Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para Windows Vista! Experimentem e postem seus comentários!!!!


Flavio Soares

Posts recomendados

  • Membro VIP

Como muitas pessoas tem várias dúvidas sobre o vista, resolvi postar estas dicas que eu encontrei pela internet, em vários sites e foruns pelo qual participo.

Postei somente dicas que, são executadas dentro do windows vista, sem a necessidade de instalação de nenhum programa extra. Todas estas dicas foram testadas por mim e realmente, atingem o objetivo proposto. Testei elas no Windows Home Premiun e Bussines.

Atalhos de teclado para a barra de inicialização rápida

No Windows Vista, você pode chamar os atalhos da barra de inicialização rápida com uma combinação de teclas. Pressione WINKEY(tecla com o logotipo do sistema) + o número da ordem que o atalho está na barra (contando da esquerda para a direta.). Ex.: Para executar o terceiro atalho de sua barra, pressione WINKEY+3

Como copiar o caminho de um arquivo?

Que copiar o caminho onde está armazenado um arquivo no HD? Segure a tecla SHIFT e clique com o botão direito do mouse no arquivo. Clique em Copiar como Caminho e cole o caminho onde você quiser!

Abrir Prompt de Comando diretamente numa pasta

Segure a tecla SHIFT e Clique com o botão direito do mouse na pasta desejada. Será habilitado no botão de contexto a opção Abrir Janela de Comando Aqui.

Melhorando a performance da rede no vista SP1

Por padrão, quando você está executando um arquivo multimídia, as transferências estão limitadas a 10 pacotes por milissegundo. Para alterar, abra o editor do registro e navegue a seguinte chave:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\Multimedia\SystemProfile]

Você pode configurar o NetworkThrottlingIndexValue entre 1 e 70. Se você quiser desativar, defina o valor hexadecimal para FFFFFFFF.

É necessário reiniciar para que a alteração faça efeito.

A Microsoft informa que se você aumentar o valor para acima de 10, pode sentir problemas na qualidade da reprodução. Dependendo de sua configuração de rede, vale à pena experimentar.

Crie um atalho para os Nomes de Usuários e Senhas Armazenados

Aponte um atalho para rundll32.exe keymgr.dll, KRShowKeyMgr

Personalize as informações de suporte do Windows Vista

Execute o regedit como administrador

Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ OEMInformation. Clique com o botão de contexto do mouse em OEMInformation e escolha Exportar, para criar uma cópia de segurança em seu HD.

Você editará cinco valores diferentes: Logo, Manufacturer, SupportHours, SupportPhone e SupportURL. Se algum deles não existir, clique com o botão de contexto do mouse e aponte para Novo > Valor de Cadeia de Caracteres.

A chave Logo é a que insere uma imagem na tela de sistema. A imagem sempre deve estar dentro da pasta de sistema SYSTEM32, ter o nome de oemlogo.bmp e dimensões de 100x100.

Inicialização mais rápida

Para processadores QuadCore ou DuoCore, com um pequeno ajuste o Windows irá carregas mais rápido:

Execute o msconfig, clique na aba “Inicialização do Sistema” e depois no botão “Opções avançadas”.

Marque “Número de processadores” (2 para DuoCore ou 4 para QuadCore. Clique em OK duas vezes e reinicie a máquina.

Aumentar a performance de HDs SATA

Clique com o botão direito em Computador / Propriedades / Gerenciador de Dispositivos.

Vá em "Unidades de Disco", selecione seu HD na lista, clique com o botão direito e escolha "Propriedades".

Abra a guia "Diretivas" e marque a caixa "Ativar desempenho avançado.

Esta dica só deve ser usada em micros ligados a no-breaks, pois poderá haver perda de dados em caso de falta de energia

Aumentar limite de downloads do IE7 no Windows Vista

Execute o editor de registro ( REGEDIT )

Vá até HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Internet Settings.

Em "MaxConnectionsPerServer" ajuste o valor para algo maior que 2.

Em "MaxConnectionsPer1_0Server" ajuste o valor para algo maior que 2

É necessário reiniciar para ter efeito.

Use o readyboost com qualquer Pen-drive

Coloque a pendrive, cancele o autoplay que vai aparecer, Vá até computador, clique com o botão direito no ícone da Pen-drive e vá em propriedades ready boost e marque a caixa para que ele não tente usar mais o dispositivo para a função boost.

