Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Gigabyte GA-945GCM-S2C Não lê 4 GB de Ram??


pablo neves

Posts recomendados

Oi Pessoal tudo bem? sou novo no forum minha duvida é a seguinte,

tenho uma placa Mãe Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1333) comprei "duas" memorias de 2GB cada de 667Mhz no modo dual che..e no meu setup(bios) leu somente "3076" de Memoria ram atualizei a bios para a + novo no site e não rosolveu. o que pode estar acontencendo?uso o windows xp sp3 e tambem ele só reconhece 3GB de Ram, pois no manual da placa Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1333) diz que está placa aceita 4GB de ram!

e agora ? alguem pode me dar uma dica?

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, essa limitação é por causa do Windows XP de 32 bits mesmo.

Um S.O. de 32 bits consegue endereçar até 4G de endereços.

Acontece que os seus periféricos (som, rede, etc) também se utilizam destes endereços, por isso o XP está mostrando 3 GB de RAM, foi o que ele conseguiu endereçar de RAM.

[]'s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Oi Pessoal tudo bem? sou novo no forum minha duvida é a seguinte,

tenho uma placa Mãe Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1333) comprei "duas" memorias de 2GB cada de 667Mhz no modo dual che..e no meu setup(bios) leu somente "3076" de Memoria ram atualizei a bios para a + novo no site e não rosolveu. o que pode estar acontencendo?uso o windows xp sp3 e tambem ele só reconhece 3GB de Ram, pois no manual da placa Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1333) diz que está placa aceita 4GB de ram!

e agora ? alguem pode me dar uma dica?

abraço a todos

Bom dia...

Trabalho com vários modelos de placas-mãe da gigabyte, inclusive essa GA-945GCM-s2c, atualmente uso GA-MA69VM-S2 e na bios a minha reconheceu 4096MB, só que no windows xp sp2 pro 32bits, apareceu 3,25G de RAM. Só que notei que o sistema ficou mais lento do que quando eu tinha apenas 2GB.

Eu tb estou com um sério problema com uma máquina de um amigo meu, ele tem uma placa mãe da intel DP35DPM ela diz que suporta 8G de RAM, só que com apenas 4G estar ficando muito lenta e até travando. Deixa eu explicar melhor:

Ele tem essa placa DP35DPM intel, core 2 duo Q6600, 2x 2G DDR 2 800MHZ Markvision, 2x HD 250G Samsung (um HD com xp pro sp2 e outro com vista ultimate ambos 32bits), Placa de vídeo 8600GT XFX, fonte 320w real seventeam.

Quando ele dá o boot pelo hd com vista a máquina fica super rápida joga até Call of duty 4 on line e tudo roda muito bem, se ele entrar com hd que tem o xp a máquina fica muito lenta e as vezes trava precisando resetar o pc, então basta tirar um dos pentes de memória e a máquina fica normal (testei os pentes de memórias separadamente e ambos funcionam bem, sozinho é claro).

Alguém pode me ajudar por favor, já não sei o que fazer pra resolver esse problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Oi Pessoal tudo bem? sou novo no forum minha duvida é a seguinte,

tenho uma placa Mãe Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1333) comprei "duas" memorias de 2GB cada de 667Mhz no modo dual che..e no meu setup(bios) leu somente "3076" de Memoria ram atualizei a bios para a + novo no site e não rosolveu. o que pode estar acontencendo?uso o windows xp sp3 e tambem ele só reconhece 3GB de Ram, pois no manual da placa Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1333) diz que está placa aceita 4GB de ram!

e agora ? alguem pode me dar uma dica?

abraço a todos

Boa tarde!

Recentemente tive o mesmo problema com essa placa mãe (GA-945GCM-S2C). Coloquei 2x2 de 2GB (cada) DDR2 667 MHz Kingston e só reconheceu 3328 MB no SETUP (BIOS) e depois a máquina ficou travando. Para o Windows, no meu caso VISTA, reconhecer 4GB o SETUP também tem que reconhecer os 4GB também.

