Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

  • 3 meses depois...

Boa tarde

 

      A esteira está limpa e lubrificada. Continuando a observar, notei que após algum tempo (+ ou - 5min) com ela ligada nessa velocidade ao apertar o botão de UP a velocidade aumenta até 6,7, porém quando estou cainhando sobre ela essa velocidade cai sozinha para 2,2 e esse tempo que ela permanece na velocidade alta é variável, as vezes demora 10 min , as vezes 2 min.

  desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok, como ela esta lubrificada, verifique as escovas do motor (carvão de contato com o induzido).

Se sua esteira já tiver um bom tempo de uso (1 a 2 anos de uso contínuo), elas, (escovas), podem estar desgastadas e dando mau contato, bem como pode ser também, o sensor de velocidade do motor...

Para esse caso verifique o disco perfurado que esta acoplado com o motor, faça uma limpeza nele o no sensor  também...

Use de preferência, um limpa contatos para a limpeza do disco e sensor.

https://www.casasbahia.com.br/automotivo/Limpeza-Restauracao/LimpezadeAutomoveisDiversos/limpa-contatos-aerosol-orbi-300ml-7898314110057-8667730.html?utm_medium=Cpc&utm_source=GP_PLA&IdSku=8667730&idLojista=14100&s_kwcid=AL!427!3!259328110068!!!g!453632958924!&utm_campaign=Auto_Outros_Shopping&ef_id=W1_rCgAAALqABWvT:20180829064253:s

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia Eu estou com uma esteira Athletic Advanced 2 com problemas na placa. O modelo da placa é 24054. Eu analisei a placa e identifiquei que o transistor IRG4PC30U da placa estava queimado. Fiz a substituição do componente e verifiquei a placa em busca de outros componentes danificados. A principio não encontrei nada. Coloquei a placa na esteira e o mesmo transistor queimou novamente. Fiz os testes no motor e aparentemente o motor está bom. Gostaria de algumas dicas se possível para estar identificando o problema na placa ou até mesmo no motor. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Nos terminais do Motor não é para ser aplicado tensão nenhuma, ele é saída de tensão, você tem que aplicar a tensão de rede na entrada própria de sua placa, no terminal do motor aparecerá uma tensão em torno de 190V para a rotação máxima dele, lembrando que é uma tensão PWM (tensão pulsante em frequência acima de 60Hz) isso pode enganar alguns multímetros digitais comuns!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Na verdade eu não apliquei tensão nenhuma eu só liguei a placa na bancada depois de ter trocado o transistor IRG4PC30U e a tensão nos terminai do motor é de 77V. Então ligando a placa somente em 110V na bancada nos terminais do motor deveria ter 190V? isso?

 

adicionado 9 minutos depois

Eu analisei a linha do gate e a principio não encontrei nenhum componentes danificado. Eu troquei novamente o transistor IRG4PC30U. Tem alguma coisa que eu posso estar fazendo para que ele não queime novamente quando for fazer os teste com o motor conectado para não queimar o transistor de novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Célio Adriano Sá da Silva OK! depois desse relato, eu fico sem dizer o que pode estar provocando a queima desse mosfet!

A tensão de 190V dita por mim, não deve ser mais o usado hoje (padrão da minha época), Não sei como você testou o motor (Ele é o principal suspeito), se o motor não esta com fuga ou com espiras em curto, não deve ser isso que esta provocando a queima do Mosfet,  e sim o "derrame" de componentes falsos vendidos aqui no nosso pais! Infelizmente tenho que comentar isso! Em 2003 quando fechei minha oficina, eu já passava por problemas por conta da garantia do serviço, os componentes não duravam como os originais!!!...:mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, BCP disse:

@Célio Adriano Sá da Silva OK! depois desse relato, eu fico sem dizer o que pode estar provocando a queima desse mosfet!

A tensão de 190V dita por mim, não deve ser mais o usado hoje (padrão da minha época), Não sei como você testou o motor (Ele é o principal suspeito), se o motor não esta com fuga ou com espiras em curto, não deve ser isso que esta provocando a queima do Mosfet,  e sim o "derrame" de componentes falsos vendidos aqui no nosso pais! Infelizmente tenho que comentar isso! Em 2003 quando fechei minha oficina, eu já passava por problemas por conta da garantia do serviço, os componentes não duravam como os originais!!!...:mad:

Eu fiz o teste do motor ligando em uma bateria de 12V de carro e o motor girou sem centelhar e fiz o teste colocando nos fios do motor uma lampada de 12V/5W e girando o motor a lampada acende com seu brilho constante. O problema é que nenhum desses testes é garantido. Além de medir os componentes da linha do gate conforme você instruiu eu fiz a troca dos transistores e do oscilador 4093. Após a troca eu não liguei com medo de queimar pois esse transistor é muito caro. Tem como fazer algum sistema de proteção para que eu faça o teste e não queime o transistor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Célio Adriano Sá da Silva

23 horas atrás, Célio Adriano Sá da Silva disse:

Eu fiz o teste do motor ligando em uma bateria de 12V de carro e o motor girou sem centelhar e fiz o teste colocando nos fios do motor uma lampada de 12V/5W e girando o motor a lampada acende com seu brilho constante. O problema é que nenhum desses testes é garantido. Além de medir os componentes da linha do gate conforme você instruiu eu fiz a troca dos transistores e do oscilador 4093. Após a troca eu não liguei com medo de queimar pois esse transistor é muito caro. Tem como fazer algum sistema de proteção para que eu faça o teste e não queime o transistor? 