Abra regedit,vá até local machine>software>Microsoft>Windows Nt>Current version>EMDMgmt

Você vai ver ai os dispositivos que estão conectados ao seu computador (no caso a sua Pen-drive)

escolha a pen-drive,no lado direito da tela escolha Device status duplo clique nele e mude o valor para 2. Pronto!

Reduzindo o espaço da restauração do sistema:

Para saber quantos MB estão sendo utilizados pela restauração do sistema, execute o prompt de comando como administrador e digite:

vssadmin list shadowstorage

Em média, tenho percebido que o vista reserva 15% do total do HD com restauração do sistema. Em meu HD de 250GB, tinha mais de 30GB reservados e utilizados (Um absurdo)!!!

Para reduzir para 2GB (mais que suficiente), digite o seguinte comando:

vssadmin Resize ShadowStorage /For=C: /On=C: /Maxsize=2GB

Após reduzir, crie um novo ponto de restauração e pronto!

Ativar a conta Administrador

Execute o prompt de comando como administrador. Lá dentro digite:

net user Administrador /Active:Yes

Agora você já pode utilizar a conta de administrador para logar no seu micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais 2:

* Acelerando o menu Iniciar:

- No Iniciar digite regedit

- Vá em HKEY_CURRENT_USER >>> Control Panel >>> Desktop >>> MenuShowDelay

- Lá altere o valor de 400 para 1.

* Desativar a Indexação do HD:

- Clique com o botão direito sobre o HD >>> Propriedades

- Desmarque a opção Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo.

- Clique em Aplicar as alterações a C:, subpastas e arquivos.

- Se ocorrer qualquer erro clique em Ignorar Todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais uma dica para liberação de espaço que esqueci de colocar:

Se você tem o SP1 instalado e funcionando direitinho, não vai desinstalar certo? Então para que ter em seu HD 500MB referente aos Backups dos arquivos antigos? Para remover, execute o Prompt de Comandos como administrador e digite:

Vsp1cln

Esta ferramenta se chama Windows Vista SP1 File Removal Tool .

Segue alguns parâmetros que podem ser executadas com ela:

/? ou /h - exibe os comandos suportados.

/o:[Offline Windows Files Folder Path] - indica o local onde estão os arquivos do RTM que devem ser removidos.

/quiet - executa a limpeza silenciosa, sem notificar com mensagens o usuário.

/verbose - mostra detalhes extras do processo para o usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, segue mais algumas dicas que sempre uso em empresas. Caso a chave não exista no registro, é só criar!!

Vamos centralizar aqui neste tópico as dicas para o vista!! Postem seus resultados e comentários sobre as dicas para consulta futura dos novos usuários que acessarem o tópico!

Desativando o Gerenciador de tarefas (CTRL+ALT+DEL)

Chave: [HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System]

Nome: DisableTaskMgr

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Bloquear Barra de Tarefas

Chave: [HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer]

Nome: LockTaskbar

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Ocultando opções avançadas em Ferramentas\Opções de pastas

Chave:[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer]

Nome:NoFolderOptions

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Desativar o menu de contexto da area de trabalho

Chave:[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer]

Nome:NoViewContextMenu

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Desativar o painel de controle

Chave:[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer]

Nome:NoControlPanel

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Desativar alteração no papel de parede

Chave:[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\ActiveDesktop]

Nome: NoChangingWallPaper

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Não permitir que o usuário altere o caminho de Meus Documentos

Chave:[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer]

Nome: DisablePersonalDirChange

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Desabilitar histórico de documentos abertos recentemente

Chave:[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer]

Nome: NoRecentDocHistory

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Limpar histórico de documentos abertos recentemente ao sair

Chave:[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer]

Nome: ClearRecentDocsOnExit

Tipo:Valor DWORD

Valor:0=ativado, 1=desativado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara parabens legais os comandos, tentei a parada do limite de downloads pra internet explorer mais nao achei no regedit o que você falou, esta certo mesmo? alguem mais tentou e conseguiu?

Valeu amigo! Mas caso a chave não exista em seu registro, você vai ter que criar as chaves:

Em "MaxConnectionsPerServer" ajuste o valor para algo maior que 2.