Há uma divergência do próprio fabricante quanto a isso, pois no site da Gigabyte, se você consultar as especificações técnicas da placa, diz que suporta 4GB, mas no manual da minha placa diz o seguinte na pag. 6: (2 X soquetes 1.8v DDR2 DIMM suportando até 2 GB de memória de sistema). Eu entendo por "2GB de memória de sistema" como: todo o sistema (placa mãe) só suporta 2GB.

Depois disso vendi os 2GB de memória e desistir, pois a máquina ficou dando pau.

Pra concluir: nós que compramos uma placa acreditando que pegava 4GB é que ficamos no prejuízo. Não compro nunca mais uma placa Gigabyte.

Cordialmente,

JSSILVA (Jocélio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Recentemente tive o mesmo problema com essa placa mãe (GA-945GCM-S2C). Coloquei 2x2 de 2GB (cada) DDR2 667 MHz Kingston e só reconheceu 3328 MB no SETUP (BIOS) e depois a máquina ficou travando. Para o Windows, no meu caso VISTA, reconhecer 4GB o SETUP também tem que reconhecer os 4GB também.

Há uma divergência do próprio fabricante quanto a isso, pois no site da Gigabyte, se você consultar as especificações técnicas da placa, diz que suporta 4GB, mas no manual da minha placa diz o seguinte na pag. 6: (2 X soquetes 1.8v DDR2 DIMM suportando até 2 GB de memória de sistema). Eu entendo por "2GB de memória de sistema" como: todo o sistema (placa mãe) só suporta 2GB.

Depois disso vendi os 2GB de memória e desistir, pois a máquina ficou dando pau.

Pra concluir: nós que compramos uma placa acreditando que pegava 4GB é que ficamos no prejuízo. Não compro nunca mais uma placa Gigabyte.

Cordialmente,

JSSILVA (Jocélio)

Iiih amigo, não culpe a a Gigabyte não! Se o sistema identificou somente 3GB é por que as memórias tinham algum problema.

Se no site diz que suporta 4GB, seu manual impresso é velho e não existiam módulos de memória de 2GB cada nesse tempo. No máximo o que você poderia fazer é atualizar a BIOS, mas aposto que não surtiria efeito -- não por conta da placa, mas por conta das memórias.

Já montei vários PC's com essa placa, convivo com um deles com 4GB de DDR2 Corsair XMS, que não dá nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Amigo, as minhas memórias são novas. Será que as do PABLO NEVES, também estão com defeito? Por que as memórias não dão problema quando eu as coloco separadamente?

Se você tivesse respondido a pergunta do (pablo neves), antes, teria me ajudado muito, pois eu não teria vendido a memória.

Tem certeza que sua placa é: Gigabyte GA-945GCM-S2C, pois já vi várias pessoas reclamando que ela não pega 4GB.

Grato,

JSSILVA (Jocélio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos tambem estou com duvida sobre essa placa no site da magazine luiza " http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=2022568&linha=IN&Setor=MICR '' esta vendendo um pc hp com essa placa com 4G de ram.

procurei informaçoes sobre a placa e encontrei o seguinte :1 conector IDE Ultra ATA-33/66/100 suportando até 2 dispositivos

4 conectores SATA 3Gb/s

2 slots de memoria DDR2 667/533 unbuffered DIMMs, suportanto até 2GB total

1 slot PCI Express x16

1 slot PCI Express x4

2 slots PCI

Ainda estou com duvidas!

Faloouu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia...

Trabalho com vários modelos de placas-mãe da gigabyte, inclusive essa GA-945GCM-s2c, atualmente uso GA-MA69VM-S2 e na bios a minha reconheceu 4096MB, só que no windows xp sp2 pro 32bits, apareceu 3,25G de RAM. Só que notei que o sistema ficou mais lento do que quando eu tinha apenas 2GB.

Eu tb estou com um sério problema com uma máquina de um amigo meu, ele tem uma placa mãe da intel DP35DPM ela diz que suporta 8G de RAM, só que com apenas 4G estar ficando muito lenta e até travando. Deixa eu explicar melhor:

Ele tem essa placa DP35DPM intel, core 2 duo Q6600, 2x 2G DDR 2 800MHZ Markvision, 2x HD 250G Samsung (um HD com xp pro sp2 e outro com vista ultimate ambos 32bits), Placa de vídeo 8600GT XFX, fonte 320w real seventeam.

