..e no meu setup(bios) leu somente "3076" de Memoria ram atualizei a bios para a + novo no site e não rosolveu. o que pode estar acontencendo?uso o windows xp sp3 e tambem ele só reconhece 3GB de Ram, pois no manual da placa Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1333) diz que está placa aceita 4GB de ram!

e agora ? alguem pode me dar uma dica?

abraço a todos

Bom em primeiramente o windows xp não reconhece mais que 3g de ram....

coloca o seven dae tu vai ve uma boa performace .....

tenho a mesma placa e coloquei 4g ram porém o xp não reconheceu então instalei o seven e dae sim o sevem reconheceu e usou os 4 g de ram

valeu espero ter ajudado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Boa Noite a todos do forum, eu tenho uma placa GA-945GCM-S2C, já estou com ela tem uns dois anos e eu tb vivo esse problema de memória tenho 02 de 2gb e ela só reconhece 3,25, eu instalei o win 7 64 bits e não mudou nada ela continuou escondendo memória mais aparece que tem dois pentes de 2gb só não soma, quanto ao resto nunca travou win funciona bem já formatei diversas vezes e fica legal, faço uma pergunta aos amigos sera que os 0,75 gb que ela não mostra estão sendo usados pela placa de video e som eu tenho uma placa de som audigy 2 com painel frontal e uma placa de video gs 8400, e tb gostaria de saber se ela aceita um processador quadcore, um forte abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite a todos do forum, eu tenho uma placa GA-945GCM-S2C, já estou com ela tem uns dois anos e eu tb vivo esse problema de memória tenho 02 de 2gb e ela só reconhece 3,25, eu instalei o win 7 64 bits e não mudou nada ela continuou escondendo memória mais aparece que tem dois pentes de 2gb só não soma, quanto ao resto nunca travou win funciona bem já formatei diversas vezes e fica legal, faço uma pergunta aos amigos sera que os 0,75 gb que ela não mostra estão sendo usados pela placa de video e som eu tenho uma placa de som audigy 2 com painel frontal e uma placa de video gs 8400, e tb gostaria de saber se ela aceita um processador quadcore, um forte abraço a todos.

Sim, estão em uso pelo hardwares, se não me engano, só o PCI-E usa 512MB independente de qual placa você insira nos slots, acontece que quando o Adress Range do controlador de memórias é superior a 8GB estes endereços são alocados na memória virtual, então assim toda a memória física fica disponível para o Windows, mas claro, se inserir o equivalente a 8GB acontecerá o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa jonny, dessa eu não sabia! :o

No meu PC tenho 2x Apacer 2GB DDR2 800MHz, reconhece 4GB no Windows Se7en x64, e nem imaginava que até mesmo com a GT220 um tanto de RAM seria usada. Nunca cheguei a usar toda essa memória, em uso de memória da VGA usei até ~650MB, e RAM nunca passei de 2GB :D

Afinal, essa reserva de hardware que você disse, diminui o desempenho (por minhas memórias estarem em Dual Channel), ou isso está alocado na memória virtual?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for o PC que está descrito na assinatura, só posso dizer o seguinte, assim que a AMD implementou a Controladora de memória no die do processador essa passou a indexar o equivalente a 2^40Bits 128GB de RAM enquanto que o Seven x64 dependendo da versão pode indexar até 2TB de memória, sendo 128GB Física e o restante Virtual, há processadores de servidores que indexam 2^48, 2^58Bits de memória Física, porém é número demais pra caxola.

O importante e você saber que no máximo conseguirá 4GB de RAM na sua placa por problemas físicos, ela só possue 2 slots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...