Em "MaxConnectionsPer1_0Server" ajuste o valor para algo maior que 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu amigo! Mas caso a chave não exista em seu registro, você vai ter que criar as chaves:

Em "MaxConnectionsPerServer" ajuste o valor para algo maior que 2.

Em "MaxConnectionsPer1_0Server" ajuste o valor para algo maior que 2

valeu, vou tenta, mas aqui eu ponho novo e ai clico em que? novo > chave? novo > binario? como é?

mais o melhor que achei que me incomodava muito era o system restore ocupa muiiiito giga, aqui em casa tb tenho 250GB no HD

agora vou voltar a ativar ele.

mais uma vez. obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu, vou tenta, mas aqui eu ponho novo e ai clico em que? novo > chave? novo > binario? como é?

mais o melhor que achei que me incomodava muito era o system restore ocupa muiiiito giga, aqui em casa tb tenho 250GB no HD

agora vou voltar a ativar ele.

mais uma vez. obrigado

Novo Valor DWORD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais uma dica para o vista:

Fazendo login automático:

Vá em exexutar e digite: netplwiz

Desmarque a caixa "os usuários devem digitar um nome de usuário e senha para usar este computador".

Ao clicar em Ok, será solicitado o nome do usuario e a senha que entrarão automaticamente ao iniciar o windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal,

Tentei fazer a dica de desaativar a indexação nomeu vista (versao basic, que vem nos laptop da Dell) e apareceu uma mensagem de erro. Dizendo que nao foi possivel realizar tal operação no arquivo: c:/boot/memtest.exe. Alguem tb teve esse aviso? Fiquei preocupado e cancelei tal operação. Posso continuar mesmo tendo esse aviso?

Outra coisa: dormir o micro desliga o monitor e desliga a maquina (se estiver rodando alguma coisa o processo é interrompido)? Hibernar o micro desliga e quando retorna volta onde parou (tb para qualquer operação sendo feita)? Qual é a diferença basica entre esses dois modos?

Quando tentei a dica de desativar o tal controle de usuario (que fica toda hora mandando confirmar se sou o administrador e se quero realmente fazer a operação que pedi) o alerta de segurança do vista fica com aquele icone me alertando que esta desativado. No XP tinha como mandar ignorar alguns itens de alerta de segurança. Nao achei como no Vista. Alguem sabe como manter esse controle desativado e nao ter a notificação de segurança do vista?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. irei fazer.

Mais uma duvida: ganhei esse Dell Inspiron 1525 de presente, e ele ja vem com o Vista 32 instalado e outros programas. Estou colocando os programs que uso e retirando todos aqueles que nao terao serventia para mim. NUm momento de retirar um programa, o vista informou que eu nao era o administrador, mas que poderia retirar o programa sem problema. Isso quer dizer que a Dell ao preparar o micro usou a conta de administrador e eu so tenho uma conta de usuario com direitos de administrador? Como proceder para realizar as dicas que é preciso ser o administrador? Preciso entrar em contato com a Dell para saber a senha de administrador?

Aquela dica para reduzir o tamanho do arquivo para ponto de restauração, é uma que so aceita se for administrador (tentei com meu login e informou que nao sou o administrador). Aquela dica de ativar a conta de administrador para poder fazer login, pode ser ativada e desativada depois (fazendo o mesmo processo e colocando NO no lugar do YES)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Fiz grande parte das dicas desse topico e de outros para que o Vista32 que uso ficasse mais leve. Todas funcionaram bem. O problema é para qalgumas nao pude tent\ar, pois o sistema pede que eu entre como administrador. Administrador? Se sou o unico usuario e estou com minha conta ativa com perfil de administrador, porque nao osso realizar algumas alterações? Tem alguma forma de entrar como administrador no vista32?

Uso o vista32 no meu note, que é da Dell. Eles confirmaram que nao colocam senhas em nenhum micro, e que por isso a conta de administrador esta liberada. MAs o meu sistema pede uma senha para poder acessar como administrador. O que poderá ser isso? Sera que a senha inicial, assim que você acaba de instalar o vista32 é vazio? Ou tem alguma padrão (tipo: adm)?