Quando ele dá o boot pelo hd com vista a máquina fica super rápida joga até Call of duty 4 on line e tudo roda muito bem, se ele entrar com hd que tem o xp a máquina fica muito lenta e as vezes trava precisando resetar o pc, então basta tirar um dos pentes de memória e a máquina fica normal (testei os pentes de memórias separadamente e ambos funcionam bem, sozinho é claro).

Alguém pode me ajudar por favor, já não sei o que fazer pra resolver esse problema...

Isso ´´e normal em algumas placas mae da Gigabyte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A GA-945GCM-S2C, deveria aceitar os 4 GB normalmente, desde que, primeiro, seja em seus barramentos corretos, que seria 600/533 ou 400...

Outro detalhe, é que além da lista de compatibilidades, essa memória reserva uma quantidade da própria memória RAM para o sistema operacional, então o normal, é que com 4 GB, ela deva reconhecer uma quantidade menor....

Acho que atualizando a Bios, e pegando 4 GB de memórias de barramentos, que não sejam 600, e sim 533/400, observando o manual de sua lista de compatibilidades, ela deve conseguir ler, claro, não os 4 GB, já que ela reserva uma quantidade de memo para o sistema...

É raro, mas já vi pessoas usando os 4 GB, apensar de reconhecer apenas 3,5...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe só reconhece 3gb de memoria ddr2, colocando um pente de cada vez a bios reconhece o valor certo de 2gb cada pente, colocando os dois pentes de 2gb só reconhece 3, os dois pentes são a mesma marca, mesma frequencia.Estou falando sobre a bios,nada a ver com o so.Fiz teste com esses pentes de memoria em duas maquinas diferente, pccships p53 a bios detectou 4gb de ram, pcware PW-945GCL também somou certo 4gb de ram.Fiz atualização da bios não resolveu, mudei as opções de latencia no setup também nada, diminui a frequencia para 533mhz, nada, passei borracha nos contato da memoria nada.O manual da minha placa ta dizendo que suporta no maximo 4gb de memoria.Para desencargo de consiencia vou arrumar emprestado dois pentes de memoria kingston para a conclusão final. Se continuar nisso vou expor o problema para o fabricante e pedir outra placa, o chipset dela é sis671FX, se ele não der suporte para 4gb, nem adianta ficar atualizando bios etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia. Sou novo no forum e achei interessante as discussões sobre esse modelo de placa. Estou pesquisando alguns preços e o desta placa está bem interessante.

Quanto à dúvida do amigo aí em cima sobre o SO reconhecer somente 3 gb quando dá o boot pelo XP e reconhecer os 4 gb pelo boot do Vista, isso acontece porque o windows XP reconhece, no máximo 3 gb de RAM, não importa qto tenha a mais de memória física instalada. Aí, como o SO foi projetado pra trabalhar somente com os 3 gb, detectando memória a mais, digamos que o sistema fica "confuso" na leitura dessa memória e o tanto a mais acaba mais atrapalhando do que ajudando. Isso acontecia com placas-mãe da época da mem DIM 133 e da DDR (1ª geração) também. Tinham placas que suportavam somente 512 mb, mesmo que no manual constasse q ela aceitava 1gb. Geralmente, atualizando a BIOS, esse problema era resolvido... só não sei se o mesmo se aplica a esta placa... como falei, estou cogitando sua compra ainda, portanto não conheço suas funcionalidades e capacidade total.