Uma forma de testar o circuito sem essa carga pesada (motor) seria você colocar no lugar do motor uma lâmpada de no mínimo uns 100W, se você não tiver uma, coloque duas de 60W em paralelo, pode ser essas novas de halógena  (parece com uma pequena lâmpada dentro do bulbo da lâmpada)!....

Ao aumentar ou diminuir a velocidade da esteira, a lâmpada terá que aumentar o brilho ou diminuir conforme o comando que você der.

Como as lâmpadas não oferecerá uma carga que prejudique o Mosfet, dará para você testar todo o circuito sem "matar" o Mosfet novamente....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, boa tarde. Sou novo no forum e iniciante na eletrônica, estou com um problema numa Placa da Esteira Ergométrica Weslo Cadense 5000 e gostaria de saber se alguém pode me ajudar. A esteira parou de funcionar e verifiquei que o Resistor SMD da Posição  R13 está faltando, provavelmente caiu, pois não houve nenhum evento de curto; agora estou precisando colocar outro, mas não sei qual seu valor em Ohms, como não é disponibilizado o esquema elétrico da esteira não sei o que fazer. Agradeço se puderem me ajudar. Abraço a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caros, boa tarde. Sou novo no forum e tenho uma esteira Reebok I-Walk I-Run que parou de funcionar. Ela não liga, não acende o painel, não gira o motor, nada. Sou leigo em eletrônica, mas a unica coisa que consegui fazer foi com uma chave teste de corrente verificar se passava energia no cabo (ok), se após ligar o interruptor on/off atrás dela se passava corrente pro conector após o interruptor (ok), se nas duas extremidades do fusível passava corrente (ok), no conector que sai com o fio para o painel luminoso, isso tudo na placa por onde entra o conector do cabo de força. Não tenho noção de que teste mais devo fazer, talvez com multimetro, pelo menos para ter noção se é problema no motor ou em alguma placa. Alguém pode me dar uma dica? Ainda não consegui técnico para minha região (Niteroi/RJ).Obrigado desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com o plug desconectado da tomada e com o multimetro na escala de beep, meça alguma continuidade. P.ex. a primeira é nos pinos do plug. Deve haver pelo menos algum "movimento visual" na telinha do mult. Depois o fusível - deve ouvir o beep, Veja se tem algum trafo, meça entre pinos, chave liga desliga e afins. Pode ser defeito na fonte. Pra medir com ela ligada é + xatinho mas é possível. Há de se tomar cuidado. Publique fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Coordenador
  • 4 meses depois...

Boa tarde pessoal.

Favor, estou precisando do esquema da placa do motor da esteira Athletic Residence. A minha pifou, troquei os 2 Mosfets (IRFP264) e voltou a funcionar por 1 mês. Dias atrás começou a piscar o LED protec da placa e não ligou mais o motor CC. Tensões 7805/7812, tensão nos mosfets, etc. aparentemente tudo ok. Motor elevação + painel tudo funcionando, motor CC ok! testei com 2x baterias 12V=24Vcc e funciona normal (2,52A). Tensão nos mosfets 175Vcc reguladores 7805/7812 ok.

 

Percebi um aquecimento acima do normal nos resistores R46 e R47 e localizei no verso da placa um possível transistor torrado Q7. Led Prot após inicialização fica piscando e no painel dá erro E1. Agradeço mais informações. Esteira Athletic Residence Código Placa 1804.2759-00 VER06.

Placa Motor Athletic.jpg

Transistor Q7 torrado.jpg

Aquecimento resistores R46 e R47.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 17/04/2011 às 19:39, Agricio disse:

No lugar do FQA40N25, coloque o IRFP264

No lugar do FFPF10U6ADN coloque 2 diodos MUR460 (jump os catodos).

"Isso só no caso de não encontrar original"

Só que de antemão eu te adianto que se algum desses componentes estiverem com problema a esteira não funciona. (Ou fica parada ou então dispara sem controle) e o FUSÍVEL NÃO QUEIMA.

Esse tipo de problema é muito complicado de ser resolvido, engana muito. Já peguei casos em que o PWM estava fora de frequência e casos onde havia capacitores de filtro dos 5 volts

 

 

Olá Agricio, espero que esteja bem, se puder ajudar agradeço, tenho o mesmo problema desse usuário a esteira depois de 20 minutos para, espero uns minutinhos e ela volta a funcionar, o painel funciona normalmente mesmo depois do motor parar, a esteira é uma irun Reebok, a placa é a mesma que ele mostrou na foto os componentes também. você falou algo sobre ajustar o pwm, como faço isso? Pode me passar um pouco da sua experiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/03/2021 às 23:25, Regiz disse:

 

 

Olá @Agricio, espero que esteja bem, se puder ajudar agradeço, tenho o mesmo problema desse usuário a esteira depois de 20 minutos para, espero uns minutinhos e ela volta a funcionar, o painel funciona normalmente mesmo depois do motor parar, a esteira é uma irun Reebok, a placa é a mesma que ele mostrou na foto os componentes também. você falou algo sobre ajustar o pwm, como faço isso? Pode me passar um pouco da sua experiência?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...