Qual comando digito para poder a janela que mostra todas as contas de usuarios do micro? Por la poderei entrr na de administrador? vocês podem me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quais dicas não rodaram? As que precisam do prompt de comando, você tem que clicar com o botão direito do mouse no icone localizado dentro de iniciar/todos os programas/acessórios e ir na opção "Executar como administrador".

O restante funciona de boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais dicas não rodaram? As que precisam do prompt de comando, você tem que clicar com o botão direito do mouse no icone localizado dentro de iniciar/todos os programas/acessórios e ir na opção "Executar como administrador".

O restante funciona de boa!

E, preciso testar essas que precisam de prompt de adm para serem executadas. Desliguei a hibernação. mas nao pude apagar o arquivo que gravava as informações. E tb nao pude alterar o tamanho do arquivo usada para pontos de restaurações.

Nao tava sabendo como executar como adm. Achava que o meu usuario ja me dava essa condição. Irei testar da forma que você falou e depis post aqui os resultados.

Para ativar a conta de adm, aparecer par apoder ser escolhida é so fazer a dica? E depois para oculta-la novamente e so fazer ao contrario? Qualk comando digito no executar par poder ver todas as cpntas de usuarios criados no micro (tipo gerenciar as contas de usuarios)? E quando desligo o controel de contas de usuario a central de segurança fica me alertando que estou sem segurança. Tem como alterar isso, sem desligar a central toda?

Meu vista32 e o Home basic. Fiz o que você orientou e nao tem a opção de rodar como administrador. Teria outra forma de logar nessa conta de administrador?

Pelo prompt do dos teria algum jeito? Digitando no comando executar do windows (tipo, msconfig) teria algum jeito de abrir as contas de usuarios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Inicialização mais rápida

Para processadores QuadCore ou DuoCore, com um pequeno ajuste o Windows irá carregas mais rápido:

Execute o msconfig, clique na aba “Inicialização do Sistema” e depois no botão “Opções avançadas”.

Marque “Número de processadores” (2 para DuoCore ou 4 para QuadCore. Clique em OK duas vezes e reinicie a máquina.

usei essa dica no XP SP3 e parece ter ficado mais rápido (mesmo que pouco)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Respondendo uma questão do amigo ae! P/ executar tarefas de administrador, você pode clicar com o botão direito sob o ícone do programa, Executar como administrador. Deste modo, você passa a ser o administrador.

Uma pequena observação. Este método de uso do sistema é mais eficaz, p/ usuários leigos que podem destruir o sistema facilmente e até prevenção de invasão. Mas nada dispensa programas extras de firewall, antivírus... E outra dica, sempre faça limpeza no disco com programas especiais e mantenha o disco desfragmentado!

Muito bom o tópico! Com isto, podemos ajudar as pessoas a aceitarem o Windows Vista. Enquanto o Windows 7 não é uma realidade p/ todos nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber como faço o BOOT mais rápido do windows, já fiz todas as dicas passadas pelo pessoal, alguém sabe o que posso realmente desabilitar no MSCONFIG, em serviços ??? Mesmo com todas as alterações que fiz ainda rodam 25 barrinhas na inicialização, sendo um turion 2.0, 3 Gb RAM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aaah, show d+. bom topico =)

Pessoal,

Fiz grande parte das dicas desse topico e de outros para que o Vista32 que uso ficasse mais leve. Todas funcionaram bem. O problema é para qalgumas nao pude tent\ar, pois o sistema pede que eu entre como administrador. Administrador? Se sou o unico usuario e estou com minha conta ativa com perfil de administrador, porque nao osso realizar algumas alterações? Tem alguma forma de entrar como administrador no vista32?

Uso o vista32 no meu note, que é da Dell. Eles confirmaram que nao colocam senhas em nenhum micro, e que por isso a conta de administrador esta liberada. MAs o meu sistema pede uma senha para poder acessar como administrador. O que poderá ser isso? Sera que a senha inicial, assim que você acaba de instalar o vista32 é vazio? Ou tem alguma padrão (tipo: adm)?

Qual comando digito para poder a janela que mostra todas as contas de usuarios do micro? Por la poderei entrr na de administrador? vocês podem me ajudar?

Clica com o botão direito e vai em 'Executar como Administador' ai dá certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...