Bem... é isso. Espero ter contribuído.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe só reconhece 3gb de memoria ddr2, colocando um pente de cada vez a bios reconhece o valor certo de 2gb cada pente, colocando os dois pentes de 2gb só reconhece 3, os dois pentes são a mesma marca, mesma frequencia.Estou falando sobre a bios,nada a ver com o so.Fiz teste com esses pentes de memoria em duas maquinas diferente, pccships p53 a bios detectou 4gb de ram, pcware PW-945GCL também somou certo 4gb de ram.Fiz atualização da bios não resolveu, mudei as opções de latencia no setup também nada, diminui a frequencia para 533mhz, nada, passei borracha nos contato da memoria nada.O manual da minha placa ta dizendo que suporta no maximo 4gb de memoria.Para desencargo de consiencia vou arrumar emprestado dois pentes de memoria kingston para a conclusão final. Se continuar nisso vou expor o problema para o fabricante e pedir outra placa, o chipset dela é sis671FX, se ele não der suporte para 4gb, nem adianta ficar atualizando bios etc..

e ai amigo conseguiu resolver seu problema? o meu e identico ao seu... pode me dar uma ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bem, Lembrando pessoal, que para reconhece certamente 4gb necessario sistema 64BITS, e nada melhor que verçao do vista ultimate, essa placa-mãe ela e certificada para vista, outro problema que pode esta acontecendo seria de memoria OEM, ainda nao testei mais estou com 2x 1GB Kngiston BOX dual Chanel 667, esta rodando traquilo, ano que vem devo bota 4gb mais para ter bom desepenho vou ter que reinstala S.O de novo no modo 64BIT, outra duvida tb qual seria processador que vocês estão usando pode esta havendo problema de reconhecimento nisso tb ...

Acredito que se no site esta escrito que roda com 4gb ela vai roda concertesa se nao podemos entra na justiça como propaganda enganosa ....

Se alguem consegui roda com 4gb traquilo posta marca da memoria e processador por favor ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Bem, Lembrando pessoal, que para reconhece certamente 4gb necessario sistema 64BITS, e nada melhor que verçao do vista ultimate, essa placa-mãe ela e certificada para vista, outro problema que pode esta acontecendo seria de memoria OEM, ainda nao testei mais estou com 2x 1GB Kngiston BOX dual Chanel 667, esta rodando traquilo, ano que vem devo bota 4gb mais para ter bom desepenho vou ter que reinstala S.O de novo no modo 64BIT, outra duvida tb qual seria processador que vocês estão usando pode esta havendo problema de reconhecimento nisso tb ...

Acredito que se no site esta escrito que roda com 4gb ela vai roda concertesa se nao podemos entra na justiça como propaganda enganosa ....

Se alguem consegui roda com 4gb traquilo posta marca da memoria e processador por favor ....

Pessoal é o seguinte, li todos os posts relacionado e chegamos a seguinte conclusão. Fiz todos os testes possiveis e imaginários,

- tentei instalar Windows XP (x86 e x64) = 3,4GB de RAM na BIOS e no S.O.

- tentei instalar Windows Vista (x86 e x64) = idem

- tentei instalar o Windows 2003 Server (x86 e x64) = idem

- tentei instalar o Windows 7 Beta (x86) = conseguiu reconhecer os 4GBs mas na BIOS apenas os 3,4.

Lembrando que minhas memórias são homologadas pela Gigabyte segundo o PDF que o nosso amigo mandou. São Kingston de 2GB cada uma e trabalham em 667MHz só que é ai que tá o problema, se elas trabalharem em 667Mhz o sistema todo não reconhece os 4GB, na façam update da BIOS para versão F6a e troquem a velocidade de trabalho da memória para 533MHz (Ainda não tentei com 600Mhz). Mas vale ressaltar ainda a questão do Windows XP x86 que há limitações do S.O. quanto a isso, mas no Windows VISTA x86 isso já foi corrigido.

Espero ter ajudado.

Abraços

GA-945GCM-S2C | 2x Kingston 2GB 667Mhz Dual Channel | GeForce 8600gt | HD Samsung 80GB SATA S.O | HD Maxtor 500GB Dados | LG 17"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Dae galera,

tenho a mesma placa-mãe em questão!

possuo 1x2gb ddr 667 kingston e estava prestes a comprovar outro modulo para fazer dualchannel ai me deparei com essa situação heheh...

alguem conseguiu resolver o problema?

to com medo de comprar outro pente e nao funcionar direito!!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...